quarta-feira, 8 de junho de 2016

ALERTA METEOROLÓGICO PARA FRIO INTENSO E EXTREMO

TEMPO GRANDE POA - 08/06 a 13/06

Quarta: ATENÇÃO! Ensolarado e muito frio. O dia todo será GELADO. O vento com rajadas moderadas aumenta muito a sensação de frio! Mínima entre 5°C e 7°C (antes da meia-noite). Máxima entre 12°C e 14°C apenas.

Quinta: Dia de FRIO INTENSO! O sol predomina, mas as nuvens podem aumentar a partir da tarde. Amanhecer congelante e com geada em alguns pontos. Mínima entre 1°C e 3°C. Máxima entre 11°C e 13°C apenas.

Sexta: O FRIO segue MUITO INTENSO. O sol aparece com nuvens, podendo ocorrer momentos de céu nublado/encoberto. Madrugada gelada! Vento entre fraco e moderado reduz ainda mais a desconfortável sensação térmica. Geada deve se formar em vários locais. Mínima entre 2ºC e 4ºC nos bairros mais frios. Máxima entre 11ºC e 13ºC apenas.

Sábado: Novo e potente reforço de ar polar chega ao Rio Grande do Sul. Dia inteiramente de FRIO EXTREMO. O sol aparece com nuvens. Vento entre fraco e moderado reduz ainda mais a desconfortável sensação térmica, podendo ficar abaixo de zero em alguns momentos. Mínima entre 1ºC e 3ºC. Máxima entre 10ºC e 12ºC apenas. Apesar da mínima ficar próxima de zero, devido ao vento, pode não ocorrer geada.

Domingo: Mais um dia de FRIO EXTREMO, com ar frio direto da antártica. O sol aparece com poucas nuvens na Grande Poa. Vento segue entre fraco e moderado mantendo a sensação térmica muito baixa. Mínima entre 0ºC e 2ºC. Máxima entre 10ºC e 12ºC apenas.

Segunda: Sol, nuvens e FRIO INTENSO. Mínima entre 0ºC e 2ºC e com chance de formação de geada (devido a redução do vento). Máxima entre 13ºC e 15ºC à tarde.

Tendência: A segunda metade da semana é projetada pelos modelos com temperaturas mais "normais", dentro da média histórica. Madrugadas seguiriam muito frias, mas as tardes podem ter até 21°C (na sexta-feira, por exemplo).


AVISOS IMPORTANTES:

➡ Nesse momento, as projeções para o final de semana, são favoráveis a precipitação de neve nas Serras Gaúchas e Catarinenses.

➡ Há risco de morte por hipotermia, principalmente à moradores de rua que ficarem muito tempo expostos ao frio/vento.

➡ Agricultores que não se prepararem certamente terão prejuízos por conta da geada.

➡ Aparados da Serra Gaúcha e Catarinense devem registrar mínimas entre -8°C e -11°C (com sensação térmica de até -20°C) e chance de quebra de recorde de frio para junho. Há chance de sincelo, congelamento do nevoeiro.

➡ Motoristas, atenção para congelamento de pistas na Serra! Autoridades terão que utilizar sal em alguns locais para descongelar as estradas.

➡ Moradores da Serra, atenção para falta de água devido ao congelamento dos canos expostos.

➡ Vai subir a Serra? Usar aditivos (anticongelante) nos automóveis.

➡ Em outras regiões, nesse momento, não é possível descartar chuva congelada (semelhante a granizo), graupel (grânulos de neve pequenos e opacos, semelhantes a bolas de sagu), ou a conhecida neve granular (em flocos). Lembrando que previsão de precipitações invernais somente a curto prazo.

➡ Há risco de geada negra* em alguns locais do Rio Grande do Sul.
*Congelamento da parte interna das plantas (da seiva) devido ao frio extremo e ao vento. A planta fica escura, queimada e morre.

Análise amadora baseada em modelos numéricos disponíveis ao público na internet. Para mais informações consulte os órgãos oficiais responsáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário