sábado, 15 de outubro de 2016

ALERTA METEOROLÓGICO - ALTO RISCO DE TEMPO SEVERO E CHUVA FORTE/EXCESSIVA

ALERTA METEOROLÓGICO - ALTO RISCO DE TEMPO SEVERO E CHUVA FORTE/EXCESSIVA

Um cenário de grande instabilidade atmosférica é projetada pelos modelos (unânimes) na Grande Porto Alegre e em praticamente todo o Rio Grande do Sul. 

Alerta-se para chuva forte e excessiva na Grande Porto Alegre. Período entre esse sábado (15/10) e o próximo (22/10), é projetado com chuva entre 100 e 150 mm pela maioria dos modelos, com pontos isolados podendo registrar mais até. Há locais do Rio Grande do Sul que poderão registar entre 250 e 400 mm de chuva nesse mesmo período dos próximos dias, mas os modelos computadorizados ainda discrepam quanto a região mais atingida. Alguns projetam os maiores acumulados na Metade Norte e outros do Centro para o Sul e o Oeste do Estado. Caso venham a se confirmar, enchentes/cheias e alagamentos devem ocorrer em algumas cidades do RS.

Modelo Norte-Americano indica chuva mais volumosa entre a Fronteira com o Paraguai e o Centro Gaúcho

Modelo Europeu indica chuva mais volumosa no Noroeste/Norte Gaúcho

Além da projeção de chuva forte e volumosa, os índices de instabilidade estarão extremamente elevados, e portanto, há alto risco de tempestades/vendavais/granizo em qualquer cidade do RS, incluindo a Grande Poa. Domingo, segunda e terça são os dias de maior risco. 

TEMPO GRANDE POA

Sábado: Começa com tempo seco, mas as nuvens aumentam e chove (com chance de trovoadas e/ou temporal) na segunda metade do dia. Sensação de abafamento. 

Domingo, Segunda e Terça: Chuva a qualquer momento. ATENÇÃO! É altíssimo o risco de pancadas fortes a torrenciais de chuva, que podem causar transtornos como alagamentos e transbordo de arroios, córregos, açudes, etc. A chuva deve vir acompanhada de muita descarga elétrica (raios/trovoadas) e ainda risco de granizo em pontos isolados. Podem ocorrer breves intervalos de melhoria, com abafamento. Mínima de 19°C. Máxima de 27°C, não se descartando superior caso o sol apareça.

Quarta: Ainda pode ter chuva forte, mas a tendência, nesse momento, é de que a chuva perca força no decorrer do dia, inclusive com eventuais aberturas de sol (com nuvens) durante o dia. Mínima de 17°C. Máxima de 23°C.

Quinta e sexta: Seguem instável, porém, o intervalo de melhoria no tempo pode ser maior, podendo o sol aparecer com nuvens. Como segue muito instável, há chance de chuva a qualquer momento, mas com baixo risco de temporal.

Tendência: Já não bastasse, alguns dados ainda indicam a continuidade dessa instabilidade no próximo final de semana.

OBS: Análise sujeita a atualizações/modificações nos próximos dias.

Um comentário: