segunda-feira, 12 de setembro de 2016

ALERTA METEOROLÓGICO PARA (HISTÓRICO E) INTENSO CICLONE EXTRATROPICAL NA COSTA

Um intenso ciclone extratropical poderá fazer história no Conesul nessa semana, causando VENTO INTENSO/EXTREMO em vários locais. 

ATENÇÃO!!! Ventos entre 100 km/h e 130 km/h devem atingir o Uruguai especialmente o litoral uruguaio entre terça e quarta. Não se descarta inclusive velocidade maior! Montevidéu e Punta Del Este devem sofrer fortes impactos causados pelo vento extremo!

Partes da Argentina, incluindo Buenos Aires, e principalmente a costa, devem ter vento acima de 100 km/h. Devem ocorrer diversos transtornos e danos, principalmente queda de árvores e postes de energia elétrica. No mar, o vento pode passar dos 160 Km/h (força de furacão categoria 2). 

RESSACA | Alerta-se para ondas enormes, tanto em alto mar (entre 8 e 11 metros), como na costa (entre 4 e 6 metros), devendo ocorrer danos também por conta das ondas nos litorais Argentino e Uruguaio. No Litoral do Rio Grande do Sul ondas de até 3 metros devem ser registradas nas praias.


TEMPO GRANDE POA

Segunda: Tempo seco predomina durante o dia, com forte elevação de temperatura e CALOR, porém, até o final da noite há chance de chuva/temporal. A Máxima pode chegar entre 31°C e 33°C, não se descartando 34°C nos pontos mais quentes da Grande Poa. Outras cidades entre o Noroeste e Centro do RS podem chegar aos 36/37°C. Até a noite será um pouco quente. A pressão atmosférica despenca ao longo do dia e até o final da noite atinge níveis críticos. O VENTO NORTE (SECO E QUENTE) COMEÇA A GANHAR FORÇA NO FINAL DA NOITE.

Terça: ALERTA-SE PARA INTENSO VENTO NORTE (QUENTE) NA MADRUGADA! Modelos projetam rajadas entre 70 E 100 KM/H NA GRANDE PORTO ALEGRE E VALES. Entre a manhã e a tarde o vento vira para Oeste, agora influenciado pelo ciclone que se aprofundará na costa Argentina, e diminui de intensidade (projetado com rajadas máximas entre 30 e 60 km/h) . Chove entre a madrugada e o começo da tarde, devido a chegada de uma frente fria, com risco de temporal que pode vir acompanhado de trovoadas. Granizo não está descartado. Mesmo assim, até o fim da tarde o sol pode aparecer com nuvens. A mínima ocorre antes da meia-noite, ficando entre 13°C e 15°C. Máxima entre 24°C e 26°C.

Quarta: Entre o final da noite de terça e a quarta-feira, o vento do ciclone na Argentina/Uruguai ganha força sobre a Grande Poa. Modelos projetam rajadas entre 50 e 70 Km/h, mas não se descarta até 80 Km/h nos locais mais abertos, altos, ou por efeito de grandes prédios (caso do centro e dos morros/bairros altos de Porto Alegre). O dia é de sol e nuvens. Mínima entre 10°C e 12°C na madrugada. Máxima entre 20°C e 22°C.

Quinta: O vento finalmente perde força. O dia terá predomínio de sol e tempo seco. Amanhecer frio com mínima entre 7°C e 9°C. Tarde agradável com máxima entre 20°C e 22°C.

Sexta: Ensolarado e seco. Madrugada e amanhecer frios e tarde agradável.