terça-feira, 22 de julho de 2014

ALERTA METEOROLÓGICO POR CHUVA FORTE/TEMPORAL E FRIO INTENSO

Previsão do Tempo - 22/07 a 27/07

Na noite dessa terça-feira (22) uma área isolada, que se desprenderia da linha frontal da frente fria, pode ocasionar pancada de chuva na Grande Poa, mas é a partir da madrugada (após meia-noite) que eleva-se o risco de chuva forte/temporal (inclusive com granizo) na região, conforme simulação do radar abaixo das 01:00.


Quarta(23) e quinta(24) devem ter muita chuva, com possibilidade de atingir até 100 milímetros em apenas 48 horas em alguns pontos da Grande Poa e/ou Vales. Pela análise, não se descarta momento de melhoria (sol entre nuvens na quarta-feira). Imagem do modelo GFS abaixo sugere mais de 50 mm até a manhã de quinta (mas segue chovendo no restante do dia). O modelo ECMWF sugere a chuva mais forte e consistente a partir da madrugada/manhã de quinta (por isso pode ocorrer melhoria temporária na quarta-feira, aquele "engana bobo"). 
Diante desse cenário, é elevado o risco de alagamentos e transtornos nas cidades. 
Além disso, na quinta o vento "minuano" chega "rasgando" o Rio Grande do Sul, deixando a sensação térmica muito baixa! Portanto, roupas pesadas de inverno desde o começo do dia, porque a temperatura entrará em queda ao longo do período.


Sexta ainda pode ter chuva/garoa na primeira metade do dia, mas o sol tende a aparece com nuvens até o final do dia. Dia será invernal com frio o tempo todo. Mínima entre 5ºC e 7ºC apenas e máxima de 15ºC.

O final de semana será extremamente gelado! O sol predomina com poucas nuvens. Mínima entre 0ºC e 2ºC e máxima não passa dos 13ºC/15ºC à tarde.


*Esta é uma análise amadora. Para alerta oficiais, consulte os Órgãos Oficiais de Meteorologia no Brasil: INMET, CPTEC, entre outros.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

RISCO DE CHUVA FORTE/TEMPORAL

Fortes áreas de instabilidade estão se formando e se deslocando para o Leste do RS.
Já houve chuva forte e granizo grande em algumas localidades do Centro do Estado agora a noite.




Na sexta-feira segue o risco de chuva forte, principalmente na primeira metade do período.

No sábado esquenta, podendo chegar a 31ºC em algumas cidades da Grande Poa. O responsável será o Vento Norte (quente) que soprará de fraco a moderado.

Domingo começa quente, mas a chuva chega ao longo do dia e esfria um pouco até o final da noite.