segunda-feira, 20 de julho de 2015

MONITORAMENTO DA CHEIA / ENCHENTE DO RIO CAÍ EM MONTENEGRO

(Atualizações importantes no final desse post)

(imagem ilustrativa da enchente de 2007)

O que foi previsto nesse blog do post do dia 16/07 (quinta-feira da semana passada) enquanto NINGUÉM mais previa, irá se confirmar. Nunca antes se previu uma enchente com 96 horas de antecedência como foi feito aqui

Montenegro está na iminência de outra enchente, que na minha opinião será de grande proporção (possivelmente um pouco maior do que a da semana passada).

População ribeirinha deve desde já tomar as providências para não ser pega de surpresa.

Choveu 125 mm em Montenegro e 114 mm em São Sebastião do Caí e ainda 107 mm em Bom Princípio desde a meia-noite de hoje apenas. Como já havia chovido muito na semana passada e o rio ainda está muito alto, seu transbordamento nessa terça-feira é inevitável.

Preocupa a veloz subida do nível do rio Caí em Caxias do Sul nessa tarde e noite de hoje, ultrapassando com folga o nível de inundação, mas que nesse momento começa a estabilizar (imagem 1).

Toda essa água ainda nem chegou no vale, então ainda tem muito à subir por aqui. Na imagem 2 o nível do rio em São Sebastião do Caí agora e na imagem 3 o nível do rio em Montenegro.

Alerta-se que as águas continuarão subindo durante toda a terça-feira!







Fiquem atentos! O monitoramento segue por aqui... não deixe de participar deixando o seu comentário abaixo.


------------------------------------------------------
Atualização VI - 23/07 às 21:55

Para registro, nunca antes se tem conhecimento de uma enchente (nível de inundação) que durou tanto tempo como a atual. Veja que a cheia começou no dia 14/07 em Montenegro e se estende até hoje, 23/07 e possivelmente vai ir até o dia 24/07, completando um total de 11 dias.



------------------------------------------------------
Atualização V - 22/07 às 20:17







Fotos: Michele Oliveira da Silva

------------------------------------------------------
Atualização IV - 22/07 às 09:18

Conforme já havia sido previsto por aqui, o rio Caí atingiu o pico de 7,99 metros no começo da manhã. Agora começa a baixar lentamente.

Mais um vez a proporção da enchente ficou dentro do esperado pela MeteoMont, sendo a previsão/estimativa realizada com várias horas de antecedência, garantindo que a população não seja pega de surpresa. 

Há previsão de chuva na sexta-feira, porém, não se prevê alteração no nível do rio por conta da chuva.

Gostaria de lembrar mais uma vez que esse blog não possui fins lucrativo, sendo o seu trabalho realizado totalmente de forma voluntária em prol da população de Montenegro.


Encerra-se aqui o monitoramento dessa cheia do rio Caí.

------------------------------------------------------
Atualização III - 21/07 às 23:43

Rio Caí atinge a marca de 7,92 metros de altura nesse momento em Montenegro, sendo 17 centímetros maior do que a da semana passada. Minha expectativa é que não ultrapasse os 8,05 metros, podendo ficar próxima da enchente de 2009, quando atingiu 8,06 metros.

Segue subindo em torno de 3 cm/h na cidade. Em São Sebastião do Caí as águas já baixaram 17 centímetros desde o pico atingido hoje a tarde.



------------------------------------------------------
Atualização II - 21/07 às 17:35

O rio Caí começa a estabilizar em São Sebastião do Caí, isto é, parou de subir, atingindo a marca de 12,90 metros (40 centímetros maior do que a da semana passada) às 17:00. Em Montenegro continuará subindo pelo menos até a madrugada, estando nesse momento com o nível em 7,67 metros.
A MeteoMont trabalha com a ideia de uma cheia de grande proporção, atingindo entre 7,90 e 8,05 metros no cais de Montenegro pelo sistema CPRM (ou 5,90 a 6,05 metros pela medição da Tanac).

------------------------------------------------------
Atualização I - 21/07 às 10:27

Nesse exato momento o rio Caí em São Sebastião do Caí atinge a mesma marca da enchente da semana passada, ou seja, 12,5 metros e continua subindo em torno de 10 a 12 cm/h, ou seja, lá a enchente já começa a ser maior do que a anterior.

Em Bom Princípio o rio ultrapassou em 1,16 metros o nível da semana passada, ou seja, também é maior do que a anterior. 
Detalhe importante, isso NÃO significa que aumentará na mesma medida em Montenegro. As proporções são diferentes.

Bom, em Montenegro segue subindo entre 4 a 6 cm/h e continuará subindo durante toda a terça-feira.

Finalizando essa atualização, conforme já era previsto aqui, essa enchente atual será um pouco maior do que a anterior.

COM ENCHENTE EM MONTENEGRO, CHUVA PARA E SOL APARECE

Previsão do Tempo - 21/07 a 24/07

Terça: O dia terá chuva fraca e garoa, mas a tendência é que pare ao longo do dia, podendo até ocorrer alguma abertura de sol à tarde. Sensação térmica de frio. Mín. entre 9ºC a 11ºC no final da noite. Máx. entre 15ºC e 17ºC. Vento Sul irá ajudar a represar a água do rio Caí (que continuará subindo). Dia com enchente na cidade. 

Quarta: Céu ensolarado e sem previsão de chuva. Mín. entre 7ºC e 9ºC e máx. entre 16ºC e 18ºC. Dia com enchente em Montenegro.

Quinta: O sol e algumas nuvens. Não há previsão de chuva. Madrugada e amanhecer frios com mínima de 8ºC a 10ºC. Máxima entre 19ºC e 22ºC à tarde.

Sexta: Os modelos ainda divergem um pouco, mas a tendência é que o sol apareça com nuvens, e há chance de chuva a qualquer momento (principalmente à noite).


domingo, 19 de julho de 2015

ALERTA METEOROLÓGICO (SIM, MAIS UM!)

(Atualizações importantes no final desse post)


ALERTA GRANDE POA E VALES | A partir de agora (final de noite de domingo) o estado é de alerta para as regiões dos Vales e Grande Porto Alegre. Nas próximas 36 horas (até parte de terça-feira) o cenário será de temporais/vendavais/chuva forte/granizo isolado e alagamentos/inundações. Chance mais uma vez elevada de transbordamento de arroios e córregos, assim como alagamentos (provocados pela chuva) nas cidades. 

Como os rios e arroios ainda estão muito cheio, o quadro exigirá atenção e monitoramento. A chance de ocorrer um repique das águas, principalmente do rio Caí é muito elevado e portanto a chance de nova enchente deve ser considerada (como já postado anteriormente). A chuva de hoje já ultrapassou os 100 mm em cidades do Sul do Estado (Pelotas com mais de 150 mm), e agora essa frente fria (que antes era quente e semi-estacionária) migrará para o Norte do RS, ou seja, atingindo as regiões citadas acima.

Fiquem atentos!







-------------------------------------------------------------------
Atualização II - Em 20/07 às 13:10

Conforme previsto, o rio Caí voltaria a subir com as fortes chuva na região do Vale do Caí.O problema é que desde a metade da manhã também começou a chover forte na nascente do Rio.
O rio Caí está subindo em torno de 13 cm/h em São S. do Caí e mais ou menos 3 cm/h em Montenegro. Porém, alerta-se que esse ritmo deve aumentar nas próximas horas em Montenegro.

Desde já a MeteoMont alerta para uma nova cheia e transbordamento do rio Caí em Montenegro.

Ainda há muitos BOATOS na cidade sobre a enchente ser maior do que a da semana passada, porém, a MeteoMont ainda julga insuficiente a quantidade de precipitação na bacia do rio para que isso aconteça. Portanto, será necessário aguardar até pelo menos hoje à noite ou terça-feira pela manhã para saber a quantidade de chuva exata precipitada (já que ela não parou ainda).

Colabore deixando o seu comentário...

-------------------------------------------------------------------
Atualização I - Em 20/07 às 06:31


O Rio Caí parou de descer nesse começo de manhã, e pelo contrário, SUBIU 2 centímetros na última hora, resultado das fortes chuva que atingem a cidade de Montenegro. Ainda não começou a chover na Serra, mas deve começar em seguida e será forte. 

O monitoramento segue e a tendência é subir novamente (conforme já se vem alertando à dias aqui)...

quinta-feira, 16 de julho de 2015

O SOL APARECE NO SÁBADO, MAS A CHUVA RETORNA E HÁ CHANCE DE REPIQUE DA CHEIA DO RIO CAÍ

Previsão do Tempo - 17/07 a 21/07
Atualizada em 18/07 às 11:02

Sexta: Segue instável, com chance de chuva e/ou garoa. Atenção, Porto Alegre e região podem registrar chuva forte em alguns momentos do dia com a chegada de uma frente quente (área de instabilidade do Norte para o Sul) e até mesmo trovoadas. Temperatura amena e sensação de frio. Mínima de 11°C (final da noite) e máxima entre 15°C e 17°C, dependendo da cobertura de nuvens. Com a quantidade de chuva projetada pelos modelos computadorizados, não haveria possibilidade do rio Caí voltar a subir em Montenegro, porém, será preciso monitoramento constante e cautela.


Sábado: ATENÇÃO! Finalmente o tão esperado SOL aparece com poucas nuvens na Grande Porto Alegre, inclusive nas cidades afetadas pelos alagamentos e cheias do últimos dias. A chuva recua para o sul do RS e portanto não há previsão de chuva na Grande Poa e Vales. Mínima de 10°C e máxima de 22°C a 23°C.


Domingo: Os modelos ainda divergem um pouco. Porém, nesse momento acredita-se em um dia com muitas nuvens, onde o sol poderá aparecer pela manhã mas o tempo estará muito instável (quente e úmido). ALERTA-SE para o risco de temporais/vendavais, ocasional queda de granizo e transtornos. O risco é maior para a segunda metade do dia devido a aproximação de uma Frente Fria que formaria uma linha de instabilidade (perigosa) e que cruzaria o RS. Temperatura sobe bastante devido ao vento para Norte (quadro conhecido como pré-frontal antes da chuva), com mínima de 14°C e máxima entre 24°C e 27°C (dependendo do horário que a chuva chegar).


Segunda: Tempo instável já desde o início do dia e céu encoberto. ALERTA-SE para o risco de chuva forte e volumosa acompanhada de raios e trovoadas (principalmente ao final de tarde e noite), o que inclusive poderia provocar transtornos como alagamentos. Mínima entre 13°C e 15°C e máxima entre 20°C e 22°C.


Terça: Inicia com chuva forte e trovoadas (madrugada). Dia de céu fechado e com chuva ou garoa devido a atuação de uma frente fria. Sensação térmica de frio com queda de temperatura. Mínima ao redor dos 11°C apenas e máxima entre 14°C e 16°C.


ALERTA DE POSSÍVEL NOVA ENCHENTE! Se chover o que os modelos projetam, há grandes chances de um repique das cheias, incluindo a do rio Caí, ou seja, poderemos ter outra enchente com novo transbordamento do Rio Caí e que alagaria as ruas novamente. Porém, para um diagnóstico mais preciso, somente a curto/curtíssimo prazo.


OBS: Essa previsão poderá sofrer atualizações/ajustes, portanto sugere-se o acompanhamento diário desse post.



segunda-feira, 13 de julho de 2015

MONITORAMENTO DA CHEIA / ENCHENTE DO RIO CAÍ EM MONTENEGRO

(Atualizações importantes no final desse post)

Os olhos se voltam para o céu e para o Rio Caí em Montenegro. A pergunta que não quer calar: Vai dar enchente???


Bom, vamos aos fatos: Essa não é uma pergunta fácil de responder na atual situação que está acontecendo na nossa região. Por quê? Porque na Serra, onde fica a nascente do rio, não choveu nem a metade do suficiente para gerar uma cheia aqui. MAS em todo o Vale do Caí, abaixo da Serra, estamos próximo de atingir um volume de chuva compatível com enchente. Em São Sebastião do Caí o rio começa a subir pouco, quase estabilizando. Em Montenegro ainda sobe de 8 a 10 centímetros por hora (nas últimas horas)


Minha opinião é a seguinte: Apesar de ter chovido quase 150 milímetros em Montenegro (em 24 horas), essa chuva de hoje + a chuva da Serra, ainda não seria capaz de produzir enchente em Montenegro. PORÉM, temos pelo menos mais dois dias de chuva (irão ocorrer intervalos de melhoria, mas a chance de chuva é elevada), então o monitoramento segue amanhã (terça), dia decisivo para sabermos se teremos enchente ou não. A resposta só a Natureza trará.

--------------------------------------------------------------

Atualização VII - 18/07 às 17:12


Bacia do Caí ainda em conta de Inundação (CPRM). Nessa tarde o rio muito vagarosamente está recuando para o seu leito, já possibilitando o acesso as casas locais. Porém, algumas ruas ainda estão inundadas por serem mais baixas que o nível do rio (rua da beira do rio).








--------------------------------------------------------------

Atualização VI - 16/07 às 23:26

O rio Caí, em Montenegro, está baixando muito lentamente conforme previsto. Os motivos são dois: A chuva não parou completamente, inclusive está sendo de forma moderada na Serra. O outro motivo é que o rio Jacuí está muito acima do nível normal, dificultando o escoamento do Rio Caí.

Nessa noite o rio baixou apenas 5 centímetros.

Para ficar registrado, o pico da cheia foi de 7,75 metros (pelo sistema CPRM) no começo da noite de ontem.

--------------------------------------------------------------

Atualização V - 15/07 às 23:17


Conforme já previsto na atualização anterior, o rio Caí começa a estabilizar no cais em Montenegro e segue baixando lentamente em São S. do Caí.
Nas próximas 24 horas não há preocupação com a sua subida.

Na sexta-feira volta a chover, no domingo e na segunda-feira esquenta bastante e terça e quarta a chuva retorna podendo ser forte.

Gostaria de lembrar que esse blog não possui fins lucrativos, sendo o seu trabalho totalmente voluntário em prol da prevenção para comunidade Montenegrina. 

--------------------------------------------------------------

Atualização IV - 15/07 às 12:52

 E quanto choveu afinal para provocar essa enchente?

Acreditem, em Montenegro foram mais de 200 milímetros de chuva em menos de 48 horas.

Dia 13 - coleta às 8 horas (período de 24 horas): 108 mm
Dia 14 - 102 mm
Dia 15 (hoje) - 15 mm

Totalizando 242,5 mm no mês o que corresponde a 82 % acima da média histórica dos últimos 40 anos.
Lembrando que em 2013 a concentração de precipitação, em novembro dias 10 e 11, foi de 235 mm nos dois dias, quando a enchente atingiu a marca de 12,70 metros na Barca do Caí, segundo Boletim de Alerta do SACE-Cai.



Hoje pela manhã, às 09:00 quando o nível estabilizou em São Sebastião do Caí (na Barca do Caí), o rio atingiu 12,50 metros. Após, começou a baixar lentamente.

Em Montenegro o nível já chega a 7,65 metros no Passo Montenegro (CPRM) e continua subindo em média nas últimas horas entre 3 a 5 cm. Até a noite de hoje o nível deve estabilizar, isto é, parar de subir, para depois, muito lentamente começar a baixar.



Contribuiu para os dados: Eng. Agro. Pedro Augusto Rücker


--------------------------------------------------------------

Atualização III - 15/07 às 06:55

Conforme previsto, o rio transbordou ontem e já temos enchente em Montenegro.

A notícia boa: Parou de subir desde ontem na Serra o nível do rio e está estabilizando em São Sebastião do Caí nesse começo de manhã.

A notícia ruim: Ainda sobe cerca de 6 cm/h no cais em Montenegro e continuará subindo praticamente durante todo o dia de hoje. Por isso a MeteoMont considera uma cheia de média proporção.

A notícia péssima: O tempo não firma hoje e o dia terá chuva fraca ou garoa. Sexta deve voltar a chover, não se descartando pancada ocasionalmente mais forte. Domingo esquenta e volta a chover de segunda para terça com chance de chuva forte.

--------------------------------------------------------------

Atualização II - 14/07 às 12:32


As notícias não são nadas boas para Montenegro... o rio Caí continuará subindo nas próximas horas e a previsão ainda é de chuva, porém, a chance de ter pancadas fortes é pequena.

Vários pontos da bacia do rio estão em "estado de inundação" ou "estado de alerta" (foto 1 abaixo).


A situação deve se agravar bastante entre hoje e amanhã na cidade, isso porque o nível continua subindo na Serra e consequentemente nos Vales.



Por isso nesse momento a MeteoMont acredita em uma enchente de médio a grande porte na cidade de Montenegro.

Autoridades e população ribeirinha, podem tomar as devidas providências!







(Foto SÍLVIO KAÉL) 

 (Foto SÍLVIO KAÉL)

(Foto: Filipe Serena)

--------------------------------------------------------------

Atualização I - 13/07 às 23:50

A Situação é grave em Montenegro. Chuva torrencial agora pouco inunda a cidade que já estava inundada pela chuva. O rio deve continuar subindo e a situação é de ALERTA por conta da chuva que não para. 
Nesse momento a MeteoMont acredita em enchente (por enquanto de pequena proporção) em Montenegro nessa terça-feira.

Mais informações amanhã...

ALERTA METEOROLÓGICO E INFORMAÇÕES SOBRE POSSÍVEL ENCHENTE



Situação segue sendo de alerta meteorológico nas próximas horas. Mais informações sobre possível enchente do rio Caí em Montenegro ainda hoje.