segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

SEMANA QUE TERÁ CHUVA, COMEÇA E TERMINA COM SOL

Previsão do Tempo - 28/02 a 02/03

A terça-feira começa com sol e nuvens. No decorrer do dia a nebulosidade aumenta, com a formação de áreas de instabilidade no RS. Da tarde para a noite não se pode descartar chuva (pancadas). Faz calor à tarde e a máxima fica entre 30ºC e 32ºC. Mínima entre 19°C e 21ºC na madrugada.

A quarta-feira será de muitas nuvens em Montenegro. Há possiblidade de chuva a qualquer momento do período. Não se pode afastar o risco de pancadas de chuva forte na cidade devido a atmosfera estar muito úmida, quente e instável. A madrugada será abafada com mínima entre 22ºC e 24ºC e máxima entre 29ºC a 31ºC.

Na quinta-feira o tempo continua instável. O dia pode até começar com nuvens e algumas aberturas de sol, mas a nebulosidade aumenta em Montenegro devido ao deslocamento de uma frente fria que trará chuva. Alerta-se que pode chover forte e com descarga elétrica. A madrugada será abafada (entre 23ºC e 25ºC). A máxima fica entre 26°C e 28°C. No final da quinta, a temperatura começa a baixar, refresca bastante e pode estar entre 20ºC e 22ºC.

Na sexta-feira a massa de ar seco e frio passa a predominar na região de Montenegro. O sol aparece com nuvens durante o dia. A madrugada será de temperatura muito amena e terá mínima entre 16ºC e 18ºC e à tarde a máxima atinge entre 26ºC e 28ºC, mas sem a sensação de abafamento dos dias anteriores. O vento Sul (frio) predomina durante o período.

A IMPORTÂNCIA DE FERRAZ NA METEOROLOGIA


São alentadoras as promessas vindas do governo de que a estação brasileira na Antártida será reconstruída. Comandante Ferraz é estratégica para a pesquisa polar nacional e de grande importância para a Meteorologia Antártida do Brasil. A estiagem deste verão aqui no Estado pode ter sido influenciada pelo Polo Sul. A Antártida deveria ter mais atenção geral por seu impacto no clima gaúcho e brasileiro. A base de Ferraz possuía estações meteorológicas e conduzia relevantes pesquisas climáticas. Em 2010, o programa antártico informou que nos 14 anos anteriores a temperatura média em Ferraz tinha tendência de queda, isso em meio ao debate do aquecimento global, acrescentando que os invernos mais frios na base foram os de 2007 e 2009. O ano de 2007 aqui no Rio Grande do Sul teve frio rigoroso até em novembro e foi quando nevou em Buenos Aires após 89 anos. Em 2009, uma das mais intensas ondas de frio no Estado em décadas foi registrada em julho.

Fonte: Correio do Povo

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

FIM DE SEMANA PODE TER CHUVA FORTE

Previsão do Tempo - 25/02 a 27/02

O sábado deve ser de muitas nuvens e de tempo instável, com chance de chuva a qualquer momento. Há chance inclusive de chuva forte e acompanhada de trovoadas no decorrer do dia. A temperatura pouco deve variar e não se eleva muito. As mínimas ficam entre 21ºC e 23ºC e as máximas vão se situar entre 25ºC e 27ºC.

O domingo começa com chance de chuva, especialmente entre a madrugada e o período da manhã. Segue o risco de pancadas fortes. Mesmo assim o sol pode aparecer a tarde. Temperatura mínima entre 21ºC e 23º e máxima entre 29ºC a 31ºC.

Na segunda-feira o sol aparece com poucas nuvens. Temperatura mínima entre 18°C e 20°C e máxima entre 30°C e 32°C.

LA NIÑA ENFRAQUECE MUITO E TENDÊNCIA DE CHUVA AUMENTA NO RS


Uma mudança na temperatura dos oceanos nos últimos dias atenuou os efeitos do La Niña e reforçou a tendência de aumento no volume e na frequência de chuva no Estado no final deste verão, o que deve beneficiar a agricultura gaúcha. De acordo com a MetSul, o forte aquecimento das águas do Atlântico e do Pacífico Equatorial deve trazer ainda precipitações acima da média em diversas regiões, inclusive em excesso em alguns pontos. Segundo o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, o La Niña ainda atua no Pacífico Central, apesar de bastante fraco, mas as águas próximas da América do Sul estão mais quentes do que a média. "Na semana passada, a anomalia de temperatura da superfície do mar no Pacífico Leste era de -0,4ºC e em apenas sete dias saltou para +0,9ºC", Ele acrescenta que é como se parte do oceano estivesse agora em fase de La Niña e outra se comportando como em El Niño. Portanto, não se pode descartar ainda um período de neutralidade, sem La Niña ou El Niño, nas próximas semanas. Também se observa que o Atlântico, na costa gaúcha, que vinha frio no começo do verão, passou a apresentar águas muito mais quentes que a média nos últimos dias. Isso deve garantir maior umidade na atmosfera e favorecer também precipitações mais abundantes. No cenário traçado, as chuvas devem continuar irregulares, o que significa que nem todas as regiões serão beneficiadas.

Fonte: MetSul / CP

SOL E NUVENS

Previsão do Tempo - 23/02 a 24/02

Nesta quinta-feira o dia começa com muitas nuvens e pequena chance de chuva fraca/garoa. Ao longo do dia o sol aparece com nuvens. O calor retorna à tarde. Temperatura mínima de 20°C e máxima entre 31°C e 33°C.

Na sexta-feira o sol aparece com nuvens e podem ocorrer períodos de céu nublado, não se descartando chuva a qualquer momento. Mínima entre 19°C e 21°C e máxima de 32°C a 34°C.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

SITUAÇÃO GRAVE NA GRANDE POA - UM DOS DIS MAIS CHUVOSOS DOS ÚLTIMOS ANOS

08:32

A chuva acumulada nas estações automáticas até 8h foi de 66 mm no Menino Deus, 63 mm no Moinhos de Vento, 59 mm na Sertório, 43 mm na Lomba do Pinheiro e 21 mm em Belém Novo. Na estação do Grupo RBS na Azenha o acumulado atingia até 8h elevados 82 mm. Alerta-se que chuva apenas de hoje pode superar 100 mm em pontos de Porto Alegre e região, alcançando a média histórica do mês de 108,6 mm. Há risco de deslizamentos de terra em áreas de risco. Não se afasta o transbordamento de córregos e arroios pela chuva forte persistente. Os alagamentos persistem na cidade. A instabilidade associada ao deslocamento de uma frente fria ocorre mesmo sem nuvens de maior desenvolvimento vertical à medida que ar mais seco de Sul encontra a atmosfera ainda quente e saturada de umidade na região de Porto Alegre, gerando as precipitações torrenciais com nuvens baixas e médias.

Fonte: MetSul/ClicRBS

Montenegro também segue registrando chuva de moderada e forte, em forma de "aguaceiro", e nesse momento, 09h45min, atinge a marca de 64 milímetros no centro da cidade. Segue chovendo...

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

PERÍODO DE CARNAVAL ESCALDANTE E PERFEITO PARA PRAIA

A tendência no Carnaval é de sol e forte calor nos litorais gaúcho e catarinense. Haverá momentos de nuvens, além de chuva isolada e passageira típica de verão nos dois litorais, mas o período será muito aproveitável. Até as noites devem ser abafadas. Outra boa notícia é que o mar deve ficar mais aquecido, sem frente fria ou ciclone que gere correntes de Sul. A ondulação de Nordeste pode, inclusive, trazer influência da Corrente do Brasil, que tem águas mais claras e quentes. A anomalia de temperatura da superfície do mar (TSM), que era negativa no início do verão, é agora positiva em vários pontos da costa gaúcha.

Fonte: Correio do Povo

Previsão Especial do Tempo - 18/02 a 22/02

Região de Montenegro

No sábado o sol aparece com poucas nuvens e faz muito calor em um dia extremamente quente. A madrugada terá marcas elevadas. A mínima ficará entre 23ºC e 25ºC, não se descartando maior na área central. A temperatura dispara já no começo do dia e durante a tarde o calor aumenta com máxima entre 39ºC e 41ºC.

A madrugada do domingo será uma das mais quentes do verão, com mínimas entre 25ºC e 27ºC. A meia-noite a temperatura vai estar em torno de 30°C. O sol aparece com poucas nuvens e faz muito calor já durante a manhã. A tarde será tórrida! Máxima ficará entre 39ºC e 41ºC à sombra.

A segunda-feira deve ser outro dia de intenso calor. O dia será ensolarado e escaldante. A madrugada será mais uma vez muito quente, com mínimas novamente entre 25ºC e 27ºC e à meia-noite a temperatura vai estar em torno de 30°C. Durante o dia a temperatura se eleva rapidamente e a máxima fica entre 38ºC e 40ºC. Não se descarta chuva ou temporal isolado a partir da tarde.

Na terça-feira o calor não dará trégua e segue muito intenso em Montenegro. A madrugada novamente será muito quente, com a mínima entre 24 e 26°C, não se descartando superior. O sol aparece com nuvens. A temperatura máxima fica entre 37ºC e 39ºC. Diferente dos outros dias, a possibilidade de chuva ou temporal de verão aumenta bastante.

Na quarta-feira finalmente a temperatura cede com a chegada da chuva mais generalizada ao Rio Grande do Sul. O dia será de muitas nuvens com chance de chuva, inclusive forte e acompanhada de trovoadas, a qualquer momento do dia. Com o tempo muito instável também há chance de temporal. Mínima entre 21°C e 23°C e máxima entre 30°C e 32°C.

------------------------------------------------------

Uruguai e Argentina


O Carnaval começa com tempo muito quente e abafado em Buenos Aires, Punta del Este e Montevidéu, com sol e nuvens, mas pancadas de chuva e temporais isolados. Durante o fim de semana, o tempo se instabiliza com chuva que pode ser forte a torrencial, com elevados volumes e transtornos por alagamentos, sendo esperados temporais que podem ser até intensos e com estragos. A instabilidade segue na segunda-feira.


Serra Gaúcha

O sol predomina durante o Carnaval, mas ocorrem pancadas de chuva isoladas, até fortes, e temporais em alguns pontos da tarde para a noite. Na segunda e na terça, as pancadas devem ser generalizadas. Faz muito calor com máximas entre 31ºC e 33ºC, e que no fim de semana e na segunda-feira podem ficar ao redor de 35ºC. Mesmo as noites vão ser quentes para os padrões da Serra.


Litoral Norte

O Carnaval vai ser muito aproveitável no Litoral Norte gaúcho, com muito sol, períodos de nebulosidade e elevados índices de radiação UV. A tendência é de muito calor com máximas de 31ºC a 33ºC à sombra. Mesmo as noites tendem a ser abafadas nas praias. O calor favorecerá pancadas isoladas e passageiras de chuva típicas de verão, especialmente no começo da semana. As águas do mar podem ficar mais claras e quentes.


Santa Catarina

O feriadão promete muito sol também nas praias de Santa Catarina, com forte calor. As máximas devem ficar entre 31ºC e 33ºC na maioria das praias, podendo alcançar de 33ºC a 35ºC em alguns pontos. Pancadas localizadas de chuva, ocasionalmente fortes e mesmo acompanhadas de temporais isolados, são esperadas no decorrer do Carnaval. A chuva ocorre de forma passageira da tarde para a noite.


Rio de Janeiro

O tempo seco predomina na maior parte do Carnaval na cidade do Rio de Janeiro, com sol e calor. As máximas ficam entre 33ºC e 35ºC na maioria das tardes do feriadão. Segue o calor à noite, com madrugadas abafadas, em que as mínimas não baixam de 22ºC a 24ºC em Copacabana.


Fonte: MetSul e Correio do Povo

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

NOVA ONDA DE CALOR NA SEMANA DO CARNAVAL

Previsão do Tempo - 14/02 a 17/02
Atualizada em 15/02 às 21:29

Na terça-feira o sol brilha forte com poucas nuvens em Montenegro. A temperatura começa a se elevar gradativamente ao longo da semana, tanto a mínima, quanto a máxima. A mínima prevista fica entre 18°C e 20ºC. À tarde faz de 33°C a 35ºC.

Na quarta-feira o sol aparece com nuvens em um dia quente e abafado (umidade aumenta). a partir da tarde, podem ocorrer pancadas localizadas de chuva, típicas de verão. Temperatura mínima sobe bastante em relação a terça e fica entre 21ºC e 23ºC. Máxima de 34ºC a 36ºC à Tarde.

A quinta-feira será outro dia muito quente e abafado. A madrugada terá temperatura elevada com mínima entre 22ºC e 24ºC. A máxima atinge entre 36ºC e 38ºC. Não se pode afastar chuva isolada de verão, apesar da chance ser pequena.

A sexta-feira não muda muito. O sol aparece com nuvens em mais um dia de forte calor e abafamento. Mínima entre 23ºC e 25ºC e máxima de 37ºC a 39ºC. A chance de pancada/temporal a partir da tarde aumenta.


TENDÊNCIA: Vai dar praia! A tendência para o final de semana de carnaval é de intenso calor e abafamento, tanto em Montenegro, quanto no Litoral Norte e Litoral Catarinense. Temperatura pode ultrapassar os 40°C na região de Montenegro. Há chance de pancadas de chuva muito localizadas da tarde para noite, mas o sol deve predominar na maior parte do tempo.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

MASSA DE AR SECO E FRIO GARANTE DIAS ENSOLARADOS E MADRUGADAS FRIAS

Previsão do Tempo - 11/02 a 13/02

No sábado o tempo ensolarado predomina em Montenegro. A temperatura ficará amena durante a madrugada. Há chance de nevoeiro ao amanhecer. Temperatura mínia entre 15ºC e 17ºC. Durante a tarde, com o sol forte e baixa umidade, a temperatura sobe rapidamente e a máxima devem ficar entre 28ºC e 30ºC. Diferente dos outros dias, a sensação térmica será muito agradável à tarde.

O domingo será outro dia em que o sol predomina. Faz frio para esta época do ano na madrugada com mínima de 14ºC a 16ºC, não se descartando menores em pontos afastados da cidade. À tarde, a temperatura sobe mais e alcançam entre 31ºC e 33ºC, mas sem a sensação de abafamento.

A segunda-feira não será muito diferente. O dia terá predomínio de sol e poucas nuvens, porém, a temperatura sobe mais. Mínima entre 16°C e 18°C e máxima entre 33°C e 35°C.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

ABAFADO E PANCADAS DE CHUVA E/OU TEMPORAL

Previsão do Tempo - 07/02 a 10/02

Na terça-feira o sol aparece com nuvens em Montenegro, mas as nuvens aumentam a partir da tarde. Com o ar tropical, quente e úmido, atuando sobre a região, o tempo segue instável. Há risco de pancadas de chuva típicas de verão, algumas fortes e com risco de temporais em pontos isolado, principalmente no segundo período do dia. Temperatura mínima entre 22ºC a 24º. Máxima de 31ºC a 33ºC.

A quarta-feira será outro dia quente, muito abafado (sensação de desconforto) e instável. O sol aparece com nuvens. Novamente há risco de pancadas de chuva podendo ser forte e/ou temporal. Mínima entre 22ºC e 24ºC na madrugada. À tarde a temperatura atinge entre 33ºC e 35ºC.

A quinta-feira começa ainda muito quente, abafada e úmida, mas no decorrer do dia uma frente fria cruza o RS e chega a região de Montenegro. O dia será de muitas nuvens e chuva a qualquer momento do período. Alerta-se para o risco de temporal e de pancadas de chuva forte acompanhadas de descarga elétrica. Também há risco de alagamentos. Mínima entre entre 22ºC e 24ºC na madrugada e no final da noite. Máxima ficam entre 28ºC e 30ºC.

Na sexta-feira, com o afastamento da frente fria, o sol aparece com nuvens e ainda há pequena chance de chuva ou garoa. A temperatura vai estar muito mais agradável, com vento soprando de quadrante Sul. Mínima entre 19ºC e 21ºC e máxima entre 27ºC e 29ºC.

RIO GRANDE DO SUL "TORRA" COM 40°C, ENQUANTO ARGENTINA TEM NEVE

O Noroeste gaúcho “torrou” nesta segunda-feira. A área do Estado menos beneficiada pelas pancadas de chuva dos últimos dias registrou 40,0ºC em Santa Rosa e 38,8ºC em Iraí. Nas Metades Sul e Leste, o dia foi novamente foi muito abafado com pancadas em diversos pontos.

Na Grande Porto Alegre, São Leopoldo suspendeu o racionamento de água após a chuva ter superado a média histórica do mês todo apenas nos seis primeiros dias de fevereiro, com 108,4 mm na estação da MetSul no Morro do Espelho.Montenegro já registra, apenas nos primeiros dias de fevereiro, um acumulado de 117 milímetros com as fortes pancadas de verão.

Enquanto isso, em um contraste curioso, nevou na manhã desta segunda-feira em Ushuaia, província argentina da Terra do Fogo. A temperatura chegou a 3ºC no aeroporto local. Neve no verão não chega a ser um fenômeno raro, mas é pouco frequente. O Centro e o Norte da Argentina, assim como o Rio Grande do Sul, sofrem com o calorão e a estiagem.

Fonte: Correio do Povo

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

FINAL DE SEMANA DE CALOR E PANCADAS DE CHUVA

Previsão do Tempo - 04/02 a 06/02

Neste sábado o tempo estará instável. O sol aparece com nuvens, mas a
chance de chuva/temporal é elevado devido a alta umidade e calor. Há chance de pancadas fortes, granizo e ventania, principalmente na segunda metade do período. A sensação será de forte abafamento e o calor segue até mesmo na madrugada. Mínima entre 23°C e 25°C. A máxima fica entre 33°C e 35°C.

No domingo o sol novamente aparece com nuvens, mas há chance de pancadas de chuva, algumas podendo ser de forte intensidade em pontos isolados. Não se descarta temporal com vento e granizo. A temperatura e o abafamento seguem fortes. Mínima entre 22°C e 24°C e máxima entre 33°C e 35°C.

A segunda-feira não será muito diferente do dias anteriores. Haverá mistura de sol, nuvens e chance de chuva, podendo ocorrer em forma de pancadas fortes e/ou temporal de verão. Segue o abafamento, principalmente a tarde. A mínima segue elevada, ficando entre 23°C e 25°C, enquanto a máxima fica entre 34°C a 36°C.

-----------------------------------------------------
Atualização I - 05/02/12 às 20:30

Topos de nuvens de até -80°C (destaque rosa no mapa) atingindo a região do Vale do Caí, Sinos, Grande Porto Alegre e parte da Serra Gaúcha nesse começo de noite.

Radar mostra nova instabilidade (forte nesse momento) vindo em direção a Montenegro. Não se descarta queda de granizo (ponto vermelho no mapa abaixo).