segunda-feira, 29 de março de 2010

TEMPO SECO NA SEMANA DA PÁSCOA

Previsão do Tempo - 30/03 à 04/04
Atualizada em 01/04 às 22:31

Nesta terça-feira, com o avanço do ar seco a nebulosidade diminui e o sol pode aparecer. Mesmo assim, não se descarta chuva/garoa de forma isolada na primeira metade do dia. Mínima de 19°C e máxima de 29°C.


Na quarta-feira o sol predomina e não há previsão de chuva. A temperatura cai um pouco mais na madrugada/amanhecer. Mínima de 17°C e máxima de 31°C.


Na quinta-feira o sol também predomina e a temperatura entra em elevação. Mínima de 19°C e máxima de 32°C.


Na sexta-feira o sol predomina com algumas nuvens. Faz calor à tarde. Há uma chance pequena de chuva típica de verão (a partir da tarde). Mínima de 20°C e máxima de 34°C.

quinta-feira, 25 de março de 2010

CARA DE OUTONO - TEMPO INSTÁVEL PERMANECE NO FINAL DE SEMANA

Previsão do Tempo - 26/03 à 29/03

Nesta sexta-feira o tempo pouco se altera. A nebulosidade persiste e haverá períodos de parcialmente nublado à encoberto. Chance de chuva e garoa a qualquer momento do período. Mínima de 21°C e máxima de 26°C.

No final de semana o tempo permanece instável com chance de chuva/garoa, porém, o sol pode aparecer em um maior número de horas (comparado a quinta e sexta). Temperatura mínima de 20°C e máxima entre 26°C e 28°C.

Na segunda-feira o quadro também pouco se altera. Nebulosidade predomina com possibilidade de algumas aberturas de sol e com chance de chuva a qualquer momento do período. Mínima de 20°C e máxima de 28°C.




Alerta-se para o risco de chuva forte e excessiva nos litorais norte gaúcho e catarinense. Modelos matemáticos sugerem muita chuva em todo leste do Sul do Brasil. Como o solo já está saturado da chuva que persiste em cair desde quarta-feira (24/03), adverte-se para o risco de deslizamento de terra (encostas) e enchentes nestas regiões.

segunda-feira, 22 de março de 2010

MUITAS NUVENS E CHANCE DE CHUVA

Previsão do Tempo - 23/03 a 25/03
Atualizada em 24/03 às 20:51


Na terça-feira, Dia Mundial da Meteorologia, a nebulosidade predomina sobre a região de Montenegro. Chove/garoa a qualquer momento do período. Temperatura mínima de 21°C e máxima de 26°C.


Na quarta-feira o tempo segue instável com chance de chuva/garoa a qualquer momento. Temperatura mínima de 21°C e máxima de 27°C.


A quinta-feira deve ser parecida com a quarta. O tempo nublado/encoberto predomina e devido a proximidade de áreas de instabilidade, estão previstas chuva e/ou garoa na nossa região a qualquer momento do período. Mínima de 19°C e máxima de 26°C.



----------------------------------------------------------

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br

sexta-feira, 19 de março de 2010

FIM DE SEMANA DE TEMPO INSTÁVEL

Previsão do Tempo - 20/03 à 22/03
Atualizada em 21/03 às 19:25


O fim de semana deve ser um pouco abafado e muito instável. O céu irá alternasse com períodos de sol, nuvens e chuva. O primeiro dia de outono (que começa sábado às 14:32) deve ter maior período de nuvens e chuva do que no domingo. Há chance de chuva forte. Temperatura mínima de 21°C e máxima de 31°C.

A segunda-feira segue instável na região de Montenegro. O sol tende a aparecer entre nuvens, mas há chance de pancadas de chuva a qualquer momento do período. Há risco de chuva forte e/ou temporais na nossa região, assim como ventania e queda de granizo. Mínima de 22°C e máxima de 30°C.

----------------------------------------------------------
TEMPORAL - 20/03/2010 - 11:30

O forte temporal de ontem à noite, registrou um acumulado de 52 milímetros, ou seja, quase a metade da média do mês de Março em apenas 40 minutos. Diversas ruas ficaram alagadas em Montenegro. O vento possivelmente ficou entre 60 e 80 km/h.

----------------------------------------------------------
ATUALIZAÇÃO I - 21/03/2010 - 23:20

Frente fria avança rapidamente e provoca temporais e chuva forte em várias cidades. Observem as imagens do satélite ao lado o enorme aglomerado de nuvens que estão cobrindo o nosso Estado nessa noite. Impressiona a rápida QUEDA DE PRESSÃO ATMOSFÉRICA e a quantidade de DESCARGA ELÉTRICA registrada (imagem abaixo). Uruguaiana nesse momento enfrenta temporal e pressão atm. de apenas 994 hPa. Santa Maria enfrenta quadro pré-frontal, ou seja, a temperatura sobe com o vento norte à quase 30°C, mas já registra muitos raios e pressão de apenas 997 hPa (sinal de temporal muito próximo). Alerta-se para a elevada chance de temporais, ventania (com possibilidade de danos), alagamentos, queda de granizo e chuva forte em todas as regiões, incluíndo Montenegro, nas próximas horas.



segunda-feira, 15 de março de 2010

SEMANA DE SOL E TEMPO SECO

Previsão do Tempo - 16/03 a 19/03
Atualizada em 17/03 às 11:45

Na terça-feira o sol predomina em Montenegro. Com a chegada do ar seco e frio, a madrugada e o amanhecer serão um pouco frio com mínima entre 13ºC e 15ºC, mas à tarde faz entre 26ºC e 28ºC.

A quarta-feira será ensolarada. O amanhecer novamente será um pouco frio, com mínima de 14ºC. A tarde a temperatura sobe rapidamente e a máxima fica entre 28ºC e 30ºC.

Na quinta-feira o tempo segue firme e sem previsão de chuva. A fraca massa de ar frio perde força e o calor retorna à tarde. Mínima de 18ºC e máxima de 33ºC.

Na sexta-feira o sol aparece com nuvens. Devido a aproximação de áreas de instabilidade, não se descarta chuva na segunda metade do período (principalmente à noite). Mínima de 21°C e máxima de 33°C.

sexta-feira, 12 de março de 2010

SOL E CHANCE DE CHUVA

Previsão do Tempo - 12/03 a 15/03
Atualizada em 13/03 às 10:58

Hoje o sol aparece com nuvens na região de Montenegro. Temperatura mínima de 21°C e máxima de 31°C à tarde.

No sábado o sol aparece mas no decorrer do período as nuvens aumentam. Não se descarta até mesmo a chance de chuva mais para o segundo período do dia (apesar da chance ser muito maior no domingo). Madrugada e amanhecer de temperatura amena, em torno de 19°C. Mas à tarde a temperatura sobe rapidamente e faz 30°C.

No domingo o sol até pode aparecer, mas as nuvens aumentam e deve chover a qualquer momento do período. Mínima de 21°C e máxima de 30°C.

A segunda-feira deve começar com muitas nuvens, e até uma chance remota de chuva, mas no decorrer do período o céu limpa e o sol aparece. Mínima de 19°C e máxima 31°C.

quinta-feira, 11 de março de 2010

O PESCADOR DO CATARINA E O METEOROLOGISTA FAMOSO

Um relato interessante, do ponto de vista de um pescador, que vivenciou a chegada do Furacão Catarina em 2004 enquanto pescava na praia:

Parecia mais um dia normal de pesca no litoral norte gaúcho. Iscas frescas. Peixes. Parceria. Tudo corria bem, parado e quieto. Até que coisas estranhas começaram a acontecer.
Geralmente, dizemos que “hoje o mar está tocado de sul”, ou “tocado de norte”. Uma condição perdurável. Conforme a força ajusta-se o peso do chumbo ou altera-se a bitola da linha. Após lançarem, os pescadores notaram que suas linhas corriam para o sul e logo após tinha certeza que estavam derivando para o norte. Repentinamente, para o sul de novo. Depois, outra vez, para o norte. Um fenômeno espantoso.
Pouco antes, na estrada, escutavam a programação esportiva pela radio Gaúcha. Mas, interromperam a transmissão para um informe extraordinário. Um aviso de clima severo. Seria um ciclone extratropical. Assustaram-se os pescadores Raug e Iotti, a bordo do Cruzador Fantasma, rumo ao litoral. Seria o fim da pescaria? Nada disso! O Cléo Kühn entra na transmissão para tranqüilizar a todos, dizendo, em tom “descontraído”, que seria “um ventinho”. Maravilha então, nada de furacão. Um furaquinho, talvez?
Lá pelas tantas, o Raug pega um peixe inesperado, muito singular para o lugar aonde pescavam, um sargo-de-beiço, que não ocorre naquela região arenosa do litoral gaúcho. Ao contrário, habita junto aos costões e ambientes pedregosos, parceis, etc. Não ali, na praia de fundo de areia. Como se perdera? Intrigados acompanhavam os movimentos das linhas sendo puxadas pelo mar, ora para o sul, ora para o norte. Indecisas.
O Iotti, desconfiado, comenta com o Raug que se lembrara de uma feita, talvez a única, quando interromperam a programação esportiva para um anuncio extraordinário. Fora há muito tempo. Um domingo, em 1957 ou 58. Era um jogaço que estava sendo transmitido pela radio Guaíba. Alguém ligou para a difusora para dar um aviso importante. A pessoa que ligara teria “sotaque de padre”, uma voz velhinha, calma e triste. Talvez lembrasse a do personagem Irmão Benildo, do próprio Iotti. E a voz consternada dera a morte, naquele momento, de Dom Vicente Scherer.
Fez-se tocar a chamada do “Correspondente Renner”, noticioso de grande prestígio por décadas, (quem não se lembra da vinheta?) em edição extra:
– E atenção: Vítima de um insulto cardíaco faleceu há poucos instantes sua excelência reverendíssima Dom Vicente Scherer. E atenção que vamos repetir...
Todos os sinos de igrejas foram tocados, da capital ao interior, anunciando o que era um trote... Seria uma nova “barrigada”?
...Trec. Trec. Treiiim. Dispara o alarme e corre a linha da carretilha. O Raug tenta dominar a situação. Fechando o freio, mas sem travar totalmente. A linha corria, dando puxadas fortes. O peixe da pescaria! E vai linha. E o mar começa a recuar. E a linha saindo da carretilha com força. Recuando. Soqueando a ponta da vara. Recuando. Cabeceando e a linha pela metade. O peixe de uma vida! E a maré recuando. Mas, nessas horas não há o que fazer. Para não perder o peixe é necessário acompanhar e deixar correr até cansar. E o vento começando a soprar. E o peixe não parava para tomar fôlego. Um monstro, com certeza. Uma luta demorada. O mar recuando, como um bodoque esticando para ganhar energia. Como uma mola sendo comprimida. E se o Cléo Kühn estivesse errado? A linha quase no finzinho. Momento de pânico! As últimas voltas e começava a aparecer o carretel. Um temporal se aproximando. Na cabeçada final o peixão estourou o nó do carretel, chacoalhando a vara e levando toda a linha enquanto o mar parecia uma parede de água.
Recolheram tudo de qualquer jeito e pularam para dentro da camionete.
Saíram levantando areia momentos antes que o bodoque fosse disparado. O mar atingiu as dunas e tocou terra o "landfall*" do fenômeno climático identificado como 01.L NONAME pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, ou como 1-T Alfa pelo Met Office da Inglaterra, ou ainda, como “um ventinho” pelo Cléo Kühn, mas, infelizmente, ficou famoso como “Catarina”.

*landfall: quando o olho dos ciclones tropicais no oceano move-se sobre a terra. O lugar exato onde ocorreu um landfall sofre os maiores impactos. É exatamente na área onde ocorre o landfall que recebe os ventos mais fortes encontrados na parede do olho, onde acontece o pico de elevação da maré de tempestade e também onde ocorrem as chuvas mais fortes.

terça-feira, 9 de março de 2010

ALERTA DE CHUVA LOCALMENTE FORTE E EVOLUÇÃO DO CICLONE PARA TROPICAL


ALERTA

O Ciclone ainda não tem um nome batizado, mas já recebe código mundial ("INVEST90Q" pela Marinha dos EUA e "INVEST90L" pelo NOAA). O alerta de chuva localmente forte continua para todo leste (incluindo a região de Montenegro) e principalmente os litorais de SC e RS. A maior preocupação, até o momento, é com a chuva e não tanto com o vento (que até o momento não está forte). Alerta-se também que o cenário está altamente propício a formação de tornados e trombas d'água (tornados sobre o mar), assim como já ocorrido..


A página da NASA que monitora os ciclones tropicais ao redor do mundo, assim como aconteceu com o ciclone que se formou no nosso litoral em 2006, também acusa a presença do sistema na costa gaúcha.


O boletim do NOAA para a América do Sul de agora à tarde, orgão oficial de Meteorologia dos Estados Unidos, adota linguagem pesadíssima e sem precedentes nas análises para a nossa região. Alerta para a possibilidade do ciclone na costa ganhar força e evoluir para tropical e termina a advertência com a seguinte frase: "preparem-se para o pior". Veja a análise deste sistema abaixo:


(Clique para ampliar)

-------------------------------------------------------------------
Atualização - 09/03/10 - 23:50

Ciclone ganha força e avança de nível, passando a ser classificado como uma Tempestade Tropical (um nível antes de furacão!). Dados atuais apontam ventos contínuos de 34 nós (+ ou - 65 km/h) no centro (núcleo).

--------------------------------------------------------------------
Atualização - 10/03/10 - 00:28

Tempestade Tropical continua ganhando força no oceano! Nesse momento não se descarta um FURACÃO na costa gaúcha! Seria o segundo da história (o primeiro foi o Catarina).

------------------------------------------------------------------
Atualização - 10/03/10 - 07:50

Um ciclone muito raro, extraordinário no ponto de vista científico para o nosso clima regional, segue atuando na costa do Rio Grande do Sul. Nesse momento a Tempestade Tropical, assim classificado o ciclone, perdeu um pouco a sua simetria. O vento deve aumentar nesta quarta-feira em todo leste do Estado, principalmente no litoral norte, mas segue a preocupação com a possibilidade de chuva forte e excessiva.


------------------------------------------------------------------
Atualização - 10/03/10 - 11:12

Ciclone começa a se afastar lentamente (para leste) do continente.

------------------------------------------------------------------
Atualização - 10/03/10 - 16:19


Ciclone que havia sido rebaixado para 2.0 na escala Dvorak, voltou a se intensificar nesta tarde e a sua nova classificação retorna para 2.5 (mesma da madrugada). Agora a sua trajetória é Sudeste, mas ainda afastando-se muito lentamente do continente.

------------------------------------------------------------------
Atualização - 11/03/10 - 10:09


Ciclone se afasta completamente da costa e não apresenta mais perigo no continente, porém, em alto mar continua o alerta, pois a sua classificação é a mesma de ontem (sem perder força).



Apoio/Crédito: MetSul Meteorologia, CP e MeteoMont

EFEITOS E IMAGENS DO CICLONE

Ontem o ciclone trouxe trombas d'água (conforme já era previsto) em alguns pontos do litoral, como este flagrado por Luciano Rassolin em Barra Velha, Santa Catarina.


Ondas de até 3 metros de altura atingiram as praias de Santa Catarina e Torres (imagens abaixo). De acordo com os modelos de ondas, a ondulação na orla poderia alcançar entre 3 e 4 metros com vagas de até cinco metros em alto mar, o que deva resultar em mais ressaca hoje e amanhã.



As imagens do satélite (canal visível) desta manhã mostram nitidamente o ciclone na costa gaúcha (ver sequência abaixo). É possível observar até mesmo um "olho" (como o de furacões) no centro, algo que é absolutamente incomum nos ciclones que se formam no nosso litoral. A partir de amanhã (ou quinta pela projeção de alguns modelos) o ciclone começa a se afastar do continente.



CICLONE NA COSTA MANTÉM TEMPO INSTÁVEL

Previsão do Tempo - 09/03 a 11/03

Na terça-feira o dia será típico de atividade ciclônica na costa, ou seja, o dia deve variar com períodos de sol, nuvens e chuva. Temperatura mínima de 22°C e máxima de 27°C.


Na quarta-feira o ciclone começa a se afastar do continente e o dia deve ter sol, nuvens e chance de chuvas rápidas (que pode ser forte). Temperatura mínima de 22°C e máxima de 30°C.


Quinta-feira o sol deve aparecer mais, mas mesmo assim há uma pequena possibilidade de chuva isolada. Mínima de 21°C e máxima de 30°C.


segunda-feira, 8 de março de 2010

ESTADOS UNIDOS MONITORA CICLONE NO SUL DO BRASIL

Acaba de ser publicado o boletim diário (reprodução abaixo) do NOAA, a agência de Meteorologia do governo dos Estados Unidos, para a América do Sul com grande ênfase no Ciclone SUBTROPICAL (fenômeno que nos Estados Unidos recebe nomes de pessoas quando se formam no Atlântico Norte) , nos seguintes termos: "O ambiente nos estados do Sul e do Sudeste do Brasil segue favorável à manutenção de um ciclone subtropical nas próximas 24 a 36 horas. O sistema deve gerar um forte fluxo de umidade em direção aos estados do Sul (RS, SC e PR). Nestas áreas, o vento deve variar entre 35 e 55 nós (64 à 101 km/h) com as rajadas mais fortes nas áreas mais elevadas da Serra do Mar. Agora esperamos volumes de chuva em 24 horas entre 75 e 125 milímetros com máximos localizados de até 250 milímetros sendo muito possíveis. A divergência de vento (shear) em níveis mais altos da atmosfera deve frustrar a formação de um ciclone tropical nos próximos dois dias. (...) Convecção severa é esperada à medida que a baixa pressão em altos níveis da atmosfera acentua a instabilidade convectiva no Sul do Brasil com risco de trombas d'água (tornados) na costa.

(Clique para ampliar)


Apoio: MetSul Meteorologia