sábado, 30 de novembro de 2013

FIM DE SEMANA DE MUITAS NUVENS E CHANCE DE CHUVA

Previsão do Tempo - 30/11 a 02/12

Nesse sábado o sol aparece com muitas nuvens (altas) em Montenegro. Apesar da chance ser muito pequena, não se descarta alguma chuva até o fim da noite. A temperatura mínima fica entre 15ºC e 17ºC e a máxima entre 28ºC e 30ºC.

No domingo será de sol, muitas nuvens e tempo instável em Montenegro. Grande chance de chuva, principalmente da tarde para a noite do domingo. Temperatura mínima entre 17ºC e 19ºC e máxima de 24ºC a 26ºC, não se descartando superior, dependendo da hora em que a chuva chegar.

Na segunda-feira o tempo ainda não firma. Dia será de sol e muitas nuvens em parte do dia com chance de chuva à qualquer momento, mas principalmente na segunda metade do períodos. Temperatura mínima entre 18ºC e 20ºC e máxima de 26ºC a 28ºC, com sensação de abafamento. 

Análise baseada nos modelos numéricos: ETA - GFS - MBAR - ECMWF (Sites INMET, CPTEC e MetSul)*
*Todos os sites consultados são de livre acesso e públicos.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

SEMANA TERÁ SOL, CALOR E "CHUVA DE VERÃO"

Previsão do Tempo - 26/11 a 29/11
Atualizada em 26/11 às 22:33

Na terça-feira o sol aparece com nuvens em Montenegro. O forte calor combinado com a umidade gera pancadas de chuva da tarde para a noite no Rio Grande do Sul e não se pode afastar chuva isolada e passageira, típica de verão também em Montenegro. Sensação de abafamento. Temperatura mínima entre 18°C e 20ºC e máxima entre 33ºC e 35ºC. 

Na quarta-feira o sol aparece com nuvens, mas a nebulosidade aumenta e deve chover na segunda metade do dia, especialmente à noite. Com a chegada da frente fria e a baixa pressão atmosférica não se descarta chuva forte e/ou temporais, com chance considerável de queda de granizo. Muito calor e abafado. Mínima entre 19°C e 21ºC e máxima entre 35°C e 37ºC, não se descartando superior.

A quinta-feira começa com muitas nuvens e chance de chuva, mas a nebulosidade diminui e o sol deve aparecer. A temperatura estará menor, sem sensação de abafamento. Temperatura mínima entre 18ºC e 20ºC e máxima entre 27ºC e 29ºC. O vento sopra de fraco a moderado.

Na sexta-feira o sol predomina. A temperatura estará bastante amena na madrugada com mínima entre 14ºC e 16ºC. Temperatura máxima entre 30ºC e 32ºC. 


Análise baseada nos modelos numéricos: ETA - GFS - MBAR - ECMWF (Sites INMET, CPTEC e MetSul)*
*Todos os sites consultados são de livre acesso e públicos.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

FINAL DE SEMANA DE TEMPO SECO E ENSOLARADO

Previsão do Tempo - 23/11 a 25/11

Nesse sábado o sol predomina em Montenegro e não há previsão de chuva. Faz um pouco de frio na madrugada com mínima entre 13°C e 15ºC. À tarde terá máxima entre 27ºC e 29ºC.

No domingo o sol predomina novamente e a temperatura estará agradável na maior parte do dia. Na madrugada ainda faz um pouco de frio com mínima entre 12ºC e 14°C, enquanto à tarde será mais quente com máxima entre 29°C e 31ºC.

A segunda-feira será de sol e poucas nuvens. Temperatura amena na madrugada, com mínima entre 15°C e 17°C. À tarde faz calor com máxima de 31ºC a 33ºC.


Tendência: A chuva deve retornar na metade da semana em Montenegro, mas por enquanto, os modelos não sugerem chuva forte.

Análise baseada nos modelos numéricos: ETA - GFS - MBAR - ECMWF (Sites INMET, CPTEC e MetSul)*
*Todos os sites consultados são de livre acesso e públicos.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

CALOR E ABAFAMENTO ANTECEDEM CHUVA/TEMPORAL

Previsão do Tempo - 19/11 à 22/11

Na terça-feira o sol aparece pela manhã, mas as nuvens aumentam muito devido as áreas de instabilidade no Oeste Gaúcho. Chove da tarde para a noite, que não se descarta possa vir em forma de temporal ou forte pancada, pois a atmosfera estará muito aquecida e as áreas de instabilidade próximas. Muito quente e abafado. Mínima entre 17ºC e 19ºC e máxima entre 33ºC e 35ºC. 

A quarta-feira será de muitas nuvens e tempo bastante instável em toda a Grande Porto Alegre. Chove a qualquer momento, especialmente da tarde para a noite. Há risco de chuva forte com trovoadas e temporais não podem ser afastados. Temperatura mínima entre 21ºC e 23ºC e máxima entre 26ºC e 28ºC.

Na quinta-feira o tempo segue muito instável. Altas taxas de instabilidade na primeira metade do dia sugerem momentos de chuva forte em Montenegro. Mínima de 18ºC a 20ºC e máxima de 23ºC a 25ºC. 

A sexta-feira ainda começa instável e com muitas nuvens, mas a tendência é que o sol apareça ao longo do dia. O dia será agradável. Mínima de 17ºC a 19ºC e máxima de 24ºC a 26ºC.

 Análise baseada nos modelos numéricos: ETA - GFS - MBAR - ECMWF (Sites INMET, CPTEC e MetSul)*
*Todos os sites consultados são de livre acesso e públicos.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

FERIADÃO TERÁ CALOR, CHUVA E SOL EM MONTENEGRO

Previsão do Tempo - 15/11 a 18/11
Atualizada em 15/11 às 12:20

Nessa sexta-feira o sol aparece em Montenegro, mas no decorrer do dia as nuvens aumentam. Chove até o fim do dia. Devido ao forte aquecimento diurno, não se pode descartar chuva forte com trovoadas e/ou temporal (até com chance de granizo*) na chegada da frente fria, mesmo os modelos numéricos indicando baixo volume de chuva. Outro risco que não pode ser descartado, apesar de baixo, é de forte vento (vendaval). Faz muito calor antes da chuva, com vento Norte (quente). Máxima entre 34ºC e 36ºC, não se descartando até superior. Mínima entre 15ºC e 17ºC.

No sábado o tempo começa muito instável com chuva. No decorrer do período a chuva diminui e as nuvens diminuem. O sol pode aparecer à tarde e a temperatura estará menor. Mínima entre 15ºC e 17ºC e máxima entre 22ºC e 24ºC. 

No domingo o sol aparece com nuvens. A temperatura estará baixa durante a madrugada. Mínima entre 12ºC e 14ºC. A tarde estará bastante agradável com máxima entre 25°C e 27ºC. O vento sopra de fraco a moderado. 

Na segunda-feira o sol predomina. A madrugada ainda é fria com mínima entre 13ºC e 15ºC, porém, a temperatura sobe rapidamente durante o dia. Máxima à tarde entre 29ºC e 31ºC.

* Modelo sugere chance média de granizo em Montenegro na sexta-feira (15/11)




Análise baseada nos modelos numéricos: ETA - GFS - MBAR - ECMWF (Sites INMET, CPTEC e MetSul)*
*Todos os sites consultados são de livre acesso e públicos.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

ALTO RISCO DE ENCHENTE EM MONTENEGRO




[Atualizações importantes no final desse post]

O rio Caí deve subir rapidamente nas próximas horas em Montenegro, com elevado risco de enchente (transbordamento do rio).
A situação é crítica e complexa. Nesse momento (17:00) a chuva já atinge 205 milímetros em apenas 24 horas em Montenegro. Já tivemos situação parecida com essa em 2011, quando ao contrário das enchentes "normais", não choveu tanto na nascente do rio e sim ao longo do curso.

Em São Sebastião do Caí o nível se aproxima de 10 metros, marca que gera o alerta para a cidade indicando enchente nas próximas horas por lá.

(Foto: Jornal Fato Novo)

O desafiador é saber a proporção da cheia, já que geralmente nos baseamos pelo volume de chuva na Serra. Aguardem novos dados e novas notícias...








Quer contribuir? Manda e-mail para meteomont@gmail.com ou deixe seu comentário abaixo.


-----------------------------------------------------------------
Atualização VIII - 13/11 às 09:16

Para finalizar com "chave de ouro" esse monitoramento, gostaria de reproduzir os comentários abaixo que me fazem continuar com esse blog, mesmo em meio à dificuldades de mantê-lo:

--

Felipe Cardoso - 13 de novembro de 2013 08:19

Daimar, 
Gostaria de parabeniza-lo pelo excelente trabalho de monitoramento que vem fazendo...moro em Porto Alegre, mas minha família mora na área próximo à esquina da Assis Brasil com Fernando Ferrari, e consulto somente seu blog com frequência, já que ele concentra dados de várias fontes, para obter informações e orientar o pessoal da melhor forma...As informações são sempre atualizadas, e servem de referência confiável.

Parabens mais uma vez.

--

Daimar Korndörfer Coelho - 13 de novembro de 2013 09:05

Muito obrigado, Felipe Cardoso. São comentários como o seu que me fazem continuar com esse blog, mesmo sozinho nele, mesmo trabalhando em Porto Alegre, quase sem tempo de atualizá-lo. Já pensei em desistir várias vezes e tirá-lo do "ar", mas pela população Montenegrina sinto que necessariamente preciso continuar... MUITO OBRIGADO!

Grande Abraço!

-----------------------------------------------------------------
Atualização VII - 13/11 às 09:10

ESTABILIZOU | O rio Caí vem estabilizando nessa manhã em Montenegro. Conforme previsto aqui, enchente pode ser considerada de grande proporção, visto que o rio atingiu quase 6 metros.

Para registro:
São Sebastião do Caí estabilizou em torno das 18:00 (de ontem) com 13,70 metros.
Montenegro estabilizou em torno das 07:00 com 5,95 metros.

O total acumulado de chuva em Montenegro entre domingo e segunda-feira passada somou raros, 210 milímetros.

-----------------------------------------------------------------
Atualização VI - 13/11 às 00:15

Previsão do tempo para os próximos dias indicam sol e calor. Chove no sábado, mas sol deve retornar no domingo.

-----------------------------------------------------------------
Atualização V - 12/11 às 23:59

Enquanto alguns divulgam que a enchente está parando de subir em Montenegro, a MeteoMont está medindo e acompanhando que a enchente não parou de subir e vai subir pelo menos até a manhã de quarta-feira.

A água parou de subir em São Sebastião do Caí.

Gostaria de lembrar que esse blog não tem fins lucrativos e pratica um trabalho completamente voluntário há pelo menos 4 anos.

-----------------------------------------------------------------
Atualização IV - 12/11 às 19:53

Desculpa, mas novamente, e educadamente discordo da previsão desse vídeo que a enchente em Montenegro será de pequeno porte.

Fonte: http://www.oprogressoonline.com.br/index.php/noticias/geral/item/11245-montenegro-se-prepara-para-a-chegada-da-enchente-veja-o-v%C3%ADdeo.html

-----------------------------------------------------------------
Atualização III - 12/11 às 19:44

Desculpa Prefeito e tenente, mas eu educadamente discordo dos Srs. Primeiro, a MeteoMont acredita que a enchente em Montenegro subirá muito além da noite de hoje. Segundo, após análise detalhada, estima-se em uma cheia de grandes proporções em Montenegro. Essa é apenas a opinião e análise da MeteoMont.

Vejam reportagem abaixo:

O Prefeito de Montenegro Paulo Azeredo juntamente com o tenente Oscar Soares do Corpo de Bombeiros e o Secretário de Habitação, João Antônio Moreira, esteve avaliando de perto a situação da cheia do Rio Caí, na manhã desta terça-feira, 12. De acordo com Soares a água pode subir até a noite de hoje. Ela vem crescendo 7 cm por hora. A previsão, segundo os bombeiros é que ocorra uma enchente de médio porte.


Fonte: http://www.oprogressoonline.com.br/index.php/noticias/geral/item/11240-prefeito-avalia-situa%C3%A7%C3%A3o-da-enchente-em-montenegro.html

-----------------------------------------------------------------
Atualização II - 12/11 às 12:32

Entendo a preocupação de todos em querer saber a proporção da cheia, mas diferente de alguns meios de comunicação e pessoas, não vou prever sem ter embasamento, sem ter dados concretos.
O que posso dizer nesse momento é que já ultrapassou os 13 metros em São S. do Caí, o que indica enchente GRANDE para Montenegro. Não tem como estimar a proporção em Montenegro, ainda não tem como estimar se será maior ou menor do que a de agosto/2013, visto que o rio ainda sobe muito em São S. do Caí, ou seja, a tendência é a cheia se agravar ainda mais, pois a Defesa Civil já está falando em pelo menos 14 metros previsto em São S. do Caí. Soma-se isso ao fato de ter chovido quase 100 milímetros somente ontem na nascente do rio e considera-se que esse volume de água ainda nem chegou ao Vale do Caí, podemos ter mais uma vez uma enchente histórica na nossa cidade.

Em Montenegro as primeiras ruas já começam a ser alagadas.

Abaixo fotos do rio registradas agora pouco:


(Fotos de Claudia Proença) 

Acompanhe também as informações pelo twitter @meteomont (canto superior direito do blog).

-----------------------------------------------------------------
Atualização I - 11/11 às 23:42

Matéria do Jornal Fato Novo do começo da noite de hoje:

Os bombeiros já estão projetando uma enchente maior que a última ocorrida no Vale do Caí, no final de agosto deste ano. Em razão das fortes chuvas, o rio Caí vem subindo rapidamente, numa média de 20cm por hora em Feliz, onde já está 6 metros acima do normal, e Bom Princípio, em que marca 5m22cm acima do normal.

Em São Sebastião do Caí também está subindo uma média de 20cm por hora e chegou a 10m34cm no final desta tarde. A remoção de famílias já iniciou por parte da Defesa Civil.

Em Montenegro o rio também está subindo cerca de 20cm por hora e atingiu 3m24cm acima do normal no início da noite desta segunda-feira.

Juro estar tentando ao máximo não apavorar a população, mas se esses dados estiverem corretos (acredito estar), principalmente a medição de Feliz que nesse momento já deve estar acima de 6 metros do normal, teremos uma grande enchente em Montenegro, com chance de ser histórica mais uma vez. 
Mesmo assim, a real (estimada) proporção só será conhecida amanhã.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

DIAS ENSOLARADOS ANTECEDEM ALERTA METEOROLÓGICO

Atualizações importantes no final desse post

Previsão do Tempo - 07/11 a 12/11

Nessa quinta-feira o sol predomina em Montenegro. Ar mais quente ingressa na região e a temperatura estará em elevação. Mínima entre 13ºC e 15ºC e máxima de 28ºC a 30ºC.

Na sexta-feira o sol aparece com nuvens e podem ocorrer períodos de céu nublado a partir da tarde. O dia estará um pouco abafado. Temperatura mínima entre 15ºC e 17ºC e máxima entre 30ºC e 32º.

No sábado o sol aparece com algumas nuvens. A atmosfera começará a entrar num período muito instável e não se descarta chuva da tarde para a noite. Até mesmo o risco de alguma pancada forte de chuva não pode ser afastado. Sensação de abafamento. Mínima entre 18ºC e 20ºC e máxima de 32ºC a 34ºC. 

O domingo será de muitas nuvens com alta possibilidade de chuva no decorrer do período. Não se afasta chuva forte com trovoadas, principalmente da tarde para a noite. A pressão atmosférica entra em acentuado declínio. Sensação de abafamento. Temperatura mínima entre 18°C e 20ºC e máxima entre 29ºC e 31ºC. Alguns modelos (nesse momento) sugerem rajadas de vento com intensidade moderada.

A segunda e a terça-feira serão os dias mais críticos e exigirão muito atenção. A atmosfera estará muito instável em todo o Rio Grande do Sul, especialmente na Grande Poa, Vales e Litoral Norte, com pressão atmosférica abaixo de 1000 hPa. Um centro de baixa pressão profundo cruzará o Rio Grande do Sul com valores de pressão em superfície raros de se observar (de 990 a 995 hPa, conforme imagem do modelo Europeu abaixo). Já não bastasse a baixíssima pressão, se dará o encontro de ar frio com ar muito quente, acentuando muito o risco de tempestades, algumas severas e com potencial de danos, chuva forte e transtornos (queda de árvores, problemas na rede elétrica, alagamentos, etc). Podem ocorrer períodos de abertura com sol e forte aquecimento, o que agrava o risco de chuva/temporal. Sensação de abafamento. Mínima entre 20ºC e 22ºC e máxima de 29ºC a 31ºC.


AVISO | O cenário exigirá atenção e monitoramento, por isso, atualizações/alterações podem ocorrer na previsão à curto prazo. Recomenda-se o acompanhamento diário do blog para maiores detalhes, assim como o acompanhamento pelo twitter da MeteoMont.


Análise baseada nos modelos numéricos: ETA - GFS - MBAR - ECMWF (Sites INMET, CPTEC e MetSul)*

*Todos os sites consultados são de livre acesso e públicos.

----------------------------------------------------------------
Atualização III - 11/11 às 15:17

Cenário ainda é preocupante devido ao ingresso de ar muito quente pelo Noroeste do RS. Há novas áreas de chuva forte se formando.

E desde já a MeteoMont não descarta enchente pelo transbordamento do rio Caí em Montenegro, mesmo não chovendo muito na nascente do rio. Já tivemos uma situação parecida há alguns anos atrás quando choveu 200 milímetros em Montenegro em 48 horas e naquela situação também não havia chovido muito na Serra. Dados estão sendo analisados nesse momento, e repito, o risco de enchente por causa do rio não pode ser afastado.

----------------------------------------------------------------
Atualização II - 11/11 às 12:34

ALERTA | Segue o alerta para toda a segunda-feira e parte da terça para a região de Montenegro. O sistema de baixa pressão atmosférica ainda nem chegou ao Rio Grande do Sul. Com esse sistema sob o Estado, é elevado o risco de vento e chuvas fortes.

Desde domingo até às 11:00 de hoje (segunda-feira) já choveu 140 milímetros em Montenegro (foto do pluviômetro abaixo), sendo que 80 milímetros foram só hoje pela manhã (intervalo de apenas 4 horas).

Já são vários os pontos de alagamentos em Montenegro, transbordamento de córregos, arroios e açudes na região, e a chuva segue caindo quase sempre com intensidade de forte à torrencial.

Fotos e vídeo abaixo:













Arroio São Miguel transbordou nessa segunda-feira de manhã no bairro Municipal, alagando casas.




----------------------------------------------------------------
Atualização I - 10/11 às 23:00

Temporal que atingiu Montenegro na noite de domingo gerou muita descarga elétrica e problemas de falta de energia. Foram registrados mais de um relâmpago por SEGUNDO (sendo que alguns mais fracos e de menor intensidade não são captados pela câmera).


sábado, 2 de novembro de 2013

CALOR ANTECEDE VIRADA DO TEMPO

Previsão do Tempo - 02/11 a 05/11

Nesse sábado o sol aparece com nuvens em Montenegro. Uma frente fria se aproxima pelo Sudoeste, e com o quadro pré-frontal o ar quente (vento Norte) deixará o dia bastante quente e abafado. Mínima de 17ºC a 19ºC com máxima de 32ºC a 34ºC. Há chance da chegada da chuva no final da noite.

O domingo será de muitas nuvens com a rápida passagem de uma frente fria e deve chover na cidade. Modelos numéricos divergem quanto ao horário de chegada e do fim da chuva, mas importante é enfatizar que o sistema será de passagem rápida. Modelos não indicam ainda volumes altos de chuva, mas não se pode afastar chuva forte e com vento, uma vez que a pressão atmosférica estará baixa e o ar quente no momento em que haverá a chegada da frente. Máxima de 24ºC a 26ºC e mínima de 17ºC a 19ºC no final da noite. 

Na segunda-feira uma massa de ar mais seco e frio ingressa na região e o dia terá sol e nuvens, não se descartando ainda alguns períodos de céu encoberto. O dia será agradável com mínima entre 13ºC e 15ºC e máxima de 22ºC a 24ºC.

Na terça-feira novamente o sol aparece com algumas nuvens. Temperatura mínima entre 13ºC e 15ºC e máxima entre 23°C e 25°C.

Análise baseada nos modelos numéricos: ETA - GFS - MBAR - ECMWF (Sites INMET, CPTEC e MetSul)*
*Todos os sites consultados são de livre acesso e públicos.