quarta-feira, 19 de setembro de 2012

MONITORAMENTO DA ENCHENTE EM MONTENEGRO - 19/09/2012

Atualização VII - 20/09 às 14:04

ANÁLISE DA ENCHENTE

Desde março/2012 este blog, gerenciado por mim Daimar Coelho, vem informando sobre a possibilidade de enchente em Montenegro e região durante o inverno. Desde o início do fenômeno El Niño, eu vinha chamando a atenção para o retorno, não só das chuvas, mas também do aumento do número de temporais sobre o RS. A primeira previsão de enchente foi feita para os meses de julho e agosto, mas com um fortíssimo bloqueio atmosférico atuando sobre o RS em agosto, a chuva excessiva ficou restrita ao Uruguai, que por sua vez sofreu com as cheias dos rios, e aqui no RS tivemos forte elevação da temperatura (super-veranico).

No post criado no dia 14/09/2012 com o título "Chuva retorna ao RS e pode vir acompanhada de temporais", já se alertava sobre o tempo severo e sobre a possibilidade de enchente, mesmo que pequena, mas já se falava sobre a possibilidade de enchente em Montenegro com 5 DIAS DE ANTECEDÊNCIA. Veja e relembre o trecho: "... como a chuva ficaria mais restrita ao Sul do RS, a chance da ocorrência de uma enchente em Montenegro é muito baixa nesse momento, mas o quadro vai exigir atenção. Modelos podem começar a sugerir chuva forte e excessiva mais para o Norte nas próximas saídas."

Pois bem, a situação era indefinida até um dia antes da ocorrência da enchente na cidade. Por que? Porque somente na madrugada de terça-feira (18/09) o que vinha se cogitando aconteceu. Choveu moderadamente na região Serrana (nascente do rio Caí). Mas mesmo assim, segundo as minhas análises, o total de chuva nos últimos 4 dias não era suficiente para gerar cheia, eu acreditava até o último momento que o rio teria uma forte elevação, ficando muito acima do normal, mas ainda assim com chances pequenas para enchente.... É aí que a falta de recursos meteorológicos e sistemas de alerta no nosso Estado e País entram em ação! As poucas estações meteorológicas do INMET que existem na região não caracterizavam uma cheia, segundo a minha análise. Graças a estações particulares e pluviômetros manuais (agricultores) e principalmente aos amigos de Bom Princípio, São José do Hortêncio e São Sebastião do Caí começava a busca por informações de registros pluviométricos. Aí é que comecei a me preocupar e a cogitar enchente quando reuni as informações. Choveu intensamente nas cidades imediatamente ao Sul da Serra, ou seja, entre Montenegro e a Serra Gaúcha, onde não há estações. Quase fui traído pelos registros da Serra e Montenegro e não "enxerguei" o que aconteceu entre as cidades ao longo do rio.

Às 21:06 do dia 19/09 comecei a alertar - em meio a uma "enxurrada" de informações sobre o vento e estragos causados pelo ciclone no Uruguai e RS - que a enchente seria de proporções moderadas (nem pequena, nem grande), horário em que a recém começava a alagar os primeiros pontos de Montenegro, ainda dando um certo espaço de horas para a população ribeirinha se organizar.

Então, encerra-se aqui o monitoramento das cheias do rio Caí em Montenegro. Um grande abraço à todos que acompanharam, comentaram e prestigiaram este blog. Continuem visitando...
Até a próxima!  ;-)



-------------------------------------------------------
Atualização VI - 20/09 às 13:28

Rio Caí estabilizou em Montenegro entre às 17:00 e 18:00, conforme já era previsto na atualização das 13:28 (abaixo). O rio atingiu 5,48 metros. Já em São Sebastião do Caí o rio atingiu o pico de 
12,50 metros por volta das 06:00.
Agora as águas começam a baixar lentamente durante essa noite e sexta-feira na cidade. A boa notícia é que nos próximos dias praticamente não há previsão de chuva, apesar desta sexta-feira poder ocorrer algum chuva rápida e passageira, mas que não terá influência na enchente atual.

-------------------------------------------------------
Atualização V - 20/09 às 14:04

Rio Caí em Montenegro atinge 5,41 metros às 13:00 e continua subindo 3 cm/h conforme já era previsto.

--------------------------------------------------------
Atualização IV - 20/09 às 13:28

O rio estabilizou no começo dessa madrugada em São S. do Caí. Em Montenegro continua a subir, mesmo que muito lentamente. Às 9 horas desta quinta, o rio media 5,10 metros, subindo cerca de 8 cm por hora. Ao que tudo indica deve se estabilizar no final da tarde.

--------------------------------------------------------
Atualização III - 19/09 às 21:52

Alerto para a população ribeirinha começar "a se mexer".... essa enchente não vai subir rápido como numa enchente grande, mas vai subir aos poucos e constante, por várias horas. Então não adianta pensar que por estar subindo pouco que vai parar rápido... ok?

---------------------------------------------------------
Atualização II - 19/09 às 21:40

ATENÇÃO | Estou correndo atrás de informações e descobri uma notícia ruim. A água não parou de subir em São S. do Caí. Sobe 10 cm/h com o nível em 12,3 metros agora. Isso que dizer que vai subir em Montenegro até pelo menos o começo da tarde de quinta. Isso preocupa! Previsão continua sendo de uma enchente com proporções MODERADAS em Montenegro.

-----------------------------------------------------------------
Atualização I - 19/09 às 21:06

Dados divulgados agora pouco do nível do rio Caí em São Sebastião do Caí traz um pouco de preocupação. Nível atingiu 12 metros lá, portanto, nesse momento, a previsão da enchente da Montenegro passa a ser de proporções moderadas.
A seguir será divulgado se o nível continua subindo lá... se alguém puder ajudar com a informação correta antes eu agradeço também.

9 comentários:

  1. Buenas Daimar, aproveito teu blog para agradecer aos organizadores do desfile dia 20 que pensaram em todos, até em nós flagelados.
    Ass: Morador bairro ferroviário

    ResponderExcluir
  2. Alguém Saber dizer quantos metros o rio atingiu em São Sebastião do Caí?

    ResponderExcluir
  3. algue sabe me disser como ta ai em motenegro o nivel do rio tenho parentes que moram ai nao consigo falar com eles

    ResponderExcluir
  4. Enchente estabilizou aqui no bairro Olaria.

    ResponderExcluir
  5. Adriano, chegou a 12,50 metros em São S. do Caí, ok?
    Obrigado pelo comentário. Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Everton, a enchente foi de proporções moderadas (média) aqui em Montenegro. Nas ruas tradicionalmente mais baixas a enchente chegou. Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, estou iniciando um TCC sobre este assunto, gostaria de um E-mail teu para poder entrar em contato e esclarecer melhor o assunto. Estudo em Canoas, regiao metropolitana de Porto Alegre, na UNILASALLE, faço Geografia Bacharelado.

    Att;

    Cristiane S Chiesa.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Daimar, faço faculdade de Geografia na UNILASALLe em canoas, e quero fazer meu TCC sobre montenegro e a questão das enchentes. Podes me mandar um e-mail para contato onde eu possa entrar em contato contigo ?

    ResponderExcluir