sábado, 27 de fevereiro de 2010

URGENTE: VIOLENTO TERREMOTO GERA ALERTA DE TSUNAMI EM 1/3 DO PLANETA

O Oceano Pacífico inteiro está sob alerta de tsunami, após um violentíssimo terremoto que atingiu o Chile. O tremor foi o mais intenso do planeta desde o terremoto de Sumatra em 2004. O terremoto desta manhã, segundo especialista da rede CNN, foi perto de mil vezes mais intenso que o do mês passado no Haiti.
Diversas cidades da América do Sul sentiram o tremor, entre elas Buenos Aires, São Paulo e Paraná. Já há centenas de mortos e este número, infelizmente deve aumentar muito segundo especialistas.

(Fonte da imagem: Portal Terra)

O Tsunami Warning Center emitiu alertas de tsunami para todas as regiões do Pacífico. O alerta envolve países da América do Sul, bem como Austrália e Nova Zelândia. Como o tremor ocorreu no Oceano Pacífico, não há alerta de tsunami na costa brasileira.

(Fonte da imagem:MetSul Meteorologia)

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

SOL E CHUVAS ISOLADAS

PREVISÃO DO TEMPO - 27/02 A 01/03
Atualizada em 28/02 às 23:50

Neste sábado o sol aparece com nuvens em Montenegro. A temperatura se eleva um pouco mais com relação a sexta-feira. Mínima de 17°C e máxima de 29°C. Há uma chance remota de chuva isolada no final do dia.

No domingo as nuvens devem predominar, mas podem ocorrer aberturas de sol. Há possibilidade de chuva isolada, principalmente na segunda metade do período. Mínima de 19°C e máxima de 29°C.

Na segunda-feira o sol aparece com nuvens novamente. Temperatura mínima de 18°C e máxima de 31°C.

OBS: Os 3 modelos numéricos consultados estão divergindo bastante com relação as projeções para o final de semana e segunda-feira. Por isso, esta previsão poderá sofrer atualização ao longo deste período.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O TEMPO MUDA

Previsão do Tempo - 23/02 a 26/02

Uma frente fria começa a ingressar no Rio Grande do Sul nesta terça-feira e promete derrubar as temperaturas. O dia será de muitas nuvens e com possibilidade de chuva a qualquer momento. Há chance de chuva forte e temporal/ventania, principalmente a partir da tarde. O dia ainda será um pouco quente e abafado. Mínima de 25°C e máxima de 30°C.

A quarta-feira inicia com muitas nuvens e períodos de chuva, principalmente na primeira metade do período. No decorrer do dia a chuva começa a diminuir e se afastar. Com o ingresso do vento sul (frio) a temperatura entra em queda. Mínima de 19°C e máxima de 26°C.

Na quinta e na sexta o sol aparece com nuvens em Montenegro. As madrugadas e amanhecer devem ser de temperaturas baixas para esta época do ano. Mínima de 15°C e máxima 26°C e 28°C respectivamente.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

CALOR E PANCADAS DE CHUVA

PREVISÃO DO TEMPO - FINAL DE SEMANA
Atualizada em 20/02 às 13:00

No sábado, o sol aparece e faz muito calor com máximas que podem atingir ou superar os 37ºC. Apesar dos modelos não indicarem, não se descarta, devido ao aquecimento, pancadas de chuva (principalmente da tarde para a noite).

O domingo será abafado. Céu com muitas nuvens e chance de chuva a qualquer momento do período. Mesmo assim pode ocorrer aberturas de sol. Mínima de 24°C e máxima de 36°C.

Na segunda-feira novamente o sol aparece com nuvens. Possibilidade de chuvas passageiras. Mínima de 25°C e máxima de 31°C.


"VOCÊ ACREDITA NA PREVISÃO DO TEMPO?"

Com base na pesquisa de opinião realizada aqui no Blog, onde a pergunta era: “Você acredita na previsão do Tempo?”, resolvi publicar o texto abaixo. O resultado final da pesquisa foi de:

3% - Não acredita

43% - Com certeza, acompanho sempre

54% - Sim, mas às vezes ela falha


Confesso estar muito contente com o resultado final, pois a maioria das pessoas acredita na previsão, mas tem conciência que às vezes ela também falha.

Todas as profissões estão sujeitas a erros, seja no jornalismo, na culinária, na engenharia e até na medicina. Sim, médicos erram na mesa de cirurgia. Na Meteorologia isso não podia ser diferente. No passado, as previsões do tempo e clima eram mais genéricas e subjetivas. O avanço tecnológico na área de computação, imagens de satélite e modelos numéricos (matemáticos), aliados aos dados observados em campo, aumentou a confiabilidade das informações. Mesmo com o avanço da tecnologia, a previsão do tempo hoje ainda tem um nível de imprecisão, cujo erro está associado a condição da região, relevo e da época do ano, ou seja, a previsão do tempo depende muito do tipo de situação que está sendo prevista. Quanto mais intenso o fenômeno, mais fácil é o acerto.

Embora sejam os menos lembrados, os acertos são a grande maioria. Segundo levantamento realizado pela MeteoMont, o índice de acerto para previsões de até 24 horas é acima de 98%. Até o terceiro dia de previsão, este valor se mantém acima dos 92%. Confiando nisso, muita gente usa a previsão do tempo em benefício do seu próprio negócio ou lazer. Um exemplo são as lavagens de veículos. Consultando a previsão, o supervisor do estabelecimento saberá se precisa contratar mais gente naquele determinado dia para trabalhar ou não. Pilotos de aeronaves estão a todo momento “ligados” na previsão. Também é possível saber se será possível ir trabalhar de motocicleta/bicicleta, se será possível realizar aquela caminhada no final da tarde ou fazer aquele churrasco ao ar livre com os amigos e em inúmeras outras situações a previsão do tempo está relacionada as nossas vidas. Acreditando ou não, a Meteorologia representa um serviço de utilidade pública indispensável.

A previsão do tempo quando bem elaborada e proveniente de uma fonte confiável, nada mais é do que uma notícia mesmo antes de acontecer .

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

CHUVA, NUVENS E SOL

Previsão do Tempo - 17/02 à 19/02

Nesta Quarta-feira de Cinzas o céu apresentará muitas nuvens durante a maior parte do dia, podendo ocorrer algumas aberturas de sol. Mesmo assim, ainda não se descarta chuva ou garoa no decorrer do período. Temperatura agradável com mínima entre 19ºC e 21ºC e máxima de 27°C.

Na quinta-feira, o sol aparece com nuvens em Montenegro. A temperatura entra em elevação e a tarde já será mais quente. Temperatura mínima de 19ºC e a máxima entre 30ºC e 32ºC.

Na sexta-feira, o sol aparece com poucas nuvens. A temperatura segue subindo e o calor retorna. Temperatura mínima de 21ºC e máxima de 34ºC à tarde.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

ALERTA DE CHUVA EXCESSIVA E POSSIBILIDADE DE ENCHENTE

Voltei!

Bom, o primeiro post depois das férias já começa agitado. Isto porque essa frente fria (semi-estacionária) está se deslocando lentamente e provocando muita chuva em diversas cidades. O quadro exige atenção nas próximas horas e será monitorado pela MeteoMont. Há dois motivos para o alerta:

Primeiro: O modelo numérico norte-americano indica chuva forte à torrencial na primeira metade da terça-feira, conforme imagem abaixo:

(Fonte da imagem: MetSul)

Segundo: Já choveu muito em cidades por onde passa o Rio Caí. A chuva na Serra (nascente) atingiu entre 50 e 80 milímetros (entre domingo e a noite de hoje - 15/02). Porém, na cidade de Bom Princípio e São Vendelino, onde se encontra o principal afluente - Arroio Forromeco - do Rio Caí, a chuva está próxima de impressionantes, 150 milímetros.

Caso a chuva em excesso, esperada para a madrugada e manhã de terça-feira se confirme, alerta-se desde já para a possibilidade de enchente em Montenegro. Existe a possibilidade de enchente em Montenegro mesmo não chovendo tão forte na cidade. A situação exige monitoramento pluviométrico em todas cidades ao longo do curso do rio. Informações/atualizações serão postadas aqui no blog conforme evolução do quadro.

---------------------------------------------------------
16/02 - 14:30

CHUVA FORTE E VENTO

A formação de um sistema de baixa pressão na costa gaúcha trará chuva e rajadas de vento para o Leste gaúcho, incluindo a área de Montenegro.

Alerta-se que nas próximas horas, Montenegro e região devem seguir sujeito à ocorrência de chuva que pode ser forte a torrencial em alguns momentos. As pancadas vão ser ainda acompanhadas de rajadas de vento forte. Em Montenegro, onde o vento já começou a aumentar, as rajadas devem se situar entre 40 e 60 km/h.

---------------------------------------------------------
16/02 - 23:35

Cessa o risco de cheia do rio Caí. Felizmente, a chuva não foi suficiente hoje, nas cidades por onde passa o rio Caí, para que se produza uma enchente. O nível do rio subiu bastante, mas deve começar a estabilizar nas próximas horas.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

SEMANA ESCALDANTE - CALOR INTENSO

Previsão do Tempo - 02/02 à 07/02
Atualização 11/02 às 13:46

A primeira semana de fevereiro começa com calor tórrido. Deve fazer calor como ainda não se sentiu nesse verão de 2010. Não se descarta temperatura máxima de 40°C na segunda metade da semana. Mesmo durante as madrugadas, o calor será muito forte com mínimas entre 27°C e 30°C.

Nesta terça-feira o sol aparece com nuvens. A chance de chuva aumenta no decorrer do período e chove a qualquer momento, principalmente de tarde para noite. Temperatura mínima de 25°C e máxima entre 34°C e 36°C. Sensação de abafamento.

A partir de quarta-feira a temperatura dispara. Ar ainda mais quente e seco passa a dominar. O dia terá sol e nuvens. Alerta-se que o calor será intenso à tarde com máxima de até 39°C. Temperatura mínima de 28°C.

Na quinta-feira o sol novamente predomina com nuvens. Alerta-se que o calor será intenso à tarde com máxima de até 39°C. Há chance de chuva/temporal de verão à partir da tarde. Mínima muito elevada, entre 27°C e 30°C.


Sexta, sábado e domingo o sol novamente aparece com algumas nuvens e o calor intenso continua. Devido ao fortíssimo calor, há chance de pancadas de chuva, principalmente de tarde para noite. Sensação de abafamento. Temperatura mínima entre 27°C e 30°C e máximas entre 38°C e 40°C.

A sensação térmica pode atingir valores elevadíssimos, entre 45°C e 50°C. Portanto, alerta-se que atividades físicas ou ao sol devem ser evitadas ao máximo, pois além de causar esgotamento, cãibras e insolação, não se descarta até um AVC (dano cerebral).


A Tabela abaixo mostra os valores do IC (Índice de Calor) com base em alguns valores de temperatura (T) e umidade relativa (UR) do ar.


Temperatura do Ar – T (°C)

UR (%)

26

28

30

32

34

36

38

40

30

24,8

27,2

29,7

32,0

34,4

37,2

40,5

44,2

40

25,9

28,1

30,9

33,6

36,7

40,0

44,1

49,3

50

26,4

29,0

32,0

35,2

39,5

44,3

49,7

55,9

60

27,5

30,1

33,3

37,4

42,6

49,3

56,5

63,3

70

28,4

31,3

35,2

40,6

47,5

55,0

63,1

-

O grau de stress causado pelo calor pode variar com a idade, saúde e características do corpo do trabalhador. Na Tabela abaixo é apresentado os níveis de alerta e a lista de alguns possíveis sintomas associado ao stress térmico.


Índice de Calor (IC)


Nível de Alerta

Síndrome de Calor (sintomas)

menor que 27 °C

Ausência de Alerta

-------

de 27 a 32 °C

Atenção

Possível fadiga em casos de exposição prolongada e atividade física

de 32,1 a 41 °C

Muito Cuidado

Possibilidade de cãibras, esgotamento e insolação para exposições prolongadas e atividade física

de 41,1 a 54 °C

Perigo

Cãibras, insolação e esgotamento prováveis. Possibilidade de dano cerebral (AVC) para exposições prolongadas com atividade física

maior que 54 °C

Extremo Perigo

Insolação e Acidente Vascular Cerebral (AVC) iminente



TENDÊNCIA (e não previsão):

Segunda-feira (08/02), o tempo muda com o avanço de uma frente fria. O dia pode iniciar com sol, mas no decorrer do período as nuvens aumentam e chove. Há risco de pancadas de chuva forte em determinados momentos. Após dias intensos de calor, a temperatura recua hoje. Mínima de 23°C e máxima de 36°C.


Terça-feira (09/02)



Quarta-feira (10/02)



Quinta-feira (11/02)



Sexta-feira (12/02)



Sábado (13/02)



Domingo (14/02)



Segunda-feira (15/02)



Terça-feira (16/02)



OBSERVAÇÃO: Este blog não será atualizado a partir do dia 04/02/2010 até 16/02/2010, pelo motivo de férias. As previsões retornarão a partir do dia 17/02/2010.

Obrigado pela compreensão.