segunda-feira, 30 de julho de 2012

CHUVA ANTECEDE CALOR

Previsão do Tempo - 30/07 a 03/04
Atualizada em 01/08 às 23:26

A terça-feira já começa com muitas nuvens e chance de chuva na primeira metade do período. Com o avanço de uma frente quente, no decorrer do dia, há possibilidade de chuva com trovoadas não se descartando temporal e granizo em pontos isolados, muito comum em casos de frentes quentes (avanço da chuva do Norte para o Sul transportando ar quente sobre uma atmosfera fria). Temperatura mínima entre 9°C e 11°C e máxima entre 16°C e 18°C.

A quarta-feira começa instável, ainda com chance de chuva. O sol pode aparecer com nuvens, principalmente a tarde. A temperatura estará em elevação e a sensação será de um pouco de abafamento. Mínima entre 12°C e 14°C e máxima entre 22°C e 24°C.

Na quinta-feira o sol aparece com poucas nuvens e a temperatura continua subindo, fazendo calor à tarde (para esta época do ano). Chance de nevoeiro ao amanhecer. Deve ocorrer o fenômeno "paredes frias", quando as paredes e pisos das residências e prédios, "escorrem" água. Mínima entre 13°C e 15° e máxima entre 27°C e 29°C à tarde.

Na sexta-feira, o sol novamente aparece com poucas nuvens e o calor aumenta. Há chance de nevoeiro ao amanhecer. Temperatura mínima entre 13°C e 15°C e máxima em torno dos 30°C.

Fonte: CPTEC / INPE / INMET / Metsul / CP / Tempo Agora

domingo, 29 de julho de 2012

PROVÁVEL TORNADO ATINGE SANTA BÁRBARA DO SUL/RS

Um violento temporal atingiu por volta das 21h30m do sábado (28) o município de Santa Bárbara do Sul, no Alto Jacuí. Dez residências foram destruídas e outras mais sofreram danos. Os danos estruturais foram severos em alguns pontos. Postes e árvores tombaram com a força do vento. Janelas de casas e prédios foram destroçadas. Vitrines acabaram estilhaçadas. Algumas árvores foram decepadas e outras perderam todas suas folhas. Dez pessoas ficaram feridas. A cidade ficou sem energia elétrica e equipes de emergência da região foram acionadas ante a incapacidade do contigente local atender as ocorrências.




Análise preliminar da MetSul Meteorologia sugere ser muito alta a probabilidade de que um tornado tenha se formado e atravessado parte da área urbana de Santa Bárbara do Sul. Os danos foram severos e os estragos mais importantes se concentraram numa faixa do terreno no sentido Palmeira das Missões-Saldanha Marinho dentro de Santa Bárbara. Tal como em São Francisco de Paula, em julho de 2003, houve casos de casas de construção sólidas destruídas totalmente com moradias vizinhas que nada sofreram. Em caso de microexplosão ou downburst ( há expansão radial do vento) ou frente de rajada (straight line winds) os danos severos teriam atingido área maior e não delimitada, como é o caso de Santa Bárbara do Sul. A estimativa da MetSul é que as rajadas mais fortes de vento tenham ficado no intervalo de 150 a 200 km/h, no limite entre um F1 e F2 na escala Fujita dos tornados. Não há estação meteorológica em Santa Bárbara do Sul. As mais próximas na região não indicaram vento intenso.



Nenhum dos três radares meteorológicos da Força Aérea Brasileira que têm cobertura do Rio Grande do Sul estava com imagens disponíveis no instante em que se deu o evento de tempo severo. O radar do Instituto Simepar, de Teixeira Soares, no Paraná, conseguiu captar na faixa dos 400 km a célula de tempestade de tempo severo que atingiu Santa Bárbara do Sul a Oeste da cidade 15 minutos antes que se produzisse o vento destrutivo. Para o radar no Paraná conseguir registrar a refletividade observada em Santa Bárbara é porque havia na área a presença de uma nuvem de maior desenvolvimento vertical do tipo Cumulunimbus (Cb), característica de tempo severo. Pela distância enorme do radar, a refletividade parece ser baixa (na cor amarela), entretanto estivesse próxima e a intensidade (nas cores) seria muito superior.


Fonte: Jair Keller, MetSul Meteorologia e ClicRBS

sexta-feira, 27 de julho de 2012

CHUVA RETORNA NESSE FINAL DE SEMANA

Previsão do Tempo - 28/07 a 30/07

Neste sábado o sol aparece com nuvens. Na segunda metade do período a nebulosidade aumenta muito, o céu passa a ficar encoberto e até o final da noite não se descarta chuva. Antes, a madrugada do sábado será muito fria com marcas entre 4ºC e 6ºC. A máxima atinge entre 16ºC a 18ºC à tarde.

O domingo será de tempo encoberto e com chuva a qualquer momento. Pode chover inclusive forte e com trovoadas na primeira metade do domingo (a partir da madrugada já). A temperatura varia menos durante o domingo e o dia será frio/ameno. Mínima fica ao redor de 11ºC e a máxima entre 15ºC e 17ºC.

Na segunda-feira a nebulosidade diminui e o sol pode aparecer. Faz frio na madrugada/amanhecer com mínima entre 8ºC e 10ºC. À tarde, com a presença do sol, a máxima fica entre 16ºC e 18ºC.

Tendência: A chuva retorna novamente a partir da terça-feira à região de Montenegro, com ocasionais pancadas fortes e trovoadas.

Fonte: CPTEC / INPE / INMET / Metsul / CP / Tempo Agora

segunda-feira, 23 de julho de 2012

SEMANA TERÁ CHUVA E MUITO FRIO

Previsão do Tempo - 24/07 a 27/07
Atualizada em 26/07 às 23:00

Nesta terça-feira as nuvens aumentam muito sobre a região de Montenegro e no decorrer do período o tempo se instabiliza com chuva. Temperatura mínima entre 10°C e 12°C e máxima entre 18°C e 20°C.

Na quarta-feira o dia começa com chuva, mas no decorrer do dia a chuva se afasta para o Norte e o céu começa a limpar, não se descartando que o sol apareça até o final da tarde. A temperatura cai acentuadamente a partir da tarde e antes da meia-noite a temperatura (mínima) estará entre 5°C e 7°C apenas. Máxima de 16°C.

A quinta-feira começa gelada e a tarde será de temperatura amena. O sol predomina durante todo o tempo. Há chance de geada em diversos bairros/localidades. Mínima entre 2°C e 4°C apenas e máxima entre 15°C e 17°C.

A sexta-feira também começa gelada. O dia terá sol e nuvens. Temperatura mínima entre 3°C e 5°C e máxima entre 15°C e 17°C a tarde.

Fonte: CPTEC / INPE / INMET / Metsul / CP / Tempo Agora

sexta-feira, 20 de julho de 2012

FINAL DE SEMANA DE SOL, NUVENS E TEMPERATURA AGRADÁVEL

Previsão do Tempo - 21/07 a 23/07
Atualizada em 21/07 às 09:53

Este sábado será ensolarado em toda a região de Montenegro, com algumas poucas nuvens altas (cirrus). Novamente deve ocorrer grande amplitude térmica (diferença entre a temperatura mínima e máxima). A mínima fica entre 4°C e 6°C. A tarde eleva-se rapidamente e a máxima fica entre 22°C e 24°C.

No domingo o sol aparece com nuvens. Apenas um modelo numérico indica chance pequena de chuva isolada de tarde para noite na passagem de uma fraca frente fria pelo oceano. Temperatura mínima entre 7°C e 9°C e máxima a tarde entre 18°C e 20°C.

Na segunda-feira o sol aparece com nuvens, mas a nebolusidade pode aumentar durante o decorrer do dia. Há inclusive chance pequena de chuva até a noite. A temperatura volta a elevar-se. Mínima entre 9°C e 11°C e máxima entre 21°C e 23°C à tarde.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

SEMANA COMEÇA COM NUVENS E CHUVA MAS SOL PREDOMINA

Previsão do Tempo - 17/07 a 20/07


Terça-feira


Quarta-feira


Quinta-feira: Mínima entre 2°C e 4°C apenas e máxima entre 16°C e 18°C.


Sexta-feira: Mínima entre 2°C e 4°C apenas e máxima entre 20°C e 22°C.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

SOL, NUVENS E NOVO REFORÇO DE AR POLAR

Previsão do Tempo - 14/07 a 16/07

No sábado o sol aparece com nuvens, podendo o céu passar a nublado no decorrer do período. Segue frio durante a madrugada e amanhecer com mínima entre 3ºC e 5ºC. A tarde será amena com máxima de 16ºC a 18ºC. Volta a esfriar rápido ao entardecer. O vento sopra de fraco a moderado.

No domingo o sol novamente aparece com nuvens. Um novo reforço de ar polar (0 terceiro em poucos dias) chega à região ainda no começo do dia e provoca um novo declínio da temperatura, deixando o dia típico de inverno. A madrugada/amanhecer será gelada com mínima entre 2ºC e 4ºC. O vento sopra de fraco a moderado, deixando a sensação térmica baixa. A tarde será muito fria com máxima de apenas 14ºC.

Na segunda-feira o sol aparece com nuvens, mas as nuvens aumentam no decorrer do dia com alguns modelos numéricos inclusive indicando chance de chuva rápida e isolada. Ainda faz frio na madrugada/amanhecer com mínima entre 3ºC e 5ºC. A temperatura máxima alcança de 14ºC a 16ºC.

Fonte: CPTEC / INPE / INMET / Metsul / CP / Tempo Agora

segunda-feira, 9 de julho de 2012

CHUVA RETORNA NA TERÇA E SEMANA SERÁ MUITO FRIA

Previsão do Tempo - 10/07 a 13/07

Na terça-feira haverá muitas nuvens e chance de chuva ou garoa a qualquer hora do dia. Não se descarta que possa chover de moderado a forte em algum momento. Mínima entre 10ºC e 12ºC e máxima entre 15ºC e 17ºC.

Na quarta-feira a madrugada ainda deve ter muitas nuvens e chance de chuva fraca ou garoa. Durante o dia o tempo melhora e o sol aparece com nuvens. O frio se intensifica em relação a terça-feira e todo o período será muito frio. Mínima entre 4ºC e 6ºC à noite. Máxima entre 13ºC e 15ºC apenas.

Na quinta-feira o sol predomina em Montenegro, mas mesmo assim o dia será frio. A madrugada será gelada com mínima entre 2ºC e 4ºC com formação de geada. Máxima entre 14ºC e 16ºC. Volta a esfriar muito ao entardecer. O vento sopra fraco, mas com intensidade moderada em alguns momentos.

Na sexta-feira o sol aparece com nuvens. Faz muito frio na madrugada com mínima de 4ºC a 6ºC, mas esquenta mais ao longo do dia e a máxima pode atingir entre 16ºC e 18ºC. O vento sopra de fraco a moderado, reduzindo a sensação térmica.

sábado, 7 de julho de 2012

FINAL DE SEMANA COMEÇA COM CHUVA, TERÁ MUITO FRIO E SOL

Previsão do Tempo - 07/07 a 09/07

No sábado a frente fria começa a se afastar lentamente, mas ainda assim terá muias nuvens e chuva fraca ou garoa. O dia será invernal com temperaturas muito baixas durante todo período. Mínima entre 4°C e 6°C no final da noite e máxima entre 10ºC e 12ºC apenas.

No domingo o céu limpa em definitivo com o sol aparecendo com nuvens em Montenegro. A temperatura continua baixa durante todo período. A madrugada será gelada com mínimas entre 2ºC e 4ºC. O frio prossegue à tarde com máximas de apenas 13ºC a 15ºC. Esfria acentuadamente a partir do entardecer e antes da meia-noite a temperatura já estará em torno dos 5ºC.

A segunda-feira começa gelada com mínima entre 3°C e 5°C. O sol aparece com nuvens e até a noite pode passar a nublado. Há chance de geada na madrugada/amanhecer em alguns pontos de Montenegro. A tarde terá máxima de 17ºC a 19ºC.

Tendência: A chuva retorna a região na terça-feira e o restante da semana terá períodos chuvosos com temperatura baixa, variando entre 6°C e 16°C. Isso confirma que julho deve terminar com chuva ACIMA da média, o que se falava aqui no blog desde março, contrariando alguns meios de comunicação local.

Fonte: CPTEC / INPE / INMET / Metsul / CP / Tempo Agora

domingo, 1 de julho de 2012

SEMANA TERÁ CALOR, CHUVA (TEMPORAL) E FRIO

Previsão do Tempo - 03/07 a 06/07
Atualizada em 03/07 às 21:17

Na terça-feira sol e nuvens aparecem em Montenegro. Há inclusive uma pequena chance de chuva/garoa passageira mais para o final do período. A temperatura cai um pouco. Mínima entre 12°C e 14°C e máxima entre 25°C e 27°C.

Na quarta-feira o dia será de muitas nuvens, podendo ocorrer algumas aberturas de sol. Conforme a frente fria, semi-estacionada no Sul do RS, avança lentamente para o Norte pode chover até o final da noite. Mínima entre 13°C e 15°C e máxima entre 23°C e 25°C, não se descartando superior.

A quinta-feira será de muitas nuvens. Chove a qualquer momento devido ao deslocamento da frente fria em direção a região de Montenegro. Alerta-se desde já para o risco de temporais com chuva e vento forte na região. Até mesmo a possibilidade de alagamentos não está descartada. A temperatura cai bastante a noite. Mínima entre 10°C e 12°C no final da noite e máxima de 18°C.

Na sexta-feira segue o risco de chuva forte acompanhada de trovoadas. Há risco de alagamentos caso o volume de chuva indicado pelos modelos venha a se confirmar. A temperatura segue baixa com mínima de 9°C e máxima de 15°C, antecedendo um final de semana gelado.

Fonte: CPTEC / INPE / INMET / Metsul / CP / Tempo Agora