segunda-feira, 31 de outubro de 2011

SEMANA DE SOL E NOITES FRIAS

Previsão do Tempo - 01/11 a 04/11

Nesta terça-feira o sol aparece com poucas nuvens. A temperatura mínima ficará entre 9ºC e 11ºC, fazendo frio para esta época do ano. A máxima será registrada à tarde, podendo alcançar 26°C.

Na quarta-feira o sol predomina e o tempo permanece seco e frio (na madrugada). A mínima fica entre 9°C e 11°C e a máxima entre 25°C e 27°C.

A quinta-feira novamente terá predomínio de sol e tempo seco. A mínima fica entre 10°C e 12°C, fazendo frio durante a madrugada. A temperatura máxima começa a se elevar graduamente, ficando entre 26°C e 28°C.

A sexta-feira será muito parecida com os dias anteriores, ou seja, predomínio de sol com poucas nuvens. Temperatura mínima entre 10°C e 12°C. A máxima continua em elevação e faz calor à tarde, podendo alcançar até 29°C.

OBS: Assim como ontem (domingo), durante esta semana, o vento pode soprar de fraco a moderado, de quadrante Leste, ao final da tarde e o começo da noite, provocando sensação de frio assim que o sol se pôr.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

FIM DE SEMANA INSTÁVEL E COM TEMPERATURA AMENA

Previsão do Tempo - 29/10 a 31/10

O sábado começa com tempo seco, mas as nuvens aumentam muito no decorrer do período. Há chance de chuva especialmente a partir da tarde, mas não se descarta já pela manhã. Ainda faz frio na madrugada, com mínimas entre 10ºC e 12ºC. Máxima entre 19ºC e 21ºC.

No domingo o sol pode aparecer, mas em alguns momentos deve haver muitas nuvens e chance de chuva passageira. A temperatura segue amena devido a um reforço polar (ar frio). Mínima entre 11ºC e 13ºC. A máxima fica entre 22ºC e 24ºC.

Na segunda-feira o sol aparece com nuvens em Montenegro. A região segue sob a influência de uma forte massa de ar frio para esta época do ano. Mínima entre 11ºC e 13ºC e máxima de 21ºC a 23ºC. O vento pode soprar moderado.

OBS: Os modelos analisados divergem muito quanto a possibilidade de chuva no final de semana na nossa região. Enquanto o norte-americano indica tempo seco e sem chuva, o europeu e outros insistem numa frente fria com possibilidade de chuva já no sábado. Com certeza vai ter meteorologista/empresas acertando e outros "errando" a previsão deste final de semana, tanto a chance de chuva, quanto a temperatura. Eu, nesse momento, estou acreditando no modelo europeu, ou seja, há chance de chuva no sábado e no domingo, com temperaturas baixas e amenas.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

ALERTA PARA CICLONE EXTRATROPICAL NA COSTA

Previsão do Tempo - 25/10 à 28/10

Nesta terça-feira o tempo estará muito instável na região de Montenegro, por conta de um centro de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul. O dia será de muitas nuvens e períodos de chuva que pode ser forte e acompanhada de trovoadas em alguns momentos. A pressão atmosférica pode cair abaixo de 1000 hPa, representando risco de temporal/vendaval. O vento ganha força no final do dia. Mínima de 18°C e máxima entre 24ºC e 26ºC.


Na quarta-feira haverá a formação de um intenso ciclone extratropical (comum para esta época do ano) sobre o oceano, na costa do Uruguai. Como de costume, em dias de atividade ciclônica, é normal o dia variar entre nuvens, sol e chuva. O vento sopra moderado com rajadas fortes durante o dia, entre 60 e 80 km/h. Transtornos como quedas de árvores e falta de luz localizada não estão afastados. A temperatura declina na medida que o ciclone impulsiona ar mais frio do Sul para o Estado. Mínimas entre 15ºC e 17º C e máximas de 22ºC a 24ºC.

Na quinta-feira o sol deve aparecer com poucas nuvens. Massa de ar frio e seco deixa a temperatura amena. Mínima entre 12ºC e 14ºC e máxima de 22ºC a 24ºC. O vento perde força.

Na sexta-feira o sol aparece novamente. Faz frio na madrugada para esta época do ano. Mínima entre 9ºC e 11ºC em Montenegro. A temperatura sobe à tarde e pode atingir até 27ºC.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

CALOR ANTECEDE INSTABILIDADE

Previsão do Tempo - 22/10 a 24/10
Atualizada em 22/10 às 12:25

No sábado o sol predomina com poucas nuvens. A temperatura segue em elevação na região de Montenegro. Mínima entre 14ºC e 16ºC. Faz calor durante a tarde, com máxima entre 31ºC e 33ºC.

No domingo o sol novamente predomina em mais um dia de tempo seco e temperatura em elevação. A madrugada será agradável com temperatura entre 15ºC e 17ºC. À tarde deve fazer calor, com máximas entre 32ºC e 34ºC. Devido a aproximação de uma frente fria vinda do Uruguai e do forte aquecimento, não é possível descartar pancada de chuva típica de verão, da tarde para noite.

Na segunda-feira o sol aparece com nuvens, mas no decorrer do período a nebulosidade aumenta e há elevada chance de chuva acompanhada de trovoadas. O dia será abafado. Temperatura mínima entre 17°C e 19°C. Máxima entre 28°C e 30°C, podendo subir mais caso a chuva "se atrase".

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

SOL, NUVENS, CHUVA E TEMPERATURA AMENA

Previsão do Tempo - 18/10 a 21/10
Atualizada em 19/10 às 23:11

Na terça-feira o sol aparece com nuvens, podendo ocorrer períodos de céu encoberto. O dia terá temperatura amena. Mínimaa entre 10ºC e 12ºC. Já a máxima atingem entre 21ºC e 23ºC. O vento pode soprar moderado da tarde para a noite.

Na quarta-feira o sol aparece com nuvens, mas a nebulosidade volta a aumentar durante o dia. À noite não é possível descartar chuva/garoa, mas a chance é pequena. A mínima fica entre 12ºC e 14ºC e a máxima alcançam entre 25ºC e 27ºC.

Na quinta-feira o sol aparece com nuvens e pode ocorrer períodos de céu encoberto. Há uma pequena chance de chuva fraca durante o dia. A temperatura segue baixa para esta época do ano na madrugada e amanhecer. Mínima entre 12ºC e 14ºC e a máxima de 23ºC a 25ºC.

Na sexta-feira o sol aparece mais um vez com nuvens e a tendência é que a temperatura suba um pouco mais do que nos dias anteriores. Mínima entre 13°C e 15°C e máxima de 30°C.

-----------------------------------------------------------------
Atualização II - 18/10 às 16:05

ATENÇÃO: Relatos de precipitação de cinzas em diversas cidades do Rio Grande do Sul hoje. Entre elas estão: Canela, Porto Alegre, Gramado, Torres, entre outras.

-----------------------------------------------------------------

Atualização I - 17/10 às 19:55

Porto Alegre com cinzas vulcânicas às 19:00

A nuvem de cinzas expelidas pelo vulcão chileno Peyehue-Cordón Caulle, em atividade desde junho, que provocou cancelamentos de voos na Argentina neste fim de semana, avançou pela costa leste do Rio Grande do Sul ao longo do dia e chegou a Porto Alegre nesta segunda-feira. Conforme a MetSul Meteorologia, as cinzas que estão sobre parte da Lagoa dos Patos e atingem a Região Metropolitana prejudicando a visibilidade em Viamão e na Capital.


Embora o fenômeno pudesse ser percebido desde as 17h na Capital, o boletim oficial do Aeroporto Internacional Salgado Filho indicava visibilidade plena. Somente depois das 18h a avaliação acusava redução de visibilidade para 6000 metros.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

FIM DE SEMANA DE SOL, NUVENS E TEMPERATURA AMENA

Previsão do Tempo - 15/10 a 17/10

No sábado o sol aparece com nuvens, mas poderá haver períodos de céu encoberto em que não é possível descartar até chuva ou garoa passageira. O vento passa a soprar de Sul e a temperatura declina. As mínimas ficam entre 14ºC e 16ºC e as máximas alcançam entre 21ºC e 23ºC.

No domingo o ar mais seco e frio define o tempo em Montenegro. A madrugada será fria, com mínimas entre 9ºC e 11ºC. A tarde deve ser amena com máximas entre 23ºC e 25ºC.

Na segunda-feira o sol aparece com poucas nuvens. A madrugada continua fria para esta época do ano. Minimas entre 9°C e 11°C e máxima entre 24°C e 26°C.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

SEMANA COMEÇA COM SOL, MAS DEVE CHOVER E VENTAR

Previsão do Tempo - 11/10 a 14/10

Na terça-feira o sol predomina com poucas nuvens. A madrugada vai ser amena com mínimas entre 13ºC e 15ºC. A máxima à tarde deve atingir de 24ºC a 26ºC.

Na quarta-feira o dia começa com tempo bom em Montenegro e o sol aparece com nuvens. Porém, áreas de instabilidade vindas do Noroeste do Estado provocará aumento de nuvens no decorrer do período. Com isso há chance de chuva acompanhada de trovoadas, especialmente à noite. O vento durante o dia pode soprar com rajadas moderadas. Mínima entre 14ºC e 16ºC e a máxima atinge entre 24ºC e 26ºC. 

Na quinta-feira as nuvens predominam em Montenegro com períodos de chuva. A pressão atmosférica cai acentuadamente e pode se aproximar de 1000 hPa. Com a atmosfera muito instável, há risco de pancadas de chuva forte com trovoadas. O que chama a atenção é a possibilidade de rajadas de vento de moderado a forte em alguns momentos. Mínima entre 15°C e 17°C e máxima entre 23°C e 25°C.

A sexta-feira ainda deve ter muitas nuvens com períodos de chuva no decorrer do dia. Podem ser registrados momentos de melhoria com abertura de sol. O dia também deve registrar vento com rajadas moderadas. Temperatura mínima entre 17ºC e 19ºC e a máxima atinge de 23ºC a 25ºC.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

FINAL DE SEMANA DE ALERTA METEOROLÓGICO

Previsão do Tempo - 08/10 à 10/10
Atualizada em 09/10 às 01:31

O sábado será de muitas nuvens e tempo instável com chuva, mas mesmo assim podem ocorrer algumas aberturas de sol. Alerta-se para o risco de pancadas fortes com trovoadas e mesmo a chance de granizo não pode ser descartada. A temperatura pouco varia com mínima entre 17ºC e 19ºC e máxima de 26ºC a 28ºC.

O domingo será de muitas nuvens. Novamente não se descarta que o sol apareça. Segue o risco de pancadas fortes com condições de temporal, principalmente na primeira metade do dia. Sensação de abafamento. Temperatura mínima entre 18°C e 20°C e máxima alcançando entre 26ºC e 28ºC.

Na segunda-feira começa com nuvens e chance de chuva, mas no decorrer do período o céu limpa e o sol aparece. Temperatura mínima entre 14°C e 16°C e máxima entre 24°C e 26°C.

-----------------------------------------------------------------
Atualização I - 09/10 às 16:10

ALERTA | Áreas de instabilidade próximas de Montenegro. Nesse momento faz 31,9°C com pressão atmosférica muito baixa, de apenas 1002.7 hPa. Risco de temporal nas próximas horas.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

DIAS AGRADÁVEIS MAS COM CHANCE DE CHUVA

Previsão do Tempo - 04/10 a 07/10
Atualizada em 05/10 às 21:38

Na terça-feira o sol aparece com nuvens em Montenegro. Pequena chance de instabilidade no final do dia. A madrugada será fria com mínimas de 8ºC a 10ºC. A tarde será muito agradável com marcas de 21ºC a 23ºC.

Na quarta-feira a nebulosidade aumenta muito e o tempo deve se instabilizar na região com chance de chuva. Não se descarta algumas aberturas de sol durante o dia. A temperatura mínima fica entre 13ºC e 15ºC e máxima de 23ºC a 25ºC.

Na quinta-feira o sol aparece com nuvens em Montenegro, e mesmo alguma chuva fraca/garoa isolada não pode ser descartada no começo do período. A temperatura estará de novo agradável com mínimas entre 12ºC e 14ºC e máxima que pode ficar entre 24ºC e 26ºC.

Na sexta-feira o sol aparece com nuvens, mas o céu deve passar para encoberto na segunda metade do período. Os modelos numéricos ainda divergem quanto a possibilidade de chuva até o final da sexta-feira, portanto nesse momento não pode ser descartada. A temperatura sobe em relação aos dias anteriores e faz calor à tarde. Mínima de 14ºC a 16ºC e máxima entre 27ºC e 29ºC.