sexta-feira, 30 de outubro de 2009

RIO GRANDE DO SUL, 40 GRAUS !

Diferença
Na terça-feira, a Campanha amanheceu com 4ºC e Porto Alegre com 8ºC. Mínimas de inverno. Ontem, o Noroeste registrou 36º,6C. Máxima de verão.
A região de Montenegro poderá registrar nesse final de semana o dia mais quente do ano de 2009. Nem no verão a temperatura atingiu o que está projetado para este final de semana. No Centro e no Oeste do Rio Grande do Sul a temperatura ficará próxima dos 40°C.

Argentina torra
Ontem a Argentina torrou com temperatura de 44°C em Tucumán. Não se descarta máxima de até 45°C hoje no Centro-Oeste Argentino. Condição tão extrema traz risco até de morte. Calor nesta época do ano, sempre é importante lembrar, é algo comum.

Praias
Para quem vai para a praia, vale destacar que a temperatura não estará tão elevada. Para se ter uma ideia, a máxima registrada em Capão da Canoa quarta-feira, foi de apenas 21,2°C. Ontem, enquanto Montenegro registrava 33°C, em Capão da Canoa fazia 22°C. O vento nordeste, também conhecido como nordestão, também estará atuando, diminuindo a sensação térmica.

Índice IUV
A meteorologia tem um índice que calcula a quantidade de radiação ultra-violeta que chega até nós. Mesmo com a temperatura agradável nas praias, esse índice, IUV estará de muito alto a extremo (entre 10 e 12 numa escala que vai até 14). Portanto, deve-se cuidar a exposição ao sol neste feriadão.


Previsão do Tempo - 30/10 a 03/11


O sol predomina hoje em Montenegro. Uma massa de ar seco e extremamente quente determina as condições do tempo hoje e durante o feriadão. A temperatura estará mais elevada do que ontem e a máxima pode chegar a 35°C.


No sábado o sol aparece com poucas nuvens. A temperatura à noite estará elevada (entre 20°C e 22°). A máxima será de 37°C.


No domingo mais uma vez o sol brilha com poucas nuvens. A temperatura à noite permanece elevada. A máxima ficará entre 37 e 39°C.


Na segunda-feira o calor permanece. A temperatura na madrugada (de domingo para segunda) estará ainda mais elevada, ficando entre 21°C e 23°C. A máxima novamente ficará entre 37 e 39°C na nossa região.

OBS: Tanto no domingo como na segunda-feira não se descarta a possibilidade de chuva passageira e temporais de verão, porém, em pontos isolados, uma vez que o sol deve ser a condição predominante no feriadão.

A terça-feira será de sol com pancadas de chuva. Não faz tanto calor, mas deverá estar abafado. Mínima de 22°C e máxima de 32°C.


Importante: A partir de terça-feira há risco de temporais e chuva forte na nossa região (até sexta-feira, dia 06/11). Os índices de instabilidade projetados (nesse momento) são muito elevados, indicando possibilidade de tempestades severas acompanhadas de granizo e vento forte. A MeteoMont estará acompanhando a evolução do tempo a partir de terça-feira (03/11).

2 comentários:

  1. NÃO HÁ SINAL DE CHUVA PARA HOJE, analisando as imagens do satélite. Também não há ocorrência de descargas atmosféricas em nenhum ponto do Rio Grande do Sul neste momento. Com isso, a noite deve ser muito abafada... Temperatura chegou a 37,1°C.
    Semana será quente (e abafada) com chuvas passageiras/temporais (de verão).

    ResponderExcluir
  2. Frente fria está avançando pelo RS, e nas próximas horas deve provocar chuva em Montenegro. Os volumes esperados não devem ser altos, porém, junto com a chuva há a possibilidade de temporais acompanhados de ventania e granizo.

    ResponderExcluir