



Pessoal, estarei de férias no período de 29/01 a 13/02. O blog poderá não sofrer atualizações durante esse período, mas na medida do possível irei atualizando. Abaixo a TENDÊNCIA para os próximos dias:






Na quarta-feira o ar vai estar muito abafado. O sol aparece, mas a cobertura de nuvens aumenta no decorrer do dia. A instabilidade atmosférica deve ficar maior na região de Montenegro e o risco de chover forte da tarde para a noite aumenta. Faz muito calor e as máximas atingem entre 34ºC e 36ºC.
Na quinta-feira, aumentam os níveis de umidade e o risco de chover é bastante alto. O sol aparece na cidade, mas haverá mais nuvens no céu, o que fará com que o começo do dia já seja de temperatura alta com mínimas entre 23ºC e 25ºC. Segue muito abafado. Máximas entre 32ºC e 34ºC.
OBS: Estas pancadas de chuva típicas de verão mencionadas na previsão, em regra, costumam acontecer principalmente da tarde para a noite, tendem a ser isoladas na maioria dos casos, são quase sempre de curta duração, e não raro trazem elevados volumes de chuva com potencial de alagamentos ou são acompanhadas de temporal isolado com chance de vento forte ou granizo.
Este tipo de nuvem recebe o nome de Mammatus justamente pela aparência de mamas no céu. Não é a primeira vez que se tem registro de formação tão espetacular destas nuvens no Rio Grande do Sul. Há seis ou sete anos, Frederico Wolffenbuttel e Fernanda Kock tiveram a oportunidade de registrar o céu coberto de Mammatus no Vale do Sinos.
Em outubro de 2006 foi publicado no boletim da Sociedade de Meteorologia dos Estados Unidos uma pesquisa de David M. Schultz e outros intitulado The Mysteries of Mammatus Clouds: Observations and Formation Mechanisms em que os autores de algumas das mais renomadas instituições de pesquisa meteorológica do país (NOAA, NASA, Universidade de Oklahoma, NCAR, etc), sustentam que as "as nuvens Mammatus são um enigma intrigante da dinâmica de fluidos atmosféricos e da física das nuvens".
Fonte: MetSul Meteorologia