sexta-feira, 25 de setembro de 2015

MONITORAMENTO DE UMA POSSÍVEL NOVA CHEIA / ENCHENTE DO RIO CAÍ EM MONTENEGRO

CHANCE DE UMA PEQUENA ENCHENTE EM MONTENEGRO
*Atualizações importantes no final desse post

Conforme já foi dito na atualização de ontem, choveu muito em cidades abaixo da Serra e que fazem parte da bacia do Rio Caí.

Volumes registrados no dia de ontem:

São José do Hortêncio: 85 mm
Bom Princípio: 72 mm
São Sebastião do Caí: 64 mm
Montenegro: 45 mm
Caxias do Sul: 18 mm

O rio Caí voltou a subir desde ontem a noite e seguirá subindo durante todo o dia de hoje (em média 4 cm/h nas últimas horas). Em São Sebastião do Caí segue subindo também em torno de 10 cm na última hora, chegando a marca de 9,40 (ainda sem risco de enchente por lá).

Diante desses volumes e da atual situação do rio Caí, existe a possibilidade de Montenegro vir a registrar uma pequena enchente

Veja o nível em São S. do Caí e Montenegro nos gráficos abaixo:





--------------------------------------------
Atualização V - 26/09 às 20:02 

Mais um monitoramento encerrado. Rio Caí baixando e sem chance de elevação em Montenegro nas próximas horas. 

--------------------------------------------
Atualização IV - 26/09 às 12:42 


Rio Caí atingiu o seu pico na madrugada (entre a 1h e 2h) com nível de 6,35 metros. Agora já começa a baixar novamente.
Preocupa um pouco a previsão de chuva na Serra nas próximas horas/dias.

--------------------------------------------
Atualização III - 25/09 às 23:00 


Rio Caí atinge 6,33 metros e começa a apresentar sinais de estabilização. Conforme projetado aqui, a enchente em Montenegro é bem pequena.




--------------------------------------------
Atualização II - 25/09 às 19:06 


Percebo que muitas pessoas não estão atentas para o que está acontecendo em Montenegro. Sim, conforme previsto com 20 horas de antecedência pela MeteoMont , JÁ TEMOS ENCHENTE EM MONTENEGRO nesse momento!
O que ocorre dessa vez, é que NÃO tem enchente em São Sebastião do Caí, o nível não atingiu a "Cota de Inundação", então São Sebastião do Caí não é parâmetro dessa vez.
Nesse momento já temos enchente na rua Apolinário de Moraes, próximo ao rio, em Montenegro. O nível está em 6,27 metros e continua subindo entre 3 e 4 cm/h. 
Em São Sebastião do Caí estabilizou em 9,89 metros.

Veja as fotos, de Daimar Coelho, registradas agora pouco:





Foto de Cláudia Proença mostra o entardecer de hoje em Montenegro


--------------------------------------------
Atualização I - 25/09 às 16:13 

O rio Caí segue subindo em São S. do Caí e preocupa a população ribeirinha de Montenegro

Mesmo sem chuva no dia de hoje, seu nível segue subindo em São Sebastião do Caí, com 9,90 metros (ainda abaixo da "Cota de Inundação") e subindo em torno de 4 cm/h. Porém, deve parar e estabilizar até a noite.

Em Montenegro continuará subindo, e nesse momento já atinge o nível de 6,19 metros (0,19 acima da "Cota de Inundação") significando que em alguns pontos já está fora da calha (estradas do interior, áreas de várzea, etc). 
Na cidade, falta em torno de 10 cm para começar a enchente na área mais baixa da rua Apolinário de Moraes, devendo iniciar nas próximas horas.

A projeção da MeteoMont segue sendo de uma enchente de proporções pequenas, atingindo somente as partes mais baixas da cidade (provavelmente as partes abaixo do nível de transbordamento do rio no cais).

Essa será a segunda enchente registrada no mês de setembro/2015, e a quarta enchente do ano, algo incomum de acontecer. 

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

O TEMPO SEGUE INSTÁVEL

Previsão do Tempo - 25/09 a 28/09
*Atualizações importantes no final desse post

Sexta: Tempo instável! Muitas nuvens e chuva a qualquer momento. Ocasionais aberturas de sol não estão descartadas. Dia úmido. Temperatura fica amena (um pouco menor do que os dias anteriores).

Sábado: Muitas nuvens (nublado/encoberto), com eventuais aberturas de sol. O vento leste traz a umidade do oceano e essa pode se transformar em chuva, principalmente na segunda metade do dia. Dia úmido. Temperatura segue amena.

Domingo: O tempo segue predominantemente nublado/encoberto, mas pode ocorrer algumas aberturas de sol. Pode garoar ou chover fraco a qualquer momento. Temperatura segue amena.

Segunda: O tempo ainda não firma completamente. A chance do sol aparecer é maior do que no final de semana, mas mesmo assim, com os dados desse momento, não é possível descartar garoa ou chuva passageira em algum momento. Temperatura amena.

OBS: Dados atuais indicam elevação do Rio Caí nas próximas horas de hoje (quinta) e durante a sexta-feira em Montenegro. Porém, sem alerta para nova cheia.

Essa previsão tem média confiabilidade, podendo sofrer atualizações/ajustes nos próximos dias.

------------------------------------------
Atualização I - 24/09 às 23:31

ATENÇÃO

A possibilidade de um repique das águas do rio Caí em Montenegro existe sim, tanto que já foi informado acima que o rio irá SUBIR durante toda a madrugada na cidade. Visto que o nível atual do rio está em 5,75 metros, qualquer elevação mais forte irá provocar o transbordo novamente. Não choveu tanto na Serra, mas choveu MUITO na região de Bom Princípio, São José do Hortêncio, São Sebastião do Caí e Montenegro, onde estão os afluentes do rio, ou seja, todos essas cidades fazem parte da bacia do rio Caí.
É preciso ficar atento, principalmente amanhã pela manhã.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

SOL, CALOR INTENSO E NA SEQUÊNCIA CHUVA/TEMPORAL

Previsão do Tempo - 22/09 a 24/09
*Atualizada em 22/09 às 23:12

Após mais de 200 milímetros em algumas áreas da bacia do Rio Caí e Taquari, o resultado não poderia ser diferente nos Vales, ENCHENTE!

Agora é a vez de uma massa de ar extremamente quente invadir a parte Norte (e Centro) do Rio Grande do Sul

☀☁☔ Terça: Sol e (muitas) nuvens. Ainda não é possível descartar alguma pancada de chuva passageira ou garoa. Devido ao calor e umidade alta, o dia será um pouco abafado. Mín. entre 18ºC e 20ºC. Máx. entre 24ºC e 26ºC na capital e entre 26°C e 28°C em Montenegro.

☀☁ Quarta: A Primavera tem início. O sol aparece com nuvens na Grande Poa. O vento vira para Norte e faz muito CALOR. Mín. entre 18°C e 20°C. Máx. entre 33ºC e 35ºC, não se descartando até 37°C em pontos mais quentes. Não é possível descartar alguma pancada de chuva acompanhada de trovoadas (ou temporal) no final do dia, devido ao intenso calor e proximidade com a chuva mais ao Sul/Leste do RS.

☀☁☔⚡ Quinta: A madrugada será muito quente (para essa época do ano). O sol aparece com nuvens, mas na segunda metade do dia a CHUVA chega.
ATENÇÃO! Há elevado risco de temporal/vendaval, chuva forte e granizo na região da Grande Poa e Vale do Caí. Mín. entre 19ºC e 21ºC antes da meia-noite. Máx. entre 29ºC e 31ºC antes da chuva.

Desejo sorte e MUITA SAÚDE à todos nós!

domingo, 20 de setembro de 2015

MONITORAMENTO DA CHEIA / ENCHENTE DO RIO CAÍ EM MONTENEGRO

ENCHENTE DO RIO CAÍ EM MONTENEGRO - 20/09/2015
*Atualizações importantes no final desse post

A pergunta que novamente, nesse ano, não quer calar: Será que vai dar enchente em Montenegro???
A resposta é: Sim, mais uma vez teremos enchente em Montenegro!


Foto: Julio Renner


A MeteoMont foi a única fonte a divulgar com quase UMA SEMANA DE ANTECEDÊNCIA a enorme chance de enchente que teríamos nessa semana. Prova disso é a escrita no final do post do dia 14/09 que você pode ler  e relembrar aqui: http://meteomont.blogspot.com.br/2015/09/alerta-para-temporais-altos-acumulados.html

A real proporção ainda é desconhecida, pois ainda não parou de chover, principalmente na Serra Gaúcha, onde em Caxias do Sul, da meia-noite até o meio-dia já foram 42 milímetros.

Concatenando os dados precipitados em 4,5 dias (desde o dia 16/09 quando começou a chover), pode-se dizer que já são compatíveis com uma cheia do rio Caí.

Veja a grave situação atual da bacia do rio Caí:


Níveis atuais 20/09 (manhã):

Caxias do Sul: 5,10 metros (10:15)
Bom Princípio: 11,90 - subindo 40 cm na última hora (12:00)
São Sebastião do Caí: 11,03 metros - subindo na última hora 18,5 cm (12:00)
Montenegro: 6,10 metros - Subindo na última hora 4 cm (12:00)

Nesse momento, com os dados atuais até o meio-dia desse domingo, a MeteoMont considera uma cheia de proporções entre pequena e média em Montenegro*, mas essa ainda é imprecisa. 

Não deixem de conferir as atualizações que ocorrerão abaixo, para dados e proporções mais precisas nas próximas horas.

----------------------------------------------------------
Atualização XI - 21/09 às 23:46

Rio Caí atinge 7,41 metros e estabiliza nas próximas horas. População ribeirinha pode ficar tranquila, no máximo mais 3 centímetros de elevação.

Visto que não há mais preocupação, o monitoramento dessa enchente fica por aqui. Obrigado a todos que acompanharam e até a próxima!

Para finalizar, gostaria de lembrar que esse blog não possui fins lucrativos, sendo o seu trabalho totalmente voluntário em prol da prevenção para comunidade Montenegrina. 

Abraço!

Daimar Korndörfer Coelho

----------------------------------------------------------
Atualização X - 21/09 às 20:25

Notícia boa!

Rio Caí começa a estabilizar em Montenegro, subindo apenas 1 cm na última hora e atingindo a marca de 7,40 metros (entrando na medida mínima prevista pela MeteoMont).
Deve parar de subir nas próximas horas, com algum ou outro local ainda podendo apresentar leve aumento, assim como em outros pontos já parou de subir.

----------------------------------------------------------
Atualização IX - 21/09 às 20:17


Imagens de Marcelo Luis Wisnsecki às 18:20 de hoje:






----------------------------------------------------------
Atualização VIII - 21/09 às 13:13

Rio Caí atinge nesse momento 7,25 metros e já começa a apresentar alguma estabilidade em seu nível, subindo apenas 3 cm na última hora.
Lembrando que em julho/2015 o nível máximo foi de 7,99 metros em Montenegro (CPRM), ou seja, conforme já previsto aqui, a cheia de agora é incapaz de chegar nessa medida. 
Desde o início da tarde de ontem, a MeteoMont projetava que a enchente não seria tão pequena, mas que também não atingiria o nível das de julho/2015, o que está para se confirmar.
O rio vagarosamente diminui o ritmo de subida nessa tarde de segunda-feira e até a noite deve estabilizar, ou seja, parar de subir.

OBS: Com a ausência do vento Sul frio (que na grande maioria das vezes em que ocorrem enchentes ele está presente), e a chegada do vento Norte, irão "empurrar" e escoar mais rapidamente as águas da bacia do Caí. 

IMPORTANTE

A MeteoMont estima que o rio Caí deve ficar entre 7,40 e 7,60 metros em Montenegro, estabilizando o seu nível até a noite de hoje.

----------------------------------------------------------
Atualização VII - 21/09 às 11:30

Notícia ruim: Rio Caí continua subindo de 4 a 5 centímetros por hora (na última hora) e agora atinge a marca de 7,21 metros em Montenegro. Está começando a sair da calha nas partes mais altas do cais. 
Seguirá subindo durante todo o dia de hoje.

Notícia boa: Em São S. do Caí já baixou 15 centímetros desde o começo da manhã até o momento.

----------------------------------------------------------
Atualização VI - 21/09 às 06:24

ATENÇÃO | Rio Caí atinge o seu nível máximo (pico) em São S. do Caí, com 12,40 metros às 05:30 de hoje, logo começa a baixar lentamente. Essa marca foi apenas 10 centímetros menor do que a enchente de julho/2015.

Em Montenegro segue subindo 5 cm/h, e às 06:00 está em 6,99 metros, começando a transbordar na parte mais baixa* do cais no Centro da cidade. Diversas ruas já estão alagadas, sendo o caso das ruas:

- Apolinário de Moraes
- Cel. Álvaro de Moraes (beira do rio)
- Assis Brasil
- Julio de Castilhos
- Dr Flores
- Fernando Ferrari
- Menino Deus
- Entre outras

MeteoMont segue com a projeção de enchente de proporção média na cidade, sendo um pouco menor do que a de julho/2015.


*Diferente do que foi postado anteriormente, que o rio teria transbordado na sua parte mais alta do cais, o correto é que o rio transbordou na sua parte mais baixa do cais.
----------------------------------------------------------
Atualização V - 20/09 às 23:25

Essa é a última atualização de hoje, cheguei no meu limite (exausto!) :(

Níveis atuais:

São S. do Caí: 12,22 metros (subindo entre 6 a 8 cm nas últimas horas)
Montenegro: 6,62 metros (subindo entre 4 e 5 cm nas últimas horas)

Continuará subindo, pelo menos, durante toda a madrugada e manhã dessa segunda-feira. Como eu já disse, enchente não será pequena.
Boa noite!

----------------------------------------------------------
Atualização IV - 20/09 às 21:55

Nível do Rio Caí em Bom Princípio atinge 12 metros e já começa a baixar lentamente. Para comparação, na cheia de julho/2015 atingiu a marca de 12,5 metros. Não se descarta nova subida por causa da chuva que continua a cair.

----------------------------------------------------------
Atualização III - 20/09 às 20:09

INICIOU A ENCHENTE NAS RUAS DE MONTENEGRO E O TRANSBORDAMENTO DO RIO É IMINENTE

Rio Caí atinge a marca de 12 metros em São Sebastião do Caí nesse momento (subindo 10 cm na última hora). Já podemos considerar que muito pequena essa enchente NÃO vai ser. Em Montenegro o nível atinge 6,46 metros (subindo 5 cm na última hora).

A MeteoMont, nesse momento, acredita em uma cheia de médias proporções em Montenegro, ainda sendo menor do que a de julho/2015 (mas com possibilidade de alterações para cima, dependendo da chuva que persistem em cair fortemente nesse instante).


Montenegro às 17:30 de hoje.
Fotos: Daimar K. Coelho





----------------------------------------------------------
Atualização II - 20/09 às 15:39

Com os atuais dados, nesse momento, a MeteoMont projeta uma enchente MENOR do que as ocorridas em julho deste ano.

Rio Caí segue subindo 4 cm/h em Montenegro, atingindo a marca de 6,27 metros. Continuará subindo durante todo esse domingo.

----------------------------------------------------------
Atualização I - 20/09 às 13:28

Preocupa a projeção de chuva (com descarga elétrica) para as próximas horas, conforme modelos e radar (imagem abaixo). Veja também o registro de raios/trovoadas nesse momento.




quinta-feira, 17 de setembro de 2015

PERÍODO DE ALERTA E MUITA INSTABILIDADE

PREVISÃO DO TEMPO - 18/09 a 21/09
*Atualizações importantes no final desse post

☁☔ Sexta: Tempo fechado com chuva ou garoa na maior parte do período. Como a região estará no limite da área de chuva mais forte (Norte), não se descarta algumas pancadas fortes e com trovoadas, assim como breves aberturas de sol. A temperatura se mantém amena e com pouca oscilação.


☔⚡ Sábado: Muitas nuvens (nublado a encoberto). Chove em alguns momentos do dia.
ATENÇÃO: Modelos indicam que a chuva volta a se intensificar com trovoadas e risco de granizo (e até chance de temporal). Mínimas de 16ºC a 18ºC e máxima em torno de 21ºC.

☔⚡ Domingo: A instabilidade permanece e segue o risco de chuva fortes/excessiva com trovoadas em alguns momentos (e/ou temporal). Ainda não se descarta o risco de granizo na Grande Porto Alegre e Vale do Caí. Temperatura máxima entre 21ºC e 23°C. Pode ocorrer breve melhoria à tarde.

☀☁☔⚡ Segunda: Os modelos divergem! Nesse momento pode-se dizer que o tempo seguiria instável, com nuvens e chuva em alguns momentos. O modelo norte-americano indica o recuo da chuva, com abertura de sol e rápida elevação da temperatura à tarde, não se descartando atingir até 28°C (caso se confirme o recuo da chuva). Já o Europeu projeta constante instabilidade, com chuva que pode até ser forte e temperatura bem mais amena.

Tendência: O tempo deve seguir instável no restante da semana com amplos períodos de chuva e breves de melhoria.

OBS: Previsão sujeita a ajustes/atualizações a curto prazo para maior precisão e confiabilidade (principalmente a da segunda-feira).


RIO CAÍ TERÁ FORTE ELEVAÇÃO NAS PRÓXIMAS HORAS/DIAS EM MONTENEGRO


O Nível do Rio caí, na Serra Gaúcha, entrou em "Cota de Alerta" no final da manhã de hoje, e na sequência, no final da tarde, também atingiu a mesma cota em São Sebastião do Caí. Isso ocorre devido a chuva forte que cai desde ontem na região da Serra. 
ATENÇÃO | O rio Caí terá forte elevação do seu nível nas próximas horas em Montenegro, mas de acordo com os volumes registrados ATÉ ESSE MOMENTO (17/09 - 20:30) ainda NÃO há possibilidade para enchentes no Vale do Caí, mas a chuva segue, assim como o constante monitoramento. Veja alguns volumes de chuva registrados pelas estações nas últimas 36 horas:

Caxias do Sul: 115 mm
São Francisco de Paula: 83 mm
São Sebastião do Caí: 66 mm
Bom Princípio: 55 mm
Porto Alegre (Hípica): 68 mm
Montenegro: 42 mm

Importante considerar que pode ter ocorrido volumes ainda maiores em locais sem estações meteorológicas ou pluviômetros.

----------------------------------------------------------
Atualização V - 20/09 às 02:10

Notícia ruim! O nível do rio Caí voltou a subir na Serra devido a chuva de intensidade moderada a forte das últimas horas (imagem abaixo). São Sebastião do Caí já começa a sentir os reflexos da Serra, apesar de ainda não apresentar "cota de inundação", mas está na iminência.
Diante disso, o rio subirá nas próximas horas também em Montenegro, mas até o começo da manhã de domingo, não há previsão de transbordamento (de acordo com os dados desse momento).
Mais informações e atualizações nessa manhã de domingo...



----------------------------------------------------------
Atualização IV - 19/09 às 21:20

Apesar da chuva contínua, porém, de fraca intensidade, o rio Caí não sobe em Montenegro, se mantendo estável (mesma medida) desde a tarde até agora à noite. Sua última medição aponta 5,80 metros, conforme imagem abaixo. Em São Sebastião do Caí o nível está baixando hoje, mas na Serra, devido a chuva, também se mantém estável (não sobe, nem desce).

Devido a essas condições, e por estar muito elevado, qualquer chuva mais forte que ocorra nas próximas horas ou dias, será determinante para uma cheia. O monitoramento segue e nesse momento não há chance de enchente ainda.



----------------------------------------------------------
Atualização III - 19/09 às 12:57

Conforme atualização de ontem, o rio Caí elevou-se muito em Montenegro (foto abaixo), mas ainda SEM RISCO de transbordamento (pelos dados desse momento). Ressalto que o final de semana será decisivo, pois dependendo da quantidade de chuva precipitada, a chance de enchente é bem possível.

Foto: Rádio Viva

----------------------------------------------------------
Atualização II - 18/09 às 20:10

Apesar do rio Caí ter estabilizado em Montenegro nessa tarde, voltará a subir nas próximas horas dessa noite. Porém, de acordo com levantamento realizado da chuva acumulada até o momento, ainda NÃO existe a possibilidade de enchente no Vale do Caí. 


----------------------------------------------------------
Atualização I - 17/09 às 22:40

Nível do rio Caí agora em diferentes pontos:







segunda-feira, 14 de setembro de 2015

ALERTA PARA TEMPORAIS, ALTOS ACUMULADOS DE CHUVA E TRANSTORNOS

PREVISÃO DO TEMPO - 14/09 A 17/09

A segunda quinzena de setembro será marcada pela presença de nuvens e das chuvas e temporais. O sol pouco aparece.
Confesso estar preocupado com os perigosos índices de instabilidade e volumes de chuva poucas vezes projetados, e em acordo, entre pelo menos dois modelos mais utilizados e confiáveis do mundo.
Modelos são unânimes em projetar GRANDES VOLUMES DE CHUVA, pelo menos nos próximos 10 dias, variando um pouco, entre um modelo e outro, o posicionamento/volumes de chuva.
Para se ter uma ideia, o modelo Europeu, o mais agressivo até o momento, indica algo em torno de 250 a 350 milímetros de chuva na Grande Porto Alegre (e Serra Gaúcha) nos próximos 10 dias. Se isso vier a se confirmar, certamente teremos transbordamento de arroios/córregos/rios, ou seja, enchente grande/histórica em Montenegro (caso vier a se confirmar!).
Na sequência vem o ETA (modelo Brasileiro) e o GFS (Norte-Americano) sugerindo algo entre 150 a 215 milímetros até o dia 24/09. Ou seja, todos concordam com chuva excessiva (em poucos dias).



 Segunda: Ensolarado. Frio ao amanhecer e muito agradável à tarde. Mínima em torno dos 7°C e máxima entre 24°C e 26°C.

 Terça: Sol e algumas nuvens. Ainda amanhece frio mas faz calor à tarde. Não se descarta completamente chuva até o final da noite, com chance de trovoadas. Mínima em torno de 9°C e máxima entre 27°C e 29°C.

 Quarta: Dia de alerta meteorológico com índices de instabilidade elevados e perigosos! Há grande risco de temporal/chuva forte e excessiva e que deve ocasionar alagamentos e transtornos na região. Também há chance de queda de granizo. Mínima de 16°C e máxima em torno de 21°C.

 Quinta: Mais um dia de instabilidade, com muitas nuvens e chuva. Alerta-se para o risco de chuva forte e excessiva. A temperatura pouco varia, se mantendo amena.

 Tendência: Nos próximos dias (final de semana e começo da outra semana) a chuva deve continuar, em alguns momentos muito forte e com altos acumulados. A temperatura se mantém amena e desde já fica o estado de monitoramento para uma possível enchente na semana que vem (se todo esse volume de chuva vier a se confirmar poderá ser grande/histórica).

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

ALERTA PARA FRIO INTENSO DEVIDO A UMA PODEROSA MASSA DE AR POLAR

PREVISÃO DO TEMPO - 09/09 A 13/09

☀☁ Quarta: O sol predomina com poucas nuvens, com chance de nevoeiro ao amanhecer na Grande Poa e alguns pontos do Vale do Caí. Temperatura mínima entre 11ºC e 13ºC. Máxima entre 22ºC e 25ºC.

☀☁☔ Quinta: O sol até pode aparecer com nuvens pela manhã, mas elas aumentam e CHOVE no decorrer do dia. Há possibilidade de trovoadas. Máxima entre 24ºC e 26°C. Mínima entre 11ºC e 13ºC na madrugada/amanhecer e antes da meia-noite.

☔☁☀ Sexta: Ainda pode ter alguma chuva no primeiro período do dia (principalmente madrugada), mas o sol predomina com algumas nuvens durante o dia. 
ATENÇÃO!!! Uma poderosa MASSA DE AR POLAR (para essa época) ingressa na região e mesmo à tarde, com sol, a sensação será de frio. A TEMPERATURA IRÁ DESPENCAR AO ENTARDECER. Por causa do vento que soprará de Sul, a sensação térmica estará ainda menor (do que a temperatura aparente). Mínima entre 4°C e 6ºC apenas antes da meia-noite (nos pontos/bairros mais frios). Máxima entre 16ºC e 18ºC.

☀❄ Sábado: O sol predomina. A madrugada e o amanhecer serão INTENSAMENTE GELADOS, devido ao ar que vem direto do pólo Sul. ATENÇÃO! Há elevada possibilidade de GEADA, o que deve trazer prejuízo para agricultores. Volta a fazer muito frio ao entardecer. Mínima entre gelados 1ºC e 3ºC. Máxima entre 16ºC e 18ºC à tarde.

☀❄ Domingo: Novamente o sol predomina na região. Mais um AMANHECER GELADO e com mínima entre 2ºC e 4ºC nos pontos mais frios. Novamente a chance de geada é elevada. Máxima entre 18ºC e 20ºC à tarde.

❄❄❄ OBS1: A Serra Catarinense pode chegar a incríveis -5°C/-7°C, com congelamento e geada generalizada.

OBS2: Análise sujeita a atualizações/ajustes (principalmente no que se refere a quinta-feira).

sábado, 5 de setembro de 2015

TEMPO SEGUE COM MUITAS NUVENS E TEMPERATURA AMENA

PREVISÃO DO TEMPO - 06/09 A 08/09

Domingo: Mais um dia com muitas nuvens, onde podem ocorrer breves aberturas de sol. Mesmo assim há chance de chuvas rápidas e passageiras devido ao um sistema de baixa pressão na costa gaúcha. O tempo tende a ficar mais aberto a partir da tarde. Temperatura entre um pouco frio e ameno.

Segunda: O sol aparece com nuvens na Grande Porto Alegre. Temperatura segue amena na maior parte do dia. Mínima entre 10ºC e 12ºC e máxima à tarde entre 21ºC e 23ºC.

Terça: Muitas nuvens e períodos de chuva na região. Mesmo assim podem ocorrer algumas aberturas de sol. Mínima entre 10ºC e 12°C na madrugada e máxima entre 21ºC e 24ºC.

Tendência: A partir de quinta-feira os modelos numéricos sugerem um FORTE MASSA DE AR POLAR, com possibilidade de ser a mais forte do ano até agora, sendo tanto a madrugada, quanto a tarde muito geladas. Vamos ver se nada muda até lá. Segue o monitoramento...

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

TEMPERATURA ABAIXO DA MÉDIA NA PRIMEIRA QUINZENA DE SETEMBRO

Vários pulsos de ar frio irão atingir o Sul do Brasil nos próximos 15 dias e por isso a temperatura média se manterá abaixo do normal (imagem abaixo), inclusive com possibilidade de forte massa de ar polar por volta dos dias 11 e 13. Por consequência disso, a chuva também se manterá abaixo da média. 

Mas isso deve mudar na segunda quinzena de setembro, pois os modelos numéricos insistem em chuva acima da média, principalmente na metade Norte do Rio Grande do Sul (nascente de vários rios).