segunda-feira, 23 de novembro de 2009

ABAFAMENTO E MAIS CHUVA...

O ar quente e a umidade mantêm as condições favoráveis à pancadas de chuva (algumas fortes), e temporais localizados acompanhados de vento e granizo durante esta semana.

Previsão do Tempo - 23/11 à 25/11
Atualizada em 25/11 às 09:01

O sol apareceu no começo da manhã dessa segunda-feira, mas a nebulosidade já predomina. Há possibilidade de pancadas de chuva (forte e com trovoadas) até o final do dia, devido a formação de um CCM* sobre o Rio Grande do Sul. Máxima de 28ºC.

*CCM (Complexo Convectivo de Mesoescala) é um aglomerado de nuvens carregadas (geralmente na forma circular), associado ao ar quente e úmido. Trata-se de um sistema meteorológico típico da primavera, e que gera chuva forte/tempestades, raios e granizo.

Na terça-feira, o tempo não firma. O dia pode até iniciar com sol entre nuvens, mas a partir da tarde/noite há risco de pancadas de chuva (forte). Mínima de 22°C e máxima de 29ºC.

A quarta-feira, será de muitas nuvens e o sol pode até aparecer. A sensação será de abafamento antes da chuva. Alerta-se para possibilidade de chuva forte/temporais à partir da tarde. Os índices de instabilidade projetados para a tarde e a noite estão muito elevados para nossa região. Mínima de 23°C e máxima de 32°C.


OBS: Devido a constante e rápida mudança de tempo no Rio Grande do Sul, estarei colocando comentários (e se necessário abrindo um novo post) sobre a aproximação de temporais/chuva forte na nossa cidade. Recomendo a leitura periódica do blog e/ou dos comentários deste post.

------------------------------------------------------------------------------------------------------
25/11 - 18:31

A única área de instabilidade (chuva) que estava próxima de Montenegro se afastou e provavelmente terminaremos a quarta-feira sem chuva (a não ser que novas áreas se formem). Os modelos projetavam chuva a partir da tarde e principalmente à noite, pois temos todos os "ingredientes" presentes na atmosfera hoje (forte calor, umidade acima de 50% e baixa pressão (e em queda...)). A chance de chuva amanhã, quinta-feira, é maior do que hoje.

3 comentários:

  1. Área de chuva com trovoadas próximas de Montenegro (cerca de 50 km à oeste/noroeste). O tempo deve se instabilizar nas próximas horas com grande chance de chuva forte à noite/madrugada.

    ResponderExcluir
  2. Imagem do radar das 19:30, NÃO mostra instabilidade próxima de Montenegro. Apesar da nebulosidade e do ar abafado, provavelmente terminaremos a terça-feira sem chuva.

    ResponderExcluir
  3. Sensação térmica hoje à tarde pode chegar a 40°C (devido a alta umidade).

    ResponderExcluir