segunda-feira, 1 de outubro de 2012

SEMANA MUITO INSTÁVEL E CHUVOSA

O Rio Grande do Sul teve dez meses seguidos de chuva predominantemente abaixo da média e irregular. O padrão recém começou a mudar em setembro com o aumento dos índices de precipitação. O mês de outubro, que começa nesta segunda-feira, deve ser de muita chuva e é provável que muitos locais terminem outubro com acumulados entre 300 mm e 500 mm, acumulados equivalentes a dois ou três meses em apenas um. 

Sob este cenário, é alto o risco de cheias e enchentes de rios agora em outubro. O risco é maior para as bacias da Metade Oeste como a do Rio Uruguai. Já nesta primeira semana do mês a expectativa é de muita água com acumulados de 200 mm a 300 mm em alguns pontos.


Previsão do Tempo - 02/10 a 05/10
Atualizada em 03/10 às 21:54

Nesta terça-feira a instabilidade persiste, mas pode ocorrer aberturas de sol com nuvens, o que poderia elevar fortemente a temperatura e gerar abafamento. No final do dia deve voltar a chover com descargas elétrica. Há risco de temporal e/ou chuva forte. Mínima entre 16ºC e 18ºC e máxima de 24ºC a 26ºC.

A quarta-feira será de muitas nuvens e tempo muito instável com chance de chuva a qualquer hora do dia. Há risco de pancadas fortes com trovoadas. Não se descarta temporal devido a pressão atmosférica estar muito baixa. A temperatura fica de amena a agradável. Mínima entre 17ºC e 19ºC e máxima entre 21ºC e 23ºC.

Na quinta-feira o sol aparece com nuvens. A chance de chuva fraca ou garoa é remota, porém, não descartada. Mínima entre 16°C e 18°C e máxima entre 24°C e 26°C.

Na sexta-feira o sol pode aparecer entre muitas nuvens, o que deve elevar bastante a temperatura. Faz calor à tarde. Mínima entre 17°C e 19°C e máxima entre 28°C e 30°C.


Tendência: O tempo seguiria instável e com chance de chuva no final de semana, com períodos de sol que elevaria muito a temperatura.

OBS: Previsão sujeita a atualização/alteração no decorrer da semana. Recomenda-se o acesso diário para um melhor acompanhamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário