sexta-feira, 17 de agosto de 2012

FINAL DE SEMANA QUENTE E ABAFADO

O cenário sinótico nesta sexta-feira e nos próximos dias no Cone Sul da América do Sul é de enorme complexidade. Frente semi-estacionária é alimentada por ar muito quente e úmido de Norte hoje e amanhã, trazendo chuva forte a intensa assim como a ocorrência de temporais para o Centro e o Norte da Argentina, e o Uruguai. Ao mesmo tempo, incrível centro de alta pressão atinge 1046 hPa (valor de pressão altíssimo) no Atlântico Sul. Esta "alta" é tão abrangente que sua influência vai da América até a África, e sua intensificação reforça bloqueio atmosférico que deixa quase todo Brasil seco e que é responsável pelo agosto muito quente em Porto Alegre. Simultaneamente, área de baixa pressão se aprofunda no Norte da Argentina e outra, que veio do Pacífico, se intensifica na costa argentina. As duas "baixas" favorecem que a chuva avance dos países vizinhos para o Rio Grande do Sul, mas a instabilidade não progride muito pelo efeito do centro de alta pressão que age como um "escudo", limitando a chuva mais às Metades Sul e Oeste, onde até podem ocorrer pancadas fortes, com muito menor precipitação no Norte e no Nordeste do Estado, inclusive na Grande Porto Alegre.

Fonte: Jornal Correio do Povo / MetSul

Previsão do Tempo - 18/08 20/08

No sábado terá sol e nuvens em Montenegro. Ar mais quente (vento Norte) continua ingressando na região e a temperatura estará muito alta para esta época do ano. Mínima entre 16ºC e 18ºC e máxima atinge de 30ºC a 32ºC à tarde.

No domingo o sol pode aparecer, mas a as nuvens aumentam muito e o céu pode passar à nublado. Modelos divergem quanto à chuva, por isso não se pode descartar alguma chuva rápida e passageira no decorrer do dia, mas o sol e nuvens predominam. Segue a sensação de abafamento devido a alta umidade do ar. Mínima entre 18ºC e 20ºC na madrugada e máxima entre 26ºC e 28ºC.

Na segunda-feira o sol novamente pode aparecer mas com muitas nuvens. Os modelos numéricos continuam divergindo sobre a possibilidade de chuva na região de Montenegro. O que pode-se afirmar nesse momento é que a chuva chegará muito próxima, por isso não é possível descartar alguma pancada passageira no final do período. Mínima entre 16°C e 18°C e máxima entre 26°C e 28°C.

Tendência: A próxima semana continua incrivelmente quente para o mês de Agosto, com a temperatura muito acima da média histórica.

Fonte: CPTEC / INPE / INMET / Metsul / CP / Tempo Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário