segunda-feira, 4 de outubro de 2010

MUITAS NUVENS E TEMPERATURA MAIS ALTA

Previsão do Tempo - 05/10 a 07/10
Atualizada em 06/10 às 08:59

Nesta terça-feira, o sol deve aparecer com nuvens, mas ainda podem ocorrer períodos com mais nuvens. Não se descarta chuva fraca ou garoa em pontos isolados da nossa região. Com o ingresso de ar mais quente, a temperatura se eleva mais e a máxima pode atingir até 25ºC. Mínima de 14°C nos bairros mais frios.

Já na quarta-feira o sol aparece com nuvens e a temperatura se eleva ainda mais com valores entre 27ºC e 29ºC, fazendo calor à tarde. Temperatura mínima de 15°C.

A quinta-feira será de muitas nuvens com período de chuva na região de Montenegro. Um sistema de baixa pressão avança sobre o Norte Gaúcho podendo atingir a região de Montenegro. Com isso há chance de chuva forte de curta duração e temporais. Modelos indicam que poderá chover entre 50 e 100 milímetros em apenas 24 horas, não se descartando até 150 mm em pontos isolados. Também deve chover forte na Serra Gaúcha. Temperatura mínima de 16°C e máxima de 21°C.

MeteoMont

-----------------------------------------------------------------
Atualização II - 06/10 às 21:35


Fortes áreas de instabilidade atingem o Oeste Gaúcho nesse momento, principalmente entre o eixo São Borja-Santa Maria.


-----------------------------------------------------------------
Atualização I - 06/10 às 13:28

Veja o mapa abaixo com a projeção do campo de pressão em superfície do modelo norte-americano GFS para a sexta-feira.

Quase todos os modelos computadorizados projetam a formação de um ciclone extratropical junto à costa do Sul do Brasil no final da quinta-feira e durante a sexta a partir da área de baixa pressão que vai migrar do Norte da Argentina, cruzando pelo Sul do Brasil. As simulações divergem no posicionamento e na intensidade do sistema, mas todas posicionam o sistema no mar na costa da parte meridional do país.

O histórico de sistemas desta natureza não é positivo. Normalmente, os ciclones tendem a se formar mais ao Sul, especialmente entre a Patagônia e o Chuí. Quando em outras vezes este tipo de sistema se formou junto ao Litoral Norte do Rio Grande do Sul e à costa de Santa Catarina não raro houve episódios de chuva em enorme volume e vento muito intenso na costa. O Litoral do Sul do Brasil pode enfrentar forte a intensa ventania, especialmente em alto mar, com rajadas acima de 120 km/h, mas também a faixa costeira está sob risco, especialmente o Litoral Norte gaúcho e a orla catarinense. O modelo americano indica vento mais intenso para a região de Torres e entre o Sul de Santa Catarina e Florianópolis.

A navegação será totalmente desaconselhável na costa do Sul do Brasil no final desta semana. O sistema no mar, além de trazer tempo severo, vai impulsionar ar frio para a parte meridional do Brasil com acentuado declínio da temperatura e madrugadas frias no fim de semana, apesar de não tão geladas quanto no último domingo.

Fonte MetSul Meteorologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário