segunda-feira, 25 de julho de 2016

ALERTA METEOROLÓGICO POR ELEVADO RISCO DE CHUVA FORTE/TEMPORAL/VENDAVAL

TEMPO GRANDE POA - 26/07 A 29/07

Terça: Instável, com muitas nuvens e chuva. ATENÇÃO! Há risco de chuva forte e/ou temporal com raios, rajadas de vento e granizo isolado na madrugada e/ou na manhã. Devido a diferença das massas, o VENTO deve soprar entre moderado a forte. Primeiro, entre a noite de segunda e a manhã de terça, de quadrante Norte (morno/quente) com quadro pré-frontal estabelecido. Depois, a partir da segunda metade do dia, o vento vira para quadrante Oeste, conforme o ciclone extratropical vai se formando e jogando ar frio de origem polar sobre o Estado. Com isso, ESFRIA a partir da tarde e antes da meia-noite ocorre a mínima entre 10°C e 12°C. Máxima entre 19°C e 21ºC. Risco de transtornos, como queda de árvores e postes.

Quarta: Sol e nuvens, com momento de céu nublado/encoberto. Devido à circulação ciclônica, é muito comum o sol intercalar com momentos de nuvens e até pancadas de chuva/garoa passageira. Não raro ocorre arco íris (é o famoso "tempo louco"). Dia muito VENTOSO e de baixa sensação térmica. Risco de transtornos, como queda de árvores e postes. Gelado! Mínima entre 6ºC e 8ºC antes da meia-noite. Máxima entre 12ºC e 14ºC apenas.

Quinta: Sol e poucas nuvens. Dia gelado! O vento diminui. Mínima entre 4ºC e 6°C. Máxima entre 12ºC e 14ºC apenas.

Sexta: Sol e algumas nuvens. Madrugada e amanhecer gelados! Mínima entre 4ºC e 6ºC apenas e com chance de geada em alguns pontos. A tarde terá temperatura um pouco mais elevada. Máxima entre 16ºC e 18ºC.

Tendência: Massa de ar frio polar perde força e a temperatura volta a se elevar nas tardes, podendo chegar a 27°C/29°C no domingo e na segunda-feira.

Análise amadora baseada em modelos numéricos disponíveis ao público na internet. Para mais informações consulte os órgãos oficiais responsáveis.

sexta-feira, 22 de julho de 2016

TARDES MUITO AGRADÁVEIS

TEMPO GRANDE POA - 23/07 A 26/07

Sábado: Deve começar com cerração. Depois o sol aparece com poucas nuvens. Dia de grande amplitude térmica. Tarde agradável. Mínima entre 6ºC e 8ºC. Máxima entre 22ºC e 24ºC à tarde.

Domingo: Dia de sol e algumas nuvens. Novamente há chance de neblina/nevoeiro na madrugada e pela manhã. Mínima entre 10ºC e 12ºC. Tarde muito agradável com máxima entre 22ºC e 24ºC.


Segunda: Sol e nuvens, com momentos de céu nublado. Mínima entre 11°C e 13°C. Máxima entre 23°C e 25°C. Não se descarta chuva no final do dia (noite).

Terça: Instável, com chuva na maior parte do tempo. Mesmo assim não se descarta momentos de melhoria. Há risco de temporal e/ou chuva forte passageira acompanhada de descargas elétricas. Temperatura alta na madrugada devido ao vento Norte (quente). ATENÇÃO! A temperatura entrará em queda ao longo da tarde/noite e o VENTO pode soprar com rajadas entre moderada a forte (devido a troca de massas de ar). Mínima entre 11°C e 13°C antes da meia-noite. Máxima entre 21°C e 23°C.

Tendência: A temperatura entra em queda novamente durante a semana, mas a partir de sexta e principalmente no próximo final de semana, os modelos projetam elevação na temperatura novamente. Na sequência, outra frente fria chegaria.

Análise amadora baseada em modelos numéricos disponíveis ao público na internet. Para mais informações consulte os órgãos oficiais responsáveis.

sexta-feira, 15 de julho de 2016

FORTE MASSA DE AR FRIO POLAR DERRUBA A TEMPERATURA

TEMPO GRANDE POA - 15/07 A 18/07

Sexta: Muitas nuvens. Instável e com chance de chuva e/ou garoa a qualquer momento. Mesmo assim podem ocorrer aberturas de sol. Ar frio polar começa a ingressar lentamente na região, e a temperatura entrará em declínio em direção à noite. Pode ter algumas rajadas de vento oeste entre fraco e moderado. Mínima entre 10°C e 12°C antes da meia-noite. Máxima entre 16°C e 18°C.

Sábado: Dia de sol e nuvens, com chance remota de garoa passageira. A forte massa de ar polar continua ingressa na Grande Porto Alegre. Rajadas de vento moderadas de Oeste/Sul e sensação térmica de frio o dia todo. A temperatura despenca ao entardecer! Mínima antes da meia-noite entre 5ºC e 7ºC. Máxima entre 12ºC e 14ºC apenas.

Domingo: Predomínio de sol, mas a sensação será de frio o dia todo. O vento pode deixar a sensação térmica negativa em alguns momento. Amanhecer gelado! Mínima entre 3ºC e 5ºC nos locais mais frios. Máxima entre 11ºC e 13ºC apenas.

Segunda: Gelada! O sol predomina mais uma vez. A madrugada e amanhecer serão muito gelados com risco de geada. Mínima entre 2°C e 4°C. Máxima entre 14°C e 16°C.

OBS: Chance de neve nas Serras Gaúcha e Catarinense, principalmente nos Aparados da Serra.

Análise amadora baseada em modelos numéricos disponíveis ao público na internet. Para mais informações consulte os órgãos oficiais responsáveis.

quinta-feira, 14 de julho de 2016

MONITORAMENTO DA CHEIA / ENCHENTE DO RIO CAÍ EM MONTENEGRO

RISCO MUITO ELEVADO DE ENCHENTE PEQUENA DO RIO CAÍ EM MONTENEGRO - 14/07/2016
Atualizações importantes no final desse post


Após mais de 200 milímetros de chuva em Caxias do Sul em 5 dias, e os atuais níveis do rio ao longo da sua bacia, para a MeteMont não há mais dúvida, teremos enchente em Montenegro! Como a chuva ainda não parou, e tem chance até sábado, porém mais fraca, não é possível ainda projetar a proporção dessa cheia na cidade. Pelos dados atuais seria entre pequena e média proporção, mas ainda é incerta. 

Ao longo das atualizações abaixo será possível realizar uma projeção nas próximas horas/dias. Fique ligado!



Mesmo sem estar em cota de inundação, MeteoMont já projeta cheia



Violento repique das águas na Serra Gaúcha sinaliza que o rio ainda subirá muito em Montenegro


--------------------------------------------------------------------

Atualização VII - 16/07 às 15:24

Pra quem disse que não ia ter ou não viu a enchente, favor se dirigir até o "baixio". Isso pra mim é enchente, pois além do nível do rio ter ultrapassado a cota de inundação, tem ruas alagadas, impedindo o acesso ao balneário e a outras localidades.
Fotos: Daimar Coelho




--------------------------------------------------------------------
Atualização VI - 16/07 às 12:26


Rio Caí atingiu o seu pico na madrugada (entre a 0h e 2h) com nível de 6,33 metros (0,33 metros acima da Cota de Inundação-CPRM). Conforme projetado aqui, a enchente em Montenegro é bem pequena, e somente as partes mais baixas, pouco ou sem habitação, foram alagadas, como por exemplo a Estrada do Manduca e o "Baixio". As laterais da rua Apolinário de Moraes, próxima ao rio, também ficaram alagadas, sendo essa alagada pela rede de esgoto. 

Mais um vez a proporção da enchente ficou dentro do esperado pela MeteoMont, sendo a previsão/estimativa realizada com várias horas de antecedência, garantindo que a população não seja pega de surpresa. 

Gostaria de lembrar mais uma vez que esse blog não possui fins lucrativo, sendo o seu trabalho realizado totalmente de forma voluntária em prol da população de Montenegro.


Encerra-se aqui o monitoramento dessa cheia do rio Caí.

--------------------------------------------------------------------
Atualização V - 15/07 às 19:41


Rio Caí segue subindo lentamente em Montenegro. Nesse momento está em 6,26 metros, subindo 3 cm/h.  Para fins de registro, o nível do rio chegou a 10,22 metros hoje pela manhã em Bom Princípio.
Veja fotos abaixo registradas por Claudia Proença, por volta das 12h.





--------------------------------------------------------------------
Atualização IV - 15/07 às 17:25

Após atingir 10,98m o Rio Caí começa a baixar em São S. Caí. Em Montenegro ainda sobe lentamente e está em 6,21m (0,21m acima da cota de inundação).
Projeção passa a ser de enchente muito pequena, apenas nas áreas mais baixas, principalmente fora do perímetro urbano e/ou pouco habitadas, sem chance de transbordar no cais. Como o Jacuí e o Guaíba receberam pouca água da chuva (exceto do rio Taquari que está enfrentando uma cheia), o Caí está escoando bem.

--------------------------------------------------------------------
Atualização III - 15/07 às 13:17


ALÍVIO | Rio Caí atinge agora 10,97m em São S. Caí. Sobe 2cm/h e começa a apresentar estabilidade, ou seja, deve parar de subir ainda nessa tarde. 

Em Montenegro está em 6,04m (atingindo "cota de inundação"). Segue subindo 6cm/h em Montenegro. Não deve ocorrer o transbordo no cais. 
Previsão de enchente muito pequena, com somente áreas muito baixas (a maioria sem habitação) alagadas.

--------------------------------------------------------
Atualização II - 15/07 às 09:00


Rio Caí atinge 10,70m em São S. Caí e já alaga as primeiras ruas. Sobe 12cm/h. 
Em Montenegro está em 5,75m (sem enchente ainda). Segue subindo 8cm/h em Montenegro. Previsão segue sendo de enchente entre muito pequena a pequena na cidade.

----------------------------------------------------------------
Atualização I - 14/07 às 22:35

Rio Caí atinge 8,80 metros em São Sebastião do Caí, ainda falta em torno de 1,50 metros para começar a invadir as ruas. Sobe 25 cm/h e vai continuar subindo durante a madrugada toda. 
Em Montenegro está em 4,68 metros, subindo 14 cm/h. Também continuará subindo durante toda a madrugada e sexta-feira. Previsão de enchente começando na tarde dessa sexta-feira.

segunda-feira, 11 de julho de 2016

CHUVA FORTE/VOLUMOSA E O RISCO DE CHEIA / ENCHENTE DO RIO CAÍ EM MONTENEGRO

Segunda-feira, 21:00. O total acumulado de chuva já ultrapassa os 100 mm em 24 horas em algumas cidades, entre elas cidades da Serra Gaúcha e Vales do Caí onde encontra-se o rio Caí, sendo registrado volumes muito superiores ao que os modelos numéricos projetavam. Estamos sob um cenário de frente quente, isto é, o ar quente em altura vindo do Norte está alimentando e gerando sempre novas áreas de instabilidade sobre a região. Em cenários como esse é muito comum chover muito, em forma de pancadas, e também ocorrer granizo em pontos isolados.

Acumulados em 72 horas, sendo a maior parte nas últimas 24 horas apenas:

Caxias do Sul: 131 mm
Bom Princípio: 100 mm
Montenegro: 95 mm
Nova Petrópolis: 92 mm
São Sebastião do Caí: 73 mm

Outras cidades fora da bacia do Rio Caí:

Cachoeira do Sul: 176 mm
Venâncio Aires: 121 mm
Taquari: 108 mm


Nível do rio Caí (nesse momento) em diferentes cidades da bacia hidrográfica:





Diante dos dados levantados de chuva acumulada até o momento, do monitoramento do nível dos rios na Serra e no Vale do Caí, e da previsão de mais chuva durante a semana, ALERTA-SE desde já para o RISCO ELEVADO de uma cheia do rio Caí em Montenegro e região.

O monitoramento e novas informações serão divulgadas através do Twitter da MeteoMont (@meteomont) (ao lado direito da página para quem acessa de computador via web), ou pelo próprio app do Twitter para quem acessa via smartphone. As atualizações ficarão concentradas aqui nesse post, ao final do mesmo.
Participe também com informações, fotos, perguntas, etc.

--------------------------------------------------------------
Atualização IV - 14/07 às 06:32

Chuva acumulada nas últimos 12 horas na Serra Gaúcha, nascente do rio Caí, varia entre 25 e 45 milímetros.

--------------------------------------------------------------
Atualização III - 12/07 às 21:22

Conforme já previsto nas atualizações anteriores, o rio caí atingiu 5,88 metros nessa tarde em Montenegro e começou a baixar (rapidamente). 
Agora é aguardar a chuva entre quarta e sexta.





--------------------------------------------------------------
Atualização II - 12/07 às 15:12

Rio Caí ainda sobe, está muito acima do nível normal, mas começará a estabilizar nas próximas horas e até à noite deve começar a baixar em Montenegro. No prazo de, pelo menos, 36 horas NÃO há chance de enchente na cidade. Depois vai depender da chuva entre a quarta e a sexta-feira.

--------------------------------------------------------------
Atualização I  - 12/07 às 09:07

O rio Caí atinge 10,52m em São S. do Caí, 0,52m acima da "cota de alerta", mas começa a estabilizar. Em Montenegro segue subindo 7cm/h, atingindo 5,64m. Não há risco de cheia em Montenegro. Não chove em nenhuma cidade do Vale do Caí nesse momento.

SEMANA MUITO ÚMIDA E COM MOMENTOS DE CHUVA (FORTE)

TEMPO GRANDE POA - 12/07 a 15/07

Terça: Muitas nuvens, mas algumas aberturas de sol não estão descartadas, principalmente à tarde. Chance de chuva na primeira metade do dia. A temperatura cai bastante à noite. Chance de neblina/nevoeiro pela manhã. Mínima entre 10°C e 12°C. Máxima entre 18°C e 20°C.

Quarta: Começa com sol, mas as nuvens devem aumentar ao longo do dia, inclusive com chance de chuva e trovoadas na segunda metade do dia (especialmente à noite). Amanhecer frio e com chance de nevoeiro. Mínima entre 8°C e 10°C. Máxima entre 18°C e 20°C.

Quinta: ATENÇÃO! Instável, com pancadas de chuva ao longo do dia, podendo já iniciar no começo da madrugada. Há risco de pancadas fortes e trovoadas. Granizo não está descartado. Mínima em torno dos 13°C. Máxima em torno dos 19°C.

Sexta: Instável e com chance de chuva e/ou garoa a qualquer momento. Mesmo assim podem ocorrer aberturas de sol. A temperatura pouco varia e entrará em declínio em direção à noite. Sensação de frio. Mínima em torno dos 12°C. Máxima em torno dos 19°C

Tendência: Final de semana gelado e de frio intenso! Possibilidade de neve nas Serras Gaúcha e Catarinense.

Análise amadora baseada em modelos numéricos disponíveis ao público na internet. Para mais informações consulte os órgãos oficiais responsáveis.

terça-feira, 5 de julho de 2016

AVISO DE FIM DO VERANICO, CHUVA, VENTO E FRIO

TEMPO GRANDE POA - 05/07 A 11/07
Atualizada em 07/07 às 22:28

Terça: Sol e nuvens (altas). O Vento Norte (quente) segue predominando e pode soprar com rajadas moderadas. A temperatura ficará bastante elevada inclusive na madrugada. ATENÇÃO: Será o último dia desse veranico. Não se descarta completamente que a chuva possa chegar até o final da noite. Mínima entre 17° e 19°C. Máxima entre 28°C e 30°C.


Quarta: ATENÇÃO! Começa com chuva entre a madrugada e a manhã, que não se descarta possa ser forte devido a chegada da frente fria. Há risco (não muito alto) de temporal e/ou vendaval. Dados brutos de modelos ainda indicam moderada ventania de quadrante Oeste (rajadas entre 50 e 70 km/h) durante quase toda a quarta devido ao ingresso do ar frio e a troca de massa (quente pela fria). A temperatura estará em FORTE DECLÍNIO durante o dia (não esqueça do casaco para o final do dia) e a sensação térmica será de FRIO devido ao vento (mesmo à tarde). É possível que o sol apareça à tarde (devido ao rápido deslocamento da frente). Mínima entre 9°C e 11°C antes da meia-noite. Máxima em torno dos 20°C na madrugada, antes da chuva.

Quinta: Sol e poucas nuvens. Dia frio e ventoso, com baixa sensação térmica. Mínima entre 7°C e 9°C. Máxima entre 15°C e 17°C.

Sexta: Predomínio do sol, com algumas nuvens altas. Madrugada e amanhecer de muito frio. Tarde amena/agradável. Mínima entre 6ºC e 8ºC. Máxima em torno dos 19ºC.

Sábado: Predomínio de nuvens, com céu nublado ou encoberto. Podem ocorrer algumas breves aberturas de sol em meio as nuvens. O tempo fica instável e não se descarta chuva ou garoa durante o dia (chance pequena). Dia com sensação térmica de frio. Mínima entre 9ºC e 11ºC. Máxima entre 14ºC e 16ºC. 

Domingo: Sol e nuvens com alguns períodos de céu nublado ou encoberto. Possibilidade de nevoeiro. Frio na madrugada/amanhecer. Tarde com temperatura agradável. ATENÇÃO: Os modelos ainda estão divergindo quando a possibilidade de chuva no domingo, mas nesse momento (18Z - 07/07) a chance é muito pequena no início do domingo (madrugada) e no final (antes da meia-noite). Mínima entre 10ºC e 12°C. Máxima entre 20ºC a 22ºC.

Segunda: Tempo instável e com chuva praticamente o dia todo. Já há chance de chuva na madrugada, inclusive com risco de chuva forte e trovoadas. Mínima de 12°C e máxima de 19°C.

Análise amadora baseada em modelos numéricos disponíveis ao público na internet. Para mais informações consulte os órgãos oficiais responsáveis.

sábado, 2 de julho de 2016

VEM AÍ O VERANICO DE JULHO

TEMPO GRANDE POA - 02/07 A 06/07


Sábado: Sol e nuvens (altas). Dia muito parecido com a sexta-feira. Mínima entre 12ºC e 14ºC. Máxima entre 26ºC e 28ºC.


🌤 Domingo: Sol e nuvens (altas). Esquenta ainda mais, com calor (para essa época do ano). Mínima entre 13ºC e 15ºC. Máxima entre 27ºC e 29ºC.

🌤 Segunda: Sol e nuvens (altas). Esquenta ainda mais, com calor (para essa época do ano). O vento Norte ganha força e pode soprar com rajadas de intensidade moderada (entre 30 e 50 Km/h). Mínima entre 14ºC e 16ºC. Máxima entre 27ºC e 29ºC nos pontos mais quente.

🌤 Terça: Sol e muitas nuvens. O Vento Norte (quente) predomina. A temperatura ficará bastante elevada, entre 16° e 18°C na madrugada. Com quadro pré-frontal estabelecido, a temperatura máxima e a sensação de calor aumentam. Devido a aproximação das áreas de chuva, não é possível descartar chuva/temporal até o final da noite. Máxima entre 29°C e 31°C, com sensação de mais. 

Quarta: ATENÇÃO! Começa com chuva devido a chegada de uma frente fria. Devido a diferença térmica das massas, pode ocorrer temporal e/ou forte ventania de quadrante Oeste. Cenário de risco e digno de monitoramento!. (Acompanhe pelo Twitter). A temperatura sofre queda acentuada e a sensação será de frio ao longo do dia. Mínima em torno dos 20°C no início da madrugada. Mínima entre 10°C e 12°C no final da noite.

Tendência: Sol, nuvens e frio no restante da semana.

Análise amadora baseada em modelos numéricos disponíveis ao público na internet. Para mais informações consulte os órgãos oficiais responsáveis.