sexta-feira, 30 de agosto de 2013

FIM DE SEMANA ABAFADO E INSTÁVEL

Previsão do Tempo - 31/08 a 03/09
Atualizada em 01/09 às 12:30

Nesse sábado o sol aparece com nuvens em Montenegro. Ainda faz um pouco de frio na madrugada. A tarde será quente e abafada. Mínima entre 8°C e 10°C e máxima entre 27°C e 29°C.

O domingo ainda pode começar com sol, mas será de muitas nuvens. Modelos ainda divergem quanto ao momento que a chuva deve chegar. Nesse momento a previsão é de sol, nuvens, com chuva a qualquer momento. Não se descarta temporal ou pancada forte passageira acompanhada de trovoadas.  Segue abafado. Mínima entre 12°C e 14°C e máxima entre 23°C e 25°C à tarde.

A segunda-feira será de muitas nuvens e chuva a qualquer momento do dia. Devido ao calor e alta umidade, novamente há chance de chuva com trovoadas, não se descartando até a queda de granizo. Temperatura mínima entre 14°C e 16°C, e máxima entre 21°C e 23°C, não se descartando superior caso o sol apareça.

A terça-feira deve ser de céu encoberto e com chuva devido a passagem de uma frente fria pelo Estado. A temperatura sofre queda significativa ao longo do dia, e até o final da noite deve estar em torno de 11°C. Máxima entre 16°C e 18°C. 


OBS: A população ribeirinha de Montenegro não deve se preocupar com nova cheia do rio Caí na próxima semana, pois com a quantidade de chuva prevista (até a metade da próxima), não há possibilidade de um repique d'água.

Análise baseada nos modelos numéricos: ETA - GFS - MBAR (Sites INMET, CPTEC e MetSul)*
*Todos os sites consultados são de livre acesso e públicos.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

CHUVA DEVE PARAR E SOL APARECER DURANTE A SEMANA

Previsão do Tempo - 27/08 a 30/08

Terça-feira a chuva deve parar. Faz frio o dia inteiro, com baixa sensação térmica. Mínima entre 5°C e 7°C e máxima entre 8°C e 10°C.

Quarta-feira, o sol aparece com nuvens. Faz muito frio ao amanhecer com chance de geada. Mínima entre 2°C e 4°C. Máxima entre 15°C e 17°C.

Quinta-feira novamente o sol aparece com algumas nuvens. Faz frio ao amanhecer, mas o ar frio perde força e à tarde a temperatura se eleva bastante. Mínima entre 3°C e 5°C e máxima entre 20°C e 22°C.

Na sexta-feira o sol predomina. Ainda faz um pouco de frio ao amanhecer, mas à tarde esquenta. Mínima entre 6°C e 8°C e máxima entre 25°C e 27°C.

Análise baseada nos modelos numéricos: ETA - GFS - MBAR (Sites INMET, CPTEC e MetSul)*
*Todos os sites consultados são de livre acesso e públicos.

domingo, 25 de agosto de 2013

ENCHENTE - MONITORAMENTO DA CHEIA DO RIO CAÍ EM MONTENEGRO

ALERTA
(Atualizações importantes no final desse post)

"ALERTA" essa é a palavra que define a situação atual do Rio Caí em Montenegro. Confesso estar preocupado em relação a essa cheia do nosso rio. A foto abaixo é da ponte de Bom Princípio registrada hoje pela manhã. O amigo e colaborador Alexander Selbach, informa que o nível é muito parecido com o da enchente histórica de 2007, a diferença é que naquela oportunidade o rio estava no seu pico, e agora, o rio continua a subir porque continua chovendo forte nas cidades da bacia do rio. 


Medições realizadas às 10:00 em Montenegro, mostram o nível de 4,30 metros acima do nível normal. A cota para transbordamento do rio é de 4,50 metros. A projeção de transbordamento é de ocorrer no início da tarde de hoje (domingo).

Pelas análises de volumes de chuva coletados na Serra, Vales e Montenegro, até esse momento (10:00), a enchente deve ser entre média e grande na nossa cidade. Vale lembrar que continua chovendo em praticamente todas cidades da bacia, o que deve classificar a enchente como grande nas próximas horas com possibilidade de ser histórica.

A imagem que mais apavora é da Barragem do Salto em Canela. Com essa imagem pode-se ter uma noção do que está vindo para a nossa região:




Começa agora o monitoramento da cheia do Rio Caí em Montenegro. 
Se você quiser colaborar com informações, dúvidas, fotos ou vídeos, pode deixar um comentário abaixo ou entrar em contato pelo e-mail  meteomont@gmail.com

-----------------------------------------------------------------------
Atualização X - 26/08 às 20:11

ATENÇÃO - RIO CAÍ ESTABILIZANDO EM MONTENEGRO
Nesse momento o rio Caí está estabilizando em Montenegro, apesar de continuar chovendo na Serra e na cidade. Às 16:00 estava em 6,30 metros acima do normal. Já às 19:00 estava com 6,35 metros acima do normal. Nesse momento, pela medição da Tanac e pelos registros históricos, a enchente se iguala à de 2011.
Uma observação importante é que apesar da água estar parando de subir, ela irá demorar muito à baixar. Todos os rios abaixo do Caí estão com cheia, e o vento Sul sopra forte no Guaíba, represando ainda mais as águas.
A partir da segunda metade da terça-feira o sol pode aparecer e a chuva para! Até sábado (31/08) não há previsão de chuva.
Peço que divulguem essa informação para as pessoas que estão flageladas, sem energia elétrica e sem acesso à internet. Será um tranquilizante... 

-----------------------------------------------------------------------
Atualização IX - 26/08 às 20:00

Prefeitura mobiliza 15 veículos para atender flagelados

MONTENEGRO - O Rio Caí está 6m e 30cm (medição às 16 horas) acima do nível normal em Montenegro. 20 famílias já foram removidas das casas alagadas para o ginásio Azulão, no Parque Centenário, onde estão sendo atendidas por servidores da prefeitura. Além da acomodação em colchões e roupas de cama, a prefeitura também disponibiliza alimentação, serviço de enfermagem e plantão médico 24h. A coordenação é da Secretaria Municipal de Habitação e Cidadania, juntamente com o Gabinete do Prefeito, Secretaria Geral, Ouvidoria, Saúde, Viação e Serviços Urbanos, e Obras Públicas. O bairros mais atingidos foram: Olaria, Ferroviário, Municipal e Centro. O trabalho da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros foi imprescindível no resgate das pessoas em áreas de risco, próximos ao rio. A prefeitura colocou à disposição para atendimento das famílias atingidas mais de 15 veículos, entre ônibus, caminhão, Kombi, automóveis e caminhonetes para o deslocamento das pessoas e seus pertences até o Centenário. Seguem de plantão os fones 193 (Corpo de Bombeiros) 3632 4542 e 9988 5809 (Ouvidoria), 9751 6532 (Secretário de Habitação e Cidadania), e 3649 8200 (Prefeitura).

*ACOM Prefeitura de Montenegro

-----------------------------------------------------------------------
Atualização VIII - 26/08 às 13:05

Previsão dos próximos dias é de sol e nuvens, com muito frio na madrugada e amanhecer. Não há previsão de chuva pelo menos até sábado.


-----------------------------------------------------------------------
Atualização VII - 26/08 às 12:48

Notícia boa! Pelas informações que recebo agora, o rio ESTABILIZOU em São S. do Caí, logo, subirá pouco por mais algumas horas e estabilizará também em Montenegro.
Para comparação:

- Em 2007, em Montenegro atingiu 6,49 metros acima do normal (enchente ficou entre as 3 maiores da história, que se tem registros).

- Em 07/2011, o rio atingiu 6,36 metros acima do normal em Montenegro.

Às 10:00, em Montenegro, estava em 6,10 metros acima do normal e subindo.

-----------------------------------------------------------------------
Atualização VI - 26/08 às 06:28

Chuva não dá uma trégua e enchente continuará subindo em Montenegro.
Na Feliz, o nível do rio está estabilizado em 6m e 80cm desde as 18h 30min. No Caí ainda sobe. Das oito para as nove da noite, subiu quatro centímetros. Das nove às dez subiu mais seis, chegando a 13 metros e 56 centímetros. Se continuar subindo assim, pode chegar aos 13 e 80, ou perto disso.
Fonte: Fato Novo - 23:30 - 25/08

-----------------------------------------------------------------------
Atualização V - 25/08 às 20:35

Notícia ruim! O rio Caí voltou a subir na cidade de Feliz, foz do rio. Isso aconteceu porque a chuva não parou ainda na Serra. Consequentemente, continuará subindo em Montenegro.

-----------------------------------------------------------------------
Atualização IV - 25/08 às 15:00

Notícia boa! Rio Caí atinge 13 metros nesse momento em São S. do Caí. Pico máximo está sendo previsto até 13,80 metros. Lembrando que em 2011 o rio atingiu 14,60 metros nesse mesmo local. Considerando esse nível, a estimativa é que tenhamos um enchente entre média e grande em Montenegro. Medição realizada na foz do rio, em Feliz, constatou que o o rio Caí BAIXOU 10 cm. Se a chuva parar ou for fraca nas próximas horas, o rio estabilizará em São Sebastião do Caí, mas continuará subindo em Montenegro durante todo o domingo.

-----------------------------------------------------------------------
Atualização III - 25/08 às 12:50

Blog MeteoMont atingindo picos de acesso nunca antes registrado:




-----------------------------------------------------------------------
Atualização II - 25/08 às 12:41

Fotos registradas ao meio-dia desse domingo em Montenegro. Rio continuará subindo durante TODO o domingo. Clique nas imagens para ampliar. Fotos de Daimar Coelho:








-----------------------------------------------------------------------
Atualização I - 25/08 às 10:50

Conforme a medição feita às 9 horas da manhã deste domingo, o rio já está 12,52 m acima do nível. A previsão da Defesa Civil da cidade é que até ás 16 horas o rio suba até os 14 metros. Cerca de 50 famílias já foram removidas. A orientação é que as pessoas que moram em áreas alagadas ou em locais de risco façam contato com a Defesa Civil pelo telefone (51)3635-2534. Profissionais estão de plantão e monitorando o rio e atendendo as famílias em risco ou desalojadas.

Previsão de 14 metros em São S. do Caí já confirma GRANDE enchente em Montenegro. Aconselho a população ribeirinha a tomar providências desde já.

sábado, 24 de agosto de 2013

ALERTA METEOROLÓGICO EM NÍVEL MÁXIMO!!!

(Atualizações importantes no final desse post)

Montenegro registrou uma tarde histórica no ponto de vista meteorológico. Foi a tarde mais fria (e com chuva) que a MeteoMont tem registro. Às 16:50 fazia 6.5°C com chuva na cidade. E às 17:50 fez 5.9°C, ainda com chuva fraca. Segundo a MetSul a tarde foi muito parecida com a ocorrida em 24 de agosto de 1984, mas, diferentemente da inesquecível e memorável tarde de 29 anos atrás, não nevou desta vez.
Modelos insistem em indicar acumulados próximos ou acima de 100 mm (alguns até 120 a 140 mm) na soma de sábado, domingo e segunda em toda a região de Montenegro, Grande Porto Alegre e Capital. O mais preocupante é que os modelos sugerem chuva ainda mais volumosa na Serra Gaúcha, onde ficam as nascentes dos rio Caí e Sinos, indicando entre 120 e 200 mm em alguns pontos. Diante desse cenário, é enorme a possibilidade de uma cheia do rio Caí em Montenegro no começo da próxima semana.
São esperados alagamentos, cortes de luz e quedas de árvores sob estas condições de precipitações excessivas e com vento no fim de semana. 
A instabilidade mais intensa que no final desta sexta atua no Norte gaúcho vai avançar de Norte para Sul e alcançar o Centro do Estado, incluindo a área de Porto Alegre e Montenegro, neste sábado à medida que o sistema semi-estacionário recua para o Sul. Ar mais quente ingressa na Metade Norte e ar mais frio avança para o Sul gaúcho, logo o Centro do Estado ficará entre dois movimentos da atmosfera, com um raro e violento gradiente (contraste) térmico, o que explica porque se espera tanta chuva em nossa região. Não pode se descartar convecção mais profunda com trovoadas e risco até de granizo na região Montenegro e Porto Alegre, especialmente sob uma atmosfera muito fria.




Previsão do Tempo - 24/08 a 26/08
Atualizada em 24/08 às 15:22


Nesse sábado o céu ficará completamente encoberto e com chuva a qualquer hora do dia. Alerta-se que a chuva pode ser moderada a forte, e excessiva em parte do sábado (entre a tarde e a noite). Não podem ser afastados alagamentos na região de Montenegro (provocados pela chuva e não pela cheia do rio Caí). Segue frio com temperatura muito baixa o dia inteiro. Mínima entre 5ºC e 7ºC e máxima entre 10ºC e 12ºC. 

No domingo o tempo continua extremamente instável. Chove a qualquer momento. É elevado o risco de chuva forte com volumes altos no decorrer do período. O vento sopra entre fraco e moderado (40 km/h a 60 km/h). O dia continua frio e de baixa sensação térmica, mas a temperatura estará um pouco mais elevada em relação ao sábado. Mínima entre 7ºC e 9ºC e máxima de 11ºC a 13ºC.. 

Na segunda-feira o tempo segue instável. O dia será de muitas nuvens, ainda com chuva e garoa. O risco de chuva forte cai consideravelmente. Montenegro terá enchente (cheia do rio Caí) nesse dia. A temperatura segue muito baixa. Mínima entre 7ºC e 9ºC e a máxima entre 10ºC e 12ºC apenas.

Análise baseada nos modelos numéricos: ETA - GFS - MBAR (Sites INMET, CPTEC e MetSul)*
*Todos os sites consultados são de livre acesso e públicos.


---------------------------------------------------------------------
Atualização IV - 25/08 às 01:00

A régua marca 11m 20cm à 0h em São Sebastião do Caí. Subindo pouco mais de 10cm por hora.

---------------------------------------------------------------------
Atualização III - 24/08 às 23:40

A MeteoMont desconhece a fonte e a "informação" de que a enchente atual será maior do que a de 2007. Pela minha análise, NESSE MOMENTO, é impossível de ser maior, visto que o volume de chuva é menor do que a de setembro de 2007. Mas a possibilidade não pode ser descartada e só será possível estimar quando a chuva diminuir ou parar. 
Rio atingiu 3,51 metros acima do normal às 23:00 em Montenegro (segundo a medição da Tanac)
Segue chovendo nas próximas horas...

---------------------------------------------------------------------
Atualização II - 24/08 às 21:18

Medição das 21h da Tanac: Rio Caí está 3,31 metros acima do normal em Montenegro. Em 4,60 acima, transborda. Quem precisar sair da residência pode chamar os Bombeiros, pelo telefone 193. 
Vale lembrar que às 16h50min de sábado o Rio Caí estava 2,60m acima de seu nível normal, subindo 18 cm por hora. (JB Cardoso)


(Foto: Daimar Coelho)

---------------------------------------------------------------------
Atualização I - 24/08 às 21:10

ATENÇÃO | Última saída do modelo norte-americano GFS continua sugerindo muita chuva entre o restante do sábado e o domingo na Serra (nascente do rio Caí), Vales e Grande Porto Alegre. Cheia do rio Caí em Montenegro é iminente.




domingo, 18 de agosto de 2013

CALOR ANTES DA CHUVA

Previsão do Tempo - 19/08 a 23/08
Atualizada em 22/08 às 23:20

Nessa segunda-feira o sol novamente predomina. Há chance de nevoeiro ao amanhecer. A temperatura se eleva rapidamente à tarde. Mínima entre 7°C e 9°C e máxima entre 25°C e 27°C. 

Na terça-feira novamente o sol predomina com poucas nuvens. Há chance de nevoeiro na parte da manhã. O vento sopra fraco de quadrante Norte (quente) e faz calor à tarde para esta época do ano. Temperatura mínima entre 9°C e 11°C e máxima entre 26°C e 28°C.

Na quarta-feira a a temperatura continua em elevação. O sol aparece com algumas nuvens. Faz calor à tarde e a sensação será de abafamento. Devido a proximidade de uma frente fria ao sul, é possível que a combinação da umidade + calor possa gerar alguma pancada de chuva isolada no final do dia, mas a chance é considerada pequena. Mínima entre 12°C e 14°C e máxima entre 29°C e 31°C à tarde. 

Na quinta-feira ocorre a "virada do tempo". O dia começa ainda com sol e nuvens, mas no decorrer do dia as nuvens aumentam e a chuva chega, não se descartando temporal. A temperatura sofrerá um acentuado declínio até o final da noiteMínima entre 11°C e 13°C no final da noite e máxima entre 22°C e 24°C pela manhã.

Na sexta-feira chove na primeira metade do período (madrugada), com risco de pancadas fortes. Como Montenegro estará na área limite, entre o tempo aberto no Sul e o tempo fechado do Norte do RS, não é possível descartar alguma melhoria no tempo durante o dia (principalmente em torno do meio-dia). À noite, aumenta a chance de chuva novamente. Faz frio durante todo o dia. A temperatura pouco varia. Mínima entre 8°C e 10°C e máxima entre 12°C e 14°C.

OBS: Devido à complexidade do cenário atmosférico sugerido para esta semana, esta previsão poderá sofrer significativas atualizações/alterações. Recomenda-se a leitura diário do blog, 

Análise baseada nos modelos numéricos: ETA - GFS - MBAR (Sites INMET e CPTEC)*
*Todos os sites consultados são de livre acesso e públicos.

PADRÃO ATMOSFÉRICO FAVORÁVEL À CHUVA E CHEIA DE RIOS

Matéria abaixo publicada hoje, 18/08/2013, no Jornal Correio do Povo:

(Clique para ampliar)

terça-feira, 13 de agosto de 2013

SEMANA GELADA E ÚMIDA TERMINA COM SOL E TEMPO SECO

Análise do Tempo - 14/08 a 18/08

A quarta-feira será de muitas nuvens com céu encoberto ou nublado. Chove ou garoa a qualquer momento do dia. Temperatura mínimas entre 5 °C e 7ºC e máximas entre 10ºC e 12ºC. Devido ao vento a sensação térmica será de muito frio durante todo o dia. Há chance de neve nos Campos de Cima da Serra e menor probabilidade em cidades da Serra (entre 500 e 1000 metros de altitude). 

A quinta-feira começa com muitas nuvens e uma pequena possibilidade de chuva fraca ou garoa. No decorrer do dia as nuvens diminuem e o sol aparece entre nuvens em Montenegro. Continua muito frio. A madrugada terá mínima entre 3ºC e 5ºC. A temperatura se eleva mais à tarde e a máxima fica entre 15ºC e 17ºC . À noite a temperatura cai rapidamente novamente.

Na sexta-feira o  sol predomina com poucas nuvens em Montenegro e Grande Porto Alegre. Continua muito frio na madrugada/amanhecer com mínima entre 3ºC e 5ºC apenas, não se descartando até 2°C em bairros mais frios. Chance de geada fraca. A tarde será agradável com máxima entre 19°C e 21ºC.

No final de semana o sol predomina. A temperatura entra em gradativa elevação. Temperatura mínima entre 5°C e 7°C e máxima à tarde entre 19°C e 21°C.

Análise baseada nos modelos numéricos: ETA - GFS - MBAR (Sites INMET e CPTEC)*
*Todos os sites consultados são de livre acesso e públicos.

sábado, 10 de agosto de 2013

HÁ RISCO DE ENCHENTE EM MONTENEGRO?

Respondendo a dúvida de muitas pessoas, gostaria de informar que nesse momento não há chance de cheia do Rio Caí em Montenegro.
Agora, 19:50, a chuva já atinge 98 milímetros em São Francisco de Paula e 74 em Canela, cidades onde encontra-se a nascente do rio Caí. Há informações de chuva de até 105 milímetros em localidades ao longo do curso do rio.
Como seguirá chovendo durante à noite e madrugada, a situação é de atenção e monitoramento. O rio seguirá subindo ao longo de todo o domingo no cais de Montenegro e ficará muito acima do nível normal. Mas volto a repetir, nesse momento, não há chance de cheia. Dependerá da quantidade de chuva da madrugada, mas que segundos modelos numéricos analisados, a chuva deve diminuir e parar nas próximas horas. Qualquer informação adicional será informada aqui no blog.

-------------------------------------------------------------------
Atualização IV - 11/08 às 23:40

Rio Caí começa a estabilizar em Montenegro, confirmando o que foi informado aqui no blog, que não haveria enchente na cidade. 
Porém, preocupa a previsão de chuva para a terça, quarta e quinta na região e principalmente na nascente do rio. Não deixem de acompanhar a previsão e informações do tempo e do rio aqui no blog.

-------------------------------------------------------------------
Atualização III - 11/08 às 20:55

Conforme previsto, o rio subirá durante todo o domingo em Montenegro. Nas últimas horas continua subindo 8 cm/h no cais de Montenegro.

-------------------------------------------------------------------
Atualização II - 11/08 às 17:10

Fotos do rio Caí em Montenegro registradas agora pouco. Em São Sebastião do Caí, o rio já sai da calha em alguns pontos. Continuará subindo durante todo o domingo em Montenegro. O nível deve ficar muito alto, porém, não há risco de enchente ainda. O que preocupa é a chuva da semana que vem, considerando que o rio ainda estará muito elevado. Segue o monitoramento...




Créditos: Daimar K. Coelho

-------------------------------------------------------------------
Atualização I - 11/08 às 13:58

Dados atualizados indicam os seguintes acumulados (últimas 48 horas) :

São Francisco de Paula: 131 mm
Canela: 118 mm
Bom Princípio: 112 mm
Montenegro: 65 mm

Bento Gonçalves: 48 mm

Rio Cadeia, em São José do Hortêncio, agora pela manhã mostra nível muito elevado. O rio é um afluente do Rio Caí. Preocupa a forte elevação que deve ter o Rio Caí em Montenegro nas próximas horas.


Créditos: Evando Flores

SEGUE MUITO FRIO

Análise do Tempo - 10/08 a 13/08
Atualizada em 11/08 às 22:10

Nesse sábado o tempo segue instável e frio. Segue chovendo ou garoa no decorrer do dia em Montenegro. A temperatura pouco varia, mantendo-se baixa durante todo o período, inclusive à tarde. A chuva deve perder força à noite. Mínima entre 7ºC e 9ºC e máxima entre 10ºC e 12º.

O domingo começa com muitas nuvens, mas o sol volta a aparecer em Montenegro e Grande Poa à tarde. Temperatura mínima entre 5ºC e 7ºC ao amanhecer. Já a tarde deve ser bastante amena com máxima entre 14ºC e 16ºC. Volta a esfriar rapidamente ao entardecer. 

Na segunda-feira o sol aparece com nuvens em Montenegro. As nuvens aumentam à noite. O dia começa com muito frio na madrugada/amanhecer e a mínima fica entre 2ºC e 4ºC. A máxima fica entre 18°C e 20°C.

Na terça-feira o tempo se instabiliza novamente e já deve chover no primeira metade do período. Assim como no sábado passado, a sensação será de frio o dia todo. Temperatura mínima entre 6°C e 8°C e máxima entre 11°C e 13°C apenas.

Análise baseada nos modelos numéricos: ETA - GFS - MBAR (Sites INMET e CPTEC)*
*Todos os sites consultados são de livre acesso e públicos.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

TODAS ESTAÇÕES DO ANO EM UMA SEMANA - RISCO DE CHUVA FORTE/VOLUMOSA

Análise do Tempo - 06/08 a 09/08
Atualizada em 08/08 às 12:10

Nessa terça-feira o sol aparece com nuvens. Chance de nevoeiro entre a madrugada e o amanhecer. Temperatura mínima entre 7ºC e 9ºC. A tarde a máxima fica entre 18ºC e 20ºC. 

Na quarta-feira começa com muitas nuvens e rapidamente o tempo se instabiliza e pode chover (principalmente na primeira metade do dia) na região de Montenegro, inclusive com descargas elétricas. À tarde, o tempo abre rapidamente e o Vento passa a soprar de quadrante Norte (quente). Com isso, a temperatura sofre acentuada elevação, fazendo calor (para esta época do ano). Minima entre 10ºC e 12ºC e máxima a tarde entre 26ºC e 28ºC, não se descartando até 29°C.

Na quinta-feira, com o avanço de uma frente fria o tempo começa a mudar radicalmente. O dia ainda inicia com sol e poucas nuvens e vento Norte (quente), mas no segundo período, especialmente à noite, as nuvens avançam e não se pode descartar chuva até o final da noite (sendo a chance muito maior na sexta-feira) provocada pelo calor e umidade. Há chance de ventania a partir da tarde, com queda acentuada de temperatura. Mínima entre 14°C e 16°C na madrugada e no final da noite e máxima entre 27°C e 29°C, com sensação de abafamento, no início da tarde.

A sexta-feira será inteiramente chuvosa em toda região de Montenegro. Segundo modelos numéricos consultados, é elevado o risco de chuva forte e/ou volumosa, acompanhada de trovoadas, trazendo a chance de alagamentos e transtornos. Devido a enorme diferença de temperatura das massas de ar (quente para fria), também a risco de ventania. A temperatura sofre acentuado declínio e a sensação será de frio durante todo o período. Temperatura mínima entre 7°C e 9°C no final da noite, e máxima entre 12°C e 14°C no começo da madrugada.

Análise baseada nos modelos numéricos: ETA - GFS - MBAR (Sites INMET e CPTEC)*
*Todos os sites consultados são de livre acesso e públicos.