sábado, 30 de abril de 2011

DESTRUIÇÃO ÉPICA NOS EUA - PIOR ONDA DE TORNADOS DESDE 1936

O cinema levou às telas em 1996, em "Twister", a fúria dos tornados nas Planícies Centrais americanas, mas a realidade desta semana nos Estados Unidos é muito pior que a ficção. Com o aumento ontem dos mortos para mais de 318 (saldo das 20h do dia 29/04), a onda de tornados dos dias 27 e 28 de abril de 2011 se tornou a maior em vítimas no país desde o "Tupelo-Gainesville Oubreak" de 1936, quando 400 morreram. O cantor Elvis Presley foi um dos sobreviventes do tornado F5 de Tupelo, Missisippi. Em cena de "Twister", a personagem Melissa pergunta se existe tornado F5 e como ele seria, ouvindo como resposta: "o dedo de Deus". A meteorologia americana confirmou ontem que o tornado que varreu do mapa Smithville (Mississippi) na quarta-feira foi um EF5, com vento de até 330 km/h, máximo da nova escala de Fujita dos tornados. Desde que começou a ser usada em 2007, apenas Greensburg (Kansas), em 2007, e Parkersburg (Iowa), em 2008, tinham tido tornados EF5 nos Estados Unidos. "A cidade inteira sumiu", lamentava o prefeito da destruída Smithville.

Fotos:





(rastro do tornado)

(o antes e o depois)

Vídeos:









quinta-feira, 28 de abril de 2011

O SOL APARECE ANTES DA CHUVA E DO FRIO

Previsão do Tempo - 29/04 a 02/05
Atualizada em 30/04 às 23:58

Nesta sexta-feira o sol aparece com poucas nuvens. O ar frio segue enfraquecendo e a madrugada deve ser menos fria com mínimas de 14ºC a 16ºC. A tarde os termômetros atingem marcas de 26ºC a 28ºC.

No sábado o sol pode aparecer mas a nebulosidade aumenta no decorrer do dia. Há possibilidade de chuva de tarde para noite, que não se descarta, pode vir com pancada forte. Temperatura mínima de 16°C e máxima de 25°C.

No domingo de Grenal o tempo começa a mudar. O dia terá muitas nuvens, mas o sol deve aparecer. Há chance de chuva/garoa a qualquer momento do período. Mínima de 14°C no final do dia e máxima de 20°C à tarde.

A segunda-feira deve ser muito fria em toda região de Montenegro com o ingresso de uma massa de ar polar. O dia será de tempo nublado com chuva ou garoa a qualquer momento. Mesmo assim, podem ocorrer algumas aberturas de sol. A temperatura mínima não será tão baixa, devendo ficar em torno de 13°C, mas a máxima vai chamar a atenção, ficando entre 15°C e 17°C em plena tarde.

terça-feira, 26 de abril de 2011

IMAGENS AÉREAS DA ENCHENTE EM MONTENEGRO

Imagens aéreas mostram como ficou Montengro depois da enxurrada histórica e da enchente. Prejuízo estimados em 13 milhões de reais.





Fonte: Marcelo Silva - Zero Hora

segunda-feira, 25 de abril de 2011

DIAS ENSOLARADOS

Previsão do Tempo - 25/04 a 28/04

Nesta segunda-feira o ar seco e frio proporciona mais um dia de tempo ensolarado em Montenegro. Apesar do começo de manhã frio (14°C), a tarde vai ser agradável com registros de 23ºC a 25ºC.

Na terça-feira segue o tempo ensolarado em Montenegro e região. Grande possibilidade de nevoeiro na região entre a madrugada e manhã. Faz frio na madrugada/manhã com mínima entre 10ºC a 12ºC. A tarde a temperatura sobe e atinge até 24ºC.

Na quarta-feira novamente o tempo será ensolarado com chance de nevoeiro no começo da manhã. A madrugada continua fria com mínimas de 11ºC a 13ºC. A tarde esquenta um pouco mais e fica entre 24ºC e 26ºC.

Quinta-feira o sol aparece com nuvens em Montenegro. Ainda persiste a chance de nevoeiro. A madrugada deve ser um pouco fria com mínimas de 12ºC a 14ºC nos bairros mais frios.. Já a tarde pode ter máximas de 25ºC a 27ºC.

TEMPORAL DE PÁSCOA - DESTAQUE NA MÍDIA INTERNACIONAL


O violento temporal que atingiu Montenegro, Porto Alegre, região metropolitana e outras regiões do RS, ganhou repercussão mundial. Na madrugada deste Domingo de Páscoa, os temporais no Rio Grande do Sul estavam entre os principais destaques dos telejornais da BBC. O site da rede britânica também destacou as tempestades que deixaram um saldo de 12 mortos no Rio Grande do Sul. Agências de notícias como France Press (AFP), Reuters, ANSA e DPA distribuíram notas para os seus clientes de mídia em todos os continentes informando sobre a onda de mau tempo e suas consequências no território gaúcho, o que resultou em notícias publicadas em edições eletrônicas de jornais da América Latina, Europa e outras partes do globo.

(Alexandre Aguiar)

domingo, 24 de abril de 2011

MONITORAMENTO DA ENCHENTE EM MONTENEGRO - 24/04/2011

ATENÇÃO MONTENEGRINOS:

O RIO CAÍ TRANSBORDA

De acordo com os novos dados e informações sobre o Caí, a ENCHENTE SERÁ GRANDE EM MONTENEGRO.
Liguei a pouco para o Caí e a água não parou de subir ainda por lá, volto a repetir que isso é incrível pois não choveu tanto na Serra para tanta água.
Pelas minhas medições na última hora (11:30 às 12:30) subiu 7,5 centímetros. É muita coisa ainda!

Aconselho a subir os móveis das casas que ficam nas partes mais baixas da cidade e ficar alerta, pois vai continuar subindo durante o dia todo (devendo parar à noite).

Monitoramento que indica quantos centímetros a água está subindo por hora:

11:30 - 9 cm/h
12:30 - 7,5 cm/h
13:30 - 6,5 cm/h
14:30 - 4,5 cm/h
15:30 - 4 cm/h
16:30 - 3 cm/h
17:30 - 3 cm/h
18:30 - 3 cm/h
19:30 - 2 cm/h
20:30 - 1,5 cm/h
21:30 - 1 cm/h

22:00 - Encerro aqui o monitoramento do nível da enchente em Montenegro. O pico da cheia deve ser atingido entre às 22:30 e 23:30. Agradeço a todos que acompanharam o blog e meus sentimentos para as pessoas que tiveram prejuízo com as cheias. Quero lembrar que as minhas fotos foram reproduzidas no Jornal Correio do Povo (site) e também circulará amanhã no impresso:

http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=285233

Grande abraço e não deixem de comentar (no link abaixo em "Comentários").



Fotos feitas às 11:00 do dia 24/04 (clique para ampliar)






É proíbido a divulgação/reprodução das fotos acima sem a prévia autorização da MeteoMont e citação da fonte (www.meteomont.blogspot.com)

sábado, 23 de abril de 2011

DILÚVIO EM MONTENEGRO INUNDA A CIDADE E HÁ CHANCE DE ENCHENTE

[Atualizações importantes sobre a enchente no final do post]

Foram em torno de 9 horas de chuva, boa parte desse período com chuva torrencial (intensa). Centenas de ruas viraram verdadeiros rios. Arroios transbordaram. Houve deslizamento de terra no Morro São João. Diversas casas e lojas foram invadidas pela águas, e muita, muita lama e pedra espalhada pelas ruas da cidade.


O total acumulado nesse período impressiona. Foram 210 milímetros, quase a média de 2 meses.

Fotos abaixo registradas às 15:00 do dia 23/04/2011

Deslizamento no Morro São João

Rio Caí em Montenegro

Rio Caí em Montenegro

Rio Caí em Montenegro

Rio Caí em Montenegro

Situação de chuva forte a torrencial, já era prevista aqui no blog da MeteoMont desde o dia 20/04.

ENCHENTE

Previsão de como será a enchente em Montenegro é muito complicada. Vou tentar explicar: sempre me baseio nos últimos dias de chuva registrados na região da Serra Gaúcha, onde fica a nascente do Rio Caí. Reparem bem, "últimos dias de chuva na região da Serra". Acontece que dessa vez, foi somente UM DIA de chuva e não choveu tanto quanto aqui em Montenegro nas cidades da nascente do Rio. Portanto, trata-se de uma situação ainda não registrada. Mas o fato que impressiona é o nível do Rio Caí nesse momento (16:00 - 23/04) aqui na cidade. Portanto, a chance de enchente existe, mas ainda não tenho como precisar a dimensão da mesma.


Vídeo feito às 15:00 do dia 23/04

Os bombeiros de Montenegro estão divulgando para os meios de comunicação que a enchente será parecida com a de 2007, uma das maiores já registradas na cidade, quando a água do rio chegou até os fundos da praça central. Veja abaixo a matéria divulgada no Jornal NH:


"O Corpo de Bombeiros de Montenegro está orientando a população ribeirinha a levantar os móveis e a procurar um abrigo seguro em outra parte da cidade. A previsão é que até o início da noite o Rio Caí transborde e alague parte de cidade, principalmente o Centro e o bairro Industrial. Segundo a instituição, a expectativa é que a enchente alcance a dimensão de 2007, a última maior cheia registrada."

Fonte:http://www.jornalnh.com.br/clima/316361/populacao-ribeirinha-e-orientada-a-procurar-abrigo-em-montenegro.html

Reintero que essa é uma previsão feita pelo Corpo de Bombeiros da cidade, não sei como eles estão se baseando para saber isso. Esta NÃO é a previsão da MeteoMont.

Tem foto ou vídeo dos alagamentos? Mande para meteomont@gmail.com que será publicado aqui no blog.

-----------------------------------------------------------------
Atualização IV - 24/04 às 11:35

ATENÇÃO MONTENEGRINOS:

O RIO CAÍ TRANSBORDA
De acordo com os novos dados e informações sobre o Caí, a ENCHENTE SERÁ GRANDE EM MONTENEGRO.

Liguei a pouco para o Caí e a água não parou de subir ainda por lá, volto a repetir que isso é incrível pois não choveu tanto na Serra para tanta água.
Pelas minhas medições na última hora (10:30 às 11:30) subiu 9 centímetros. É muita coisa ainda!

Aconselho a subir os móveis das casas que ficam nas partes mais baixas da cidade e ficar alerta, pois VAI CONTINUAR SUBINDO O DIA TODO DE HOJE.

-----------------------------------------------------------------

Atualização III - 23/04 às 23:33

São 23:25, é peço as pessoas para terem paciência, pois a previsão da proporção dessa enchente está desafiadora. Há muito contradição entre os Órgãos que deveriam dar a informação correta...
Bom, vamos aos fatos: Tenho um amigo em São Sebastião do Caí que liguei agora pouco, em torno de 22:00 e me informou que o rio continua subindo por lá. Péssima notícia! Então vai continuar subindo durante a madrugada toda aqui em Montenegro. Nesse momento não acredito em enchente parecida com a de 2007, onde choveu quase 250 milímetros na nascente do rio, o que causa um impacto muito maior aqui para nós. Mas por outro lado, choveu um absurdo nas regiões do Vale do Caí e essa elevação rápida que o rio está sofrendo é muito mais dos arroios, córregos e açudes que transbordaram do que da chuva na nascente do rio. Não lembro de uma situação assim ter acontecido nos últimos anos, pois como falei anteriormente, me baseio na quantidade de chuva que caiu nas cidades da Serra e ao longo do rio para saber a proporção da enchente, mas dessa vez está sendo diferente. Notaram que a enchente começou a acontecer em menos de 24 horas depois da chuva?? Algo muito raro aqui para nós!

O rio passou de 11,50 metros no Caí e a previsão "deles" é que atinja até 13 metros. Aqui em Montenegro está em quase 5 metros, faltando em torno de no máximo 30 centímetros para transbordar no cais. Então vamos ficar alerta para a enchente, pois uma coisa é certa, ela vai continuar subindo de madrugada. A notícia boa é que não há previsão de chuva nem para amanhã, nem para a semana que vem.

-----------------------------------------------------------------
Atualização II - 23/04 às 19:32

E o nível do rio Caí continua subindo em São Sebastião do Caí. Nesse começo de noite já havia passado dos 11 metros. Isso é uma péssima notícia para os Montenegrinos. Significa que deve continuar subindo durante a noite/madrugada de hoje aqui na nossa cidade.

-----------------------------------------------------------------

Atualização I - 23/04 às 17:26

Começou a enchente em Montenegro nas ruas mais baixas, próximas ao rio.
MeteoMont informa que o rio, nesse momento, continua subindo em São Sebastião do Caí. Portanto seguirá subindo aqui em Montenegro também. A tendência nesse momento é que tenhamos uma enchente de proporções média na nossa cidade, ao contrário do que o Jornal NH publicou reproduzido acima.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

PREVISÃO DO TEMPO PARA O FERIADÃO DE PÁSCOA

Feriadão de Páscoa pode ter chuva forte e temporais

[Atualizações importantes no final do post]

Alerta-se que as condições atmosféricas vão se deteriorar muito aqui no Estado entre hoje (quarta-feira) e amanhã com a manutenção da forte instabilidade até o sábado.
Neste período, os gaúchos podem enfrentar novamente episódios localizados de chuva intensa com altos volumes e alagamentos, além de temporais isolados de granizo e vento forte. Alguns pontos podem registrar acumulados de precipitação significativos de 100 a 200 milímetros com subida de arroios e córregos, não se descartando queda de barreiras.

O risco de tempo severo no feriadão abrange toda a área de Montenegro. Entre o final da sexta e o sábado, a aproximação de ar seco e frio pelo Sul deve intensificar a instabilidade e a chuva. O ar seco pode garantir a melhora do tempo na maioria das regiões gaúchas no domingo com queda de temperatura no início da próxima semana.

Quinta-Feira Santa instável

Na Quinta-Feira Santa a instabilidade persiste sobre Montenegro com muitas nuvens. O padrão de bloqueio atmosférico impede que a chuva deixe o Rio Grande do Sul e o tempo não deve firmar. Chove, inclusive pancadas fortes e descargas elétricas (temporal) na nossa região principalmente entre a madrugada e o período da manhã. Mínima de 19°C e máxima de 25°C.

Sexta-Feira Santa pode ter chuva forte

A instabilidade prossegue na Sexta-Feira Santa, sobretudo nas últimas seis horas do dia santo, quando as condições atmosféricas devem se deteriorar de forma preocupante no Rio Grande do Sul. O dia terá nebulosidade, mas o avanço de ar quente de Noroeste pode determinar a redução da cobertura de nuvens e aberturas de sol, favorecendo uma maior elevação da temperatura. Ocorre que os índices de instabilidade projetados da tarde para a noite no Estado são muito altos, atingindo valores críticos para tempo severo, inclusive na região de Montenegro, o que sugere um risco moderado a elevado de chuva forte e temporal da tarde para a noite, especialmente se vier a se concretizar um forte aquecimento entre horas da manhã e da tarde. As mínimas seguem em torno de 19ºC e 20ºC e as máximas atingem de 28ºC a 30ºC.

Sábado de Aleluia preocupa pela chuva

A grande preocupação em relação ao sábado é a possibilidade de chuva forte a intensa na região metropolitana e de Montenegro. Ar mais frio começará a ingressar no Rio Grande do Sul pelo Sul, o que deve intensificar muito a instabilidade presente sobre o Estado, que ainda estará sob influência de uma massa de ar quente e úmido. Diversos modelos numéricos indicam de 50 a 75 milímetros de chuva, mas isso pode variar muito de um ponto para o outro. O dia será de céu encoberto com chance de chuva a qualquer hora do período, mas principalmente entre a madrugada e a manhã. Em alguns momentos, as precipitações podem se dar na forma de pancadas fortes. A temperatura pouco varia (entre 19°C e 24°C).

Melhora no Domingo de Páscoa

Ar mais seco e frio deve alcançar a região de Montenegro no domingo, proporcionando a melhora do tempo. O dia deve ser de sol e nuvens, mas ainda não se pode descartar que ocorram alguns períodos de maior nebulosidade. A queda da temperatura será acentuada. Faz frio na madrugada, com mínima de 13ºC. A tarde volta a ser agradável com máximas de 21ºC a 22ºC. Ao entardecer e no começo da noite volta a esfriar rapidamente.

Fonte: MetSul/Correio do Povo/Somar
Adaptação: Daimar K. Coelho



-----------------------------------------------------------------
Atualização VI - 22/04 às 23:40

CHUVA TORRENCIAL em Montenegro alaga diversas ruas da cidade. Cidade só não está um caos porque hoje é feriado. A água deve ter entrado em várias casas e lojas da nossa cidade. Minha rua está a mais de uma hora e meia completamente inundada e com correnteza. Até o momento foram 120 milímetros de chuva (mas as pancadas mais fortes foram em um curtíssimo espaço de tempo, por isso os alagamentos). E vai continuar chovendo forte nesta madrugada. Passaremos fácil dos 150 milímetros. ALGO INCRÍVEL!



-----------------------------------------------------------------

Atualização IV - 22/04 às 17:35

Nuvem-arco ou SUPERCÉLULA (a mais poderosa nuvem de tempestade) atingiu Montenegro agora pouco, com vento e chuva forte. Houve alagamentos pela cidade. Continua o alerta para o sábado de muita chuva.


Montenegro

Montenegro

Porto Alegre

-----------------------------------------------------------------
Atualização III - 21/04 às 11:54

Forte vendaval atingiu Montenegro nessa madrugada de quinta-feira, com fortes rajadas de vento na cidade. Conforme era previsto (e se confirmou), a instabilidade chegaria entre a noite de quarta e a manhã de quinta-feira.
A instabilidade diminui ao longo desta quinta-feira e podem até ocorrer algumas aberturas de sol, com muitas nuvens, mas o alerta continua para sexta-feira e sábado, conforme previsão acima.

-----------------------------------------------------------------

Atualização II - 20/04 às 20:15

Radar do Sul do RS indicou bow-echo (eco em gancho), assinatura clássica de tornado em radar, na Lagoa Mirim

-----------------------------------------------------------------

Atualização I - 20/04 às 18:38

Alinhamento de tempestades que aparece no radar é um dos mais impressionantes dos últimos anos no RS. Insisto que cenário é muito perigoso em todo RS.


segunda-feira, 18 de abril de 2011

SEMANA PROMETE MAIS CHUVA

Previsão do Tempo - 19/04 21/04
Atualizada em 20/04 às 08:57

Nesta terça-feira o tempo abre um pouco mais e o sol pode aparecer em Montenegro. Há chance de chuva passageira/garoa a qualquer momento do dia. Temperatura mínima será mais baixa do que nos dias anteriores, ficando entre 15°C e 17°C. A máxima será amena, 23°C.

Na quarta-feira uma nova frente fria cruza o Estado e a chance de chuva principalmente de tarde para a noite. Podem ocorrer aberturas de sol antes da chuva chegar. Há risco de temporal no final da quarta-feira (ou assim que a frente atingir Montenegro). A temperatura sobe mais do que na terça-feira. A mínima será de 18°C e a máxima de 29°C.

Na Quinta-Feira Santa a instabilidade persiste sobre Montenegro com muitas nuvens. O padrão de bloqueio atmosférico impede que a chuva deixe o Rio Grande do Sul e o tempo não deve firmar. Chove, inclusive pancadas fortes e descargas elétricas (temporal) na nossa região principalmente entre a madrugada e o período da manhã. Mínima de 19°C e máxima de 25°C.

OBS: Neste momento (18/04), a tendência para o próximo fim de semana é de muitas nuvens com chance de chuva.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

LONGO PERÍODO DE INSTABILIDADE

Previsão do Tempo - 15/04 a 18/04

O Rio Grande do Sul atravessará um período de significativa instabilidade atmosférica entre hoje (quinta-feira) e, pelo menos, o começo da próxima semana. Neste período o Estado pode registrar volumes de chuva muito altos com acumulados mesmo excessivos em algumas cidades. O território gaúcho pode ter ainda temporais isolados de vento forte e granizo tanto quinta-feira como na sexta.


Nesta sexta-feira a frente responsável pela chuva torna-se estacionária e mantém a instabilidade em Montenegro. Alerta-se para o risco de ainda chover forte em alguns momentos da sexta-feira, com chance de alagamentos. A temperatura pouco oscila e deve se situar entre 19ºC e 25ºC

O fim de semana deve ser ainda de instabilidade com muitas nuvens e períodos de chuva. Mantém-se ainda o risco de pancadas fortes na região de Montenegro. Mesmo assim podem ocorrer momentos de melhoria, com o sol podendo aparecer especialmente domingo, quando a temperatura deve subir (máxima de 28°C). Com a combinação de umidade e o ar abafado, nuvens carregadas podem se formar e provocar pancadas localizadas de chuva e até temporais isolados da tarde para a noite.

Na segunda-feira o tempo volta a ficar mais fechado com muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia, não se descartando pancadas fortes. Temperatura mínima de 20°C e máxima de 28°C.

Fonte: Correio do Povo/Somar/Meteorologista Luiz Fernando Nachtigall Adaptação: Daimar K. Coelho

-----------------------------------------------------------------
Atualização I - 17/04 às 18:45

Temporal em Montenegro hoje. Chuva acumulou 25mm em apenas 20 minutos e causou alagamentos na cidade.



segunda-feira, 11 de abril de 2011

SEMANA COMEÇA COM PREDOMÍNIO DE SOL E TERMINA COM CHUVA

Previsão do Tempo - 12/04 a 14/04
Atualizada em 12/04 às 08:59

Na terça-feira o sol predomina em Montenegro, apesar de que deve vir acompanhado de algumas nuvens. Há uma pequena chance de chuva localizada da tarde para a noite na cidade. Temperatura mínima de 15ºC na madrugada. A tarde será quente e a máxima fica entre 27ºC e 29ºC.

Na quarta-feira o sol aparece com nuvens em Montenegro. O tempo seco dá lugar a umidade e já deve ser menos frio com mínimas entre 17ºC e 19ºC. Já à tarde, quando existe pequena chance de chuva isolada, pode ter máximas de 26ºC a 28ºC.

Na quinta-feira o tempo muda com o avanço de uma frente fria a partir do Sul e do Oeste. Na madrugada, os termômetros indicam entre 16ºC e 18ºC, e as máximas devem ficar entre 25ºC e 27ºC. O dia pode até começar sol e nuvens, mas a nebulosidade aumenta no decorrer do período e chove em Montenegro. Algumas simulações indicam chuva já na primeira metade do dia enquanto outras concentram a instabilidade da tarde para a noite. Há chance inclusive de chuva forte, descargas elétricas e granizo em Montenegro.

Fonte: CPTEC/MetSul/Correio do Povo
Adaptação: Daimar K. Coelho