segunda-feira, 9 de outubro de 2017

ALERTA METEOROLÓGICO PARA CHUVA FORTE/EXCESSIVA E ALAGAMENTOS/ENCHENTES

CENÁRIO
(Atualizações importantes no final desse post)

Já não bastasse o vendaval (com downburst) histórico em Montenegro e região, vem aí um período de intensa instabilidade associada a uma frente fria semi-estacionária que trará volumes excessivos de chuva durante a semana. Também há risco de temporais com vento e granizo em pontos isolados.
Os modelos analisados (sete ao total) indicam acumulados de chuva, nos próximos 10 dias, excessiva a extremamente excessiva. Obviamente, os modelos computadorizados divergem quanto as regiões e volumes, mas todos projetam que a Metade Norte (do Centro ao Norte) do nosso Estado seria a mais afetada pelos chuvas forte e volumosas, assim como todos indicam mais de 100 mm para a Grande Poa. Vários projetam entre 150 e 200 mm e os mais agressivos entre 200 e 300 mm. Alguns poucos até mais (370 mm).

CHEIAS DOS RIOS

Preocupa, e MUITO, a possibilidade de cheias dos rios do Norte, em especial Rio Caí, Rio Taquari, Rio dos Sinos e Rio Jacuí.


CHEIA DO RIO CAÍ

Os volumes projetados para os próximos 10 dias já partem de 150 mm para a Serra Gaúcha e Vale do Caí. Os mais agressivos colocam 250 a 350 mm.

Caso o cenário meteorológico projetado hoje (09/10/2017) se confirme (e tudo indica que sim), o risco de uma cheia/enchente do Rio Caí em Montenegro é muito elevado e não se descarta que seja grande/histórica. Mas isso só poderá se afirmar durante a semana/próximo final de semana.


RISCOS/TRANSTORNOS

Devido a chuva forte/volumosa durante vários dias, há risco para:

1. Alagamentos
2. Inundações
3. Rápida subida de níveis (flash flood!) de arroios/córregos/açudes e rios, com elevada possibilidade de transbordamento
4. Deslizamentos e queda de barreiras/encostas 
5. Queda de árvores (devido ao solo saturado)
6. Temporais (fortes) isolados/passageiros


PREVISÃO

🌧️ Terça: Inicia-se o período chuvoso. Dia com muitas nuvens e temperatura amena. Risco de temporal/chuva forte entre a tarde e a noite. Min 15/17°C. Max 22/24°C.

🌧️ Quarta: ATENÇÃO! Há elevado risco de chuva forte/volumosa. Poderá ocorrer transtornos, como alagamentos. A temperatura pouco varia, se mantendo amena. Min 15/17°C. Max 17/19°C.

🌧️ Quinta: ATENÇÃO! Há elevado risco de chuva forte/volumosa. Poderá ocorrer transtornos, como alagamentos. A temperatura pouco varia, se mantendo amena. Min 15/17°C. Max 18/20°C.

🌧️ Sexta: Chuvosa, ainda com risco de chuva forte/volumosa. Min 15/17°C. Max 18/20°C.

🌧️ Sábado: Tempo fechado e com chuva/garoa. Min 15/17°C. Max 19/21°C.

Domingo: Sol e poucas nuvens. Min 12/14°C. Max 22/24°C.


Tendência: A instabilidade retornaria na semana que vem.


OBS: Essa análise poderá ser atualizada/modificada nos próximos dias. Acompanhe esse post.


---------------------------------------------------
Atualização I - 12/10 às 13:36

Nível do Rio Caí em Montenegro atinge "Cota de Alerta", ultrapassando os 4 metros, subindo em média 15 cm/h.

A chuva já se aproxima de 120 mm em Montenegro e 100 mm em São S. do Caí e Caxias do Sul, nas últimas 48 horas.

Modelos de previsão e imagem do radar atual, mostram a continuidade da chuva nas próximas horas, em alguns momentos fraca/moderada, em outros forte/torrencial em toda a bacia do rio Caí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário