quarta-feira, 29 de setembro de 2010

AVISO SOBRE O BLOG METEOMONT

AVISO

Este blog, a partir de hoje (29/09/2016), será atualizado somente em casos meteorológicos significativos ou de risco para a população de Montenegro-RS. As postagens mais importantes serão publicadas abaixo. 

Para acompanhamento, favor me seguir no Twitter (visualização dos tweets recentes aqui ao lado -->) 
ou pelo Facebook (https://www.facebook.com/daimar.coelho). 

Caso queira contribuir com informações, imagens, vídeos, e em caso de dúvidas sobre o tempo ou qualquer outro assunto meteorológico ou relacionado a enchente, não hesite em me contatar.

Abraços!

Twitter: @meteomont
E-mail: meteomont@gmail.com

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

FRENTE FRIA TRAZ AUMENTO DE NUVENS E CHUVA

Previsão do Tempo - 28/09 a 30/09

Nesta terça-feira, o avanço de uma frente fria traz o aumento da nebulosidade para Montenegro e provoca chuva no decorrer do dia, principalmente à tarde e a noite. Não se descarta até mesmo trovoadas em alguns momentos. Temperatura mínima em torno dos 15°C e máxima antes da chuva chega aos 23°C.

Na quarta-feira o dia ainda começa com muitas nuvens e chove entre a madrugada e a manhã, mas uma massa de ar seco e frio garante a melhora do tempo no decorrer do período, podendo o sol aparecer a tarde. A temperatura ainda estará amena com a máxima chegando a 22°C, enquanto as mínimas ocorrem à noite e atingem entre 14°C e 16°C.

Na quinta-feira o tempo estará firme, seco e com predomínio do sol. Faz frio na noite e madrugada com mínimas em torno dos 10°C nos bairros mais frios. Já à tarde estará agradável com máxima de 20°C.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O TEMPO NÃO FIRMA

Previsão do Tempo - 24/09 a 26/09
Atualizada em 24/09 às 23:30


Nesta sexta-feira o dia será novamente de muitas nuvens com possibilidade de chuva e garoa. A probabilidade maior de chuva é para a primeira metade do dia. Existem simulações computadorizadas sinalizando até mesmo o risco de chuva forte entre a Serra, Grande Porto Alegre e o Litoral Norte. Mesmo assim podem ocorrer algumas aberturas de sol, especialmente à tarde. A temperatura se mantém amena com mínima ao redor dos 16ºC e máxima em torno de 20ºC.

O prognóstico para este fim de semana é muito complicado, considerando a enorme divergência de projeções entre os modelos. No sábado, o sol aparece, mas ainda se espera uma maior presença de nuvens no céu. Alguns modelos numéricos indicam circulação de umidade no Leste do Estado, onde está Montenegro, com chuva ou garoa em pontos muito próximo da cidade, por isso a chuva/garoa não está 100% descartada. A temperatura estará amena e típica de começo de primavera com mínima de 15ºC e máxima ao redor de 20ºC.

Para o domingo a divergência das simulações computadorizadas se acentua ainda mais. Há modelos indicando tempo bom com presença apenas de nuvens, mas alguns apontam que uma área de baixa pressão atuaria sobre o Rio Grande do Sul com muitas nuvens e chuva em diversas localidades, especialmente do Leste do Estado. Por isso, a previsão no momento para Montenegro no domingo é de um dia de nebulosidade com chance de chuva no decorrer do dia, mas não se espera um quadro de instabilidade que seja permanente nas 24 horas, tanto que se considera a possibilidade de momentos de melhoria. A temperatura tende a seguir amena com marcas de 16ºC durante a madrugada e máximas de 20ºC a 22ºC à tarde.

Na segunda-feira novamente o tempo não firma completamente. O sol deve aparecer entre nuvens, mas há uma pequena chance de chuva fraca ou garoa. Temperatura mínima de 16°C e máxima de 24°C.

MeteoMont/MetSul (Meteorologista Eugênio Hackbart)


-----------------------------------------------------------------
Atualização II - 26/09 às 23:02


Rio Caí começa a baixar em Montenegro, portanto, não há mais chance de enchente nos próximos dias.

-----------------------------------------------------------------
Atualização I - 24/09 às 08:58


Rio Caí está acima do seu nível normal em Montenegro mas não apresenta risco de cheia e continuará subindo nas próximas horas. Apesar de ter chovido 65 milímetros em Montenegro, desde a terça-feira, na Serra (nascente do rio) choveu em média 110 milímetros, o que por enquanto, não é possível para gerar uma cheia.
Porém, o risco de enchente existe e não pode ser descartado, visto que mais chuva está prevista para hoje e final de semana, principalmente na Serra Gaúcha. O monitoramento continuará nos próximos dias.


segunda-feira, 20 de setembro de 2010

SEMANA DE ALERTA METEOROLÓGICO NO RIO GRANDE DO SUL

Previsão do Tempo - 21/09 a 23/09

Nesta terça-feira o tempo já começa instável e com chuva. Há risco de temporal com descargas elétricas e chuva excessiva. Mesmo a possibilidade de granizo não pode ser descartada. A temperatuar pouco varia. Mínima de 18ºC e máxima de 21ºC.

Na quarta-feira novamente o tempo instável e a chuva predominam durante o dia. Há chance de pancadas de chuva forte em alguns momentos. Possibilidade de granizo ainda não pode ser descartada. Temperatura mínima de 18ºC e máxima de 22ºC.

Na quinta-feira o tempo continua instável e com chance de chuva. Pode chover muito na Serra onde encontra-se a nascente do Rio Caí durante esta semana. O quadro exigirá monitoramento.


OBS: Previsão sujeita a alterações/atualizações no decorrer do período. Sugere-se o acompanhamento diário da mesma.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

FINAL DE SEMANA DE SOL E NUVENS ANTECEDE DIAS CHUVOSOS

Previsão do Tempo - 17/09 a 20/09
Atualizada em 19/07 às 23:34

Nesta sexta-feira o sol deve aparecer, porém, no decorrer do dia a nebulosidade aumenta e há uma pequena chance de chuva. A temperatura sobe um pouco menos do que os dias anteriores. Mínima de 13°C e máxima de 19°C.

No sábado o sol aparece com poucas nuvens. Faz frio durante a madrugada e ao amanhecer. Temperatura mínima de 9°C e máxima de 20°C.

No domingo o sol novamente aparece com poucas nuvens. Ainda faz um pouco de frio de madrugada/amanhecer, mas a tarde a temperatura fica muito agradável. Temperatura mínima de 10°C e máxima de 24°C.

A segunda-feira, Feriado Farroupilha, pode até iniciar com sol, mas devido ao avanço de uma frente quente, isto é, um frente de chuva que se deslocará no sentido Norte-Sul e não habitualmente como vimos as frentes (frias) vindo do sentido Sul-Norte (vinda do Uruguai por exemplo), deve chover, podendo prejudicar os desfiles, principalmente na parte da tarde. Há chance até mesmo de pancadas fortes em alguns momentos. Mínima de 14°C e máxima de 26°C.

O restante todo da semana deve ser muito instável e com chance elevada de chuva excessiva, granizo e temporais. As temperaturas mantêm-se ligeiramente altas e não faz frio.


OBS: Previsão sujeita a alterações/atualizações no decorrer do período. Sugere-se o acompanhamento diário da mesma.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

CICLONE TRAZ VENTO FORTE E TEMPO SECO

Previsão do Tempo - 14/09 a 16/09
Atualizada em 15/09 às 08:48

Na terça-feira, um ciclone extratropical intenso a Sudeste do Chuí deve trazer vento com rajadas fortes para Montenegro que podem provocar transtornos como falta de energia em alguns pontos da cidade e mesmo queda de árvores, não se descartando rajadas superiores a 80 km/h. O dia ainda vai ter nuvens com chance de chuva ou garoa, mas o sol deve aparecer no decorrer do dia com queda de temperatura e sensação de frio à noite.

Na quarta-feira o tempo deve ser ensolarado. A temperatura estará um pouco baixa a noite com mínima de 12°C. A máxima ocorre a tarde com 20°C.

Na quinta-feira o sol aparece novamente com poucas nuvens. O amanhecer e a noite serão novamente frio com mínima de 11°C. A máxima atinge 23°C à tarde.


-----------------------------------------------------------------
Atualização I - 14/09 às 13:30

Para as pessoas terem uma ideia do enormidade do ciclone extratopical que está proporcionando as fortes rajadas de vento hoje:


quinta-feira, 9 de setembro de 2010

TEMPO VAI FICAR INSTÁVEL COM CHANCE DE CHUVA FORTE NO COMEÇO DA SEMANA

Previsão do Tempo - 10/09 a 13/09
Atualizada em 12/09 às 21:25

Na sexta-feira o tempo vai seguir firme na região, sem previsão de chuva. A grande amplitude térmica segue atuando, isto é, a grande diferença da mínima para máxima. Temperatura mínima de 13°C ao amanhecer e máxima de 26°C à tarde.

No sábado o tempo inicia com sol e algumas nuvens, porém, ao longo do dia a nebulosidade aumenta e chove, principalmente no segundo período. Não se descarta algumas pancadas fortes de chuva. Temperatura mínima de 16°C e máxima de 22°C.

No domingo o tempo segune instável com chance de chuva na maior parte do período, porém, podem ocorrer aberturas de sol. Não se descarta algumas pancadas fortes de chuva principalmente no segundo período. A temperatura não se eleva muito. Mínima de 14°C e máxima de 19°C.

A segunda-feira deve ser de tempo fechado e com chuva. A pressão atmosférica deve despencar e pode chegar a apenas 1000 hPa. A temperatura sobe a ponto de alguns modelos indicar até 28°C com uma breve melhora no tempo. Mas como a instabilidade estará muito elevada, há possibilidade de chuva forte acompanhada de descargas elétricas em alguns momentos, principalmente a noite. O vento também aumenta e pode soprar com rajadas de moderado a forte principalmente à noite. Temperatura mínima de 16°C e máxima de 25°C.


terça-feira, 7 de setembro de 2010

SEMANA DE SOL E TEMPO SECO

Previsão do Tempo - 07/09 a 09/09

Nesta terça-feira o sol predomina em Montenegro. Chance de nevoeiro ao amanhecer. Temperatura mínima de 12°C e máxima de 23°C.

Na quarta-feira o sol também predomina e a temperatura entra em gradativa elevação. Mínima de 13°C e máxima de 24°C.

Na quinta-feira novamente o sol predomina com poucas nuvens e não há previsão de chuva. Temperatura mínima de 14°C e máxima de 25°C.


quinta-feira, 2 de setembro de 2010

FERIADÃO COMEÇA COM CHUVA E TERMINA COM SOL

Previsão do Tempo - 03/09 a 06/09


A sexta-feira será de muitas nuvens com mais chuva, contudo espera-se que com a formação de um sistema de baixa pressão haja o ingresso de ar mais quente no Norte e no Nordeste gaúcho com redução de nebulosidade. Com isso, não se pode descartar que ocorram momentos de melhoria na região de Montenegro nesta sexta. Mas o tempo não firma e há chance de chuva a qualquer momento. Temperatura mínima de 17ºC e máxima de 23ºC.

No sábado uma nova frente fria chega a Montenegro e deixa o céu encoberto com muitas nuvens e períodos de chuva e garoa. Alerta-se que com a chegada do ar frio a chuva pode se intensificar, não se descartando pancadas fortes no decorrer do dia, especialmente entre a madrugada e o período da manhã. O vento Sul pode soprar moderado com algumas rajadas fortes. A temperatura entra em um acentuado declínio. A temperatura máxima, de 18ºC, devem ocorrer nas primeiras horas do período e a mínima ocorre à noite, quando pode fazer entre 12ºC e 14ºC. A tarde também será fria.

No domingo com o domínio de ar mais seco e frio, o sol volta a brilhar em Montenegro. Nas primeiras horas do dia ainda pode haver nebulosidade, mas a tendência é que o céu limpe. A mínima ocorre a noite, com marcas entre 9ºC e 11ºC (frio). A máxima ocorre a tarde e deve ser agradável, entre 17ºC e 19ºC.

Na segunda-feira o sol deve predominar na região de Montenegro. Massa de ar seco e frio vai garantir o tempo bom. As madrugadas serão frias com mínima entre 7ºC e 9ºC, mas as tardes prometem ser bastante agradáveis com máximas de 20ºC a 22ºC.

-----------------------------------------------------------------
Atualização II - 04/09 às 23:41


Rio Caí está acima do seu nível normal em Montenegro mas não apresenta risco de cheia. Apesar de ter chovido 130 milímetros em Montenegro, desde a quarta-feira à noite, na Serra (nascente do rio) choveu em média 70 milímetros, o que não é possível para gerar uma cheia.

-----------------------------------------------------------------
Atualização I - 03/09 às 14:20

Na Argentina, a região de Buenos Aires enfrentou a maior Sudestada dos últimos 21 anos. Trata-se do fenômeno provocado por forte vento de Sudeste que eleva o nível do Rio da Prata, o que resulta em inundações em áreas costeiras.
No pico da Sudestada, cerca de 1600 pessoas foram desalojadas pelo avanço das águas com a rápida subida do Rio da Prata. Algumas tiveram que ser resgatadas de suas casas pelas autoridades.

Em Montevidéu, o vento forte provocou ainda queda de árvores e muitos transtornos devido ao colapso do serviço de semáforos em vários pontos da capital uruguaia.
A região de Montevidéu e de Buenos Aires vai seguir com chuva forte e fortes a intensas rajadas de vento, que devem superar 100 km/h em mar aberto, nas próximas horas. Conseqüência da intensificação de um sistema de baixa pressão que deve dar origem brevemente a um ciclone extratropical. A frente fria associada ao ciclone vai cruzar pelo Rio Grande do Sul entre hoje (sexta) e este sábado com chuva que pode ser forte a localmente intensa no Estado, especialmente nas Metades Norte e Leste do Rio Grande do Sul.