terça-feira, 18 de setembro de 2012

ALERTA METEOROLÓGICO PARA CICLONE

*Atualizações importantes no final do post sobre o ciclone e a possibilidade de enchente em Montenegro

Ciclone trará vento forte e risco de mais transtornos

No restante desta terça-feira e ainda em parte da quarta-feira, especialmente no período da madrugada e da manhã, persiste o risco de chuva forte a torrencial em Porto Alegre, Grande Poa e Vales, com trovoadas. O risco de chover forte, até com possibilidade de alagamentos, permanece em conseqüência de uma frente fria, associada a um centro de baixa pressão na área do Rio da Prata, que vai atravessar o Rio Grande do Sul entre hoje e amanhã.


No decorrer da quarta-feira o grande risco meteorológico deixará de ser a chuva e passará a ser o vento. O Rio Grande do Sul há muito tempo não sofre as conseqüências de um intenso ciclone extratropical, fenômeno comum e recorrente no Atlântico Sul e que nos últimos meses foi mais freqüente em latitudes próximas da Antártida. Esta trégua está prestes a acabar. Centro de baixa pressão bastante profundo avançará do Centro da Argentina para o Rio da Prata, onde deve se intensificar ainda mais com pressão mínima central apenas entre 980 e 985 hPa. Este sistema se converte em um ciclone extratropical intenso durante a quarta-feira na área do Prata, provocando vento muito forte com rajadas intensas com potencial até destrutivo em alguns locais, podendo chegar a 140 Km/h. A pressão atmosférica despencará no Rio Grande do Sul nesta quarta com marcas que podem ficar ao redor ou mesmo abaixo de 1000 hPa em Porto Alegre e Vales.

O vento mais intenso associado ao ciclone é esperado para o Uruguai e o Sul do Estado, porém os efeitos do fenômeno devem ser sentidos em Porto Alegre (e Montenegro). O vento deve ganhar muita força na cidade no decorrer da quarta e ainda soprar forte ao longo da quinta-feira, perdendo intensidade durante o dia. Na área de Porto Alegre o vento pode soprar com rajadas de 70 a 90 km/h, superiores em alguns pontos. Para Montenegro estão previstas rajadas entre 50 e 70 km/h, não se descartando algumas superiores.


O potencial de danos e transtornos é altíssimo. O vento muito forte, que deve soprar com rajadas por muitas horas consecutivas, pode provocar queda de placas de publicidade e postes, além de causar destelhamentos. Pode ser registrado um elevado número de queda de árvores. Apenas com o vento intenso já seria de se esperar um número de alto de queda de árvores, mas com o solo bastante saturado e instável pelo excesso de chuva o número pode ser ainda maior do que normalmente se observa. As conseqüências mais amplas para a população deverão se dar no fornecimento de energia com prováveis cortes e interrupções em vários bairros. A população deve estar muito atenta, evitando estacionar automóveis debaixo de árvores e ter muito cuidado com eventuais cabos ou fios de luz energizados nas ruas.

Enchente?

As condições registradas (acumulados de chuva) em Montenegro e Serra Gaúcha ainda não geram condições de cheia para o Rio Caí, apesar de 4 dias de chuva seguidos. Assim, como era o esperado, o rio já se encontra bem acima do nível normal e vai subir mais ainda, mas repito, sem possibilidade de enchente ainda. Este aviso tem validade de 24 horas (até a noite de quarta-feira).
O que traz um pouco de preocupação é que os modelos começaram a sugerir acumulados elevados mais para o Norte do RS, podendo incluir a Serra. O quadro será decisivo amanhã (quarta-feira) para se ter certeza de uma possível enchente em Montenegro e região. Qualquer informação adicional e atual será divulgada aqui no twitter, ao lado da postagem.


Por fim, não deixem de comentar aqui no blog, na opção "Comentários" abaixo...
Boa sorte à todos!

Fonte: MetSul Meteorologia / CP
Adaptado por Daimar Coelho


-----------------------------------------------------------
Atualização III - 19/09 às 21:06

ATENÇÃO | Dados divulgados agora pouco do nível do rio Caí em São Sebastião do Caí traz um pouco de preocupação. Nível atingiu 12 metros lá, portanto, nesse momento, a previsão da enchente da Montenegro passa a ser de proporções moderadas.
A seguir será divulgado se o nível continua subindo lá... se alguém puder ajudar com a informação correta antes eu agradeço também.

-----------------------------------------------------------
Atualização II - 19/09 às 19:35

Rio Caí continua subindo 7 cm por hora em Montenegro. Teremos uma enchente pequena na cidade.

-----------------------------------------------------------

Atualização I - 19/09 às 12:18

ENCHENTE | Chance de enchente pequena nesse momento para Montenegro. Previsão de enchente é dificílima porque os dados de chuva da Serra não condizem com uma enchente para Montenegro. O problema é que choveu MUITO ao longo do rio e não na nascente, ou seja, em cidades entre Montenegro e a Serra onde NÃO HÁ estações meteorológicas, somente pluviômetro manual (agricultores e pessoas da sociedade). Em São Sebastião do Caí o nível de alerta de 10,5 metros deve ser atingido até a noite de hoje e as primeiras famílias devem ser retiradas. Mesmo nesse nível lá, em Montenegro ainda não ocorre enchente. O problema vai ser se ultrapassar esse limite.

5 comentários:

  1. Parabens Daimar, acompanho sempre o teu Blog, sempre atualizado e detalhado, continue assim. Te convido a conhecer o meu, analisemontenegro.blogspot.com abraco.

    ResponderExcluir
  2. Rio Caí enchendo muito rapido em são sebastião do cai, estarei indo agora 7 e 30 da manhã a Bom principio ver o nivel do rio lá , porém a situação ja começa a ficar critica aqui no Caí.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Daimar,
    Chega épocas de cheias sei que posso contar com o teu blog.
    Abração

    ResponderExcluir
  4. Acompanhei durante a madrugada o drama da cidade de Porto Lucena,município que fica localizado na fronteira Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, nas margens do Rio Uruguai, fronteira com a Argentina. Lá segundo o Prefeito da cidade, todas as 2560 residências foram destruídas pela chuva de granizo com "pedras do tamanho de um ovo de avestruz". Prefeitura e outros prédios públicos também sofreram devastação completa, pois além da saraiva do granizo, a chuva foi bastante intensa causando alagamentos e inundações nas residências atingidas.
    Abraço aos leitores e para o amigo Daimar!!

    ResponderExcluir
  5. Situação ja é de enchente em São Sebastião do Caí , dezenas de pessoas ja foram retiradas de suas casas, fui hoje pela manhã a bom principio e o rio lá está bastante cheio. o problema todo é que as informações são poucas então não se tem noção do que vai acontecer porem as informações aqui dão conta de uma enchente entre 12 a 13 metros porem é uma diferença muito grande, caso pare de encher posto aqui a situação do Caí para voces ai de montenegro terem uma idéia das cheias ai para voces.

    ResponderExcluir