sexta-feira, 29 de abril de 2016

FRIO SEGUE MAS TARDES FICAM ENTRE AMENAS E AGRADÁVEIS

TEMPO GRANDE POA - 30/04 a 03/05

Sábado: Sol e nuvens. Segue muito frio no amanhecer e à noite. Tarde com temperatura amena. Esfria rapidamente ao entardecer. Mínima entre 7ºC e 9ºC. Máxima entre 15ºC e 17ºC. Chance de nevoeiro ao amanhecer.

Domingo: Predomínio de sol. Madrugada e amanhecer novamente de muito frio. Tarde com temperatura agradável. Esfria rapidamente ao entardecer. Mínima entre 6°C e 8°C nos pontos mais frios. Máxima entre 18°C e 20°C

Segunda: Sol e nuvens, podendo passar a nublado/encoberto ao longo do dia. Madrugada e amanhecer novamente de muito frio. Tarde com temperatura muito agradável. Mínima entre 7°C e 9°C nos pontos mais frios. Máxima entre 20°C e 22°C.

Terça: A massa de ar frio segue perdendo força e agora as temperaturas mínimas também sobem. O dia terá predomínio de nuvens (nublado/encoberto), com remotas aberturas de sol. Tarde com temperatura agradável. Mínima entre 11°C e 13°C. Máxima entre 19°C e 21°C.

OBS: Não há previsão de chuva significativa, pelo menos, nos próximos 8 dias.

Análise amadora baseada em modelos numéricos disponíveis ao público na internet. Para mais informações consulte os órgãos responsáveis.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

MONITORAMENTO DA CHEIA / ENCHENTE DO RIO CAÍ EM MONTENEGRO


ATENÇÃO | O rio, que estava baixando em São S. do Caí, voltou a SUBIR. Deve ter impacto em Montenegro. Agora sim acredito em uma cheia de pequena proporção em Montenegro amanhã (quarta-feira).
Mais informações durante o dia.

-------------------------------------------------------------------
Atualização II - 27/04 às 23:58

O rio Caí finalmente começa a apresentar sinais de estabilidade, após atingir o nível de 6,68 metros em Montenegro. Apenas as ruas e localidades mais baixas foram alagadas, confirmando a previsão da MeteoMont de uma enchente de pequenas proporções.


-------------------------------------------------------------------
Atualização I - 27/04 às 09:08


O rio Caí atingiu agora (09:00) a marca de 10,58 metros e começa a apresentar sinais de estabilidade em São Sebastião do Caí. Em Montenegro atingiu 6,53 metros às 08:30 e agora apresenta uma "falsa estabilidade", porque o repique de São S. do Caí deve ter impacto também em Montenegro, ou seja, pode voltar a subir nas próximas horas.
Seguimos com a opinião de uma cheia de pequena proporção em Montenegro.

segunda-feira, 25 de abril de 2016

PODEROSA E INTENSA MASSA DE AR FRIO DE ORIGEM POLAR TRAZ DIAS DE INVERNO


TEMPO GRANDE POA - 26/04 a 29/04

Terça: ATENÇÃO! O frio polar chegará ao longo do dia, portanto, não esqueça, a temperatura máxima (entre 17°C e 19°C) será registrada no começo da madrugada, enquanto a mínima (10°C e 12°C) será no final da noite (antes da meia-noite). A tarde será gelada e típica de INVERNO, com céu fechado e ainda com chance de chuva. Devido ao ingresso do ar frio, podem ocorrer rajadas de moderado a forte de vento Sul/Sudoeste.

Quarta: ATENÇÃO! Intensa massa de ar frio de origem polar toma conta da região. O dia todo será de frio intenso, mesmo com sol e poucas nuvens. Mínima entre 6ºC e 8ºC nos pontos mais frios. Máxima entre 14ºC e 16ºC apenas. O vento, entre fraco e moderado, deve deixar a sensação térmica ainda mais desconfortável. A temperatura cai rapidamente ao entardecer, e antes da meia-noite já devemos ter marcas de um dígito na Grande Poa.

Quinta: Ensolarado. A madrugada/amanhecer serão gelados e com frio intenso! A tarde será bastante amena. Chance de geada, principalmente em áreas de baixada. Mínima entre 4°C e 6°C nos pontos mais frios e entre 6°C e 9°C nos centros urbanos. Máxima entre 15ºC e 17ºC apenas. A temperatura cai rapidamente ao entardecer, e antes da meia-noite já devemos ter marcas de um dígito.

Sexta: Sol e nuvens. A madrugada será mais uma vez gelada! Tarde bastante amena. Chance de geada, principalmente em áreas de baixada. Mínima entre 4°C e 6°C nos pontos mais frios e entre 6°C e 9°C nos centros urbanos. Máxima entre 16ºC e 18ºC apenas.

OBS: Serra Catarinense deve registrar mínima entre -3°C e -5°C com forte geada e congelamento (de plantas, estradas e encanamentos de água).

Análise amadora baseada em modelos numéricos disponíveis ao público na internet. Para mais informações consulte os órgãos responsáveis.

quinta-feira, 21 de abril de 2016

MUDANÇA NO TEMPO: SOL, NUVENS, CHUVA/TEMPORAIS, VENTO, CALOR E FRIO

TEMPO GRANDE POA - 21/04 a 26/04

A tão aguardada frente fria e massa de ar polar finalmente conseguirão romper o bloqueio atmosférico imposto pela massa de ar quente que castigou os gaúchos nos últimos dias. Mas a mudança nunca é fácil! Vem reviravolta e possíveis transtornos nos próximos dias. Fiquem atentos!

🌦 Quinta: Muitas nuvens com chuva e/ou garoa a qualquer momento. Chance de pancada forte e/ou temporal principalmente na segunda metade do dia. Mesmo assim segue quente e abafado. Mínima 19°C no final da noite. Máxima entre 30ºC e 32°C. OBS: A Grande Poa será a última região do RS com ar mais quente nesse dia. O interior terá temperatura entre muito agradável e amena.

Sexta:  Muitas nuvens e possíveis aberturas de sol. Remota possibilidade de chuva/garoa. ATENÇÃO: a temperatura finalmente declina para níveis agradáveis e o dia será bastante ameno. Mínima entre 15°C e 17°C. Máxima entre 24ºC e 26°C. OBS: Interior pode ter mínima de até 13°C e região de Bagé/Livramento até 11°C.

🌦⚡ Final de semana: Muitas nuvens, aberturas de sol e chuva. ATENÇÃO: Há elevado risco de chuva forte, além de temporais e vendavais localizados. Mínima de 19°C na madrugada de sábado. A temperatura máxima volta a se elevar, faz calor, e fica entre 30°C e 32°C nas tardes. Podem ocorrer alguns momentos de vento Norte/Noroeste (morno).

🌧⚡ Segunda: Dia de Alerta Meteorológico para tempo severo, CHUVA forte e volumosa. Devido ao quadro chuvoso, a temperatura pouco varia e se mantém muito agradável.  

🌧 Terça: O destaque vai para o ingresso da primeira MASSA DE AR POLAR do outono. Ainda com chance de chuva/garoa. Temperaturas em declínio. Alguns modelos ainda projetam chance de chuva forte para a terça, por isso essa projeção tem baixa confiabilidade e pode sofrer atualizações. Dia ainda pode ter forte ventania (ar frio) o que reduziria ainda mais a sensação térmica.

Tendência: Projeção segue sendo de FRIO para os próximos dias da semana, dias típicos de inverno.

Análise amadora baseada em modelos numéricos disponíveis ao público na internet. Para mais informações consulte os órgãos responsáveis.

domingo, 17 de abril de 2016

TEMPO SEVERO PROVOCA TORNADO EF3, GRANIZO GIGANTE E MUITA DESTRUIÇÃO NO URUGUAI

Um palco de guerra! Parte do país destruído! Exército nas ruas...
Nosso vizinho Uruguai foi, está, e continuará sendo "bombardeado" pelo tempo severo e suas consequências nos próximos dias. O Rio Grande do Sul está tão próximo geograficamente que caso os elementos atmosféricos estivessem posicionados um pouco mais ao Norte, nós gaúchos poderíamos sofrer tudo que o povo uruguaio está sofrendo. 
Tempestades destrutivas, tornados, granizo gigante, alagamentos, enchentes, destruição, mortes e feridos.
(Imagens: Facebook e Twitter)
‪#‎FuerzaUruguay‬












quinta-feira, 14 de abril de 2016

FINAL DE SEMANA DE VERÃO

TEMPO GRANDE POA - 15/04 a 18/04

🌤 Sexta: Sol e poucas nuvens. Faz calor à tarde. Não se descarta completamente alguma pancada de chuva "de verão" (passageira) entre o final da tarde e a noite. Mínima 21°C. Máxima 33°C.

🌤 Sábado: Ensolarado e quente. Faz muito calor o dia todo (para essa época do ano). Os modelos não indicam, mas o forte aquecimento pode gerar nuvens de chuva (pancadas) e até mesmo temporal localizado, típico de verão (que SE vier a ocorrer será entre a tarde e a noite). Mínima 22°C. Máxima 36°C. 

🌤 Domingo: Sol e poucas nuvens. Segue muito quente e com temperatura muito acima da média o dia todo. Não se descarta chuva/temporal localizado e passageiro entre a tarde e a noite. Mínima 23°C. Máxima 36°C. 

🌤 Segunda: Sol, algumas nuvens e calor. Devido a proximidade da frente fria, estacionária entre o Uruguai e o Sudoeste do Rio Grande do Sul, novamente não se descarta chuva/temporal muito localizado e passageiro entre a tarde e a noite. Mínima 23°C. Máxima 34°C. 

Tendência: frente fria chega entre quarta e quinta e deve provocar chuva forte/volumosa. Na sequência a temperatura declinaria bastante (se comparada aos dias anteriores).

segunda-feira, 11 de abril de 2016

TEMPO INSTÁVEL

TEMPO GRANDE POA - 12/04 a 15/04

🌧 Terça: Predomínio de nuvens (nublado/parcialmente nublado/encoberto). Alta umidade do ar. Chance de garoa ou chuva fraca. Temperatura agradável. Mínima: 20°C. Máxima 27°C.

🌧 Quarta: Predomínio de nuvens (nublado/parcialmente nublado/encoberto). Alta umidade do ar. Chove a qualquer momento, inclusive com risco de chuva moderada a forte. Mínima 21°C. Máxima 27°C.

🌦 Quinta: Segue instável e com umidade elevada. Predomínio de nuvens (nublado/parcialmente nublado/encoberto), com ocasionais aberturas de sol. Chance de chuva ou garoa a qualquer momento. Mínima 21°C. Máxima 28°C.

🌤 Sexta: Sol e algumas nuvens. Faz muito calor à tarde (para essa época do ano), com sensação de abafamento. Nesse momento os modelos computadorizados não sugerem chuva. Mínima 21°C. Máxima 34°C.

Tendência: Tudo indica um final de semana de verão, com sol, nuvens e muito calor na Grande Poa!

Análise amadora baseada em modelos numéricos disponíveis ao público na internet. Para mais informações consulte os órgãos responsáveis.

sábado, 2 de abril de 2016

FINAL DE SEMANA DE SOL, NUVENS, ABAFAMENTO E CHANCE DE CHUVA

TEMPO GRANDE POA - 02/04 A 04/04

Sábado: Sol e nuvens, podendo ocorrer período de céu nublado/encoberto (com nuvens altas). Temperatura segue em elevação e faz calor e abafamento à tarde. Risco de temporal e/ou pancada forte de chuva entre a tarde e a noite. Mínima 18ºC. Máxima 34ºC.

Domingo: Muitas nuvens, aberturas de sol, calor e abafamento. Deve chover em parte do dia. Mínima 22ºC. Máxima 33ºC.

Segunda: Dia de muitas nuvens. Pequena chance de chuva (a qualquer momento. Mínima de 22°C e máxima de 29°C.

Análise amadora baseada em modelos numéricos disponíveis ao público na internet. Para mais informações consulte os órgãos responsáveis.