sexta-feira, 30 de outubro de 2009

RIO GRANDE DO SUL, 40 GRAUS !

Diferença
Na terça-feira, a Campanha amanheceu com 4ºC e Porto Alegre com 8ºC. Mínimas de inverno. Ontem, o Noroeste registrou 36º,6C. Máxima de verão.
A região de Montenegro poderá registrar nesse final de semana o dia mais quente do ano de 2009. Nem no verão a temperatura atingiu o que está projetado para este final de semana. No Centro e no Oeste do Rio Grande do Sul a temperatura ficará próxima dos 40°C.

Argentina torra
Ontem a Argentina torrou com temperatura de 44°C em Tucumán. Não se descarta máxima de até 45°C hoje no Centro-Oeste Argentino. Condição tão extrema traz risco até de morte. Calor nesta época do ano, sempre é importante lembrar, é algo comum.

Praias
Para quem vai para a praia, vale destacar que a temperatura não estará tão elevada. Para se ter uma ideia, a máxima registrada em Capão da Canoa quarta-feira, foi de apenas 21,2°C. Ontem, enquanto Montenegro registrava 33°C, em Capão da Canoa fazia 22°C. O vento nordeste, também conhecido como nordestão, também estará atuando, diminuindo a sensação térmica.

Índice IUV
A meteorologia tem um índice que calcula a quantidade de radiação ultra-violeta que chega até nós. Mesmo com a temperatura agradável nas praias, esse índice, IUV estará de muito alto a extremo (entre 10 e 12 numa escala que vai até 14). Portanto, deve-se cuidar a exposição ao sol neste feriadão.


Previsão do Tempo - 30/10 a 03/11


O sol predomina hoje em Montenegro. Uma massa de ar seco e extremamente quente determina as condições do tempo hoje e durante o feriadão. A temperatura estará mais elevada do que ontem e a máxima pode chegar a 35°C.


No sábado o sol aparece com poucas nuvens. A temperatura à noite estará elevada (entre 20°C e 22°). A máxima será de 37°C.


No domingo mais uma vez o sol brilha com poucas nuvens. A temperatura à noite permanece elevada. A máxima ficará entre 37 e 39°C.


Na segunda-feira o calor permanece. A temperatura na madrugada (de domingo para segunda) estará ainda mais elevada, ficando entre 21°C e 23°C. A máxima novamente ficará entre 37 e 39°C na nossa região.

OBS: Tanto no domingo como na segunda-feira não se descarta a possibilidade de chuva passageira e temporais de verão, porém, em pontos isolados, uma vez que o sol deve ser a condição predominante no feriadão.

A terça-feira será de sol com pancadas de chuva. Não faz tanto calor, mas deverá estar abafado. Mínima de 22°C e máxima de 32°C.


Importante: A partir de terça-feira há risco de temporais e chuva forte na nossa região (até sexta-feira, dia 06/11). Os índices de instabilidade projetados (nesse momento) são muito elevados, indicando possibilidade de tempestades severas acompanhadas de granizo e vento forte. A MeteoMont estará acompanhando a evolução do tempo a partir de terça-feira (03/11).

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

TEMPERATURA SOBE GRADATIVAMENTE E SEMANA TERMINA COM CALOR

Previsão do Tempo - 27/10 a 30/10
Atualizado dia 28/10 às 08:58


A terça-feira será de sol e nuvens. Faz um pouco de frio na madrugada e amanhecer. A tarde terá temperatura agradável. A sensação térmica volta a ser de frio no anoitecer, por conta do vento leste/sudeste. Mínima de 12°C e máxima de 25°C.


Na quarta-feira o sol predomina. A temperatura começa a entrar em elevação. Faz 30°C à tarde. O vento leste deve soprar novamente no final da tarde, diminuindo a sensação térmica. Mínima de 15°C no amanhecer.


Na quinta e na sexta-feira o sol brilha forte. O vento quente (norte) começa a ingressar na nossa região e a temperatura aumenta ainda mais, podendo atingir 34°C à tarde. Mínima de 17°C.


OBS: A projeção permanece (nesse momento) que o próximo final de semana de feriadão possa ser muito quente no Estado. A máxima pode ficar entre 36°C e 38°C na região de Montenegro. A noite será quente também (em torno de 21°C). Caso os modelos continuem indicando essa temperatura, com certeza vai dar praia...

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

SOL E CHUVA NO FINAL DE SEMANA

Previsão do Tempo - 23/10 a 26/10
Atualizado - 26/10 às 17:45


Na sexta-feira o sol aparece com poucas nuvens, a temperatura se eleva e faz calor à tarde. Temperatura mínima de 16°C e máxima de 31°C.


O sábado começa com sol, mas no decorrer do período a nebulosidade aumenta e deve chover. Alguns modelos numéricos, indicam até chuva forte (em um curto período de tempo), o que não pode ser descartado. A chuva deve vir acompanhada de trovoadas e vento (ocasionando a queda da temperatura). Pequena chance de granizo. O risco de forte instabilidade e temporal se estende até a noite de sábado. Temperatura mínima de 17°C e máxima de 28°C.


O domingo começa (às 00:00) com chance de chuva e muitas nuvens. Devido ao rápido deslocamento da frente fria, não se descarta algumas aberturas de sol (principalmente à tarde). A temperatura declina e a mínima ficará em torno de 15°C e a máxima de 20°C.


A segunda-feira será de muitas nuvens e começa com pequena chance de chuva fraca ou garoa. Mesmo assim podem ocorrer algumas aberturas de sol. Esfria rapidamente a noite e o vento deve soprar de sul. Mínima de 12°C e máxima de 24°C.



Tendência: Não há previsão de chuva para a semana que vem.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

FÚRIA NO PARANÁ

O Paraná está sendo duramente castigado por fortes tempestades nesses últimos dias. No vídeo abaixo, é possível confundir a enorme nuvem com um tornado, mas na verdade trata-se de uma wall cloud (uma nuvem de baixa altitude com relativa rotação e ligada a uma nuvem muito maior de supercélula de tempestade). As imagens foram gravadas na cidade de Medianeira, no estado do Paraná.


Observando atentamente nota-se que não há movimento circular de ar para caracterizar um tornado. Se houvesse, pela enormidade da base da nuvem, os estragos seriam gigantescos.

Um exemplo disso foi uma foto que gerou muito debate científico, tirada em Orchard, estado norte-americano de Iowa, em 10 de junho de 2008. O jornal informava que era um tornado, mas na verdade, após muita discussão, a nuvem foi classificada como uma wall cloud. Veja abaixo:

(clique para ampliar)

Uma das imagens mais impressionantes, feita por Vinicius Lorence, mostra uma supercélula de tempestade, com potencial para provocar tornados, se aproximando de Matelândia-PR (abaixo).


O vendaval em Matelândia do final da tarde da última quarta-feira (14/10). Aproximadamente 500 casas foram destelhadas, dois silos acabaram destruídos, dois centros comunitários tiveram paredes derrubadas e telhados arrancados e muitos postes de transmissão de energia elétrica foram derrubados. Houve ainda a queda de centenas de árvores e vidros de portas de lojas estouraram com a força do vento, seguramente entre 150 km/h e 200 km/h. Três vídeos publicados na internet (e reproduzidos abaixo) revelam a violência da tempestade em Matelândia. As imagens assustadoras do vento extremamente intenso e da chuva torrencial, na horizontal, em nada perdem para as cenas feitas por caçadores de tempestades da chegada de furacões à costa norte-americana e são mais fortes de qualquer vídeo feito por emissora de televisão dos momentos iniciais do furacão Catarina na costa em 2004, apesar deste temporal em Matelândia no Paraná em nada se relacionar a um furacão.











Fonte: MetSul Meteorologia
Adaptação: Daimar Coelho
Videos: YouTube - autores: Wesley e MultiCalil


segunda-feira, 19 de outubro de 2009

SEMANA SERÁ TÍPICA DE PRIMAVERA

Previsão do Tempo - 19/10 a 23/10
Atualizado - 21/10 às 23:58

Pela primeira vez nesta primavera projeta-se que o tempo seco predomine durante esta semana. As tardes serão mais quentes do que as das semanas anteriores e inclusive de calor.

Na segunda-feira o sol aparece em Montenegro. Máxima entre 26°C e 28°C. De tarde para a noite há pequena chance de pancadas de chuva. Mínima de 15°C.


Na terça, o sol brilha forte e a temperatura segue em elevação. Da tarde para a noite o vento de quadrante leste sopra e diminui a sensação de calor. Mínima de 16ºC e a máxima fica entre 28°C e 30°C à tarde.



A quarta-feira será de sol e nuvens. A tarde deverá ser abafada, devido a aproximação da umidade. Pequena possibilidade de chuva da tarde para a noite. Mínima de 16ºC e máxima entre 26 e 28ºC.



Na quinta-feira o sol aparece, mas deve ocorrer períodos de maior nebulosidade (principalmente na primeira metade do dia). Mínima de 17°C e máxima de 28°C.



Na sexta-feira o sol aparece com poucas nuvens, a temperatura se eleva e faz calor à tarde. Máxima de 31°C.


sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O TEMPO NÃO FIRMA...

Previsão do Tempo - 17 a 19/10
Atualizado - 18/10 às 19:00

No sábado e no domingo, o céu deve ter muitas nuvens com algumas aberturas de sol. Mesmo assim, há chance de chuva fraca ou garoa a qualquer momento do dia. Mínima de 13°C e máxima de 24°C.

Na segunda-feira o sol aparece em Montenegro. A tarde será quente, com máxima entre 27°C e 28°C. De tarde para a noite há pequena chance de pancadas de chuva. Mínima de 15°C.


terça-feira, 13 de outubro de 2009

SOL, CHUVA, NUVENS...

Previsão do Tempo - 14/10 a 16/10
Atualizado - 16/10 às 09:38


A quarta-feira começa com tempo bom e temperatura elevada. Faz calor à tarde com máxima de 29°C. Mas a nebulosidade aumenta no decorrer do período e até a noite pode chover.

A quinta-feira começa com chuva/garoa na madrugada e pela manhã. O céu seguira com muitas nuvens mas não se descarta que possa ocorrer algumas aberturas de sol principalmente à tarde. A temperatura fica amena. Mínima de 14°C e máxima de 19°C.

Na sexta-feira o sol poderá aparecer entre muitas nuvens. Faz um pouco de frio pela manhã. Não se descarta chuva fraca ou garoa nas próximas horas, apesar de nenhum modelo numérico indicar. Mínima de 11°C e máxima de 22°C.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

FERIADÃO COMEÇA COM TEMPO BOM E TERMINA COM CHUVA (FORTE)

Previsão do Tempo - 10/10 à 13/10
Atualizada em 12/10 às 22:02


No sábado o sol aparece com poucas nuvens. A temperatura entra em elevação e garante uma sensação térmica mais agradável. Mínima de 13°C e máxima de 27°C.


No domingo o sol aparece em Montenegro, mas no decorrer do período a nebulosidade aumenta. Uma frente fria se intensifica na fronteira com o Uruguai e deve chegar a nossa região entre a tarde e a noite, com possibilidade de ser forte e de temporal. Como a frente fria terá um deslocamento muito rápido, alerta-se para o risco de vendaval e alagamentos (chuva forte de curta duração). Há chance de granizo em áreas isoladas. Antes da chuva a temperatura estará alta, com máxima de até 31°C.


A segunda-feira começa (a partir das 00:00) com chuva e garoa. Mas com o rápido deslocamento da frente fria, o tempo já começaria a melhor no segundo período da segunda-feira, principalmente à tarde, onde o sol poderá aparecer. Esfria rapidamente à noite, quando ocorrerá a mínima do dia (14°C). Temperatura máxima de 21°C.


Na terça-feira o sol predomina. A tarde será de temperatura agradável com máxima de 26°C. A mínima fica em torno dos 11°C.


quarta-feira, 7 de outubro de 2009

SOL E MUITAS NUVENS

Previsão do Tempo - 08/10 a 10/10
Atualizado - 09/10 às 10:50


A quinta-feira será de muitas nuvens, mas o sol pode aparecer durante o dia. A madrugada/amanhecer será de frio. Mínima de 10°C e máxima de 20°C.


A sexta-feira deve ser de sol (com muitas nuvens novamente.) A madrugada/amanhecer será de frio. Mínima de 12°C e máxima de 23°C.


No sábado o sol também aparece com nuvens. A temperatura entra em elevação e garante uma sensação térmica mais agradável. Mínima de 13°C e máxima de 25°C.

domingo, 4 de outubro de 2009

ALERTA DE CHUVA FORTE E TEMPORAIS

Previsão do Tempo - 05/10 a 07/10
Post atualizado às 23:18 do dia 06/10

Céu claro, sol e o calor de 28,4°C levou várias pessoas as ruas, praças e à beira do rio em Montenegro. O calor deve ser ainda mais intenso amanhã.


Segunda-feira o tempo já começa com temperatura mais agradável, em torno de 18°C. A temperatura se eleva rapidamente e o calor (de verão) ganha força no decorrer do dia. A máxima deve chegar a 33°C, não se descartando que possa atingir valores ainda maiores (de até 35°C) dependendo da chegada da nebulosidade. A sensação será de abafamento antes da chegada da chuva. Alguns modelos indicam o risco de temporal com possibilidade de chuva forte e granizo em Montenegro na segunda metade da segunda-feira (entre a tarde e a noite).


Na terça-feira o tempo seguirá instável com chuva predominantemente fraca. Mesmos assim a possibilidade de chuva forte (e queda de granizo) não pode ser descartada, principalmente a partir da segunda metade do dia. Mínima de 18°C e máxima de 24°C.


A quarta-feira deve ser de muitas nuvens e períodos de chuva/garoa. Temperatura entra em declínio e a sensação será de frio. Mínima de 14°C e máxima de 19°C.


----------------------------------------------------------------------------------------
Atualização I - 05/10 às 08:49

INTENSOS NÚCLEOS DE INSTABILIDADE
ESTÃO AVANÇANDO NESSE MOMENTO DO URUGUAI PARA O SUL DO RIO GRANDE DO SUL.

Nuvens com topos de -80°C (cor rosa no mapa) tornam o cenário propício a intensos temporais e vendavais nesse momento da região de Bagé até Rio Grande (sul e sudoeste do Estado).
Há chance de TORNADOS especialmente na região oeste e sul do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira.



----------------------------------------------------------------------------------------
Atualização II - 05/10 às 22:15

Após uma tarde de forte calor e abafamento, onde a temperatura marcou exatos 33°C, um vendaval atingiu Montenegro, com chuva forte em alguns momentos. O vento acompanhou nuvens carregadas que avançaram rapidamente sobre a cidade. O total de chuva acumulada até o momento é de 32 milímetros. Em parte da cidade, a interrupção de energia elétrica durou duas horas (devido ao forte vento). No video abaixo percebe-se a ventania balançando as árvores e as enormes nuvens de desenvolvimento vertical (ao fundo) avançando sobre a cidade.



A chuva prossegue nas próximas horas e na terça-feira em Montenegro, quando mais áreas de instabilidade devem se formar podendo provocar chuva forte e novos temporais na região.

OBS: Risco intenso de vendavais, granizo (gigante), e chuva forte nas próximas horas para o norte e noroeste gaúcho (onde ainda encontram-se sobre ar muito quente). Até mesmo o risco de tornados não está afastado.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

VÍTIMAS DAS CHEIAS PRECISAM DE MAIS APOIO E ALIMENTOS

Com o recuo das águas, a diretora municipal de Assistência Social, Leda Esmério, espera que aqueles que deixaram suas casas possam retornar nesta sexta-feira. Além das 23 famílias abrigadas no ginásio Normélio Petry, o "Azulão", o órgão tem outras dezenas cadastradas por também necessitarem de auxílio. As cestas básicas adquiridas pela Prefeitura, no entanto, serão disponibilizadas somente na próxima semana e, até o momento, o atendimento está dependendo de doações.

Na volta para casa, além de muita sujeira, as famílias necessitarão de mantimentos. Leda argumenta que as reservas da Prefeitura esgotaram na enchente anterior, ocorrida há cerca de 15 dias, e a aquisição de alimentos deve seguir tramitações burocráticas que demandam muito tempo. Ela afirma que a Prefeitura adquiriu 70 cestas básicas, mas o recebimento ocorrerá somente em cerca de uma semana.

Leda observa que a comunidade tem entregue doações de roupas e móveis à Defesa Civil, mas faltam alimentos. "Essa é a nossa maior necessidade", observa. Ela afirma que os mantimentos são necessários tanto para o atendimento dos desabrigados no Azulão, como para quando eles retornarem às suas casas. No total, a Diretoria tem 50 famílias em situação de vulnerabilidade cadastradas para receberem atendimento. Agora, elas dependem da solidariedade.

Como ajudar

Doações de roupas, calçados, móveis e, principalmente, de alimentos, podem ser entregues à Defesa Civil, junto ao Corpo de Bombeiros, na rua Ernesto Popp, em frente ao Cemitério Municipal.

Fonte: Jornal Ibiá