sexta-feira, 17 de outubro de 2014

ENCHENTE PROVOCADA PELO RIO CAÍ EM MONTENEGRO É IMINENTE

ALERTA MÁXIMO
Atualizações no final desse post

ATENÇÃO!!! Cota de inundação ultrapassada em Nova Palmira (imagem abaixo), interior de Caxias do Sul nesse final de tarde. Ou seja, já temos uma cheia do rio Caí na Serra Gaúcha. Confesso ser a primeira vez que observo uma enchente na Serra, portanto, o nível do rio em Montenegro irá subir acentuadamente nas próximas horas dessa sexta-feira e sábado. No início da manhã, a projeção é que a cota de inundação seja atingida também em São Sebastião do Caí, quando o rio começará a sair do leito.


ALERTA-SE desde já, para o alto risco de enchente também na cidade de Montenegro a partir do sábado!



-------------------------------------------------------------------
Atualização I - 19/10 às 20:37


O nível do rio caí em São Sebastião do Caí voltou a subir hoje, após ter baixado um pouco (imagem abaixo). Ocorre que é a chuva forte dessa madrugada/manhã da Serra que está chegando agora aos Vales (pelo rio).
Portanto, o rio Caí em Montenegro também voltará a subir lentamente nessas próximas horas de domingo e madrugada de segunda.
Nesse momento temos uma enchente muito pequena, alagando apenas ruas de acesso ao balneário municipal, entre outras mais baixas.
A MeteoMont ainda não descarta alagamento (enchente) nas ruas mais baixas do centro da cidade (Apolinário de Moraes e Assis Brasil), entre outras do bairro Estação. O Rio Caí em Montenegro atinge 6,02m nesse momento (maior nível do dia até o momento). Nesse momento volta a chover na cidade.


quarta-feira, 15 de outubro de 2014

ALERTA METEOROLÓGICO - PERÍODO DE ALTO RISCO

Previsão do Tempo - 16/10 a 19/10

Os próximos dias são preocupantes no Rio Grande do Sul!!! O cenário é extremo para formação de sistemas convectivos e supercélulas de tempestade no RS entre a quinta-feira e o domingo. Os índices de instabilidade projetados são muito alto e extremos. Há elevado risco de temporais, vendavais, granizo e altos acumulados de chuva em curto período de tempo, o que pode provocar alagamentos e transbordo de córregos, açudes e arroios. Serão múltiplas ocorrências de tempestades e chuva forte (na mesma cidade/região). Não se descarta granizo gigante, com potencial de destruição, em nenhuma parte do Rio Grande do Sul, e a ocorrência de tornado não causará surpresa, visto que as condições atmosféricas são favoráveis.
Outra dado preocupante é a chuva volumosa e excessiva projetada. A maioria das regiões devem ter acumulados, até segunda-feira, superior a 100 mm, sendo que em grande parte se projeta entre 150 a 200 mm. Mas alerta-se que em alguns locais, a chuva pode alcançar até 250 mm. Veja abaixo a projeção do modelo Norte-Americano GFS:



Quinta: A quinta-feira inicia quente e com sol. A madrugada será abafada. Porém, as nuvens aumentam durante o dia e chove. Há levado risco de temporal (não se descartando com intensidade destrutiva). A chuva deve ser de forte a torrencial em alguns momentos e acompanhada de trovoadas. É elevado o risco de alagamentos na região. Mínima em torno de 19ºC e máxima 27ºC.

Sexta: Dia de muitas nuvens e atmosfera extremamente instável. Há risco de pancadas de chuva de forte intensidade acompanhada de raios e trovoadas. O ar segue úmido e abafado. Mínima de 20ºC e máxima de 29ºC.

Sábado: O tempo segue muito instável na região de Montenegro com períodos de chuva e trovoadas. Risco de chuva forte na primeira metade do período. Tem possibilidade de melhoria, especialmente da tarde para a noite. Máxima de 31°C.

Domingo: Outro dia de muitas nuvens, porém, aumenta a chance de chuva forte em relação ao sábado, podendo vir em forma de temporal também. Novamente há risco de alagamentos na cidade. Máxima de 25ºC.