sexta-feira, 29 de junho de 2012

O CALOR CONTINUA NO FINAL DE SEMANA

Previsão do Tempo - 30/06 a 02/07

No sábado o sol até pode aparecer entre as nuvens, mas a nebulosidade predomina. Devido a proximidade da frente fria no Sul do RS, podem ocorrer períodos de chuva a qualquer momento. A temperatura permanece elevada deixando o sábado quente e abafado. Mínima entre 15ºC e 17ºC e máxima entre 26ºC a 28ºC.

No domingo o sol aparece com nuvens e a frente fria, que não consegue avançar, recua para o Sul. A temperatura aumenta novamente e faz calor. Mínima elevada na madrugada ficando entre 14°C e 16°C e a máxima à tarde atinge entre 29°C e 31°C.

Na segunda-feira o sol aparece com poucas nuvens e o ar quente e seco segue atuando na região de Montenegro. Temperatura mínima entre 15°C e 17°C e máxima entre 28° e 30°C.

Fonte: CPTEC / INPE / INMET / Metsul / CP / Tempo Agora

OFICIAL: EL NIÑO SURGE NO PACÍFICO


Dados divulgados pelo Bureau de Meteorologia da Austrália, nesta quarta-feira, indicam que a anomalia de temperatura da superfície do mar (TSM) na chamada região Niño 3.4 (Pacífico Central) atingiu o patamar de El Niño. A confirmação do fenômeno deverá ser ratificada na próxima semana pelo NOAA (Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera) dos Estados Unidos, tal como a MetSul já sinalizava no início da semana.

A anomalia na região Niño 3.4 é de +0,7, além do patamar mínimo de +0,5ºC para de definição de condições oceânicas de El Niño. Para que haja, porém, a caracterização de um episódio de El Niño, tais condições devem permanecer durante os próximos meses, o que os modelos climáticos sinalizam. A grande questão é qual vai ser a intensidade do do fenômeno. A maioria dos modelos climáticos sinaliza evento fraco, mas a MetSul não afasta um episódio ao menos com intensidade moderada, tal como se deu entre 2009 e 2010.

“Historicamente, o aquecimento do Pacífico traz aumento da chuva para o Rio Grande do Sul”, avaliou o meteorologista Eugenio Hackbart. Na segunda metade de 2009, o Estado foi castigado por muita chuva, enchentes e freqüentes temporais. “Com o El Niño, cresce o risco dos gaúchos enfrentarem períodos de chuva em excesso nos próximos meses”, alertou.

Fonte: CP / MetSul

segunda-feira, 25 de junho de 2012

SEMANA COMEÇA AMENA MAS TERÁ TARDES QUENTES

Previsão do Tempo - 26/06 a 29/06

Na terça-feira o sol aparece com nuvens em Montenegro. O amanhecer pode registrar nevoeiro. A madrugada e amanhecer serão um pouco frios, com mínima entre 8°C e 10°C. A máxima a tarde será bem agradável, devendo ficar entre 20°C e 22°C.

Na quarta-feira o sol aparece com poucas nuvens. Há chance de nevoeiro (até denso) em Montenegro. A temperatura começa a subir gradativamente e a mínima fica entre 9°C e 11°C, enquanto a máxima atinge de 23°C a 25°C.

Na quinta-feira o sol mais uma vez predomina. Há chance de nevoeiro ao amanhecer. Ar quente continua ingressando na região e faz calor para esta época do ano (inverno). Mínima entre 11°C e 13°C e máxima entre 27°C e 29°C.

A madrugada de sexta-feira será atípica para o final de junho, com temperatura mínima alta para a época. A mínima deve se situar entre 14°C e 16°C. O sol aparece durante o dia e a temperatura se eleva rapidamente fazendo calor a tarde. Máxima a tarde de 28°C a 30°C.

Fonte: CPTEC / INPE / INMET / Metsul / CP / Tempo Agora

domingo, 24 de junho de 2012

EL NIÑO É IMINENTE NO PACÍFICO

É iminente que o oceano Pacífico atinja condições de El Niño. As condições, inclusive, já podem ter sido alcançadas, mas, como os boletins são semanais, apenas se saberá nos próximos dias. Boletim divulgado na quinta pelo Serviço Meteorológico da Austrália (americanos têm seu informe semanal amanhã) informou que a anomalia de temperatura da superfície do mar (TSM) na chamada Região Niño 3.4, no Pacífico Central, chegou a +0,4ºC, apenas 0,1ºC do patamar de El Niño de +0,5ºC ou mais. A língua de água mais quente que a média se prolongando pela faixa equatorial do Pacífico, clássica de um El Niño, já pode ser notada (imagem). Historicamente, o fenômeno El Niño traz aumento da chuva aqui no Estado, o que deve ser especialmente constatado no segundo semestre deste ano.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

FINAL DE SEMANA COM PREDOMÍNIO DE SOL

Previsão do Tempo - 23/06 25/06
Atualizada em 24/06 às 23:05

No sábado o sol predomina com poucas nuvens em Montenegro. Há chance de nevoeiro na região. A madrugada vai ser um pouco fria com mínima entre 8ºC e 10ºC. A tarde será bastante agradável com máximas de 19ºC a 21ºC.

No domingo o sol predomina. O amanhecer pode registrar nevoeiro na região. Faz um pouco de frio na madrugada, com mínima entre 8ºC e 10ºC. Mas a temperatura sobe rapidamente e a tarde a máxima fica entre 21ºC e 23ºC.

A segunda-feira começa com sol e poucas nuvens, mas no decorrer do período as nuvens aumentam e o céu passa a nublado. Alguns modelos chegaram a indicar até chuva/garoa, mas nas últimas rodadas retiraram a chuva para a nossa região. A temperatura mínima fica entre 7°C e 9°C e a máxima atinge de 18°C a 20°C.

Fonte: CPTEC / INPE / INMET / Metsul / CP / Tempo Agora

quinta-feira, 21 de junho de 2012

INVERNO SERÁ MARCADO POR EXTREMOS

Inverno chega prometendo muita chuva

O inverno entra oficialmente às 20h09min desta quarta-feira e promete muita chuva para o decorrer da estação.

Chuva extrema castiga o estado do Paraná. A cidade de Godoy Moreira está isolada. Uma barragem em Londrina transbordou. Cataratas do Iguaçu registram a maior vazão do ano. A MetSul alerta que quadro vai piorar com enchentes. Em Curitiba, já choveu 209,9 mm desde o começo do mês.

Extremos de temperatura e precipitação

O inverno inicia ainda com o Pacífico sob neutralidade (ausência de El Niño ou La Niña), mas as condições de El Niño podem ser atingidas durante a nova estação. A estação fria deve ser marcada em 2012 por extremos de temperatura e precipitação com acentuada variabilidade térmica e um aumento na frequência e intensidade da chuva no Rio Grande do Sul. As precipitações deverão ser mais volumosas na Metade Norte e podem ocorrer episódios com volumes excessivos a extremos no Estado, até com risco de cheia de rios.

A frequência de temporais de vento e granizo pode aumentar bastante entre agosto e setembro. Não se antecipa frio intenso constante e regular, mas em eventos que podem ser até significativos, com formação de geada generalizada e chance de neve, mas que deverão ser intercalados com dias amenos a quentes. Jornadas de calor são esperadas na estação, especialmente na sua segunda metade.

Fonte: CP / MetSul

terça-feira, 19 de junho de 2012

SEMANA DE MUITAS NUVENS E ALTA UMIDADE

Os volumes de chuva foram elevados no domingo e na segunda-feira em cidades da Metade Norte do Rio Grande do Sul, trazendo alívio adicional para a estiagem. O racionamento de água já havia sido suspenso em alguns municípios e as precipitações dos último dias foram ainda mais importantes para a recuperação gradual dos mananciais.

Previsão do Tempo - 19/06 a 22/06


A terça-feira terá predomínio de céu encoberto e não se descarta garoa em alguns momentos. A madrugada vai ser fria com mínima de 11ºC a 13ºC. A tarde terá temperatura amena com máxima entre 15ºC e 17ºC. A umidade do ar continua alta.

Na quarta-feira o sol aparece com nuvens. Há chance de nevoeiro entre a madrugada e amanhecer. O dia começa frio com mínima entre 7ºC e 9ºC. À tarde a máxima atinge entre 18ºC e 20ºC.

A quinta-feira começa com sol e nuvens, mas o tempo passa a encoberto ao longo do período e há chance inclusive de garoa (principalmente à noite). A temperatura mínima fica entre 7°C e 9°C. Máxima em torno dos 20°C à tarde.

A sexta-feira pode começar com muitas nuvens e ainda chance de chuva/garoa, mas o sol aparece com nuvens no decorrer do período. Temperatura mínima entre 8°C e 10°C. A tarde será agradável com máxima entre 19°C e 21°C.

OBS: Previsão sujeita a atualização/alteração ao longo da semana.

domingo, 17 de junho de 2012

MATÉRIA DO JORNAL O PROGRESSO DE MONTENEGRO

Matéria publicada no dia 15/06/2012 no jornal O Progresso de Montenegro. Clique para ampliar.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

FIM DE SEMANA TERÁ CHUVA E TEMPERATURA DECLINA

Previsão do Tempo - 16/06 a 18/06

No sábado o tempo definitivamente muda em Montenegro e o período quente chega ao fim exatamente uma semana depois da cidade ter tido uma mínima de 2,9ºC negativo. O dia deve ter muitas nuvens com chuva no decorrer do período. Há risco de pancadas fortes com trovoadas. Temperatura máxima entre 18°C e 20°C no início da madrugada. A temperatura declina durante o dia. Mínima entre 12ºC e 14ºC no final de sábado.

O domingo será de muitas nuvens, mas podem ocorrer aberturas de sol. A madrugada será um pouco fria com mínima de 10ºC a 12ºC. Durante o dia as nuvens voltam a aumentar e o tempo pode se instabilizar mais uma vez com chuva, especialmente a partir da tarde. Máxima prevista entre 17ºC e 19ºC.

Na segunda-feira o tempo ainda não firma. O dia começa com muitas nuvens e chuva ou garoa. Ao final da tarde podem ocorrer aberturas de sol. Mínima entre 11°C e 12°C e máxima entre 17°C e 19°C.

Fonte: CPTEC / INPE / INMET / Metsul / CP / Tempo Agora

segunda-feira, 11 de junho de 2012

TEMPERATURA BEM MAIS AGRADÁVEL E ALTA UMIDADE

Previsão do Tempo - 12/06 a 15/06

Nesta terça-feira o sol aparece com nuvens em Montenegro. A madrugada e amanhecer ainda serão frios, mas ao longo do dia a temperatura sobe rapidamente e a tarde atinge de 23°C a 25°C. Mínima em torno dos 10°C. Elevada chance de ocorre o fenômeno "paredes frias", devido a combinação de calor e alta umidade dessa semana agir sobre as paredes/pisos muito resfriados pelo frio da semana passada. Grande chance de nevoeiro (até denso em alguns pontos).

Na quarta-feira o sol novamente aparece com nuvens. A temperatura segue em elevação e faz calor para esta época do ano à tarde. Máxima fica entre 27°C e 29°C. Mínima entre 10°C e 12°C. Chance de "paredes frias" e nevoeiro (até denso em alguns pontos).

Na quinta-feira o dia começa com sol entre nuvens. Ao longo do dia a nebulosidade aumenta e há chance de chuva até o final da noite devido a aproximação de uma frente fria. Mínima entre 12°C e 14°C e máxima entre 27°C e 29°C, não se descartando superior dependendo da cobertura de nuvens. Chance de nevoeiro na madruga/amanhecer.

A sexta-feira terá sol e nuvens. O tempo estará instável e abafado. Há chance de chuva/garoa a qualquer momento devido a proximidade das áreas de instabilidade. Temperatura mínima entre 13°C e 15°C e máxima entre 22°C e 24°C.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

MUDANÇA NO TEMPO

Previsão do Tempo - 09/06 a 11/06

Nem bem nos acostumamos com esse frio intenso e ele já se despede (temporariamente) a partir do domingo. Modelos apontam chuva em parte do domingo devido a uma frente quente, vinda do Norte (SC). Na sequência da semana, a temperatura pode se aproximar de 30°C na nossa região. Com essa mudança brusca, a temperatura pode variar quase 40°C no Sul do Brasil em poucos dias. E haja saúde!!!

No sábado o sol predomina e a madrugada será novamente gelada em Montenegro. A mínima deve ficar entre -1ºC e 1ºC na maioria dos bairros. Alguns locais, como baixadas, podem registrar até -2°C. Mais uma vez se espera a formação de geada em diversos locais. Frio perde força durante o dia e a temperatura sobe bastante. Máxima entre 17ºC e 19ºC.

No domingo o sol aparece com poucas nuvens. Ainda faz muito frio na madrugada e amanhecer com mínima entre 2°C e 4°C. Ao longo do dia as nuvens aumentam e há grande chance de chuva, especialmente no segundo período. Área de baixa pressão avançará de Norte/Noroeste e pode configurar-se em uma frente quente. É muito comum, caso aconteça essa condição, que a chuva ocorra em forma de pancadas e acompanhada de descargas elétricas. Não raro granizo (devido a atmosfera em altitude ainda estar muito fria e receber ar quente do Norte). Já a tarde deve ser bastante agradável com máxima entre 20ºC e 22ºC.

A segunda-feira ainda pode começar com instabilidade (chuva), mas ela se afasta para alto mar ao longo do dia e o sol pode aparecer com nuvens. A temperatura continua em gradual elevação. Mínima entre 9°C e 11°C e máxima entre 21°C e 23°C.

OBS: Veja mais fotos publicadas no post abaixo, inclusive da geada de hoje (sábado).

Fonte: CPTEC / INPE / INMET / Metsul / CP / Tempo Agora

FRIO HISTÓRICO DERRUBA TEMPERATURA A -2,9°C EM MONTENEGRO

Há dias já era informado aqui no blog MeteoMont que a quinta e a sexta-feira seriam os dias mais frios do ano (até agora). Confesso que mesmo analisando os modelos numéricos de previsão do tempo, consultando sites, reunindo informações, eu particularmente não acreditava em -3°C para a nossa região. Mas a natureza às vezes nos surpreende e nos dá a resposta. Resposta essa sentida na pele (literalmente!). Mesmo de folga hoje, acordei às 06:30 para tirar fotos e reproduzí-las aqui no blog. Com vocês, "o gelo" em Montenegro!!!

(clique para ampliar)




















Autor: Daimar Coelho - www.meteomont.blogspot.com
© É proibida a divulgação das fotos sem mencionar a fonte.


Fotos abaixo de Fabiano Zanette da manhã do dia 08/06





--------------------------------------------------------------------
Atualização I - 09/06 às 12:25

Fotos de hoje (sábado) feitas por Felipe Martins em Montenegro: