domingo, 12 de julho de 2020

MONITORAMENTO DA CHEIA / ENCHENTE DO RIO CAÍ EM MONTENEGRO

MONITORAMENTO DA CHEIA / ENCHENTE DO RIO CAÍ EM MONTENEGRO - 12/07/2020
(Atualizações importantes no final desse post)


Mais uma vez estamos na iminência para uma nova enchente do Rio Caí.

Chuva das últimas 48 horas:

Caxias do Sul: 98 mm
Montenegro: 41 mm
São Sebastião do Caí: 53 mm
Bom Princípio / Feliz: 45 a 55 mm

Os níveis às 19:00 são de:

São S. do Caí: 10,07 metros (subindo 22 cm/h)
Montenegro: 5,92 metros (subindo 4 cm/h)
*Régua SACE-CPRM



Ressalta-se nesse momento que o nível seguirá subindo até a madrugada ou começo da manhã dessa segunda-feira em São Sebastião do Caí e pelo menos até a tarde em Montenegro. 
O ritmo de elevação será menor do que a última cheia, porém constante por várias horas.

A projeção INICIAL* (de agora, 19:40 - 12/07) da MeteoMont®, baseada em modelo e controle próprio, é de que o nível em Montenegro possa atingir 7 metros nessa segunda-feira. Esse valor é considerado uma cheia de pequena a média proporção.
Lembrando que a cheia dessa semana atingiu entre 8,18 e 8,35 metros (dependendo dos pontos da cidade).

* Esses valores podem ser ajustados em possíveis novas projeções divulgadas a qualquer momento aqui.

Importante:
Se for divulgar, cite a fonte (MeteoMont
® - Daimar Coelho)


O monitoramento e novas informações serão divulgadas através de atualizações, que ficarão concentradas aqui nesse post, ao final do mesmo.

Participe também com informações, fotos, perguntas, etc.

---------------------------------------------------
Atualização VI - 13/07 às 23:52

Pessoal, conforme projetado aqui, o rio Caí estabilizou no fim da tarde e atingiu o seu pico às 21:00 com 6,57 metros, ficando dentro do esperado desde sempre, isto é, abaixo de 7 metros e com uma cheia de pequena proporção.

Gostaria de lembrar mais uma vez que esse blog não possui fins lucrativos, sendo o seu trabalho realizado totalmente de forma voluntária em prol da população de Montenegro.

MUITO OBRIGADO POR ME ACOMPANHAREM E ATÉ A PRÓXIMA! :) 



--- FIM DESSE MONITORAMENTO ---

---------------------------------------------------
Atualização V - 13/07 às 15:33

Rio segue subindo lentamente em Montenegro, ainda 2 cm/h. Deve começar a estabilizar (parar de subir) até o fim da tarde de hoje. No momento 6,52 metros (+ 0,30 metros na área urbana = 6,82 m).
Apesar do rio não ter transbordado na sua parte mais alta do cais, estamos com uma cheia de pequena proporção nas ruas, terrenos e banhados.


---------------------------------------------------
Atualização IV - 13/07 às 10:15

Rio Caí baixando lentamente em São S. do Caí.

Em Montenegro subindo apenas 2 cm/h, atingindo agora a marca de 6,42 metros (um pouco maior na área urbana da cidade). Já há, desde ontem, enchente nas poucas ruas mais baixas (e banhados), a exemplo da Apolinário de Moraes próximo ao rio (foto abaixo). Na beira do rio, próximo a Tanac, o rio começa a transbordar.




---------------------------------------------------
Atualização III - 13/07 às 08:45

Boa notícia!
Conforme previsto aqui (no post inicial) o rio parou de subir em São Sebastião do Caí, o novo pico foi de 11,08 metros apenas.

Em Montenegro ainda subindo um pouco, agora com 6,36 metros.

Projeção de enchente de pequeno porte em Montenegro deve se confirmar, com grande possibilidade de ficar abaixo dos 7 metros (na área urbana e não na régua da CPRM), ou seja, mais uma vez muito diferente do que as autoridades locais vinham informando, inclusive com carro de som desde ontem.

Assim está o nosso rio agora:



Fotos de Claudia Proença

---------------------------------------------------
Atualização II - 12/07 às 23:20

O que eu quis dizer com a atualização anterior, é que:
O nível da água agora nesse começo de enchente na cidade de Montenegro (área urbana), POR EXEMPLO, estava em 6,00 metros na régua CPRM, mas moradores informaram que o nível da água na rua nesse mesmo momento era de quando o rio marcava 6,30 metros na régua geralmente (em outras enchentes), ou seja, uma diferença de mais ou menos 30 centímetros porque o cenário agora é de repique e porque deve estar ocorrendo represamento das águas por conta das cheias do Jacuí e Guaíba. Com isso pode-se concluir que provavelmente a área urbana de Montenegro irá subir antes do habitual (em relação a São Sebastião do Caí) e antes (e/ou mais) da régua da CPRM.

Nesse momento temos 10,66 metros em São Sebastião do Caí, subindo 13 cm/h. Em Montenegro, 6,05 metros, subindo 4 cm/h.

*Régua SACE-CPRM

---------------------------------------------------
Atualização I - 12/07 às 21:12

Pessoal, uma coisa bem importante: Não se referenciem 100% pela medição de São Sebastião do Caí e também pela régua da CPRM em Montenegro agora. O cenário é diferente! O cenário é de repique, e a régua da CPRM está ANTES da área urbana de Montenegro. Então, como alguns seguidores já estão percebendo, o nível da água está mais alto na rua Apolinário de Moraes (e na cidade de Montenegro) do que geralmente estaria pela régua e pelo nível de São Sebastião do Caí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário