quarta-feira, 20 de abril de 2011

PREVISÃO DO TEMPO PARA O FERIADÃO DE PÁSCOA

Feriadão de Páscoa pode ter chuva forte e temporais

[Atualizações importantes no final do post]

Alerta-se que as condições atmosféricas vão se deteriorar muito aqui no Estado entre hoje (quarta-feira) e amanhã com a manutenção da forte instabilidade até o sábado.
Neste período, os gaúchos podem enfrentar novamente episódios localizados de chuva intensa com altos volumes e alagamentos, além de temporais isolados de granizo e vento forte. Alguns pontos podem registrar acumulados de precipitação significativos de 100 a 200 milímetros com subida de arroios e córregos, não se descartando queda de barreiras.

O risco de tempo severo no feriadão abrange toda a área de Montenegro. Entre o final da sexta e o sábado, a aproximação de ar seco e frio pelo Sul deve intensificar a instabilidade e a chuva. O ar seco pode garantir a melhora do tempo na maioria das regiões gaúchas no domingo com queda de temperatura no início da próxima semana.

Quinta-Feira Santa instável

Na Quinta-Feira Santa a instabilidade persiste sobre Montenegro com muitas nuvens. O padrão de bloqueio atmosférico impede que a chuva deixe o Rio Grande do Sul e o tempo não deve firmar. Chove, inclusive pancadas fortes e descargas elétricas (temporal) na nossa região principalmente entre a madrugada e o período da manhã. Mínima de 19°C e máxima de 25°C.

Sexta-Feira Santa pode ter chuva forte

A instabilidade prossegue na Sexta-Feira Santa, sobretudo nas últimas seis horas do dia santo, quando as condições atmosféricas devem se deteriorar de forma preocupante no Rio Grande do Sul. O dia terá nebulosidade, mas o avanço de ar quente de Noroeste pode determinar a redução da cobertura de nuvens e aberturas de sol, favorecendo uma maior elevação da temperatura. Ocorre que os índices de instabilidade projetados da tarde para a noite no Estado são muito altos, atingindo valores críticos para tempo severo, inclusive na região de Montenegro, o que sugere um risco moderado a elevado de chuva forte e temporal da tarde para a noite, especialmente se vier a se concretizar um forte aquecimento entre horas da manhã e da tarde. As mínimas seguem em torno de 19ºC e 20ºC e as máximas atingem de 28ºC a 30ºC.

Sábado de Aleluia preocupa pela chuva

A grande preocupação em relação ao sábado é a possibilidade de chuva forte a intensa na região metropolitana e de Montenegro. Ar mais frio começará a ingressar no Rio Grande do Sul pelo Sul, o que deve intensificar muito a instabilidade presente sobre o Estado, que ainda estará sob influência de uma massa de ar quente e úmido. Diversos modelos numéricos indicam de 50 a 75 milímetros de chuva, mas isso pode variar muito de um ponto para o outro. O dia será de céu encoberto com chance de chuva a qualquer hora do período, mas principalmente entre a madrugada e a manhã. Em alguns momentos, as precipitações podem se dar na forma de pancadas fortes. A temperatura pouco varia (entre 19°C e 24°C).

Melhora no Domingo de Páscoa

Ar mais seco e frio deve alcançar a região de Montenegro no domingo, proporcionando a melhora do tempo. O dia deve ser de sol e nuvens, mas ainda não se pode descartar que ocorram alguns períodos de maior nebulosidade. A queda da temperatura será acentuada. Faz frio na madrugada, com mínima de 13ºC. A tarde volta a ser agradável com máximas de 21ºC a 22ºC. Ao entardecer e no começo da noite volta a esfriar rapidamente.

Fonte: MetSul/Correio do Povo/Somar
Adaptação: Daimar K. Coelho



-----------------------------------------------------------------
Atualização VI - 22/04 às 23:40

CHUVA TORRENCIAL em Montenegro alaga diversas ruas da cidade. Cidade só não está um caos porque hoje é feriado. A água deve ter entrado em várias casas e lojas da nossa cidade. Minha rua está a mais de uma hora e meia completamente inundada e com correnteza. Até o momento foram 120 milímetros de chuva (mas as pancadas mais fortes foram em um curtíssimo espaço de tempo, por isso os alagamentos). E vai continuar chovendo forte nesta madrugada. Passaremos fácil dos 150 milímetros. ALGO INCRÍVEL!



-----------------------------------------------------------------

Atualização IV - 22/04 às 17:35

Nuvem-arco ou SUPERCÉLULA (a mais poderosa nuvem de tempestade) atingiu Montenegro agora pouco, com vento e chuva forte. Houve alagamentos pela cidade. Continua o alerta para o sábado de muita chuva.


Montenegro

Montenegro

Porto Alegre

-----------------------------------------------------------------
Atualização III - 21/04 às 11:54

Forte vendaval atingiu Montenegro nessa madrugada de quinta-feira, com fortes rajadas de vento na cidade. Conforme era previsto (e se confirmou), a instabilidade chegaria entre a noite de quarta e a manhã de quinta-feira.
A instabilidade diminui ao longo desta quinta-feira e podem até ocorrer algumas aberturas de sol, com muitas nuvens, mas o alerta continua para sexta-feira e sábado, conforme previsão acima.

-----------------------------------------------------------------

Atualização II - 20/04 às 20:15

Radar do Sul do RS indicou bow-echo (eco em gancho), assinatura clássica de tornado em radar, na Lagoa Mirim

-----------------------------------------------------------------

Atualização I - 20/04 às 18:38

Alinhamento de tempestades que aparece no radar é um dos mais impressionantes dos últimos anos no RS. Insisto que cenário é muito perigoso em todo RS.


Um comentário:

  1. Daimar, partes mais baixa do Bairro Aeroclube alagadas. Várias casas com água quase alcançando a altura da janela no final da Rua Atlanta, pela proximidade ao Arroio Passo da Cria. Rua Espanha também em situação crítica.

    ResponderExcluir