domingo, 19 de julho de 2015

ALERTA METEOROLÓGICO (SIM, MAIS UM!)

(Atualizações importantes no final desse post)


ALERTA GRANDE POA E VALES | A partir de agora (final de noite de domingo) o estado é de alerta para as regiões dos Vales e Grande Porto Alegre. Nas próximas 36 horas (até parte de terça-feira) o cenário será de temporais/vendavais/chuva forte/granizo isolado e alagamentos/inundações. Chance mais uma vez elevada de transbordamento de arroios e córregos, assim como alagamentos (provocados pela chuva) nas cidades. 

Como os rios e arroios ainda estão muito cheio, o quadro exigirá atenção e monitoramento. A chance de ocorrer um repique das águas, principalmente do rio Caí é muito elevado e portanto a chance de nova enchente deve ser considerada (como já postado anteriormente). A chuva de hoje já ultrapassou os 100 mm em cidades do Sul do Estado (Pelotas com mais de 150 mm), e agora essa frente fria (que antes era quente e semi-estacionária) migrará para o Norte do RS, ou seja, atingindo as regiões citadas acima.

Fiquem atentos!







-------------------------------------------------------------------
Atualização II - Em 20/07 às 13:10

Conforme previsto, o rio Caí voltaria a subir com as fortes chuva na região do Vale do Caí.O problema é que desde a metade da manhã também começou a chover forte na nascente do Rio.
O rio Caí está subindo em torno de 13 cm/h em São S. do Caí e mais ou menos 3 cm/h em Montenegro. Porém, alerta-se que esse ritmo deve aumentar nas próximas horas em Montenegro.

Desde já a MeteoMont alerta para uma nova cheia e transbordamento do rio Caí em Montenegro.

Ainda há muitos BOATOS na cidade sobre a enchente ser maior do que a da semana passada, porém, a MeteoMont ainda julga insuficiente a quantidade de precipitação na bacia do rio para que isso aconteça. Portanto, será necessário aguardar até pelo menos hoje à noite ou terça-feira pela manhã para saber a quantidade de chuva exata precipitada (já que ela não parou ainda).

Colabore deixando o seu comentário...

-------------------------------------------------------------------
Atualização I - Em 20/07 às 06:31


O Rio Caí parou de descer nesse começo de manhã, e pelo contrário, SUBIU 2 centímetros na última hora, resultado das fortes chuva que atingem a cidade de Montenegro. Ainda não começou a chover na Serra, mas deve começar em seguida e será forte. 

O monitoramento segue e a tendência é subir novamente (conforme já se vem alertando à dias aqui)...

Um comentário: