sexta-feira, 28 de setembro de 2012

FIM DE SEMANA DE SOL, NUVENS E CHANCE DE CHUVA

Previsão do Tempo - 29/09 a 01/10
Atualizada em 29/09 às 17:59

No sábado o sol aparece com nuvens em Montenegro, mas no decorrer do período as nuvens devem aumentar. Ainda faz um pouco frio na madrugada/amanhecer com mínima de 10ºC a 12ºC. Máxima a tarde entre 25ºC e 27ºC.

No domingo o sol aparece com nuvens. Devido a tempo instável, não se pode descartar chuva até o final do período. Temperatura mínima entre 15°C e 17°C e máxima entre 25°C e 27°C.

A segunda-feira será de céu fechado na maior parte do tempo e com chuva. Não se descarta pancadas fortes e/ou acumulados excessivos de chuva, principalmente na segunda metade do dia, o que poderia resultar em alagamentos. Mínima entre 16°C e 18°C e máxima entre 22°C e 24°C.

Tendência: O restante da semana deve ser instável e com (muita) chuva. Em parte da terça e durante a quarta-feira deve chover forte com descargas elétricas e chance de temporal/vendaval. Desde já alerta-se para riscos de transtornos, como alagamentos.


segunda-feira, 24 de setembro de 2012

FORTE MASSA DE AR FRIO

Previsão do Tempo - 25/09 a 29/09
Atualizada em 25/09 às 21:39

Nesta terça-feira as nuvens predominam sobre a região de Montenegro. Chove a qualquer momento com a chegada da frente fria, não se descartando já entre a madrugada e o período da manhã. Modelos indicam volumes baixos de chuva, mas não se pode descartar alguma pancada forte passageira. Rajadas de vento devem marcar o ingresso da frente fria na região. O ar frio, de origem polar, começa a ingressar na cidade ao longo do dia e dará sensação de frio. A máxima ocorre no começo do período ficando entre 14ºC e 16ºC. No final da noite a mínima ficará entre 10ºC e 12ºC apenas, mas a sensação térmica com o vento Sul será menor ainda.

Na quarta-feira as nuvens e algumas aberturas de sol irão predominar. Não se pode descartar chuva ou garoa, a qualquer momento na cidade. A madrugada/amanhecer serão muito gelados. Temperatura mínima entre 3ºC e 5ºC apenas, porém, com o vento a sensação deve ser menor. Durante o dia, a máxima fica entre 16ºC e 18ºC apenas.

Na quinta-feira novamente podem ocorrer algumas aberturas de sol em meio a muitas nuvens. Ainda não é possível se descartar chuva fraca ou garoa passageira devido a umidade vinda do mar. Temperatura mínima entre 6°C e 8°C e máxima entre 18°C e 20°C.

Na sexta-feira o sol aparece com poucas nuvens e a temperatura estará agradável. Ainda faz um pouco de frio na madrugada/amanhecer com mínima de 10°C. À tarde, a máxima fica entre 21°C e 23°C.

Tendência: No final de semana as temperaturas seguem em elevação e deve ter sol e poucas nuvens.

Fonte: CPTEC / INPE / INMET / Metsul / CP / Tempo Agora

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

AR SECO E FRIO GARANTE FINAL DE SEMANA ENSOLARADO

Previsão do Tempo -  22/09 a 24/09

Neste sábado o sol vai predominar em Montenegro, dando início a primavera 2012. Faz frio na madrugada e amanhecer com mínima entre 7ºC e 9ºC. O dia será muito agradável ao sol com máxima à tarde entre 20ºC e 22ºC. Volta a esfriar rapidamente à noite.

No domingo o sol mais um vez brilha forte. Novamente se espera uma madrugada de temperatura baixa com marcas entre 6ºC e 8ºC. Máxima à tarde entre 21ºC e 23ºC. Chance de nevoeiro ao amanhecer.

Na segunda-feira o sol aparece com poucas nuvens em Montenegro. A temperatura entra em elevação. Mínima entre 9ºC e 11ºC. A tarde a máxima atinge de 26ºC a 28ºC.

Tendência: Na terça-feira um novo pulso de ar ainda mais frio chegaria a região deixando as temperaturas típicas de inverno e caindo muito em relação a segunda-feira. Há chance de chuva entre terça e quarta.

CICLONE - VÍDEOS INCRÍVEIS REGISTRADOS NO URUGUAI

Foi preciso utilizar uma corda para conseguir atravessar a rua em Montevideo no dia do ciclone extratropical. Rajada máxima confirmada oficialmente no Uruguai foi de impressionantes 172 km/h em Punta Del Este. Esta velocidade pode ser comparada a um furacão categoria 2 (quase 3) na escala de furacões. Veja abaixo o vídeo registrado:



O próximo vídeo, também do Uruguai, lembra por demais os fortes furacões registrados nos EUA:



quarta-feira, 19 de setembro de 2012

MONITORAMENTO DA ENCHENTE EM MONTENEGRO - 19/09/2012

Atualização VII - 20/09 às 14:04

ANÁLISE DA ENCHENTE

Desde março/2012 este blog, gerenciado por mim Daimar Coelho, vem informando sobre a possibilidade de enchente em Montenegro e região durante o inverno. Desde o início do fenômeno El Niño, eu vinha chamando a atenção para o retorno, não só das chuvas, mas também do aumento do número de temporais sobre o RS. A primeira previsão de enchente foi feita para os meses de julho e agosto, mas com um fortíssimo bloqueio atmosférico atuando sobre o RS em agosto, a chuva excessiva ficou restrita ao Uruguai, que por sua vez sofreu com as cheias dos rios, e aqui no RS tivemos forte elevação da temperatura (super-veranico).

No post criado no dia 14/09/2012 com o título "Chuva retorna ao RS e pode vir acompanhada de temporais", já se alertava sobre o tempo severo e sobre a possibilidade de enchente, mesmo que pequena, mas já se falava sobre a possibilidade de enchente em Montenegro com 5 DIAS DE ANTECEDÊNCIA. Veja e relembre o trecho: "... como a chuva ficaria mais restrita ao Sul do RS, a chance da ocorrência de uma enchente em Montenegro é muito baixa nesse momento, mas o quadro vai exigir atenção. Modelos podem começar a sugerir chuva forte e excessiva mais para o Norte nas próximas saídas."

Pois bem, a situação era indefinida até um dia antes da ocorrência da enchente na cidade. Por que? Porque somente na madrugada de terça-feira (18/09) o que vinha se cogitando aconteceu. Choveu moderadamente na região Serrana (nascente do rio Caí). Mas mesmo assim, segundo as minhas análises, o total de chuva nos últimos 4 dias não era suficiente para gerar cheia, eu acreditava até o último momento que o rio teria uma forte elevação, ficando muito acima do normal, mas ainda assim com chances pequenas para enchente.... É aí que a falta de recursos meteorológicos e sistemas de alerta no nosso Estado e País entram em ação! As poucas estações meteorológicas do INMET que existem na região não caracterizavam uma cheia, segundo a minha análise. Graças a estações particulares e pluviômetros manuais (agricultores) e principalmente aos amigos de Bom Princípio, São José do Hortêncio e São Sebastião do Caí começava a busca por informações de registros pluviométricos. Aí é que comecei a me preocupar e a cogitar enchente quando reuni as informações. Choveu intensamente nas cidades imediatamente ao Sul da Serra, ou seja, entre Montenegro e a Serra Gaúcha, onde não há estações. Quase fui traído pelos registros da Serra e Montenegro e não "enxerguei" o que aconteceu entre as cidades ao longo do rio.

Às 21:06 do dia 19/09 comecei a alertar - em meio a uma "enxurrada" de informações sobre o vento e estragos causados pelo ciclone no Uruguai e RS - que a enchente seria de proporções moderadas (nem pequena, nem grande), horário em que a recém começava a alagar os primeiros pontos de Montenegro, ainda dando um certo espaço de horas para a população ribeirinha se organizar.

Então, encerra-se aqui o monitoramento das cheias do rio Caí em Montenegro. Um grande abraço à todos que acompanharam, comentaram e prestigiaram este blog. Continuem visitando...
Até a próxima!  ;-)



-------------------------------------------------------
Atualização VI - 20/09 às 13:28

Rio Caí estabilizou em Montenegro entre às 17:00 e 18:00, conforme já era previsto na atualização das 13:28 (abaixo). O rio atingiu 5,48 metros. Já em São Sebastião do Caí o rio atingiu o pico de 
12,50 metros por volta das 06:00.
Agora as águas começam a baixar lentamente durante essa noite e sexta-feira na cidade. A boa notícia é que nos próximos dias praticamente não há previsão de chuva, apesar desta sexta-feira poder ocorrer algum chuva rápida e passageira, mas que não terá influência na enchente atual.

-------------------------------------------------------
Atualização V - 20/09 às 14:04

Rio Caí em Montenegro atinge 5,41 metros às 13:00 e continua subindo 3 cm/h conforme já era previsto.

--------------------------------------------------------
Atualização IV - 20/09 às 13:28

O rio estabilizou no começo dessa madrugada em São S. do Caí. Em Montenegro continua a subir, mesmo que muito lentamente. Às 9 horas desta quinta, o rio media 5,10 metros, subindo cerca de 8 cm por hora. Ao que tudo indica deve se estabilizar no final da tarde.

--------------------------------------------------------
Atualização III - 19/09 às 21:52

Alerto para a população ribeirinha começar "a se mexer".... essa enchente não vai subir rápido como numa enchente grande, mas vai subir aos poucos e constante, por várias horas. Então não adianta pensar que por estar subindo pouco que vai parar rápido... ok?

---------------------------------------------------------
Atualização II - 19/09 às 21:40

ATENÇÃO | Estou correndo atrás de informações e descobri uma notícia ruim. A água não parou de subir em São S. do Caí. Sobe 10 cm/h com o nível em 12,3 metros agora. Isso que dizer que vai subir em Montenegro até pelo menos o começo da tarde de quinta. Isso preocupa! Previsão continua sendo de uma enchente com proporções MODERADAS em Montenegro.

-----------------------------------------------------------------
Atualização I - 19/09 às 21:06

Dados divulgados agora pouco do nível do rio Caí em São Sebastião do Caí traz um pouco de preocupação. Nível atingiu 12 metros lá, portanto, nesse momento, a previsão da enchente da Montenegro passa a ser de proporções moderadas.
A seguir será divulgado se o nível continua subindo lá... se alguém puder ajudar com a informação correta antes eu agradeço também.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

ALERTA METEOROLÓGICO PARA CICLONE

*Atualizações importantes no final do post sobre o ciclone e a possibilidade de enchente em Montenegro

Ciclone trará vento forte e risco de mais transtornos

No restante desta terça-feira e ainda em parte da quarta-feira, especialmente no período da madrugada e da manhã, persiste o risco de chuva forte a torrencial em Porto Alegre, Grande Poa e Vales, com trovoadas. O risco de chover forte, até com possibilidade de alagamentos, permanece em conseqüência de uma frente fria, associada a um centro de baixa pressão na área do Rio da Prata, que vai atravessar o Rio Grande do Sul entre hoje e amanhã.


No decorrer da quarta-feira o grande risco meteorológico deixará de ser a chuva e passará a ser o vento. O Rio Grande do Sul há muito tempo não sofre as conseqüências de um intenso ciclone extratropical, fenômeno comum e recorrente no Atlântico Sul e que nos últimos meses foi mais freqüente em latitudes próximas da Antártida. Esta trégua está prestes a acabar. Centro de baixa pressão bastante profundo avançará do Centro da Argentina para o Rio da Prata, onde deve se intensificar ainda mais com pressão mínima central apenas entre 980 e 985 hPa. Este sistema se converte em um ciclone extratropical intenso durante a quarta-feira na área do Prata, provocando vento muito forte com rajadas intensas com potencial até destrutivo em alguns locais, podendo chegar a 140 Km/h. A pressão atmosférica despencará no Rio Grande do Sul nesta quarta com marcas que podem ficar ao redor ou mesmo abaixo de 1000 hPa em Porto Alegre e Vales.

O vento mais intenso associado ao ciclone é esperado para o Uruguai e o Sul do Estado, porém os efeitos do fenômeno devem ser sentidos em Porto Alegre (e Montenegro). O vento deve ganhar muita força na cidade no decorrer da quarta e ainda soprar forte ao longo da quinta-feira, perdendo intensidade durante o dia. Na área de Porto Alegre o vento pode soprar com rajadas de 70 a 90 km/h, superiores em alguns pontos. Para Montenegro estão previstas rajadas entre 50 e 70 km/h, não se descartando algumas superiores.


O potencial de danos e transtornos é altíssimo. O vento muito forte, que deve soprar com rajadas por muitas horas consecutivas, pode provocar queda de placas de publicidade e postes, além de causar destelhamentos. Pode ser registrado um elevado número de queda de árvores. Apenas com o vento intenso já seria de se esperar um número de alto de queda de árvores, mas com o solo bastante saturado e instável pelo excesso de chuva o número pode ser ainda maior do que normalmente se observa. As conseqüências mais amplas para a população deverão se dar no fornecimento de energia com prováveis cortes e interrupções em vários bairros. A população deve estar muito atenta, evitando estacionar automóveis debaixo de árvores e ter muito cuidado com eventuais cabos ou fios de luz energizados nas ruas.

Enchente?

As condições registradas (acumulados de chuva) em Montenegro e Serra Gaúcha ainda não geram condições de cheia para o Rio Caí, apesar de 4 dias de chuva seguidos. Assim, como era o esperado, o rio já se encontra bem acima do nível normal e vai subir mais ainda, mas repito, sem possibilidade de enchente ainda. Este aviso tem validade de 24 horas (até a noite de quarta-feira).
O que traz um pouco de preocupação é que os modelos começaram a sugerir acumulados elevados mais para o Norte do RS, podendo incluir a Serra. O quadro será decisivo amanhã (quarta-feira) para se ter certeza de uma possível enchente em Montenegro e região. Qualquer informação adicional e atual será divulgada aqui no twitter, ao lado da postagem.


Por fim, não deixem de comentar aqui no blog, na opção "Comentários" abaixo...
Boa sorte à todos!

Fonte: MetSul Meteorologia / CP
Adaptado por Daimar Coelho


-----------------------------------------------------------
Atualização III - 19/09 às 21:06

ATENÇÃO | Dados divulgados agora pouco do nível do rio Caí em São Sebastião do Caí traz um pouco de preocupação. Nível atingiu 12 metros lá, portanto, nesse momento, a previsão da enchente da Montenegro passa a ser de proporções moderadas.
A seguir será divulgado se o nível continua subindo lá... se alguém puder ajudar com a informação correta antes eu agradeço também.

-----------------------------------------------------------
Atualização II - 19/09 às 19:35

Rio Caí continua subindo 7 cm por hora em Montenegro. Teremos uma enchente pequena na cidade.

-----------------------------------------------------------

Atualização I - 19/09 às 12:18

ENCHENTE | Chance de enchente pequena nesse momento para Montenegro. Previsão de enchente é dificílima porque os dados de chuva da Serra não condizem com uma enchente para Montenegro. O problema é que choveu MUITO ao longo do rio e não na nascente, ou seja, em cidades entre Montenegro e a Serra onde NÃO HÁ estações meteorológicas, somente pluviômetro manual (agricultores e pessoas da sociedade). Em São Sebastião do Caí o nível de alerta de 10,5 metros deve ser atingido até a noite de hoje e as primeiras famílias devem ser retiradas. Mesmo nesse nível lá, em Montenegro ainda não ocorre enchente. O problema vai ser se ultrapassar esse limite.

domingo, 16 de setembro de 2012

SEMANA DE ALTO RISCO

*Atualizações importantes no final do post
As condições meteorológicas previstas para Montenegro e região metropolitana são muito preocupantes nesta semana com potencial de transtornos por chuva em alto volume, vento e temporais.
Boletim para a América do Sul do NOAA, o órgão de Meteorologia do governo americano, define o quadro desta semana no Uruguai, no Centro da Argentina e no Rio Grande do Sul como "particularmente perigoso". Modelos insistem em volumes na semana de 100 a 200 mm em grande parte da Metade Sul do Estado com acumulados pontuais que poderiam atingir ou exceder 300 mm, o que potencializa alagamentos, cheias e inundações.
Massa de ar extremamente quente, que elevou a temperatura a 38,6ºC neste domingo em Santa Rosa, no Noroeste do Estado, no mesmo instante que a região de Montenegro registrava apenas 20ºC, alimenta a forte instabilidade. Grosso modo, é como se colocar gasolina (ar quente) em fogo (atmosfera instável).
A notícia boa é que esses enormes volumes de chuva não estão sendo sugeridos pelos modelos para a Serra Gaúcha, onde fica a nascente do Rio Caí, mas mesmo assim o quadro irá exigir atenção e monitoramento.

Previsão do Tempo - 18/09 a 21/09
Nesta terça-feira ainda são esperadas muitas nuvens com períodos de chuva, por vezes forte, e trovoadas (raios). Mesmo assim há a possibilidade de momentos de melhoria, talvez até com aberturas de sol. A mínima deve ficar ao redor de 18ºC a 20ºC. Os modelos apresentam enorme divergência quanto às máximas, com alguns indicando em torno de 24ºC e outros 29ºC, mas o sol aparecendo pode superar facilmente os 30°C.
Na quarta-feira a instabilidade atinge o seu pico de intensidade no Estado com centro de baixa pressão profundo que estará sobre o Rio Grande do Sul, podendo derrubar a pressão atmosférica abaixo do valor crítico para instabilidade de 1000 hPa (hectopascais) em Porto Alegre e região metropolitana (incluindo Montenegro). A quarta-feira deverá ser de muitas nuvens com chance de chuva a qualquer hora do dia. Alerta-se para o risco muito alto de chuva forte a ocasionalmente torrencial com possibilidade de transtornos como alagamentos. São esperadas trovoadas. Há ainda o risco de temporais, até com queda de granizo, no decorrer do período. O vento começa a se intensificar e pode soprar com rajadas fortes e capazes de derrubar árvores, especialmente em razão do solo instável pela chuva. Pode fazer entre 21ºC e 23ºC, mas começa a esfriar no final do dia com marcas mínimas à noite de 14ºC a 16ºC.
Na quinta-feira, a chuva deixa de ser a maior preocupação e o vento será o ponto de atenção. O dia terá muitas nuvens com chance de chuva. Como é comum em circulação ciclônica, podem ocorrer momentos de melhoria, até com sol, intercalados com tempo fechado em que podem ocorrer até pancadas localizadas e passageiras mesmo de chuva forte. O vento deve soprar moderado a forte (60 a 80 km/h) durante o dia com rajadas ocasionalmente mais intensas. Poderão ser registradas várias horas consecutivas de ventania, o que potencializa o risco de queda de árvores, além de trazer a perspectiva de problemas na rede de distribuição de energia com falta de luz. Vento vai acompanhar o ingresso de ar mais frio e o dia será de temperatura bem menor com mínima entre 11ºC e 13ºC, e máximas entre 17ºC e 19ºC.

Na sexta-feira o alerta para tempo severo finalmente chega ao fim. O sol aparece mas as nuvens devem aumentar muito durante o período. Não se descarta até mesmo chuva/garoa passageira. A temperatura será baixa. Mínima em torno de 8°C e máxima entre 21°C e 23°C.

Fonte: Meteorologista Estael Sias / MetSul / CPTEC / INMET / CP


--------------------------------------------------------------------
Atualização I - 18/09 às 07:06


A instabilidade não apenas continua nesta terça-feira, como deve se intensificar. Permanece a advertência quanto a volumes extremos de chuva que, em alguns locais, do Centro para o Sul gaúcho, podem alcançar de 100 a 150 mm em poucas horas com prováveis inundações. Na quarta-feira, um centro de baixa pressão deve originar ciclone, instabilizando ainda mais a atmosfera.

Alerta-se para a ocorrência de muitos raios, chuva forte a torrencial, possíveis vendavais e granizo isolado. Áreas urbanas podem voltar a sofrer com alagamentos. No Norte do Estado, o calor que permanece ainda nesta terça instabiliza a atmosfera com pancadas isoladas e temporais isolados da tarde para a noite.


sexta-feira, 14 de setembro de 2012

CHUVA RETORNA AO RS E PODE VIR ACOMPANHADA DE TEMPORAIS

A próxima semana poderá reservar grandes acumulados de chuva em parte do Estado, sobretudo para a Metade Sul e Centro, regiões que, segundo alguns modelos, poderia ter em alguns pontos volumes de 150 a 300 mm em vários pontos. São volumes tão extremos que, se vierem a se confirmar, poderão provocar transtornos até importantes como inundações e enchentes.
Como a chuva ficaria mais restrita ao Sul do RS, a chance da ocorrência de uma enchente em Montenegro é muito baixa nesse momento, mas o quadro vai exigir atenção. Modelos podem começar a sugerir chuva forte e excessiva mais para o Norte nas próximas saídas.

Previsão do Tempo - 15/09 A 17/09
Atualizada em 16/09 às 23:32

No sábado o sol aparece, mas as nuvens aumentam e o céu pode passar a encoberto. Não se pode afastar chuva até o fim do dia. A madrugada será de temperatura mais alta com mínima entre 15ºC e 17ºC. O dia será abafado e a tarde quente. Máxima entre 31ºC e 33ºC.

O domingo deve ser de muitas nuvens. A chance de chuva aumenta em relação ao sábado. Podem até ocorrer momentos de melhoria, mas a atmosfera estará instável e abafada. A madrugada será quente com mínima de 17ºC a 19ºC e máximas de 26ºC a 28ºC.

Na segunda-feira o tempo segue muito instável. Há chance de chuva (pancadas) a qualquer momento e acompanhada de trovoadas. Temperatura mínima entre 17°C e 19°C e máxima entre 24°C e 26°C, podendo ser superior caso ocorram aberturas de sol.

OBS Importante: O final de semana vai exigir atenção em relação a forte instabilidade no Rio Grande do Sul. Não se descarta temporais/vendavais acompanhados de granizo e trovoadas, porém, esta previsão só é possível em curtíssimo prazo, com o acompanhamento de imagens do radar.

Tendência: A próxima semana será de elevados acumulados e grande instabilidade no RS, incluindo a região de Montenegro, com possibilidade de temporais.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

SEMANA COMEÇA COM CHUVA MAS SOL PREDOMINARÁ

O domingo e a segunda-feira foram de chuva excessiva em várias cidades da Grande Porto Alegre, Serra e Litoral Norte Gaúcho. Na região da nascente do rio Caí o acumulado de chuva da meia-noite do domingo até a noite de segunda-feira (22:00) ficou entre 70 e 90 milímetros. Montenegro e outras cidades do Vale do Caí chegaram a ultrapassar os 100 milímetros nesse mesmo período. A expectativa é que o rio Caí suba muito nas próximas primeiras horas desta terça-feira em Montenegro, ficando acima do seu nível normal. Nesse momento (23:30 do dia 10/09), pelos dados que se tem, não há chance de uma cheia em Montenegro. A previsão é que a chuva diminua muito e pare ao longo desta terça-feira, mas o quadro ainda exige monitoramento, principalmente na Serra. Qualquer informação adicional (ou contrária a esta), será divulgada aqui no blog (principalmente pelo twitter ao lado).

Previsão do Tempo - 11/09 a 14/09
Atualizada em 11/09 às 19:32

Na terça-feira O dia começa com céu encoberto e chance de chuva fraca ou garoa em Montenegro. É possível que o sol aparece até o final da tarde. A temperatura vai estar de amena a agradável. Mínima entre 13ºC e 15ºC e máxima à tarde de 19ºC a 21ºC.

Na quarta-feira o sol aparece com nuvens, mas podem ocorrer alguns períodos de céu nublado/encoberto. Mesmo a possibilidade de chuva fraca/garoa passageira não pode ser descartada. Também há chance de nevoeiro na região ao amanhecer. Faz um pouco de frio na madrugada com mínima de 12ºC a 14ºC. A tarde será de temperatura agradável com marcas de 20ºC a 22ºC.

Na quinta-feira o sol predomina com poucas nuvens, mas ainda podem ocorrer momentos de céu nublado. Volta a fazer um pouco de frio na madrugada com mínima entre 12ºC e 14ºC. A tarde terá máxima entre 23°C e 25°C.

A sexta-feira será mais um dia com predomínio do sol na região de Montenegro. A madrugada ainda será fria, mas à tarde a temperatura sobe rapidamente com o ingresso de uma massa de ar quente vinda do Norte. Mínima entre 12ºC e 14ºC e máxima entre 28°C e 30°C. Devido a inversão térmica (e grande amplitude térmica) pode ocorrer nevoeiro ao amanhecer.

Tendência: A tendência nesse momento é que o próximo final de semana começe com sol mas haverá chance de chuva, principalmente no domingo. A temperatua segue subindo e haverá sensação de abafamento e forte calor.

Fonte: CPTEC / INPE / INMET / Metsul / CP / Tempo Agora

----------------------------------------------------------------------
Atualização I - 11/09 às 23:39

Chuva forte e por vezes torrencial, acompanhada de muitos raios, atingiu o Rio Grande do Sul ontem, especialmente entre a madrugada e o período da manhã. A Metade Norte teve os maiores volumes. Em Porto Alegre a chuva atingiu 60 mm em alguns bairros e houve alagamentos (foto). Os acumulados do fim de semana e de ontem ficaram perto de 100 mm em alguns pontos do Estado. Em Santa Catarina, superaram. Timbé do Sul tinha quase 120 mm até o fim da tarde de ontem. Foi evento de muita chuva e poucos temporais. O próximo pode ser diferente. Dados analisados pela MetSul sugerem que o Estado voltaria a registrar chuva forte na próxima semana, mas com risco de vendavais e granizo. A atmosfera deverá estar muito quente e instável no fim de
semana e no começo da próxima semana, criando ambiente perigoso para tempestades até severas e destrutivas.

Fonte: Correio do Povo

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

FERIADÃO COMEÇA MUITO QUENTE E TERMINA COM CHUVA

Previsão do Tempo - 07/09 a 10/09

Nesta sexta-feira o sol aparece com nuvens em Montenegro. O vento irá soprar do quadrante Norte com rajadas de intensidade moderada. Com o vento quente, a temperatura irá ter uma acentuda elevação com calor intenso (para esta época do ano). Mínima entre 14ºC e 16ºC e máxima à tarde entre 33ºC e 35ºC, não se descartando 36ºC. Modelos não indicam chuva, mas o cenário vai exigir atenção devido a possibilidade de formação de fortes áreas de instabilidade isoladas próximas a Montenegro.

No sábado o sol pode aparecer, mas as nuvens aumentam durante o dia. O dia ainda vai ter vento Norte e será muito abafado. Vai chamar a atenção a temperatura mínima muito alta para a madrugada com marcas entre 19ºC e 21ºC. Temperatura máxima entre 28ºC e 30ºC, não se descartando superiores. Há possibilidade de chuva até o final do dia.

O domingo terá tempo instável com muitas nuvens e chance de chuva a qualquer hora. Não se pode afastar o risco de chuva forte em alguns momentos e acompanhada de trovoadas. Mínima entre 14ºC e 16ºC e máxima entre 18ºC e 20ºC. O vento sopra do quadrante Sul, de fraco a moderado.

Na segunda-feira a chuva continua em Montenegro e traz preocupação. É elevado o risco de chuva forte e/ou excessiva na região, assim como rajadas de vento (frio). Há risco de transtornos, como alagamentos na cidade. Mínima entre 13ºC e 15ºC e máxima de 16ºC a 18ºC apenas.

OBS: Modelos numéricos analisados ainda divergem quanto a temperatura e momentos de chuva, tornando a previsão do tempo muito difícil para este feriadão. Devido a esta complexidade, esta previsão poderá sofrer alterações/atualizações durante o período. Recomenda-se a leitura diária.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

SEMANA COMEÇA COM TEMPERATURA AMENA MAS TERMINA QUENTE

Previsão do Tempo - 04/09 a 07/09
Atualizada em 04/09 às 20:29

Na terça-feira o sol aparece com poucas nuvens. O amanhecer será frio com mínima entre 9°C e 11°C. Ar quente volta a avançar rapidamente e a temperatura se eleva bastante à tarde. Máximas de 24ºC a 26ºC.

Na quarta-feira o sol aparece com nuvens. O dia começa com temperatura amena, mas a tarde será quente. Mínima entre 10ºC e 12ºC e máxima entre 28ºC e 30ºC.

Na quinta-feira novamente o sol aparece com nuvens. A nebulosidade tende a aumentar no decorrer do período, não se descartando até mesmo chuva ou garoa passageira (chance muito pequena). Temperatura mínima entre 12°C e 14°C e máxima à tarde entre 27°C e 29°C.

Na sexta-feira, feriado, o vento Norte sopra de fraco a moderado e esquenta muito durante o dia. A tarde será de calor intenso (para esta época do ano). O sol aparece com poucas nuvens. Mínima entre 14°C e 16°C e máxima de 34°C a 36°C, não se descartando superior em alguns pontos.

Tendência: O feriadão deve ser bastante quente na região de Montenegro, com a temperatura podendo chegar a 36°C. Nesse momento, alguns modelos numéricos analisados sugerem chuva no domingo (à ser confirmado ainda).

Fonte: CPTEC / INPE / INMET / Metsul / CP / Tempo Agora