segunda-feira, 19 de abril de 2010

SEMANA MUITO INSTÁVEL PODE GERAR TEMPORAIS E/OU CHUVA EXCESSIVA

Previsão do Tempo - 19/04 a 22/04

A segunda-feira inicia com sol, mas ao logo do período a nebulosidade aumenta e há chance de chuva/temporais, inclusive forte e principalmente à tarde e noite. Granizo e ventania também não podem ser descartados. Faz calor à tarde. Mínima de 19°C e 33°C.

Na terça-feira, o céu deve apresentar muitas nuvens com períodos de chuva. Há chance de chuva forte a qualquer momento do período. O tempo segue úmido e abafado com mínima de 20ºC e máxima de 27ºC.

Na quarta-feira, o sol pode até aparecer, mas haverá muitas nuvens. Contudo, o tempo segue instável e com chance de chuva a qualquer momento. Mínima de 20°C e máxima de 26°C.

Na quinta-feira o tempo segue instável e o dia terá muitas nuvens com períodos de chuva. Não se descartando a possibilidade de pancadas fortes e alagamentos. A temperatura entra em declínio e a mínima ocorre à noite. Mínima de 17ºC e máxima de 23°C.


Caso os elevados volumes de chuva, projetados pelos modelos numéricos de previsão, venham a se confirmar, há risco de cheia do Rio Caí no final da semana/semana que vem.


OBS: Este post deverá sofrer atualizações/alertas durante o monitoramento dessa semana. Recomenda-se a leitura periódica.

----------------------------------------------------------

Atualização IV - 20/04 às 08:40

Novas áreas de instabilidade com chuva forte e temporais está a oeste de Montenegro neste começo de manhã e pode avançar para a nossa região nas próximas horas. Veja o mapa de ocorrência de descargas elétricas (raios) desta manhã abaixo:


----------------------------------------------------------

Atualização III - 19/04 às 23:20

Linha frontal da área de instabilidade, trazendo temporal e ventania, está à menos de 100 km de Montenegro. De uma maneira geral a instabilidade perdeu um pouco de força, mas em áreas isoladas ainda há risco de ser muito forte. A chuva/temporal deve chegar a nossa cidade no começo da madrugada. Raios já são visíveis no céu.


----------------------------------------------------------

Atualização II - 19/04 às 19:07

URGENTE

INSTABILIDADE EXPLODE EM ATIVIDADE NESTE COMEÇO DE NOITE AO ENTRAR NO RIO GRANDE DO SUL PELA FRONTEIRA COM O URUGUAI. CONDIÇÕES DE GRANIZO GIGANTE E TORNADOS NÃO ESTÃO DESCARTADAS NO ESTADO NAS PRÓXIMAS HORAS.

"A imagem de radar da nossa Aeronáutica, instalado em Santiago, mostrava há pouco valores de refletividade no limite de 400 km do radar como jamais, nunca, vimos em anos de observação sobre esta região do Noroeste uruguaio e Entre Rios na Argentina." (Meteorologista-Chefe da MetSul Meteorologia)

Descargas elétricas (raios) "pipocam" de uma maneira assustadora pelo RS

----------------------------------------------------------

Atualização I - 19/04 às 13:27


Caiu granizo em Buenos Aires. As pedras foram enormes em alguns pontos, destroçando vidros de carros, telhados e janelas, algo não visto desde 2006 na região. A imprensa dava conta de dezenas de feridos. Tornado atingiu ontem à noite Durazno, no Uruguai, com danos.


(pedra gigante com aproximadamente 7 cm de diâmetro)

(vidros dos carros destruídos - Foto de Claudinei Santos)

5 comentários:

  1. Muito calor, no aguardo da chuva que até agora não veio.33ºC.

    www.tempoeclimasg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ola Daimar.. Q tens de informcao ai? esse tempo nos pega na madrugada ou antes ?
    Abcs.
    Evandro SJ Hortencio.

    ResponderExcluir
  3. Linha frontal da instabilidade (temporal) à mais ou menos uns 100 km de Montenegro neste momento. Deve chegar no começo da madrugada. ESTADO DE ALERTA!

    ResponderExcluir
  4. Choveu muito.Registrei 107mm.
    Neste link tem um vídeo dos raios ontem aqui:

    www.tempoeclimasg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Imagens do tempo em São Gabriel terça muito íncriveis.

    http://tempoeclimasg.blogspot.com

    ResponderExcluir