quarta-feira, 15 de outubro de 2014

ALERTA METEOROLÓGICO - PERÍODO DE ALTO RISCO

Previsão do Tempo - 16/10 a 19/10

Os próximos dias são preocupantes no Rio Grande do Sul!!! O cenário é extremo para formação de sistemas convectivos e supercélulas de tempestade no RS entre a quinta-feira e o domingo. Os índices de instabilidade projetados são muito alto e extremos. Há elevado risco de temporais, vendavais, granizo e altos acumulados de chuva em curto período de tempo, o que pode provocar alagamentos e transbordo de córregos, açudes e arroios. Serão múltiplas ocorrências de tempestades e chuva forte (na mesma cidade/região). Não se descarta granizo gigante, com potencial de destruição, em nenhuma parte do Rio Grande do Sul, e a ocorrência de tornado não causará surpresa, visto que as condições atmosféricas são favoráveis.
Outra dado preocupante é a chuva volumosa e excessiva projetada. A maioria das regiões devem ter acumulados, até segunda-feira, superior a 100 mm, sendo que em grande parte se projeta entre 150 a 200 mm. Mas alerta-se que em alguns locais, a chuva pode alcançar até 250 mm. Veja abaixo a projeção do modelo Norte-Americano GFS:



Quinta: A quinta-feira inicia quente e com sol. A madrugada será abafada. Porém, as nuvens aumentam durante o dia e chove. Há levado risco de temporal (não se descartando com intensidade destrutiva). A chuva deve ser de forte a torrencial em alguns momentos e acompanhada de trovoadas. É elevado o risco de alagamentos na região. Mínima em torno de 19ºC e máxima 27ºC.

Sexta: Dia de muitas nuvens e atmosfera extremamente instável. Há risco de pancadas de chuva de forte intensidade acompanhada de raios e trovoadas. O ar segue úmido e abafado. Mínima de 20ºC e máxima de 29ºC.

Sábado: O tempo segue muito instável na região de Montenegro com períodos de chuva e trovoadas. Risco de chuva forte na primeira metade do período. Tem possibilidade de melhoria, especialmente da tarde para a noite. Máxima de 31°C.

Domingo: Outro dia de muitas nuvens, porém, aumenta a chance de chuva forte em relação ao sábado, podendo vir em forma de temporal também. Novamente há risco de alagamentos na cidade. Máxima de 25ºC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário