segunda-feira, 6 de agosto de 2012

CICLONE EXTRATROPICAL NA ARGENTINA E A PREVISÃO PARA O RS

Uma área de baixa pressão segregada que há dias atua na costa do Chile, finalmente, vai avançar para Leste hoje e começar a cruzar a Cordilheira dos Andes. O sistema chega ao Centro da Argentina amanhã e na quarta estará sobre o Rio da Prata, deslocando-se para o Atlântico. O centro de baixa que deve dar origem a ciclone extratropical no Centro da Argentina será o principal sistema meteorológico na América do Sul nesta semana. Vai provocar chuva forte a torrencial entre amanhã e a quarta na região de Buenos Aires e no Uruguai com risco de forte rajadas de vento. O vórtice atmosférico dará origem à frente fria que cruza o Rio Grande do Sul entre quarta e quinta. Antes da chegada da frente, com corrente de jato (vento) em baixos níveis, haverá o rápido ingresso de ar quente que elevará muito a temperatura aqui no Estado. Não se pode afastar temporais isolados na passagem da frente pelo território gaúcho. Na sequência, o tempo melhora e após breve incursão de ar frio voltará rapidamente a esquentar.

Fonte: Jornal Correio do Povo / MetSul

Previsão do Tempo - 07/08 a 10/08
Atualizada em 08/08 às 23:20

Na terça-feira o dia começa com sol, mas há chance de nevoeiro durante a madrugada/manhã. Ar mais quente começa a chegar na região de Montenegro e temperatura começa a subir rapidamente. Porém, ainda faz frio na madrugada. Mínima entre 8ºC e 10ºC. A tarde fica com máxima de 23ºC a 25ºC.

Na quarta-feira o sol aparece com nuvens em Montenegro. A madrugada deve ter mínima entre 11ºC e 13ºC. A temperatura sobe bastante com a presença do vento Norte e a máxima pode ficar entre 28ºC e 30ºC. O vento Norte (quente) pode soprar com rajadas moderadas. Também não se pode descartar instabilidade (chuva) no final do dia, apesar da chance ser pequena.

Na quinta-feira uma frente fria traz aumento de nuvens e pequena chance de chuva. No decorrer do dia, o tempo começa a melhorar e o sol pode até aparecer entre nuvens. Mínima entre 13ºC e 15ºC e máxima entre 21ºC e 23ºC.

Na sexta-feira o sol predomina com poucas nuvens. Ar mais quente volta a ingressar gradualmente no decorrer do dia, o que vai trazer uma acentuada elevação da temperatura. As mínimas ficam entre 10ºC e 12ºC enquanto as máximas podem atingir até 25ºC.

Tendência: Na sequência, segundo simulações computadorizadas, voltará a fazer calor, com temperatura superando os 30°C no final de semana. O vento Norte deve ser o responsável pelo transporte do ar quente ao Estado novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário