quarta-feira, 6 de abril de 2011

POSSÍVEL TORNADO EM NOVA SANTA RITA

Violento temporal atingiu pouco depois das 20h da segunda-feira o município de Nova Santa Rita, no limite de Canoas, na Grande Porto Alegre. Os danos foram consideráveis em alguns pontos do município que decretou situação de emergência. Dezenas de postes caíram, algumas construções sofreram colapso estrutural e lavouras tiveram perdas. Parte de um silo ficou amassada com a intensidade do vento e algumas construções desabaram na zona rural (fotos abaixo de Claiton Dornelles do Diário de Canoas). Segundo a reportagem do Diário de Canoas, telhas arremessadas pelo vento chegaram a atingir veículos transitando pela BR-386 (Tabaí-Canoas) na hora do temporal.


Não é possível ser categórico, mas há vários e fortes indicativos apurados pela MetSul de que um tornado possa ter atravessado Nova Santa Rita na noite de segunda-feira: danos severos (colapso de estruturas), faixa claramente delimitada de danos, curta duração do vento intenso, incidência de granizo e intensa instabilidade atmosférica. As imagens dos estragos são condizentes com vendaval forte comum (sem tornado), mas algumas das fotos chamaram atenção pela severidade dos danos, o que levou a MetSul a suspeitar da chance de um evento tornádico no município.

As suspeitas foram reforçadas pelo mapeamento dos danos e depoimentos de moradores e autoridades. Com o apoio dos jornalistas do Diário de Canoas, que passaram toda a terça-feira percorrendo Nova Santa Rita, foi possível identificar os locais que tiveram danos no município (pontos vermelhos), tornado evidente que eles se deram numa faixa delimitada do terreno.


Em conversa com o vice-prefeito Vitor Antonio Silveira de Oliveira (Juca), que teve sua casa danificada pelo vento numa das áreas mais atingidas de Nova Santa Rita, e o relato obtido é que a ventania intensa que trouxe os prejuízos durou ao redor de meio minuto. O vento extremo ainda veio acompanhado de granizo, fenômeno que é comum em células de tempestade que produzem tornados. De acordo com o vice-prefeito, o vento deixou um rastro em lavouras de arroz e aipim do município. Outro detalhe que chamou atenção foi o fato do dirigente ter relatado que na sua plantação de moranga, na localidade de Itapuí, parte da lavoura experimentou prejuízo total enquanto apenas cem metros adiante as plantas nada sofreram.

O risco de tempo severo em Porto Alegre e região metropolitana começou a ser alertado a partir do fim da tarde de segunda com a identificação de intensas áreas de instabilidade que apareciam no radar migrando sobre a Lagoa dos Patos migrando para a área metropolitana. A imagem do radar das 20h mostra que houve uma divisão (split) nos núcleos mais intensos de instabilidade que chegaram à Grande Porto Alegre, atuando o mais severo justamente sobre a região de Nova Santa Rita. Justamente por ter havido uma divisão no alinhamento de tempestades é que a Capital escapou de ter tido conseqüências mais graves.


Assumindo (a possibilidade) que um tornado realmente tenha atravessado por Nova Santa Rita, a análise dos danos sugere uma intensidade F1 na Escala de Fujita dos tornados, que vai até 5, significando que partes do município podem ter sido afetadas por vento entre 117 km/h e 180 km/h, possivelmente no limite inferior deste intervalo.

Fonte: MetSul Meteorologia

2 comentários:

  1. Daimar tudo sobre a tempestade que atingiu Vila Nova do Sul na segunda aqui neste link:

    http://tempoeclimasg.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Moro no centro de Nova Santa Rita e senti muito medo, não sabia onde proteger a família. Caíram 3 árvores grandes, arrastou a casa do cachorro (que é bem pesada), destruiu minhas folhagens e choveu dentro de casa. nunca tinha presenciado algo assim. Com certeza aqui o vento beirou os 130km/h, com certeza.
    Rosangela.

    ResponderExcluir