sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

"VOCÊ ACREDITA NA PREVISÃO DO TEMPO?"

Com base na pesquisa de opinião realizada aqui no Blog, onde a pergunta era: “Você acredita na previsão do Tempo?”, resolvi publicar o texto abaixo. O resultado final da pesquisa foi de:

3% - Não acredita

43% - Com certeza, acompanho sempre

54% - Sim, mas às vezes ela falha


Confesso estar muito contente com o resultado final, pois a maioria das pessoas acredita na previsão, mas tem conciência que às vezes ela também falha.

Todas as profissões estão sujeitas a erros, seja no jornalismo, na culinária, na engenharia e até na medicina. Sim, médicos erram na mesa de cirurgia. Na Meteorologia isso não podia ser diferente. No passado, as previsões do tempo e clima eram mais genéricas e subjetivas. O avanço tecnológico na área de computação, imagens de satélite e modelos numéricos (matemáticos), aliados aos dados observados em campo, aumentou a confiabilidade das informações. Mesmo com o avanço da tecnologia, a previsão do tempo hoje ainda tem um nível de imprecisão, cujo erro está associado a condição da região, relevo e da época do ano, ou seja, a previsão do tempo depende muito do tipo de situação que está sendo prevista. Quanto mais intenso o fenômeno, mais fácil é o acerto.

Embora sejam os menos lembrados, os acertos são a grande maioria. Segundo levantamento realizado pela MeteoMont, o índice de acerto para previsões de até 24 horas é acima de 98%. Até o terceiro dia de previsão, este valor se mantém acima dos 92%. Confiando nisso, muita gente usa a previsão do tempo em benefício do seu próprio negócio ou lazer. Um exemplo são as lavagens de veículos. Consultando a previsão, o supervisor do estabelecimento saberá se precisa contratar mais gente naquele determinado dia para trabalhar ou não. Pilotos de aeronaves estão a todo momento “ligados” na previsão. Também é possível saber se será possível ir trabalhar de motocicleta/bicicleta, se será possível realizar aquela caminhada no final da tarde ou fazer aquele churrasco ao ar livre com os amigos e em inúmeras outras situações a previsão do tempo está relacionada as nossas vidas. Acreditando ou não, a Meteorologia representa um serviço de utilidade pública indispensável.

A previsão do tempo quando bem elaborada e proveniente de uma fonte confiável, nada mais é do que uma notícia mesmo antes de acontecer .

Nenhum comentário:

Postar um comentário