sábado, 23 de abril de 2011

DILÚVIO EM MONTENEGRO INUNDA A CIDADE E HÁ CHANCE DE ENCHENTE

[Atualizações importantes sobre a enchente no final do post]

Foram em torno de 9 horas de chuva, boa parte desse período com chuva torrencial (intensa). Centenas de ruas viraram verdadeiros rios. Arroios transbordaram. Houve deslizamento de terra no Morro São João. Diversas casas e lojas foram invadidas pela águas, e muita, muita lama e pedra espalhada pelas ruas da cidade.


O total acumulado nesse período impressiona. Foram 210 milímetros, quase a média de 2 meses.

Fotos abaixo registradas às 15:00 do dia 23/04/2011

Deslizamento no Morro São João

Rio Caí em Montenegro

Rio Caí em Montenegro

Rio Caí em Montenegro

Rio Caí em Montenegro

Situação de chuva forte a torrencial, já era prevista aqui no blog da MeteoMont desde o dia 20/04.

ENCHENTE

Previsão de como será a enchente em Montenegro é muito complicada. Vou tentar explicar: sempre me baseio nos últimos dias de chuva registrados na região da Serra Gaúcha, onde fica a nascente do Rio Caí. Reparem bem, "últimos dias de chuva na região da Serra". Acontece que dessa vez, foi somente UM DIA de chuva e não choveu tanto quanto aqui em Montenegro nas cidades da nascente do Rio. Portanto, trata-se de uma situação ainda não registrada. Mas o fato que impressiona é o nível do Rio Caí nesse momento (16:00 - 23/04) aqui na cidade. Portanto, a chance de enchente existe, mas ainda não tenho como precisar a dimensão da mesma.


Vídeo feito às 15:00 do dia 23/04

Os bombeiros de Montenegro estão divulgando para os meios de comunicação que a enchente será parecida com a de 2007, uma das maiores já registradas na cidade, quando a água do rio chegou até os fundos da praça central. Veja abaixo a matéria divulgada no Jornal NH:


"O Corpo de Bombeiros de Montenegro está orientando a população ribeirinha a levantar os móveis e a procurar um abrigo seguro em outra parte da cidade. A previsão é que até o início da noite o Rio Caí transborde e alague parte de cidade, principalmente o Centro e o bairro Industrial. Segundo a instituição, a expectativa é que a enchente alcance a dimensão de 2007, a última maior cheia registrada."

Fonte:http://www.jornalnh.com.br/clima/316361/populacao-ribeirinha-e-orientada-a-procurar-abrigo-em-montenegro.html

Reintero que essa é uma previsão feita pelo Corpo de Bombeiros da cidade, não sei como eles estão se baseando para saber isso. Esta NÃO é a previsão da MeteoMont.

Tem foto ou vídeo dos alagamentos? Mande para meteomont@gmail.com que será publicado aqui no blog.

-----------------------------------------------------------------
Atualização IV - 24/04 às 11:35

ATENÇÃO MONTENEGRINOS:

O RIO CAÍ TRANSBORDA
De acordo com os novos dados e informações sobre o Caí, a ENCHENTE SERÁ GRANDE EM MONTENEGRO.

Liguei a pouco para o Caí e a água não parou de subir ainda por lá, volto a repetir que isso é incrível pois não choveu tanto na Serra para tanta água.
Pelas minhas medições na última hora (10:30 às 11:30) subiu 9 centímetros. É muita coisa ainda!

Aconselho a subir os móveis das casas que ficam nas partes mais baixas da cidade e ficar alerta, pois VAI CONTINUAR SUBINDO O DIA TODO DE HOJE.

-----------------------------------------------------------------

Atualização III - 23/04 às 23:33

São 23:25, é peço as pessoas para terem paciência, pois a previsão da proporção dessa enchente está desafiadora. Há muito contradição entre os Órgãos que deveriam dar a informação correta...
Bom, vamos aos fatos: Tenho um amigo em São Sebastião do Caí que liguei agora pouco, em torno de 22:00 e me informou que o rio continua subindo por lá. Péssima notícia! Então vai continuar subindo durante a madrugada toda aqui em Montenegro. Nesse momento não acredito em enchente parecida com a de 2007, onde choveu quase 250 milímetros na nascente do rio, o que causa um impacto muito maior aqui para nós. Mas por outro lado, choveu um absurdo nas regiões do Vale do Caí e essa elevação rápida que o rio está sofrendo é muito mais dos arroios, córregos e açudes que transbordaram do que da chuva na nascente do rio. Não lembro de uma situação assim ter acontecido nos últimos anos, pois como falei anteriormente, me baseio na quantidade de chuva que caiu nas cidades da Serra e ao longo do rio para saber a proporção da enchente, mas dessa vez está sendo diferente. Notaram que a enchente começou a acontecer em menos de 24 horas depois da chuva?? Algo muito raro aqui para nós!

O rio passou de 11,50 metros no Caí e a previsão "deles" é que atinja até 13 metros. Aqui em Montenegro está em quase 5 metros, faltando em torno de no máximo 30 centímetros para transbordar no cais. Então vamos ficar alerta para a enchente, pois uma coisa é certa, ela vai continuar subindo de madrugada. A notícia boa é que não há previsão de chuva nem para amanhã, nem para a semana que vem.

-----------------------------------------------------------------
Atualização II - 23/04 às 19:32

E o nível do rio Caí continua subindo em São Sebastião do Caí. Nesse começo de noite já havia passado dos 11 metros. Isso é uma péssima notícia para os Montenegrinos. Significa que deve continuar subindo durante a noite/madrugada de hoje aqui na nossa cidade.

-----------------------------------------------------------------

Atualização I - 23/04 às 17:26

Começou a enchente em Montenegro nas ruas mais baixas, próximas ao rio.
MeteoMont informa que o rio, nesse momento, continua subindo em São Sebastião do Caí. Portanto seguirá subindo aqui em Montenegro também. A tendência nesse momento é que tenhamos uma enchente de proporções média na nossa cidade, ao contrário do que o Jornal NH publicou reproduzido acima.

10 comentários:

  1. Segundo os bombeiros a enchente será um pouco menor do que a de 2007. Já a Tanac, que recebe as informações não sei de onde, diz que esta enchente será pequena. Agora fico na dúvida se nos aprontamos para esperar a água...

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não morar em zona de enchente,tenho parentes e amigos que precisam destas notícias para salvarem seus pertences.teu trabalho de informação em tempo real é muito importante e confiável. Parabéns. Aguardo próximas notícias.
    Beatriz

    ResponderExcluir
  3. kra valew mesmo eu morro na menino deus aki no centro e tals ..
    "tipo o kra liga pros bombeiros e eles dizem q vaiser semelhante a de 2007 mas a tanac diz outra coisa daew tipo o kra fica na duvida espero q só a agua fike só na rua e não entre dentro de casa "

    ResponderExcluir
  4. ate que horas e pra subir a agua?

    ResponderExcluir
  5. ate que horas vai subir a agua?

    ResponderExcluir
  6. Bom dia. Vai subir o dia todo de hoje. Fiquem alertas e nas ruas mais baixas, podem subir os móveis. Abraço!

    ResponderExcluir
  7. tem pessoas que nao morao perto das aguas ou enchentes e ficam enchendo o saco nao tem o que fazer vai rachar lenha seus babacas

    ResponderExcluir
  8. Eu sou uma pessoa que mora na enchente, e isso é um motivo a mais para eu ficar monitorando e divulgando os dados para as pessoas.

    ResponderExcluir
  9. gostei muito msm do seu trabalho eu por exemplo moro no bairro industrial em montenegro só q eu no momento estou em caçapava do sul e fico sempre bem informado da situação! párabéns msm otimo trabalho

    ResponderExcluir
  10. O bairro Industrial fica bem ao lado do meu. Moro na divisa do Industrial com o Centro. Esses dois bairros foram bastante atingidos. Obrigado pelos elogios. Grande abraço!

    ResponderExcluir