segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O TEMPO NÃO FIRMA ESSA SEMANA

Previsão do Tempo - 30/11 a 03/12
Atualizada em 01/12 às 08:45

A segunda-feira será de muitas nuvens em Montenegro com períodos de chuva. A máxima atividade frontal ocorreu na Metade Oeste com fortes temporais, reduzindo o risco de tempestade na nossa região.

A terça-feira, deve ser de muitas nuvens com chance de chuva fraca ou garoa na primeira parte do dia. Mas mesmo assim não se descarta que o sol apareça, principalmente à tarde. Temperatura mínima de 19ºC e máxima de 27ºC.

A quarta-feira até poderia iniciar com sol, mas deve chover, principalmente a partir do segundo período do dia. Não se descarta chuva forte e temporais isolados. Mínima de 20°C e máxima de 27°C.

Na quinta-feira a chance de chuva permaneceria na primeira metade do período. Ao longo do dia e a noite o céu deve limpar e a temperatura deve cair um pouco à noite/madrugada. Mínima de 19°C e máxima de 28°C.


TENDÊNCIA: Uma boa notícia para quem não aguenta mais chuva. A partir de sexta-feira (04/12), uma massa de ar seco deve determinar as condições do tempo no Estado. Os dias deverão ser ensolarados com tardes agradáveis (e até quentes) e noites de temperatura amenas/frias. O tempo firme duraria pelo menos 5 dias.

domingo, 29 de novembro de 2009

FRENTE FRIA TRAZ RISCO DE TEMPORAIS

Intensos temporais e vendavais estão atingindo cidades da fronteira com o Uruguai nesta noite de domingo, destaque para Santana do Livramento, onde em torno das 22:00 houve queda de granizo, chuva torrencial e vento de 76 km/h.

Alerta-se que no decorrer de segunda-feira, com a chegada da frente fria e ao encontrar uma atmosfera aquecida e com baixa pressão, poderá gerar temporais e principalmente vento forte. A metade oeste gaúcha seria a com maior risco, mas na prática, nenhuma região do Estado está livre de temporais e fortes rajadas de vento durante a segunda-feira (inclusive Montenegro).

Na imagem abaixo desta noite de domingo, observa-se fortíssima instabilidade, (em forma de ferradura, que é muito perigosa e gera tempestades severas), avançando em direção à São Gabriel e Bagé.


sexta-feira, 27 de novembro de 2009

SOL, NUVENS, CHUVA...

Previsão do Tempo - 28/11 a 30/11
Atualizada em 29/11 às 23:41

O sábado será de sol e nuvens, podendo ocorrer períodos de maior nebulosidade. Possibilidade de chuva a qualquer momento do dia, que não se descarta pode ser forte e acompanhada de trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 29°C.

No domingo a nebulosidade diminui e o sol aparece mais. A temperatura sobe com o retorno do vento norte (quente). Há uma chance muito pequena de chuva rápida (passageira). Mínima de 22°C e máxima de 33°C.

Na segunda-feira o sol pode até aparecer entre nuvens mas no decorrer do período a nebulosidade passa a predominar e deve chover, inclusive com possibilidade de ser forte. Devido ao rápido deslocamento de uma frente fria há chance de temporais e ventania. Mínima de 20°C e máxima de 28°C.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

INSTÁVEL

Previsão do Tempo - 26 e 27/11
Atualizada em 26/11 às 12:20

Na quinta-feira o tempo seguirá instável. O dia pode até começar com sol, mas no decorrer do período haverá mais nuvens do que na quarta-feira. Com a atmosfera quente e úmida, o risco de pancadas de chuva forte e temporais (alguns acompanhados de vendavais e granizo) é maior. A sensação de abafamento continua. Mínima de 24°C e máxima de 34°C.

Na sexta-feira o tempo segue instável. As nuvens predominam, mas mesmo assim pode haver períodos de sol. Há chance de chuva. A sensação de abafamento diminui. Mínima de 21°C e máxima de 26°C.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

ABAFAMENTO E MAIS CHUVA...

O ar quente e a umidade mantêm as condições favoráveis à pancadas de chuva (algumas fortes), e temporais localizados acompanhados de vento e granizo durante esta semana.

Previsão do Tempo - 23/11 à 25/11
Atualizada em 25/11 às 09:01

O sol apareceu no começo da manhã dessa segunda-feira, mas a nebulosidade já predomina. Há possibilidade de pancadas de chuva (forte e com trovoadas) até o final do dia, devido a formação de um CCM* sobre o Rio Grande do Sul. Máxima de 28ºC.

*CCM (Complexo Convectivo de Mesoescala) é um aglomerado de nuvens carregadas (geralmente na forma circular), associado ao ar quente e úmido. Trata-se de um sistema meteorológico típico da primavera, e que gera chuva forte/tempestades, raios e granizo.

Na terça-feira, o tempo não firma. O dia pode até iniciar com sol entre nuvens, mas a partir da tarde/noite há risco de pancadas de chuva (forte). Mínima de 22°C e máxima de 29ºC.

A quarta-feira, será de muitas nuvens e o sol pode até aparecer. A sensação será de abafamento antes da chuva. Alerta-se para possibilidade de chuva forte/temporais à partir da tarde. Os índices de instabilidade projetados para a tarde e a noite estão muito elevados para nossa região. Mínima de 23°C e máxima de 32°C.


OBS: Devido a constante e rápida mudança de tempo no Rio Grande do Sul, estarei colocando comentários (e se necessário abrindo um novo post) sobre a aproximação de temporais/chuva forte na nossa cidade. Recomendo a leitura periódica do blog e/ou dos comentários deste post.

------------------------------------------------------------------------------------------------------
25/11 - 18:31

A única área de instabilidade (chuva) que estava próxima de Montenegro se afastou e provavelmente terminaremos a quarta-feira sem chuva (a não ser que novas áreas se formem). Os modelos projetavam chuva a partir da tarde e principalmente à noite, pois temos todos os "ingredientes" presentes na atmosfera hoje (forte calor, umidade acima de 50% e baixa pressão (e em queda...)). A chance de chuva amanhã, quinta-feira, é maior do que hoje.

sábado, 21 de novembro de 2009

IMAGENS INÉDITAS DA DESTRUIÇÃO EM TRAMANDAÍ

Imagens impressionantes da destruição causada pelo temporal ocorrido no dia 19/11/2009 em Tramandaí-RS. A velocidade do vento oficialmente foi de 132,4 Km/h, mas há relatos que possa ter chegado a mais de 150 km/h (velocidade de um furacão categoria 1).

(clique nas imagens para ampliar)










2009 © MeteoMont. Direito sobre imagens e textos reservados. Proibido uso sem autorização por escrito.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

MANTÉM-SE ALERTA DE CHUVA FORTE

Previsão do Tempo - 20/11 à 23/11
Atualizada em 21/11 às 16:09

A sexta-feira será de muitas nuvens com chance de chuva a qualquer momento do dia. Não descarta-se chuva forte, principalmente a tarde e/ou a noite. Mínima de 20°C e máxima de 26°C.

O final de semana deve ser de muitas nuvens e chuva. Alerta-se para o risco de chuva forte a intensa, principalmente a partir da segunda metade de sábado e a primeira metade de domingo, o que pode gerar novos transtornos. Mínima de 19°C e máxima de 29°C.

Para a segunda-feira os modelos indicam sol e nuvens. Temperatura mínima de 20°C e máxima de 31°C.


--------------------------------------------------------------------------------
20/11 - 13:10

Me indigna o fato da imprensa insistir em (des)informar a população que o Rio Grande do Sul foi "atingido" por um ciclone extratropical.
NÃO HOUVE FORMAÇÃO DE CICLONE ALGUM SOBRE O RIO GRANDE DO SUL OU EM SUA COSTA. O QUE OCORREU ONTEM, FOI O AVANÇO DE UM SISTEMA DE BAIXA PRESSÃO. Houve falta de suporte em altura, nos níveis mais altos da atmosfera, para a formação do ciclone extratropical (e isso já era previsto).

Também foi um absurdo o que a Defesa Civil de São Sebastião do Caí fez ontem. Informaram que estava previsto um tornado para a cidade e aterrorizaram a população. Ora, sabemos que em NENHUM LUGAR DO MUNDO é possível prever em que cidade ocorrerá um tornado. O que se pode saber, a curto/curtíssimo prazo, é qual REGIÃO estará sujeita a este tipo de fenômeno, mas nunca saber o ponto exato. A pergunta que fica: Aconteceu algum tornado ontem em São Sebastião do Caí? NÃO!!!

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

NUVEM-ARCO E CHUVA FORTE DURANTE A TARDE

O avanço de uma nuvem-arco (uma das mais poderosas nuvens de tempestade) iniciou a virada do tempo em Montenegro por volta das 13:00. Com ela, rajadas de vento em torno de 90 km/h antecederam a chuva forte. Houve destelhamento de casas e queda de galhos/árvores. Novamente, também houve alagamentos e transtornos em diversas ruas da cidade.




Crédito das fotos: MeteoMont, Gustavo Priebe e Versa

2009 © MeteoMont. Direito sobre imagens e textos reservados. Proibido uso sem autorização por escrito.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

TEMPO SEVERO HOJE E AMANHÃ

O tempo continua muito instável na região de Montenegro. Chove muito forte com acumulados excessivos no sul e oeste do Rio Grande do Sul nessa manhã (18/11). As áreas de nuvens carregas e instabilidade mais forte, devem atingir Montenegro nesse segundo período da quarta-feira.

ALERTA-SE PARA O RISCO DE VENDAVAIS, QUEDA DE GRANIZO, CHUVA FORTE E ALAGAMENTOS QUE PODEM GERAR TRANSTORNOS PARA A POPULAÇÃO.

A quinta-feira segue instável. É possível que o sol apareça entre nuvens no começo do dia, mas o risco de temporais aumenta a partir da tarde. Com a pressão atmosférica muito baixa, o alto índice de instabilidade, o calor e umidade, novas tempestades devem se formar. Portanto, mantém-se o alerta de tempo severo.

Um fenômeno chamado CCM (Complexo Convectivo de Mesoescala), se formou nessa madrugada (18/11) e atua sobre o Rio Grande do Sul hoje. O CCM é um aglomerado de nuvens carregadas (geralmente na forma circular), associado ao ar quente e úmido. Trata-se de um sistema meteorológico típico da primavera, e que gera chuva forte/tempestades, raios e granizo. Veja nas imagens abaixo:

RISCO DE TEMPORAL NESSA NOITE/MADRUGADA

As imagens do radar não mentem. Fortes áreas de instabilidade se formam à oeste/sudoeste de Montenegro nesse começo de madrugada. Já é possível observar (visualmente) olhando para o céu, muitos relâmpagos no horizonte oeste/sudoeste. Preocupa a temperatura elavada no momento (28,1°C). A temperatura alta torna-se um "combustível" para violentos temporais.

Alerta-se para risco de vendavais, queda de granizo e alagamentos nessa madrugada (caso a área de instabilidade continue na direção de Montenegro).



-----------------------------------------------------------
18/11 - 09:09

Fotos (do colaborador, Gustavo Priebe) da aproximação do temporal, que iniciou às 02:20 do dia 18/11, em Montenegro (clique para ampliar):

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

RISCO DE NOVOS TEMPORAIS/CHUVA FORTE

O MENINO MOSTRA AS SUAS GARRAS

O fenômeno El Niño está instalado no Pacífico com intensidade moderada, propiciando um maior fluxo de umidade para o Rio Grande do Sul. Com maiores níveis de umidade disponíveis na atmosfera e a maior proximidade do verão, ou seja, com temperatura mais alta, a combinação de calor e ar úmido favorece a ocorrência de temporais. Por isso, é importante ter em mente que estamos pass
ando por um período - que ainda vai durar alguns meses - em que os temporais, típicos desta época, vão ser mais frequentes que a média. Logo, pancadas de chuva com grandes volumes em curtos períodos, granizo e vendavais vão se repetir aqui na região no que resta da primavera e durante o verão. Igualmente, neste fim de primavera, e ainda no outono de 2010, as condições serão propícias à cheia de rios. Neste sábado, o Caí atingiu quase 12 metros em São Sebastião, alagando ruas e dezenas de casas em áreas ribeirinhas. O Sinos, na Grande Porto Alegre, e o Uruguai, na Fronteira Oeste, têm risco de cheia.

Autor: Eugenio Hackbart
MetSul Meteorologia



Previsão do Tempo - 17/11 à 20/11
Atualizada - 17/11 às 10:01

Na terça-feira, o sol aparece com nuvens. A temperatura máxima se eleva e fica entre 30°C e 32°C. Não se pode descartar chuva de verão da tarde para a noite, apesar da possibilidade ser muito pequena.

Na quarta, a instabilidade retorna à Montenegro. Os modelos ainda divergem. Alguns já indicam chuva na primeira metado do dia. Outros indicam chuva de tarde para noite. Antes disso, estará abafado, com máxima de 34°C. Todos indicam elevadas taxas de instabilidade, o que poderia resultar em temporais e chuva forte.

A quinta-feira seguirá instável, com pancadas de chuva à qualquer momento do período. O tempo seguirá abafado. Mínima de 21°C e máxima de 33°C.

A partir de sexta-feira e durante o final de semana, pode chover forte com acumulados excessivos novamente.


domingo, 15 de novembro de 2009

TEMPORAL FAZ ESTRAGOS EM MONTENEGRO - FOTOS

O temporal que iniciou às 03:20 do dia 14/11, deixou um rastro de destruição na cidade (conforme já comentado no post anterior).
Imagem do radar da aeronáutica (felizmente - ou infelizmente - o único que temos no Rio Grande do Sul), mostra fortíssima instabilidade se aproximando da nossa cidade (oeste e noroeste do Aeroporto Internacional Salgado Filho). A imagem do radar é das 03:00 do dia 14/11/2009.

Crédito da imagem acima: DECEA / METSUL / CP


Clique nas fotos para ampliar:





















IMPORTANTE: Para quem quiser ajudar a família das casas destruídas, o contato direto com a dona é: (51) 97246506 (Fabiane Kussler).

2009 © MeteoMont. Direito sobre imagens e textos reservados. Proibido uso sem autorização por escrito.

----------------------------------------------------------------------------------
16/11 - 09:15

Famílias de Montenegro recebem auxílio da Defesa Civil

Agentes da Defesa Civil do município de Montenegro trabalham na recuperação de cerca de 20 casas atingidas pelas fortes chuvas e pelos vendavais registrados na sexta-feira (13) e nas primeiras horas de sábado (14). Ao longo do dia foram entregues lonas para a cobertura provisória de cerca de 20 casas.

http://www.estado.rs.gov.br/direciona.php?key=aW50PW5vdGljaWEmbm90aWQ9Nzg0MzI=