quarta-feira, 30 de novembro de 2011

UM DIA DE VENDAVAL...

Atualmente, estou saindo de casa de manhã cedo para trabalhar em Porto Alegre (centro). O dia já começou meio conturbado, com acidente no caminho, ambulâncias e tudo mais. Cheguei meia hora atrasado! Ainda na ida para o serviço, senti que a atmosfera estava "pesada". Sabe aquela sensação de calmaria antes do pior que está pra acontecer? Pois bem, chegando no serviço dei uma olhada rápida nas condições do tempo. Notei que a temperatura estava muito alta antes mesmo das 10hs da manhã, quando fazia 34,9°C em Montenegro (marcados pela minha estação meteorológica profissional). Acessando ela on-line, custei a acreditar na temperatura que fazia, afinal, a diferença era de quase 5°C em relação a São Leopoldo, Teutônia, entre outras estações... mas posso garantir que esta temperatura estava correta, afinal ela diariamente varia muito pouco das cidades vizinhas. Às 13:09 foi registrado 38,2°C, com sensação térmica (índice de calor), de 41,7°C na nossa cidade.
Aí começava os problemas: temperatura muito alta e pressão atmosférica baixíssima, sendo registrada apenas em 1001 hPa. Pronto! O cenário para temporal/vendaval estava armado! Ou seja, o meu PRÉsentimento da manhã estaria por se concretizar.....

Por volta das 13:20, olhei da janela do 16° andar do prédio onde trabalho, muito próximo ao Guaíba, e percebi que havia uma "parede" de nuvens negras se aproximando de Canoas, Nova Santa Rita, Montenegro e região. Parecia que as nuvens tocavam o chão! 30 minutos depois tentei fazer contato com familiares de Montenegro e ninguém me atendia ou respondia. Ali eu já comecei a ter certeza que alguma coisa estava acontecendo. Fui pegar o elevador novamente e adivinhem? QUEDA DE LUZ! Fiquei alguns minutos preso no elevador. Fui então acessar a internet para consultar o radar da Aeronáutica (o ÚNICO disponível para o Rio Grande do Sul, quando funciona...) e vejam o que ele estava registrando, que chegaria em poucos minutos em Montenegro (com uma temperatura de 38°C e pressão de apenas 1001 hPa):

Sim, uma forte área de instabilidade (ponto vermelho do mapa) se formou e avançou do Oeste para Leste da nossa região, atingindo fortemente Canoas, Nova Santa Rita, Montenegro, Vale do Sinos e depois o Litoral Norte (Osório, Capão da Canoa). Bom, o que aconteceu depois disso, quem tava na cidade presenciou os minutos de horror! A prefeitura foi parcialmente destelhada, janelas foram arrancadas da parede pela força do vento, postes, árvores, muros caídos, falta de luz por horas na cidade e etc etc.

Mas voltando ao meu dia de trabalho. Comecei a acompanhar as notícias pela internet e vi que a coisa estava feia na região, principalmente em Canoas. Saindo do serviço, às 17:30, fui pegar o trensurb até Canoas para pegar o meu carro no estacionamento. Quem disse que o trem estava funcionando??? Uma enorme árvore havia caído sobre os trilhos e sobre os fios de alta tensão do trem em Canoas. Bom, como a estação estava um caos, fui tomar um chopp (hahaha). Retornando novamente a estação, lá pelas 20:30,o trem já estava operando normalmente. Chegando em Canoas, tudo completamente escuro! Eram quase 21hs e ainda havia falta de luz! Cheguei no estacionamento e comecei a conversar com o dono perguntando como tinha sido o temporal e tal, daqui a pouco eu olhei por cima do ombro dele e perguntei: ONDE TÁ O OUTDOOR QUE FICAVA ALI? "Ali", entenda-se dentro do estacionamento. Ele abaixou a cabeça e respondeu: "Caiu em cima de 5 carros..." Na hora olhei mais ao fundo onde tinha estacionado o meu e vi muita telha caída pelo chão, daí perguntei: "O que estragou do meu?" Diz ele: "Por muita sorte, nada!" Ufa, escapei por pouco do "preju". Ele disse que aquelas telhas vieram "voando" de muito longe, que ele não tem ideia de onde elas vieram. Essa foto fica a uma quadra do estacionamento:


Bom, peguei o meu carro e me arranquei dali. Lembrei que o combustível tava na reserva e que eu precisa abastecer no primeiro posto. Tentei o primeiro e adivinhem? SEM LUZ, não estavam abastecendo! Tentei o segundo, sem luz! Bom, peguei a BR-386 e seja o que Deus quiser, vou ir andando até onde der... Logo em seguida comecei a ver muitas placas de trânsito completamente retorcidas, caídas no asfalto. Tentei mais um posto na Tabaí e nada, tudo escuro. Olhei para o ponteiro, que estava abaixo da reserva, e pensei: "Do próximo não pode passar". Avistei ele e mesmo às escuras resolvi entrar. Aí, tomei mais um susto! Quase bati no telhado do posto. Isso mesmo, tava tudo escuro e o posto tava caído no chão com o temporal da tarde!!! Por sorte consegui chegar em um mais adiante e falei para os frentistas que eram o único da Tabaí que estavam abastecendo. Perguntei para o frentista como tinha sido o temporal e ele me falou: "Dá uma olhada pra cima". Só metade do teto no lugar! Ele também me comentou que algumas casas partiram ao meio com a força do vento em Nova Santa Rita. Chegando em Montenegro percebi que alguns bairros ainda estavam sem luz e muitos galhos pelo chão.

Concluindo, pelos comentários e por tudo que pude presenciar hoje, não se descarta que até algum tornado tenha atingido a nossa região e que com certeza o vento passou de 100 km/h em alguns pontos.

E você? Tem foto? Tem algum relato dessa quarta-feira em Montenegro ou região sobre o temporal/vendaval? Comenta aí...

Abraço!

Autor: Daimar Coelho

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CALOR SEGUE MUITO FORTE ANTES DA CHUVA

Previsão do Tempo - 29/11 a 02/12
Atualizada em 30/11 às 22:53

A terça-feira será mais um dia de tempo seco e ensolarado. O calor intenso não dá trégua. A temperatura mínima na madrugada fica entre 20°C e 22°C. A tarde a máxima fica entre 36ºC e 38°C, não se descartando até 39°C em alguns pontos da região de Montenegro.

A quarta-feira começa com muito sol e forte calor. As nuvens aumentam no decorrer do período devido a uma frente fria que avançará sobre o Estado. Há chance de pancada de chuva isolada, especialmente a noite. A temperatura mínima segue elevada, ficando entre 20°C e 22°C. A máxima deve ficar entre 34°C e 36°C.

Na quinta-feira ainda haverá muitas nuvens principalmente no primeiro período. O tempo melhora e o sol aparece no decorrer do dia. O forte calor dos dias anteriores não se repete e com a chegada do ar frio as temperatura se mantém amenas. O vento sopra com algumas rajadas moderas de quadrante Oeste a Sul e mantém a sensação térmica baixa. Mínima entre 13°C e 15°C e a máxima entre 25°C e 27°C.

Na sexta-feira o sol aparece com nuvens, podendo ocorrer períodos de céu nublado. A temperatura permanece amena com mínimas entre 11°C e 13°C na madrugada e máximas à tarde entre 25°C e 27°C.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

FIM DE SEMANA DE SOL E CALOR

Previsão do Tempo - 26/11 a 28/11

No sábado o ar seco e quente predomina na região de Montenegro e o dia deve ter sol com poucas nuvens. Temperatura mínima entre 14°C e 16ºC. À tarde faz calor e máxima fica entre de 32ºC a 34ºC.

No domingo o sol predomina e faz calor. A mínima se eleva ainda mais e fica entre 17ºC e 19ºC. A máxima alcança entre 32ºC e 34ºC.

A segunda-feira deve ser outro dia ensolarado. Faz calor em todo o Rio Grande do Sul. Durante a madrugada as mínimas ficam entre 19ºC a 21ºC. À tarde deve ter forte calor com máximas de 33ºC a 35ºC.

TELHADO BRANCO CONTRA O AQUECIMENTO?

Uma das ações mais pregadas nos últimos anos para combater o aquecimento global foi o uso de telhados brancos. Algumas grandes cidades do mundo, como Nova Iorque, chegaram mesmo a promover grandes campanhas de mídia para que o público adotasse coberturas na cor branca a fim de refletir a luz solar. Agora, da mesma forma que a todo momento mudam as teses sobre benefícios ou malefícios de determinados alimentos, o que parecia bom não é mais. Estudo de Mark Jacobson da Universidade de Stanford sustenta que telhas brancas, ao contrário, podem contribuir para o aquecimento do planeta. Isso porque, segundo o trabalho de Jacobson, a radiação solar é absorvida por partículas escuras de poluentes na atmosfera e que aquecem ainda mais. A temperatura do interior das casas diminui, reduzindo o consumo de energia, mas não necessariamente esfriando a atmosfera. O cientista de Stanford prega sim o uso de placas de energia solar nos telhados, mas na maior parte do mundo o custo é muito alto.

Fonte: Correio do Povo

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

EL NIÑO E LA NIÑA FICARÃO DIFERENTES?

Alguns cientistas previam na década de 90 que o aquecimento global tornaria o El Niño um fenômeno permanente no Pacífico já neste começo de século. A projeção falhou. Os últimos anos tiveram muito mais episódios sim de resfriamento das águas do Pacífico Equatorial, o conhecido La Niña. Um novo estudo publicado há poucos dias no Journal of Climate sustenta não ter encontrado evidências que as mudanças climáticas tenham alertado o ciclo natural de El Niño e La Niña. O pesquisador Baylor Fox-Kemper, da Universidade do Colorado, contudo, afirma que os efeitos dos dois fenômenos podem ter sido intensificados com uma atmosfera planetária mais quente e úmida. O clima é por demais complexo para se aceitar conclusão tão simplista. No último verão, tanto no Rio Grande do Sul como em locais tão distantes como a Califórnia, as consequências do La Niña não foram as tradicionais, desta forma não foram intensificadas, e choveu mais do que normalmente chove sob a presença do fenômeno.

Fonte: NOAA / MetSul / CP

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

SEMANA INSTÁVEL E UM POUCO ABAFADA

Previsão do Tempo - 22/11 a 25/11
Atualizada em 23/11 às 19:46

A terça-feira será de muitas nuvens com chance de chuva, em Montenegro, principalmente no primeiro período. Mesmo assim, podem ocorrer algumas aberturas de sol, especialmente à tarde. Mínima entre 18ºC e 20ºC e máxima entre 24ºC e 26ºC.

Na quarta-feira o sol aparece com muitas nuvens. Há uma pequena possibilidade de chuva isolada. As mínimas ficam entre 16ºC e 18ºC enquanto as máximas atingem entre 25ºC e 27ºC.

Na quinta-feira o sol deve aparecer com nuvens, podendo ocorrer momentos de céu nublado. Faz frio para esta época do ano na madrugada e amanhecer. Mínima entre 11ºC e 13ºC e máxima à tarde ntre 27ºc e 29ºC.

Na sexta-feira o sol aparece com nuvens. Novamente faz frio para esta época do ano na madrugada e amanhecer. Temperatura mínima entre 11°C e 13ºC. Máximas atingem de 30ºC a 32ºC.

OBS: Devido a alta divergência dos modelos numérico analisados, esta previsão poderá sofrer atualizações/alterações ao longo da semana. Aconselha-se o acompanhamento diário.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

FIM DE SEMANA DE SOL E CALOR

Previsão do Tempo - 19/11 a 21/11

O sábado será de tempo bom e ensolarado em Montenegro. A temperatura continua em elevação. A mínima ficará entre 15ºC e 17ºC na madrugada. A máxima atinge entre 30ºC e 32ºC à tarde.

No domingo o sol aparece com nuvens. O dia deve quente e abafado. Mínima entre 16ºC e 18ºC e a tarde deve ser de calor com máximas de 30ºC a 32ºC. As nuvens aumentam a partir da tarde e não se descarta chuva no final do período.

A segunda-feira será de muitas nuvens e tempo fechado na maior parte do período. Chove a qualquer hora do dia, podendo ocorrer em forma de pancadas e acompanhadas de trovoadas. A temperatura máxima cai muito em relação ao domingo. Mínima entre 18ºC e 20ºC e máxima entre 23ºC e 25ºC.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

NUVENS DÃO LUGAR AO SOL

Previsão do Tempo - 15/11 a 18/11

A terça-feira será de muitas nuvens em Montenegro, com céu nublado. Podem ocorrer algumas aberturas de sol. Há chance de garoa/chuva fraca isolada. Temperatura mínima entre 15ºC e 17ºC. Máxima entre 22ºC e 24ºC. O vento Leste/Sudeste sopra fraco e ainda provoca sensação de frio.

Na quarta-feira o sol deve aparecer mais do que nos dias anteriores. Ar mais seco e frio passa a cobrir a nossa região. A madrugada deve ser fria, com mínima entre 12ºC e 14ºC. A tarde deve ser um pouco mais quente com máximas de 25ºC a 27ºC.

Na quinta-feira o sol predomina. A madrugada mais uma vez será fria para esta época do ano com mínimas entre 11ºC e 13ºC. Já a tarde será mais quente com máximas de 27ºC a 29ºC. O vento Leste sopra fraco com algumas rajadas moderadas no final da tarde.

A sexta-feira deve ser outro dia de sol e poucas nuvens. A temperatura entra em elevação. A madrugada deve ter mínima entre 14ºC e 16ºC. A máxima deve ficar entre 28ºC e 30ºC. O vento Leste sopra fraco com algumas rajadas moderadas no final da tarde.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

SOL, MUITAS NUVENS E VENTO

Previsão do Tempo - 12/11 a 14/11

No sábado o sol aparece com nuvens, mas em alguns momentos o céu poderá ficar encoberto. A temperatura estará amena à noite, com mínima entre 14ºC e 15ºC, e agradável à tarde, com máxima de 23ºC a 25ºC. O vento poderá soprar com rajadas de fraco a moderado no final do dia.

No domingo o sol novamente pode aparecer com nuvens, mas espera-se momentos de maior nebulosidade. Temperatura mínima entre 14ºC e 16ºC. Máxima atingem entre 23ºC e 25ºC. O vento sopra de fraco à moderado durante o dia, com chance de rajadas fortes de Sudeste/Leste (frio), na segunda metade do período, podendo atingir até 60 km/h.

A segunda-feira será mais um dia de sol e nuvens, mas no decorrer do período as nuvens aumentam bastante. Há uma pequena chance de chuva, principalmente à tarde e à noite. Mínima entre 15ºC e 17ºC na madrugada e máxima entre 22ºC e 24ºC. O vento ainda sopra com intensidade de fraca a moderada em alguns momentos.


OBS: Previsão sujeita a alterações/atualizações. Aconselha-se o acompanhamento diário.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

CALOR GANHA FORÇA E TEMPO FICA INSTÁVEL

Previsão do Tempo - 08/11 a 11/11
Atualizada em 08/11 às 19:55

Nesta terça-feira o sol aparece com poucas nuvens em Montenegro. O ar quente começa a ingressar na nossa região e a temperatura entra em elevação novamente. Faz um pouco de frio na madrugada, ficando entre 11ºCe 13ºC. A máxima à tarde atinge de 29ºC a 31ºC.

Na quarta-feira ar ainda mais quente chega a Montenegro e a temperatura sofre forte elevação, com queda significativa de pressão atmosférica. O dia terá predomínio de sol, mas não se pode descartar por completo a chance de alguma pancada de chuva isolada de tarde para noite (típica de verão). A mínima ficará entre 15ºC e 17ºC na madrugada. À tarde faz muito calor, com temperatura entre 35ºC e 37ºC.

Na quinta-feira o sol pode até aparecer com nuvens no começo do dia, mas no decorrer do período as nuvens aumentam muito e chove. Não se descarta temporal e pancadas fortes acompanhadas de trovoadas, devido ao forte aquecimento e a baixa pressão atmosférica. O dia será abafado (antes da chuva) e a madrugada será muito quente (acima de 20ºC). Mínima entre 19°C e 21°C. A máxima vai depender da chegada da chuva. Nesse momento se projeta entre 27°C e 29°C, mas com possibilidade de atingir até 33°C caso a chuva "se atrase".

Na sexta-feira, 11/11/11, o céu apresentará muitas nuvens e chance de chuva no começo do período, mas a tendência é que o tempo melhore. A temperatura mínima fica entre 13°C e 15°C. A máxima atinge de 25°C a 27°C.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

FRIO DÁ LUGAR AO CALOR

Previsão do Tempo - 05/11 a 07/11

O sábado deve ser de sol, poucas nuvens e tarde quente. A madrugada ainda deve ter temperatura amena, ficando entre 13ºC e 15ºC. A tarde a temperatura máxima atinge entre 32ºC e 34ºC.

No domingo o sol aparece com nuvens novamente, mas devido a passagem de uma fraca frente fria, as nuvens aumentam e há uma pequena chance de chuva rápida e isolada. Com o retorno da umidade não faz frio, devendo as mínimas ficarem entre 17ºC e 19ºC. Sensação de um pouco de abafamento. Máxima à tarde alcançam entre 27ºC e 29ºC.

Na segunda-feira o sol aparece com nuvens e novamente não é possível se descartar chuva passageira, principalmente no começo do dia. A mínima fica entre 14°C e 16°C. Máxima entre 26°C e 28°C.