domingo, 25 de outubro de 2015

SOL, MUITAS NUVENS E CHANCE DE CHUVA

PREVISÃO DO TEMPO - 26/10 A 29/10

☀☁☔ Segunda: Nuvens predominam. Há pequena chance de chuva e/ou garoa. Temperatura estará mais elevada (em relação ao domingo). Sensação de abafamento. Mínima entre 15° e 17°C e máxima entre 26°C e 28°C.

☁☔⚡ Terça: Dia com predomínio de céu fechado (nublado a encoberto). Aumenta a chance de chuva, que pode vir em forma de pancada e acompanhada de trovoadas. Mínima entre 18°C e 20°C e máxima entre 24°C e 26°C, não se descartando 27°C. 

☀☁☔ Quarta: O sol pode aparecer com nuvens, mas deve haver períodos de céu nublado. Ainda há chance de chuva isolada, não se descartando trovoadas. Mínima em torno dos 19°C e máxima entre 25°C e 27°C.

☀☁ Quinta: Sol e nuvens. Faz calor. Mínima em torno de 19°C e máxima entre 28°C e 30°C.

OBS: Análise sujeita a atualizações/alterações.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

MUITAS NUVENS

Previsão do Tempo - 23/10 a 26/10

☀☁☔ Sexta: O sol aparece com nuvens na Grande Poa. Ainda não é possível descartar alguma ocasional chuva fraca ou garoa passageira. Temperatura amena. O vento sopra de quadrante Sul, podendo interferir nos níveis dos rios e da Lagoa dos Patos. Mínima entre 15ºC e 17ºC e máxima entre 21ºC e 23ºC.

☀☁ Sábado: O sol aparece com nuvens, podendo ocorrer períodos de céu nublado/encoberto. Temperatura amena. Mínima entre 13ºC e 15ºC e máxima entre 20ºC e 22°C.

☀☁☔ Domingo: Dia de muitas nuvens, com remota/pequena chance de chuva fraca ou garoa. Temperaturas entre amena e agradável. Vento de quadrante Leste/Sudeste. Mínima entre 14ºC e 16ºC e máxima entre 22ºC e 24ºC.

☁☔ Segunda: Muitas nuvens. Elevada chance de chuva, podendo ocorrer trovoadas. Marcas agradáveis. Temperatura entre amena e agradável. Mínima entre 15ºC e 17ºC. Máxima entre 22ºC e 24ºC.

OBS: Análise sujeita a ajustes/atualizações.

MONITORAMENTO DA CHEIA / ENCHENTE DO RIO CAÍ EM MONTENEGRO

ALERTA DE CHEIA DO RIO CAÍ EM MONTENEGRO
(Atualizações importantes no final desse post)

Montenegro está na iminência de mais uma cheia do rio Caí, a sexta nesse ano. Após acumular 98 milímetros na cidade (em apenas 6 horas), a cidade virou um caos, com várias ruas alagadas.
São Sebastião do Caí acumulou 74 mm, Bom Princípio acumulou 64 mm e Caxias do Sul chegou a 84 mm em alguns pontos de medição da cidade.

Em Bom Princípio o rio Caí atingiu 9,80 metros e o arroio Forroméco (um dos principais afluentes) estabilizou em 5 metros. Os dois já começaram a baixar hoje pela manhã.

O Rio Caí em São S. do Caí atingiu a marca de 10,62 metros e continua subindo em média 10 cm/h.

Em Montenegro o rio atinge agora 6,08 metros e subindo 6 cm/h.

Nesse momento, com os dados de chuva e de níveis do rio levantados até esse momento (22/10 - 12:50), a MeteoMont acredita em uma enchente de pequena proporção, iniciando nas próximas horas pela parte mais baixa da Apolinário de Moraes.

Assim que eu tiver mais detalhes, serão postados nas atualizações abaixo como de costume. Se alguém tiver mais informações, por favor, entre em contato através do e-mail  meteomont@gmail.com , twitter @meteomont  ou deixe um comentário abaixo.

----------------------------------------------------
Atualização V - 23/10 às 14:47

Rio Caí atingiu o seu pico hoje por volta das 09:30 em Montenegro com nível de 6,67 metros (CPRM). Agora começará a baixar lentamente. Projeção da MeteoMont se confirmou, ou seja, enchente pequena, sem transbordamento do rio na parte mais alto do cais. 

Monitoramento encerrado!

----------------------------------------------------
Atualização IV - 22/10 às 23:06

Pessoal com dúvidas me perguntando se vai dar enchente em Montenegro. Respondo com todas as letras:  

J-Á  T-E-M-O-S  E-N-C-H-E-N-T-E !

Se foi aberto o monitoramento é porque já temos (ou certamente teremos) enchente.


Rua Apolinário de Moraes. Foto: Marcelo Lubaczwski

O pico da cheia em São S. do Caí foi de 10,89 metros, estabilizou e já começa a apresentar (lentamente) sinais de redução no seu nível.

Projeção da MeteoMont segue sendo a mesma, ou seja, enchente pequena em Montenegro.

----------------------------------------------------
Atualização III - 22/10 às 20:58

Rio continua na marca dos 10,88 metros em São S do Caí, começando a apresentar sinais de estabilidade por lá.

Em Montenegro já chega a 6,41 metros, subindo 3 cm/h.
Seguirá subindo durante toda a noite.

----------------------------------------------------
Atualização II - 22/10 às 19:16

Rio atinge 10,88 metros em São S do Caí, subindo 3 cm/h.

Em Montenegro já chega a 6,35 metros, subindo igualmente 3 cm/h.

----------------------------------------------------
Atualização I - 22/10 às 13:32

Foto de Daniel Soares mostram o rio Caí muito acima do nível normal em Montenegro agora (6,12 metros - CPRM).




sábado, 17 de outubro de 2015

SOL, NUVENS, CHUVA, FRIO E CALOR

Previsão do Tempo - 17/10 a 21/10
(atualizada em 18/10 às 15:27)

☀☁☔ Sábado: O sol aparece com muitas nuvens, e por isso podem ocorrer períodos de céu nublado a encoberto. Há chance de chuva ou garoa, principalmente na primeira metade do sábado (madrugada e manhã). Não se descarta até mesmo pancadas moderadas e acompanhadas de trovoadas. Faz frio na madrugada e à noite (para essa época do ano). Mínima entre 11ºC e 13ºC antes da meia-noite. Temperatura amena à tarde. Máxima entre 17ºC e 19ºC.

☀☁ Domingo: Sol e nuvens. Madrugada bastante fria para essa época do ano. Mínimas entre 9ºC e 11ºC. Tarde agradável com máxima entre 20ºC e 22ºC.

☀☁☔ Segunda: O sol aparece com nuvens mas pode ocorre períodos de céu nublado/encoberto. Existe uma pequena chance de chuva ou garoa durante o dia. Mínima entre 11° e 13°C. Máxima entre 26ºC e 28ºC,não se descartando superior nos pontos tradicionalmente mais quentes. 

☀☁☔⚡⚠ Terça: O sol pode até aparecer, mas será com muitas nuvens. Devido ao ingresso de ar quente, as temperaturas sobem. A mínima na madrugada já ficará em torno dos 18°C/20°C. Faz calor à tarde. Máxima entre 32°C e 34°C, não se descartando superior em cidades mais ao Norte da Grande Poa. O vento soprará de quadrante Norte. O ponto positivo é que o vento nessa direção "empurra" as águas dos rios, fazendo escoar mais rápido. ALERTA: Devido ao forte calor, há elevado risco de temporal/vendaval, chuva forte e granizo a qualquer hora do dia.


☔⚡⚠ Quarta: Instável. Ainda com chance de chuva forte na primeira metade do dia.

OBS: Previsão sujeita à atualizações/alterações.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

MONITORAMENTO DA CHEIA / ENCHENTE DO RIO CAÍ EM MONTENEGRO

ALERTA DE CHEIA DO RIO CAÍ EM MONTENEGRO

Montenegro está na iminência de mais uma cheia do rio Caí, a quinta nesse ano. Após acumular 75 milímetros na cidade (em apenas 48 horas), 138 mm em Bom Princípio, 89 mm em São S. do Ca e 50 mm em Caxias do Sul, com o nível do rio ainda MUITO ELEVADO, o resultado não poderia ser diferente, enchente!

Com o sistema de monitoramento on-line "fora do ar", o jeito é encontrar maneiras de coletar informações...



Bom, em São Sebastião do Caí subiu em torno de 42 centímetros nas últimas duas horas. Elevação é considerada muito forte! Próximo das 22:00 já estava entrando em "Cota de Inundação" de 10,00 metros



Em Montenegro está subindo em média 5 centímetros entre às 20:00 e as 21:00 de hoje. Possivelmente a velocidade de elevação aumentou entre às 21:00 e às 22:00. Montenegro também já está em "Cota de Inundação".

Os bueiros da rua Apolinário de Moraes, na parte mais baixa, já irão começar a ter refluxo por causa do nível do rio nas próximas horas, assim, dando início a mais uma enchente na cidade.

Com os dados ainda não estão completos, nesse momento (15/10 - 22:15) ainda é impossível saber detalhes da sua proporção, mais uma coisa é certa, vai continuar subindo nas próximas horas.

Assim que eu tiver mais detalhes, serão postados nas atualizações abaixo como de costume. Se alguém tiver mais informações, por favor, entre em contato através do e-mail  meteomont@gmail.com  ou deixe um recado abaixo.

----------------------------------------------------
Atualização VIII - 17/10 às 00:22

Essa é a capa patética desse final de semana do Jornal Ibiá de Montenegro. Tirem suas próprias conclusões. Boa noite!

(clique para ampliar)

----------------------------------------------------
Atualização VII - 17/10 às 00:07

Rio Caí atingiu 6,91 metros em Montenegro às 23:00. Acredito que o pico já foi alcançado. Nível estabilizado. 
Essa é mais uma projeção da MeteoMont que se confirma, tivemos uma enchente pequena, com transbordo do rio somente nas laterais da rua Álvaro de Moraes, próximo à Tanac e na Estrada do Manduca. Algumas ruas de níveis mais baixos também foram alagadas no bairro Municipal e Centro da cidade.

----------------------------------------------------
Atualização VI - 16/10 às 20:12

Rio Caí atinge nesse momento 6,88 metros em Montenegro e começa a apresentar sinais de estabilidade, ou seja, está parando de subir.


----------------------------------------------------
Atualização V - 16/10 às 13:18

O Rio Caí estabilizou em São Sebastião do Caí em 10,38 metros, baixando 2 cm na última hora.

Em Montenegro segue subindo e agora está em 6,76 metros, subindo 3 cm/h.

Veja as fotos, de Claudia Proença, da situação de agora:




Ruas já alagadas ou que começam a alagar:

- Estrada do Manduca (baixio)
- Apolinário de Moraes
- Álvaro de Moraes (próximo a Tanac por enquanto)
- Assis Brasil
- Fernando Ferrari
- Otaviano Mojen

Entendimento da MeteoMont, desde ontem, segue sendo de que essa enchente seja pequena com chances remotas de atingir média proporção.

----------------------------------------------------
Atualização IV - 16/10 às 10:16

Em São S. do Caí o rio atinge agora 10,37 metros e começa a apresentar sinais de estabilidade.

Em Montenegro está subindo 3 cm/h e chega na marca de 6,68 metros.

Previsão do tempo hoje para Montenegro e de predomínio de sol e nuvens, porém, não se descarta chuva (pancadas) passageiras ao longo do dia.

----------------------------------------------------
Atualização III - 16/10 às 07:14

Rio Caí segue subindo 4 cm/h, atingindo agora 6,58 metros em Montenegro. Já alaga toda a rua Apolinário de Moraes, próximo ao rio. O rio próximo a Tanac, também já começa a sair da calha.

Em São Sebastião do Caí ainda sobe um pouco, atingindo a marca de 10,32 metros.

O Rio Cadeia também segue subindo, chegando a 9,10 metros.

----------------------------------------------------
Atualização II - 16/10 às 00:08

Rio Caí segue subindo 5 cm/h, atingindo 6,25 metros em Montenegro.


----------------------------------------------------
Atualização I - 15/10 às 23:45

Rio Caí subindo em média 4 cm nas últimas horas em Montenegro, atingindo a marca de 6,20 metros às 23:00.

Em São Sebastião do Caí, às 23:15 estava em 9,86 (próximo da "Cota de Inundação")

Entendimento da MeteoMont (com dados desse momento) é de que essa enchente seja pequena com chances remotas de atingir média proporção.

Foto de agora de Marcelo Lubaczwski já mostra o começo da enchente na rua Apolinário de Moraes.


POSSÍVEL NOVA ENCHENTE DO RIO CAÍ EM MONTENEGRO

Conforme alertado desde a segunda-feira (12/10) aqui nesse blog (ver postagens abaixo), se confirma, por enquanto, a elevada possibilidade de uma nova enchente em Montenegro, a quinta nesse ano. De acordo com os dados coletados, houve lugares da bacia do Rio Caí que choveu mais de 130 mm (e isso é preocupante). Na Serra, em média, foram 40 mm.

Não, não é possível AINDA estimar tamanho/proporção da cheia. 

Mais informações em breve....


Imagem de arquivo (ilustrativa)

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

RISCO DE TEMPORAL/VENDAVAL/GRANIZO

ALERTA | Imagem de radar (abaixo) mostra vários núcleos de instabilidade ganhando força à oeste de Montenegro agora. Estamos na iminência para temporais/vendavais/granizo. Próximas horas serão de enorme risco !!!



Foto de Christian Vogt mostra poderosa área de instabilidade se aproximando de Montenegro agora à noite.


(clique para ampliar)


Outra foto impressionante foi a super célula (supercell) de tempestade registrada pelas lentes de Alessandro Centenaro, ontem à tarde também em Montenegro:

(clique para ampliar)

--------------------------------------------
Atualização I - 15/10 às 15:15

O sol já aparece em boa parte do Rio Grande do Sul, somente no eixo Centro-Leste do Estado ainda chove. Tendência é de que a chuva diminua e/ou pare até o final da noite com a entrada do ar seco e frio.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

PEQUENA TRÉGUA COM SOL, E ALERTA PARA MAIS CHUVA

PREVISÃO DO TEMPO - 13/10 A 18/10
(Atualizada em 13/10 às 23:40)

A notícia não é das melhores, pois teremos apenas algumas horas sem chuva. Na metade da semana a chuva deve voltar com força na maioria das regiões que sofrem com as enchentes e com o solo já saturado e sem absorção para novas chuvas. Modelos computadorizados utilizados na previsão do tempo, projetam entre 35 a 75 mm para a Grande Porto Alegre entre quarta e quinta-feira.

☀☁ Terça-feira: Sol e alguns momentos com mais nuvens. Faz frio ao amanhecer (para essa época) com mínima entre 10° e 12°C nos pontos mais frios. Máxima entre 21°C e 23°C à tarde.

⚠☀☁☔⚡ Quarta-feira: Instável! ATENÇÃO: Já há risco de instabilidade desde o primeiro período do dia (madrugada/manhã). Alguns dados sugerem que o sol possa aparecer entre nuvens. Chance de temporal não está afastada, principalmente à noite. Em pontos isolados pode haver queda de granizo. Sensação de abafamento. Mínima entre 14°C e 16°C. Máxima entre 25°C e 27°C, ocasionalmente superiores.

⚠☁☔⚡ Quinta-feira: ATENÇÃO: Céu fechado e com chuva. Será o dia com maior chance de chuva forte e temporais, não se descartando novos alagamentos. Devido aos altos índices de instabilidade (imagem abaixo), segue a alta chance de granizo e temporaisSensação de abafamento. Mínima elevada entre 19°C e 21°C. Temperatura máxima entre 26°C e 28°C, ocasionalmente superiores.

Sexta-feira: O sol volta a brilhar com poucas nuvens. Massa de ar frio e seco cobre o Estado. Faz frio (para essa época do ano) à noite. Mínima entre 12°C e 14°C antes da meia-noite. Máxima em torno dos 23°C à tarde.

☀☁ Final de Semana: Sol mas com períodos de céu nublado, principalmente no sábado. Por enquanto os modelos não indicam chuva. Madrugadas frias e tarde amenas.


PRÓXIMOS 10 DIAS

A chuva deve retornar com força na semana que vem. Preocupa a projeção de até 250 milímetros para os próximos 10 dias em alguns pontos do Rio Grande do Sul (imagem abaixo). Na Grande Poa a média seria de 150 mm para os próximos 10 dias. Mas atenção, é normal a posição geográfica da chuva, assim como o seu volume, variar bastante nas saídas futuras dos modelos.


CHEIA DO RIO CAÍ - MONTENEGRO

Sim, há grandes chances para um repique das águas do rio Caí, caso o volume projetado pelos modelos se concretize. Será um volume muito grande para um curto espaço de tempo, e por isso deve ocasionar aumento de nível e nova enchente deve ser considerada.


CHEIA DO GUAIBA - PORTO ALEGRE

O vento Sudeste amanhã, com rajadas entre 40 e 50 km/h na Lagoa do Patos/Guaiba exigirão atenção devido ao seu represamento e possível aumento do nível (que já é considerado crítico). Há risco de a chuva forte poder aumentar ainda mais o nível do Guaiba nessa semana.


quinta-feira, 8 de outubro de 2015

MONITORAMENTO DA CHEIA / ENCHENTE DO RIO CAÍ EM MONTENEGRO

ALERTA DE CHEIA DO RIO CAÍ EM MONTENEGRO
(Atualizações importantes no final desse post)

Imagem ilustrativa de arquivo


Montenegro está na iminência de mais uma cheia do rio Caí. Após acumular 130 milímetros na cidade (desde ontem quando iniciou a chuva), 120 mm em Caxias do Sul e Bom Princípio, e 108 mm em São S. do Caí (em menos de 48 horas), o resultado não poderia ser diferente, enchente!

Em São S. do Caí algumas famílias já foram removidas, o nível do rio atingiu a conta de inundação (10,00 metros) nessa tarde, chegando nesse momento (08/10 - 21:00) a marca de 11,39 metros e subindo impressionantes 24 cm na última hora, conforme imagem abaixo.




O que mais preocupa é a quantidade de água que vem descendo da Serra e ainda nem chegou aos Vales. Confesso ainda não ter visto esse nível tão alto desde a implantação do sistema de medição da CPRM. Veja imagem abaixo do nível do Rio Caí em Caxias do Sul/Nova Palmira, passando com folga a cota de inundação.



Em Bom Princípio, o rio Caí já atinge 13 metros e segue subindo. 
ATENÇÃO: Esse nível de Bom Princípio já é maior do que o medido na cheia de julho/2015.

A expectativa é de que o nível em São S. do Caí também atinja no mínimo 12,80 metros.

Montenegro está na iminência para registrar mais uma cheia. Veja a imagem abaixo do nível do rio em Montenegro agora (08/10 - 21:30)


Portanto, considerando os valores acima, nesse momento (08/10 - 21:30), MeteoMont acredita em enchente de média a grande proporção em Montenegro.

*Podendo variar muito ainda, pois a chuva ainda não parou.


----------------------------------------------------
Atualização XV- 11/10 às 21:36

A última atualização...

A MeteoMont foi a única fonte a divulgar com 120 HORAS DE ANTECEDÊNCIA (5 DIAS) a elevadíssima chance de enchente que teríamos nessa semana em Montenegro. Prova disso é o que publiquei aqui no dia 04/10 e que você pode ler e relembrar através desse link: http://meteomont.blogspot.com.br/2015/10/atencao-vem-muita-chuva-nos-proximos.html

Agora, vou encerrando mais esse monitoramento. Rio Caí segue baixando e sem chance de elevação em Montenegro pelo menos nas próximas 48 horas.

Para finalizar, gostaria de relembrar que esse blog não possui fins lucrativos, sendo o seu trabalho totalmente voluntário em prol da prevenção para comunidade Montenegrina. 

Obrigado a todos que acompanharam e até a próxima!

Grande abraço!

Daimar Korndörfer Coelho

--------------------------------------------
Atualização XIV- 11/10 às 15:27

Nível do rio Caí segue baixando muito lentamente. Nesse momento está em 7,74 metros em Montenegro.


--------------------------------------------
Atualização XIII - 10/10 às 20:49

ENCHENTE

Nível do rio Caí em Montenegro agora é de 8,12 metros, baixando apenas 4 cm desde o seu pico, confirmando o que foi dito à tarde (vai demorar muito a baixar e voltar para o leito).

PREVISÃO DO TEMPO

Mais recentes saídas dos modelos computadorizados utilizados na previsão do tempo, indicam predomínio de nuvens (encoberto), com chuva fraca, entre o final desse sábado e a segunda-feira. 
Porém, alguns momentos de chuva moderada a forte não estão totalmente descartadas devido ao um sistema de baixa pressão que se formará no Sudeste do RS (podendo se configurar em ciclone extratropical, conforme imagem abaixo).


A chuva dará uma trégua entre parte da segunda e terça-feira. Mas o que mais preocupa é a projeção de altos acumulados de chuva entre a quarta e quinta-feira. Recentes saídas sugerem entre 75 e 125 milímetros nas cidades do Vale do Caí, e que caso venha a se confirmar (muito cedo para saber ainda), certamente resultaria em aumento do nível do rio Caí, que ainda estará muito além do seu nível normal.




--------------------------------------------
Atualização XII - 10/10 às 16:12

1- O Rio Caí estabilizou em Montenegro, ou seja, parou de subir. Seu pico foi no começo da tarde com 8,16 metros, sendo 17 centímetros maior do que a de julho/2015 (o que já se projetava aqui desde antes de iniciar a enchente). Pela medição da Tanac, o nível foi de 5,99 metros.

2- Todas as outras marcações acima de Montenegro apresentam estabilidade ou já estão baixando.

3- Essa enchente irá demorar mais (do que as anterior desse ano) a baixar. 

4- Previsão do tempo para o restante do sábado, domingo e parte da segunda-feira, é de muitas nuvens (nublado a encoberto), com períodos de garoa ou chuva fraca. Vento Sul irá ajudar a represar as águas e a sensação térmica é amena. O sol deve voltar a aparecer com nuvens na terça, mas na quarta já haveria chance de chuva.




--------------------------------------------
Atualização XI - 10/10 às 10:53

O Rio Caí atinge 8,14 metros e começa a apresentar sinais de estabilidade, porém, deve se manter (ou subir mais um pouco) devido a chuva e ao represamento das águas. Essa enchente irá demorar pra baixar.

Na última hora, as águas que estavam baixando, voltaram a subir em Bom Princípio devido a chuva que não para, o que ocasionará impacto nas cidades logo abaixo (São S. Caí e Montenegro). Portanto, o nível ainda não está totalmente estabilizado, ainda poderá subir mais um pouco.
Expectativa agora da MeteoMont, com os dados atuais de níveis e de chuva, é que o nível em Montenegro fique entre 8,15 e 8,25 metros.


Foto: Marcelo Lubaczwski, da frente da sua casa na Apolinário de Moraes

Foto: Ane Coelho, da frente da sua casa na Apolinário de Moraes

Foto: Ane Coelho, faltando poucos degraus para avançar na sua casa

Foto de Priscila Proença mostra a rua Dr. Flores

--------------------------------------------
Atualização X - 09/10 às 23:44

O Rio Caí atinge nesse momento (7,97 metros) praticamente o mesmo nível da enchente de agosto/2015 (7,99 metros) em Montenegro. Mas, seguirá subindo durante a madrugada...

Na Serra e em São Sebastião do Caí o nível segue baixando.

O tempo não firma durante o final de semana na região da bacia hidrográfica do rio Caí. Porém, a chuva diminui de intensidade. Previsão de chuva fraca e/ou garoa, com pontos isolados de chuva moderada em determinados momentos. Caso venha a se confirmar, não deve interferir muito no nível do rio. O vento Sul sopra de fraco a moderado, aumentando a sensação térmica de frio. 

A MeteoMont voltará com mais informações a partir da manhã desse sábado. Boa noite!

--------------------------------------------
Atualização IX - 09/10 às 21:55

Expectativa inicial da MeteoMont é que o rio Caí atinja seu pico entre 8,20 e 8,35 metros durante a madrugada/manhã desse sábado em Montenegro.

Nesse momento, 7,86 metros.

--------------------------------------------
Atualização VIII - 09/10 às 21:10

Rio Caí aparenta ter estabilizado em São S. do Caí, mas conforme explicado na atualização anterior, não é possível descartar novo aumento durante a madrugada, mesmo assim a chance de ultrapassar o pico de 13,61 metros é pequena.

Em Montenegro, agora, 7,80 metros, subindo 6 cm na última hora. Conforme já projetado e divulgado pela MeteoMont, a cheia atual deve ser um pouco maior do que a de julho/2015.
Lembrando que em julho/2015 o nível máximo foi de 7,99 metros (CPRM) na cidade.

--------------------------------------------
Atualização VII - 09/10 às 19:49 

ATENÇÃO PARA AVISOS IMPORTANTES

1 - Diferente do que foi falado agora no RBS Notícias, pelo responsável da Defesa Civil de São S. do Caí, o rio não atingiu o pico de 13,55 metros, ele continuou subindo até 13,61 metros. Sim, o rio aparenta ter estabilizado por lá, mas ainda apresenta oscilações significativa (hora desce, hora sobe alguns centímetros). 

2 - A população ribeirinha de São S. do Caí não deve ficar tranquila como ele falou na matéria que foi ao ar agora pouco. Esse pode ter sido um "pico temporário"!!! Entenda porque no aviso 3 abaixo;

3 - O RIO CAÍ VOLTOU A SUBIR NA SERRA GAÚCHA E NESSE MOMENTO SEGUE SUBINDO! Isso terá impacto nas próximas horas nas cidades do Vale do Caí. Portanto, o pico dessa cheia pode ainda não ter sido atingido em São Sebastião do Caí;



4 - Com a virada do vento para SUL (ar frio), isso vai ocasionar um REPRESAMENTO maior da água do rio, podendo até elevá-lo ou simplesmente demorar muito a baixar;

5 - Todos os outros rios estão cheios e muito acima do normal, portanto, isso também impedirá um maior escoamento;

6 - Nesse momento o rio Caí atinge 7,73 metros em Montenegro e segue subindo 8 cm/h;

7 - Continuará subindo a noite/madrugada toda em Montenegro.


--------------------------------------------
Atualização VI - 09/10 às 16:16 

ATENÇÃO | Devido a chuva que cai na nascente do rio Caí, o nível voltou a subir na Serra, o que terá impacto nos município do Vale do Caí. 
Veja no gráfico abaixo a curva do nível voltando a subir na localidade de Nova Palmira (Serra).


--------------------------------------------
Atualização V - 09/10 às 16:10 

Segue subindo em Montenegro e nesse momento atinge a marca de 7,44 metros, subindo 10 cm na última hora.

Algumas ruas já estão interditadas por conta da inundação. Veja foto de Claudia Proença, da rua Fernando Ferrari em Montenegro-RS.


--------------------------------------------
Atualização IV - 09/10 às 13:05 

O rio Caí em Bom Princípio já estabilizou e atingiu o pico de 13,10 metros. Na última hora baixou 13 centímetros.

O rio Caí segue subindo em São Sebastião do Caí, porém, seu ritmo de elevação diminuiu nas últimas horas. Nesse momento sua altura é de 13,47 metros, subindo apenas 2 cm na última hora, ou seja, deve parar de subir nas próximas horas por lá.

Já em Montenegro segue subindo 9 cm na última hora, atingindo a marca de 7,18 metros (CPRM).

Como já dito anteriormente, essa cheia será maior do que as anteriores ocorridas nesse ano de 2015.

Nesse momento, a MeteoMont não considera possível que atinja a marca de 08/2013, portanto, deve ser menor do que a de 2013.

Importante lembrar que essa é uma projeção realizada nesse momento (09/10-13:00), e que a chuva vai continuar em toda a bacia do rio Caí hoje e no final de semana, com alguns momentos de chuva moderada a forte. Mais informações em breve...

--------------------------------------------
Atualização III - 09/10 às 09:15 

ATENÇÃO | Enchente em Montenegro deve ser MAIOR do que a de julho/2015. MeteoMont confirma projeção de uma grande cheia.

Nível do rio Caí agora:

- São Sebastião do Caí = 13,19 metros
- Montenegro = 6,81 metros

 Foto JB Cardoso


Estrada do Matiel (RS-124) totalmente bloqueada em Pareci-RS

--------------------------------------------
Atualização II - 09/10 às 06:32 

As notícias não são boas! O rio Caí segue subindo muito em São Sebastião do Caí e nesse momento atinge 12,85 metros, subindo 17 cm na última hora. Expectativa é de que ultrapasse os 13,50 metros. Ou seja, lá vai ser maior do que a enchente de julho/2015.

Em Montenegro o rio já atinge 6,58 metros, subindo 8 cm na última hora.
Portanto o rio continuará subindo em Montenegro durante toda essa sexta-feira. Fiquem atentos!

--------------------------------------------
Atualização I - 08/10 às 22:20 

Rio Caí sobe 22 cm/h (na última hora) em Montenegro, atingindo agora 5,99 metros, entrando em cota de inundação. 
ALERTA-SE para que nas próximas horas a enchente comece na parte mais baixa da rua Apolinário de Moraes, onde o nível da rua é abaixo do nível de transbordamento do rio no cais.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

ALERTA METEOROLÓGICO POR CHUVA INTENSA/EXCESSIVA, ALAGAMENTOS/ENCHENTES E LONGO PERÍODO DE INSTABILIDADE

PREVISÃO DO TEMPO - 06/10 A 11/10
Previsão atualizada em 06/10 às 22:53
Atualizações importantes no final desse post

⚠ Como já venho falando aqui durante alguns dias, o cenário projetado pelos modelos segue sendo MUITO PREOCUPANTE, principalmente para o Centro e Norte do Rio Grande do Sul, o que inclui Porto Alegre, Grande Poa, Vales e Serra.
Os modelos insistem em sugerir entre 200 a 300 mm de chuva nos próximos 8 dias. E pior, a tendência é elevada de que a chuva prossiga além desses 8 próximos dias (mais isso será avaliado futuramente). Diante desse cenário preocupante de chuva, alerta-se desde já para o risco elevadíssimo de uma cheia do rio Caí em Montenegro e região. 

☀☁☔ Terça: O sol aparece com nuvens e faz calor. Há chance de chuva na segunda metade do período devido ao calor (temporal não está descartado). Mínima entre 12ºC e 14ºC e máxima entre 27ºC e 29ºC.

☁☔⚡ Quarta: Muitas nuvens na maior parte do tempo, mas o sol deve aparecer em alguns momentos. Sensação de abafamento devido ao calor e a chuva do sul do estado! ATENÇÃO: O risco de chuva forte/excessiva, raios e granizo é elevado, podendo ocorrer transtornos, principalmente na segunda metade do dia. Mínima entre 17ºC e 19ºC. Máxima entre 28ºC e 30ºC, não se descartando superior em pontos tradicionalmente mais quentes (ou a cidade em que o sol apareça por mais tempo).

☔⚡ Quinta: Chuva entre moderada a forte e ocasional queda de granizo. ATENÇÃO: o risco de chuva forte e excessiva é muito alto, podendo ocorrer alagamentos e transtornos. Temperatura entre ameno e agradável.

☔ Sexta: Céu fechado e com chuva/garoa. A temperatura cai e pouco varia. Sensação térmica de frio.

☔ Final de semana: Segue chovendo (com períodos de chuva moderada a forte) com sensação térmica baixa.





--------------------------------------------
Atualização II - 08/10 às 16:44 

ALERTA

Pessoal, a enchente, causada pelo transbordamento do rio Caí em Montenegro, é dada como certa. Agora é só questão de tempo...


Detalhes e monitoramento começam hoje a noite na abertura de um novo post.


Para ficar melhor informado, sugere-se o acompanhamento pelo Twitter da MeteoMont (@meteomont), ou no canto direito da página do blog (para que não acessa o blog pelo celular).

--------------------------------------------
Atualização I - 08/10 às 09:20 

Conforme previsto aqui, está chovendo MUITO em várias regiões do Estado. Confira alguns volumes registrados de ontem até às 09:00 de hoje:

Santa Maria: 228 mm
Taquara: 120 mm
Lajeado: 107 mm
Montenegro: 106 mm
Canoas 101 mm
Novo Hamburgo: 90 mm
Porto Alegre: 89 mm
Linha Gonzaga (entre Gramado e Caxias do Sul): 85 mm
São S. do Caí: 81 mm
São Francisco de Paula: 61 mm
Caxias do Sul: 41 mm

A chuva deve continuar entre moderada a intensa durante toda a quinta-feira, o que traz ainda mais preocupação para a bacia do Rio Caí. Chance de uma cheia é elevadíssimo!