quinta-feira, 30 de junho de 2011

CHUVA ANTECEDE POTENTE MASSA DE AR POLAR

Previsão do Tempo - 01/07 a 04/07
Atualizada em 30/06 às 18:01

ATENÇÃO: As mínimas devem ficar ao redor de 0ºC ou negativas em quase todos os municípios do Estado, inclusive em Montenegro, com formação de geada generalizada, inclusive forte a severa em muitos locais do Estado. O vento, que pode soprar moderado a forte no domingo, apesar de não tão intenso como no último fim de semana, vai trazer sensação térmica negativa e deixará o mar agitado com chance de ressaca na costa.

Podem ser anotadas mínimas de 4ºC a 6ºC abaixo de zero no território gaúcho, não se descartando até 7ºC ou 8ºC negativos em baixadas. Na Campanha, por exemplo, os termômetros podem indicar de 2ºC a 4ºC negativos, podendo até se aproximar de 5ºC abaixo de zero na fronteira com o Uruguai. No Planalto Sul Catarinense, as mínimas devem ficar entre 5ºC e 7ºC abaixo de zero, mas em pontos de vales e baixadas os termômetros podem acusar de 8ºC a 10ºC abaixo de zero. Novamente haverá formação de gelo na pista nas rodovias catarinenses de altitude e em pontos de estradas da Serra e Aparados.


Nesta sexta-feira a nebulosidade predomina em Montenegro e o tempo se instabiliza com possibilidade de chuva/garoa no decorrer do dia. A temperatura pouco varia e faz frio. Mínima entre 10ºC e 12ºC na madrugada e máxima durante o dia de apenas 15ºC. Volta a cair para 10ºC à noite.

O sábado ainda começará com tempo instável. Dia será de muitas nuvens e frio. Chance de chuva e garoa no decorrer do período. As mínimas ficam entre 7ºC e 9ºC enquanto as máximas à tarde atingem apenas de 11ºC a 13ºC.

No domingo uma potente massa de ar polar chega a região de Montenegro e esfria muito. O dia ainda deve ter muitas nuvens com chance de chuva ou garoa, mas podem ocorrer aberturas de sol. A temperatura começará a cair no início da tarde e despenca em direção a noite. Durante a tarde não deve fazer mais do que 11ºC ou 12ºC e antes das 22h a temperatura já estará ao redor dos 4°C ou 5ºC. O ingresso do ar gelado se dará acompanhado de vento que pode soprar moderado a forte, trazendo sensação térmica muito baixa (até mesmo negativa em alguns momentos) e desconfortável.

Na segunda-feira o sol aparece com nuvens em Montenegro e o dia será extremamente gelado, porém seco. O vento começa a perder força. O amanhecer deve ser muito frio, com marcar até negativas em alguns bairros, com mínimas entre -1ºC e 1ºC, não se descartando até -2°C em localidades rurais. As condições serão favoráveis à formação de geada onde o vento não interferir. As máximas atingem apenas de 9ºC a 11ºC à tarde, fazendo muito frio durante todo período. A temperatura despenca de novo ao fim da tarde e volta a fazer frio muito intenso no início da noite. Antes da 22h já estará abaixo dos 5ºC.

-----------------------------------------------------------------
Atualização I - 02/07 às 16:45

TEMPERATURA MUITA BAIXA PARA ESTE HORÁRIO EM MONTENEGRO. FAZ APENAS 8,2°C COM GAROA. NÃO SE DESCARTA CHUVA CONGELADA (SLEET) EM MONTENEGRO A MEDIDA QUE A MASSA DE AR POLAR VAI ENTRANDO NA REGIÃO.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

METEOMONT É NOVAMENTE DESTAQUE NO JORNAL IBIÁ

Confira parte da matéria abaixo, de William Szulczewski, divulgada no jornal Ibiá de hoje.


"As luvas, as toucas e os casacos não são suficientes para espantar a grande onda de frio que atinge o Estado nesta semana. Quem mora mais próximo do campo pode conferir ontem um cenário típico das manhãs frias: a geada. O fenômeno congelou e embelezou algumas propriedades de Montenegro. Junto, um frio de “renguear cusco”. A menor temperatura registrada no Centro da cidade foi de apenas 2 graus na terça-feira. E os termômetros devem continuar assim pelos próximos dias. Bonita para os olhos, a geada representa, no entanto, uma ameaça aos produtores rurais. Como o fenômeno consiste no congelamento da água livre, o orvalho, isso pode, muitas vezes, trazer prejuízos aos agricultores. O dano sempre ocorre quando a geada congela a parte interna do vegetal, rompendo a célula do tecido da planta. A geada negra é a que mais assusta os produtores. Ela não pode ser vista a olho nu e estraga as plantas da mesma forma. No ano passado, a primeira geada foi registrada bem mais tarde, no dia 15 de julho. De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, a Estação de Porto Alegre marcou mínima de 4 graus. Em Montenegro, segundo Daimar Coelho, do blog “meteomont”, que faz acompanhamento do clima, a mínima no Centro chegou a 2,6 graus. “Em outros bairros, pode ter sido mais frio, já que havia cobertura de gelo sobre os carros”, enfatiza."

segunda-feira, 27 de junho de 2011

SEMANA MUITO GELADA!

Previsão do Tempo - 28/06 a 30/06
Atualizada em 28/06 às 08:10


Na terça-feira o sol aparece em Montenegro em mais um dia de muito frio. A madrugada e o amanhecer devem ser gelados com mínimas de 1ºC a 3ºC. Com a redução do vento, há chance de geada em bairros mais afastados do centro. Mesmo com a presença do sol, a temperatura continua baixa durante o dia com máximas de 13ºC a 15ºC. Esfria acentuadamente a partir do fim da tarde e antes das 21:00 os termômetros devem marcar entre 5ºC e 7ºC na cidade.

Na quarta-feira o sol aparece com nuvens em Montenegro. Com o aumento da nebulosidade, não se descarta chuva/garoa até o final do período. A temperatura mínima fica novamente entre 2°C e 4ºC. A geada deve se formar e será de fraca a moderada. A máxima à tarde fica entre 14ºC e 16ºC.

Na quinta-feira o sol novamente aparece com algumas nuvens. A madrugada e o amanhacer ainda serão gelados, mas o ar frio perde um pouco de força e a temperatura sobe mais do que nos dias anteriores. Mínima entre 6ºC e 8°C. Máxima de 19ºC à tarde.

-----------------------------------------------------------------
Atualização VI - 28/06 às 22:41

Temperatura quase recorde para o horário em Montenegro. Agora faz 5,8°C. Ao que tudo indica teremos geada generalizada.


-----------------------------------------------------------------
Atualização III - 28/06 às 20:00

Temperatura despencando em Montenegro. Estou registrando nesse momento, apenas 7,1°C no centro de Montenegro, próximo ao morro São João.

-----------------------------------------------------------------

Atualização II - 28/06 às 15:35

Comentário de um meteorologista da MetSul hoje: "Se modelos estiverem certo, frio de agora foi fichinha perto do que vem na próxima semana."

Também: "Saída de um dos modelos que usamos tá dando neve na noite de domingo para segunda. Mas é cedo para análise concreta."

-----------------------------------------------------------------

Atualização I - 28/06 às 13:32

Amanhecer novamente muito gelado na região de Montenegro. A mínima foi de 2,6°C na região central. Houve geada em diversos bairros. Foto abaixo, de Bruna Menezes, mostra gelo sobre carro no amanhecer de hoje.


POSSIBILIDADE DE CHUVA CONGELADA OU NEVE GRANULAR EM MONTENEGRO E VENTO FORTE

O VENTO

Reforça-se o alerta de vento forte a intenso com rajadas no decorrer desta segunda-feira em decorrência de um ciclone extratropical sobre a costa gaúcha.

As rajadas podem atingir de 70 a 90 km/h em Montenegro, podendo ser superior em alguns momentos. O vento sopra forte, mas vem em rajadas intensas e até com potencial destrutivo localizado.

O vento deve provocar novos transtornos como queda de árvores, placas, postes e falta de luz localizada em diversos pontos.

Tradicionalmente, sob influência de um ciclone, o vento mais intenso tende a ocorrer de manhã e no começo da tarde, perdendo muita força ao entardecer e no começo da noite.

A NEVE

A MetSul Meteorologia não descarta a possibilidade de chuva congelada e, com pequena chance, neve granular no decorrer desta segunda-feira também em Porto Alegre e região (incluindo Montenegro). A instabilidade associada ao ar muito gelado nas camadas baixas e médias da atmosfera pode favorecer o fenômeno. Ontem, domingo, houve relatos de granizo miúdo em vários bairros da Capital, como na Lomba do Pinheiro. O granizo, contudo, está associado a nuvens de temporal e o que ocorreu na realidade foi precipitação de chuva congelada (em inglês sleet), o que é confundido com granizo miúdo em tempestades de inverno. Nas últimas vezes que ocorreu chuva congelada ou neve granular em Porto Alegre e região, os dias também eram ventosos, gélidos e com ciclone intenso atuando na costa, casos de 1994, 2000, 2002, 2004 e 2006.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

ALERTA DE CHUVA FORTE E DIAS DE MUITO FRIO

Previsão do Tempo - 23/06 a 27/06
Atualização em 25/06 às 23:00

Um centro de baixa pressão se desloca do Norte da Argentina para o mar de quarta para quinta, cruzando pelo Rio Grande do Sul, reforçando a instabilidade sobre o território gaúcho. Alerta-se sobre o risco de chuva na região de Montenegro no final da quarta-feira e principalmente durante a quinta-feira, o que pode resultar em transtornos como alagamentos e quedas de barreiras. Massa de ar polar vai ingressar na região a partir da sexta-feira e ganha força no fim de semana trazendo muito frio. O tempo não deve firmar em Montenegro.

Na quinta-feira o avanço de ar mais frio e o sistema de baixa pressão reforçam a instabilidade sobre a região de Montenegro e completa uma semana de tempo instável. O céu ficará encoberto com períodos de chuva. Alerta-se para o alto risco de pancadas fortes e altos volumes em curto espaço de tempo. Vários modelos indicam em torno de 50 a 70 milímetros apenas na quinta-feira. Mesmo a possibilidade de alagamentos não pode ser descartada. Temperatura mínima de 15°C e máxima de 22°C.
Atualização em 23/06 às 12:31 - Modelos reduzem os volumes de chuva para hoje, colocando entre 20 e 40 mm.

Na sexta-feira o tempo não deve firmar. O céu ainda terá muitas nuvens com possibilidade de chuva ou garoa passageira ao longo do dia, mas é possível que ocorram aberturas de sol. Há chance de pancadas fortes nas primeiras horas e no final do dia, não se descartando granizo (devido a atmosfera muito fria). Mínima de 12ºC e máxima entre 15ºC e 17ºC. Sensação térmica de frio.

No sábado podem ocorrer aberturas de sol, mas o dia ainda deve ser de muitas nuvens. Há chance de chuva ou garoa passageira. Aumenta a sensação de frio durante o dia. As mínimas ficam entre 9ºC e 11ºC e as máximas entre 15ºC e 17ºC.

O domingo será de muito frio como típico dia de inverno. Ar polar intenso ingressa na nossa região e a temperatura cai acentuadamente. O que chama a atenção não são as mínimas e sim as temperaturas máximas muito baixas projetadas. A mínima vai ficar em torno de 7°C, mas as máximas ficará entre 11ºC e 13ºC apenas. Ainda haverá muitas nuvens com pequena chance de chuva fraca e garoa. O vento deve aumentar de intensidade, principalmente à noite, quando a sensação térmica pode ficar em torno de 0°C na região de Montenegro. Há chance de neve na Serra Gaúcha e Catarinense a partir da noite.

A segunda-feira será extremamente fria, possivelmente como o dia mais frio do ano até o momento (pela média de temperaturas). A mínima ficará entre 3°C e 5°C na madrugada. A máxima fica entre 10°C e 12°C em plena tarde. O sol pode aparecer com muitas nuvens, mas persiste uma pequena chance de chuva fraca ou garoa durante o período. Para aumentar ainda mais a sensação de frio intenso, o vento, do ciclone extratropical que se formará, deve soprar com rajadas moderadas, nesse momento projetada entre 50 e 70 km/h, deixando a sensação térmica muito baixa e desconfortável (negativa em alguns momentos). Não se descarta danos por conta de algumas rajadas mais forte. Há chance de neve na Serra Gaúcha e Catarinense e até mesmo em outros pontos do Estado.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

SEMANA COM CHANCE DE CHUVA FORTE E ALTA UMIDADE

Previsão do Tempo - 21/06 a 23/06
Atualizada em 21/06 Às 08:47

A terça-feira, início do inverno 2011, será de muitas nuvens. O tempo continua instável e ainda deve chover. Com o avanço de ar mais frio, a temperatura declina um pouco. Mínima entre 14ºC e 16ºC no final do dia e máxima entre 17ºC e 19ºC.

Na quarta o tempo segue instável. São esperadas condições de muitas nuvens e períodos de chuva, especialmente durante a madrugada e da tarde para a noite. A temperatura pouco varia. Mínimas ao redor de 14ºC e máximas de 16ºC a 18ºC.

Na quinta-feira o avanço de ar mais frio e o sistema de baixa pressão reforçam a instabilidade sobre a região de Montenegro e completa uma semana de tempo instável. O céu ficará encoberto com períodos de chuva. Alerta-se para o alto risco de pancadas fortes e altos volumes em curto espaço de tempo. Vários modelos indicam em torno de 50 a 70 milímetros apenas na quinta-feira. Mesmo a possibilidade de alagamentos não pode ser descartada. Temperatura mínima de 15°C e máxima de 20°C.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

POUCO FRIO EM DIAS ÚMIDOS E DE INSTABILIDADE

Previsão do Tempo - 17/06 a 20/06
Atualizada em 18/06 às 18:59

Na sexta-feira o dia começa (a meia-noite) com tempo bom e seco, mas a nebulosidade aumenta bastante e pode chover, com descargas elétricas, até o final do dia. Alguns modelos sugerem chuva já na primeira metade do período. Faz menos frio ao amanhecer com mínimas de 11ºC a 13ºC. A máxima ficam entre 21ºC e 23ºC.

O sábado vai ser de muitas nuvens em Montenegro com chance de chuva a qualquer momento, mas com possibilidade maior na primeira metade do dia. Mesmo assim, podem ocorrer algumas abarturas de sol. A umidade estará elevada. Mínima de 15ºC e máxima entre 21ºC e 23ºC.

No domingo o tempo não firma. O dia começa com muitas nuvens e nevoeiro (úmido). Podem ocorrer aberturas de sol, mas há chance de chuva a qualquer momento. Os modelos estão divergindo muito quanto a temperatura máxima no domingo. Alguns apontam um forte aquecimento com céu mais aberto, podendo chegar até 29°C a tarde. Nesse momento a MeteoMont prevê que as máximas devem atingir de 24°C a 26ºC (não se descartando maiores). A mínima também fica elevada, em torno de 16°C. Caso venha a se concretizar o forte aquecimento, a atmosfera ficará favorável a registro de pancadas fortes/temporais localizados, não se descartando granizo e alagamentos. Cidades do Oeste, Noroeste e Sudoeste do RS tem inclusive chance de tornado devido as condições de tempo muito severo.

Na segunda-feira novamente permanece a condição de tempo instável, com muitas nuvens e chance de chuva. Não se descartada pancadas fortes. Há chance de névoa úmida/nevoeiro, devido a inversão térmica (temperatura mais elevada em altos níveis da atmosfera e mais baixa perto do solo) e alta umidade do ar. 17°C e máxima de 24°C.

OBS: As condições seguem sendo de tempo instável pelo menos até quinta-feira. O modelo GFS indica muita chuva para quase todos regiões. Alerta-se para possibilidade de alagamentos, subida de córregos, açudes e rios, assim como temporais e vendavais isolados.


-----------------------------------------------------------------
Atualização II - 19/06 às 12:25

Rajadas de vento Norte (quente) ultrapassam 70 km/h em Santa Maria onde faz 29°C. Chove com trovoadas em Bagé e faz 17°C. Rio Grande do Sul "dividido" (Norte temperaturas altas e vento quente, e Sul com chuva forte, trovoadas e temperatura amena).


-----------------------------------------------------------------

Atualização I - 17/06 às 08:57

Sistema de detecção de raios, registra muita descarga elétrica no Rio Grande do Sul nesta manhã de sexta-feira. Com tendência de deslocamento para Leste, nas próximas horas, a região de Montenegro deve ter chuva.


segunda-feira, 13 de junho de 2011

SEMANA COM OSCILAÇÕES DE TEMPERATURA

Previsão do Tempo - 14/06 a 16/06

Nesta terça-feira o sol predomina em Montenegro. A madrugada será bastante fria com mínima entre 5ºC e 7ºC. Durante o dia, a temperatura sobe e fica entre 18ºC a 20ºC. Há chance de cinzas vulcânicas em suspensão na atmosfera sobre a região de Montenegro e Grande Porto Alegre.

Na quarta-feira o ar frio já perde força, mas a madrugada ainda deve ter temperatura baixa com mínimas entre 7ºC e 9ºC. A tarde deve ser mais quente com máximas de 22ºC a 24ºC. O sol predomina e há chance de nevoeiro isolado na região. Ainda pode ter presença de cinzas vulcânicas em suspensão na atmosfera em Montenegro.

Na quinta-feira o sol aparece com nuvens. Há possibilidade de nevoeiro localizado entre a madrugada e o amanhecer. Mínima de 10°C. A tarde será bem mais quente ficando entre 25ºC e 27ºC com a chegada do vento Norte/Noroeste (quente).

OBS:
A previsão (nesse momento) é de instabilidade (períodos de chuva) durante o final de semana.

SEMANA COMEÇA COM NOVA NUVEM VULCÂNICA E CANCELAMENTO DE VÔOS

{Atualizações importantes no final do post sobre NOVA NUVEM de cinzas}

Nuvem de cinzas vulcânicas avança rapidamente em direção ao Sul do Brasil e deve alcançar o Rio Grande do Sul já nesta segunda-feira com iminente ameaça aos vôos nacionais e internacionais do Sul do Brasil. Algumas Companhias já cancelaram voos para a Argentina e Uruguai. Conforme o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, o rápido avanço da nova nuvem vulcânica se dá devido à influência de um ciclone extratropical na costa da Patagônia. "A circulação de vento muito intensa em altitude está literalmente jogando esta nova nuvem de cinzas rapidamente em direção ao Centro e o Norte da Argentina", comentou Nachtigall.

Na tarde deste domingo, a coluna de cinzas alcançava 8 km de altura. Na foto do satélite de alta resolução abaixo, percebe-se que os ventos de sudoeste direcionavam as cinzas para nordeste, exatamente onde fica o Rio Grande do Sul.


No sábado, a região de Montenegro teve o sol enfraquecido pela presença de cinzas vulcânicas em suspensão. Domingo, havia menor presença das cinzas, que estavam mais concentradas junto ao Litoral. Mas, pelo comportamento do vulcão e dos ventos, elas vão continuar sendo nossa companhia nos próximos dias.

Para atualizações mais frequentes sobre a a nuvem vulcânica, e a previsão e notícias do tempo, acompanhem minhas postagens no Twitter (ao lado). @meteomont

-----------------------------------------------------------------
Atualização IV - 14/06 às 13:04

URGENTE: Nuvem de cinzas vulcânicas está sobre Montenegro desde de manhã cedo, mas só pode ser percebida depois que a neblina se dissipou. O sol brilha "apagado" sobre a camada de cinzas. Olhando para o Sul, temos o céu azul. Mas para o Norte o céu é cinza esbranquiçado. Veja a diferença nas fotos registradas no mesmo momento em Montenegro:

(Céu para o lado Sul, Porto Alegre)

(Céu do lado Norte, em direção a Serra)

(Céu "dividido")

-----------------------------------------------------------------

Atualização III - 13/06 às 21:51

Cinzas estão sobre Porto Alegre e região e metar do Aeroporto não acusa VA, o código metar internacional de Volcanic Ash ou cinzas. Condições de VA devem ser reportadas no aeródromo independente de haver restrição de visibilidade. Falha a Meteorologia da FAB mais uma vez...

-----------------------------------------------------------------
Atualização II - 13/06 às 19:06

Visibilidade reduzida por cinzas vulcânicas na estrada entre Livramento e Quaraí (foto abaixo).


Aeroporto de Pelotas-RS novamente reportou cinzas (13/6 - 21 UTC). METAR: "SBPK 132100Z 25007KT 9000 VA NSC 12/07 Q1025". VA = Volcanic Ash.


-----------------------------------------------------------------
Atualização I - 13/06 às 09:50

Nova nuvem já chegou ao Rio Grande do Sul (pela fronteira Sudoeste). Veja imagem abaixo (e não confunda com as nuvens da frente fria). A análise por satélite mostra que desta vez as cinzas vulcânicas avançam em altitudes mais baixas do que no episódio da última quinta-feira.


quinta-feira, 9 de junho de 2011

SOL, NUVENS, CINZAS VULCÂNICAS E NOITES FRIAS

Previsão do Tempo - 10/06 a 13/06

Na sexta-feira o tempo seco predomina com sol e nuvens, mas existe a possibilidade de presença de cinzas vulcânicas em suspensão na atmosfera sobre a região de Montenegro. O céu pode ficar no tom cinza, principalmente no primeiro período. A madrugada deve ser novamente fria com marcas de 7ºC a 9ºC. A máxima será de 18ºC.

No sábado o sol novamente predomina durante o dia. A madrugada e o amanhecer serão muito frios com mínimas entre 5ºC e 7ºC. Máxima a tarde entre 18ºC e 20ºC.

No domingo o sol aparece com nuvens em Montenegro. Há chance de nevoeiro durante a madrugada. A temperatura estará em elevação, mas a madrugada ainda deve ser fria com marcas de 6ºC a 8º. Já a tarde deve ser muito agradável e terá máximas de 21ºC a 23ºC.

Na segunda-feira o sol deve aparecer com nuvens, porém, alguns modelos estão sugerindo uma pequena chance de chuva. Mínima de 11ºC e máxima de 23ºC.

terça-feira, 7 de junho de 2011

HISTÓRICO - HÁ CHANCE DE PRECIPITAÇÃO DE CINZAS VULCÂNICAS NO SUL DO BRASIL

{Atualizações importantes no final do post sobre NOVA NUVEM de cinzas}

Imagens de satélite (abaixo) mostram pluma de cinzas vulcânicas ingressando agora no RS pelo Oeste do Estado (09:15), com tendência de deslocamento para Leste. Nuvem deve trazer mais fumaça do que cinzas, mas com a interação com as nuvens de chuva, pode ocorrer precipitação de cinzas no Rio Grande do Sul nas próximas horas. Quase todas as regiões estão sujeitas ao registro. Com o deslocamento da frente fria que está cruzando o RS nesse momento e a formação do ciclone extratropical na costa, até mesmo a região de Montenegro, Grande Porto Alegre e a Capital estão sujeitas a precipitação de cinzas.



HISTÓRICA FOTO mostra cinzas vulcânicas (amarelo) no Oeste/RS, Uruguai, avançando no Atlântico quase até a África.


Veja abaixo comentário do Meteorologista-Chefe da MetSul:

Quando cinzas vulcânicas caíram em Porto Alegre e no interior gaúcho em 21 de abril de 1993 eu era primeiro-tenente meteorologista no setor de Meteorologia do DPV de SBPA (Aeroporto Salgado Filho) sob o comando do então Capitão Dario da FAB. São quase 30 anos de trabalho na previsão do tempo e está é apenas a terceira vez que trabalho com um prognóstico de cinzas vulcânicas, o que sinaliza o quanto é raro este tipo de incidência. Nas próximas horas teremos, então, as cinzas se aproximando do Sul do Brasil pelo Oeste e um ciclone extratropical intenso em formação na costa gaúcha ao mesmo tempo, o que por si só já é algo extraordinário pela coincidência singular de eventos. Mais do que isso, o ciclone junto ao litoral terá influência na trajetória de deslocamento das cinzas, o que fará do trabalho de previsão nas próximas horas algo para ser recordado no futuro.

-----------------------------------------------------------------
Atualização VI - 10/06 às 08:50

Confirmada precipitação de cinzas vulcânicas em Bagé-RS.

-----------------------------------------------------------------

Atualização V - 09/06 às 22:58

Há relatos de PRECIPITAÇÃO DE CINZAS VULCÂNICAS em Campo Bom-RS agora à noite. Não se descarta também em Montenegro nas próximas horas.

-----------------------------------------------------------------
Atualização IV - 09/06 às 18:10

Nuvem de cinzas já está sobre Porto Alegre e em seguida chega a Montenegro. Empresa aérea Gol suspendeu as operações para o Salgado Filho e aeroporto de Caxias do Sul. Veja raríssimo registro das condições do tempo em Bagé ("Volcanic Ash", Cinzas Vulcânicas) e em seguida fotos do pôr-do-sol acinzentado em Porto Alegre hoje.





-----------------------------------------------------------------
Atualização III - 09/06 às 11:45

URGENTE: Cinzas vulcânicas chegam ao Rio Grande do Sul (amarelo no satélite). Nuvem vulcânica mais densa na Campanha e Sul do RS. O céu deve ficar mais acinzentado ou alaranjado e não se pode descartar precipitação localizada de cinzas vulcânicas. As cinzas devem chegar ao espaço aéreo de Porto Alegre (e Montenegro) entre hoje e amanhã.


-----------------------------------------------------------------

Atualização II - 09/06 às 08:43

Nuvem de cinzas vulcânicas cobre a cidade de Buenos Aires neste momento e avança pelo Uruguai, aproximando-se do Chuí (RS). Aeroparque de Buenos Aires tem visibilidade reduzida a 5 mil metros por cinzas vulcânicas. Há voos cancelados. Câmeras da TV argentina mostram cinzas vulcânicas caindo agora sobre o centro da cidade de Buenos Aires.


Veja no mapa abaixo a localização da "nova" nuvem de fumaça que está sobre Buenos Aires, Uruguai e novamente se aproxima do Rio Grande do Sul (entre o Chuí e Bagé).


-----------------------------------------------------------------

Atualização I - 09/06 às 00:14

ATENÇÃO: Nova nuvem de cinzas se aproxima de Buenos Aires. Alerta-se que essa nuvem é MUITO mais densa que a da terça-feira. Manter abertos os aeroportos de Buenos Aires (Ezeiza e Aeroparque) nas próximas horas seria uma enorme irresponsabilidade. Veja a nuvem (amarelo) na foto de satélite de agora pouco:


segunda-feira, 6 de junho de 2011

CENÁRIO DE RISCO - CICLONE EXTRATROPICAL

Previsão do Tempo - 07/06 a 09/06

A terça-feira deve ser de muitas nuvens e instabilidade com períodos de chuva a qualquer hora do dia. Alerta-se para o risco de pancadas fortes. O vento ganha força e pode soprar com rajadas fortes, especialmente na segunda metade do dia. Os modelos indicam velocidade de 50 a 70 km/h, mas que, podem estar sendo subestimadas pelas simulações computadorizadas. Portanto, há a possibilidade de rajadas com potencial de causar transtornos. A área de baixa pressão, que dará origem a um intenso ciclone extratropical muito próximo da costa, volta a impulsionar ar frio para a região e o dia será frio e úmido com pouca variação de temperatura. Mínima de 11ºC e máxima entre 15ºC e 17ºC.

A quarta-feira terá muitas nuvens. Segue instável com períodos de chuva, principalmente no começo do dia, quando ainda há o risco de pancadas fortes. No decorrer da quarta-feira são prováveis períodos de melhoria em que o sol pode aparecer, variação comum em dias de atividade ciclônica na costa. Alerta-se que persiste o risco de vento forte em toda região de Montenegro. Temperatura mínima entre 9ºC e 10ºC. A máxima à tarde atingem entre 15ºC e 16ºC.

Na quinta-feira o sol aparece com nuvens em Montenegro. O tempo fica mais aberto e a temperatura declina mais à noite. Faz muito frio ao amanhecer com mínima entre 5ºC e 7ºC. À tarde fica amena com temperatura entre 16ºC e 18ºC.

-----------------------------------------------------------------

Análise da MetSul sobre o ciclone extratropical:


O grande sistema de interesse é um centro de baixa pressão que vai se deslocar do Norte da Argentina para o Rio Grande do Sul e cruzar pelo Estado entre terça e o começo da quarta-feira, dando origem a um ciclone extratropical intenso muito próximo da costa gaúcha no começo da quarta.

O que chama a atenção da MetSul Meteorologia é a trajetória e o comportamento muito semelhantes indicados pelos modelos para o ciclone intenso ocorrido na primeira semana de maio de 2008. Naquele episódio, Porto Alegre e o Litoral Norte foram castigados no final da noite do dia 2 de maio e madrugada do dia 3 por vento extremamente forte com danos. Foram registrados ainda volumes extremos de chuva com acumulados superiores a 200 milímetros em 24 horas na zona Sul da Capital e de até 300 milímetros na nascente do Rio dos Sinos, o que levou à maior cheia do rio desde 1965.

Para este sistema de agora, os modelos indicam a possibilidade de rajadas de vento forte em Porto Alegre e intensas no Litoral Norte, mas não com a mesma intensidade do evento de maio de 2008. Nem tampouco indicam os modelos volumes de chuva tão elevados quanto no episódio de três anos atrás. As últimas saídas dos modelos americano GFS e europeu projetam de 30 a 50 milímetros na área da Capital na terça e no começo da quarta. Nenhum evento meteorológico é igual ao outro, mas a trajetória semelhante a de 2008 e a forte intensidade projetadas pelos modelos para o ciclone junto ao litoral gaúcho exigem muita atenção e um estado de alerta, sobretudo considerando que no caso de três anos atrás as simulações computadorizadas subestimaram a força dos fenômenos.