sexta-feira, 30 de março de 2012

DIAS DE SOL E MAIS QUENTES

Previsão do Tempo - 31/03 a 02/04

O sábado será de tempo ensolarado em Montenegro. Faz menos frio na madrugada com mínimas de 13ºC a 15ºC. A tarde deve ser mais quente, com máxima entre 30ºC e 32ºC.

No domingo o sol segue predominando. Há chance de nevoeiro isolado entre a madrugada e o começo da manhã. A madrugada deve ter mínimas entre 15ºC e 17ºC. A temperatura segue em elevação e atingem entre 31ºC e 33ºC à tarde.

A segunda-feira será de sol em Montenegro, e ainda com chance de nevoeiro isolado ao amanhecer. Temperatura mínima entre 15ºC e 17ºC e máxima à tarde, entre 32ºC e 34ºC (alta para o mês de abril).

Tendência: Uma frente fria estará sob o Rio Grande do Sul e provocará chuva, que poderá ser forte e excessiva, na segunda metade da semana, assim como a queda da temperatura máxima.

segunda-feira, 26 de março de 2012

POTENTE MASSA DE AR FRIO TRAZ MÍNIMAS DE INVERNO

Previsão do Tempo - 27/03 a 30/03

Depois de uma primeira quinzena incrivelmente quente, com máximas até 5ºC acima da média no período, o Estado será atingido, a partir de amanhã, por uma das mais fortes massas de ar frio das últimas décadas em março, não se descartando a quebra de recordes históricos em algumas localidades. O ar frio ingressa nesta terça acompanhado de vento que pode ter rajadas fortes e a temperatura declina, despencando rapidamente à noite e dando lugar a uma madrugada de quarta que será gélida. As mínimas na quarta e na quinta, acreditem, ficarão abaixo das mínimas médias históricas de julho.

Na terça-feira o sol aparece com nuvens em Montenegro e há chance de chuva a qualquer momento. Uma massa de ar frio de intensidade muito forte para a época do ano ingressa durante o dia e o vento pode soprar moderado a forte, de quadrante Oeste a Sul. Ao amanhecer faz entre 14ºC e 16ºC, mas diferente dos outro dias, quando a mínima ocorria ao amanhecer, na terça ocorrerão no final do período (após 23h) com marcas de 12ºC a 14ºC e sensação térmica menor devido ao efeito do vento gelado. A máxima devem ficar apenas entre 23ºC e 25ºC.

Na quarta-feira a massa de ar frio e seco define as condições do tempo. Faz muito frio para esta época do ano na madrugada, mas os modelos divergem quanto às mínimas na cidade. Alguns indicam marcas de 5ºC a 7ºC e outros de 9ºC a 11ºC. A previsão da MeteoMont é de mínimas entre 7ºC e 9ºC. A temperatura à tarde será bastante amena atingindo apenas de 22ºC a 24ºC. Volta a esfriar acentuadamente a partir do anoitecer.

Na quinta-feira o tempo ensolarado predomina. A madrugada novamente será de temperatura muito baixa com mínima entre 7ºC e 9ºC. À tarde será mais quente do que no dia anterior e deve ter máxima entre 25ºC e 27ºC.

Na sexta-feira o sol novamente predomina em Montenegro. A madrugada ainda será fria para esta época do ano com mínima entre 9ºC e 11ºC. A massa de ar frio perde força e a tarde será agradável com máxima de 28°C a 30°C.

domingo, 25 de março de 2012

TEMPESTADES SOLARES ENERGIZAM A ATMOSFERA

Alguns especialistas negam efeitos cósmicos sobre o clima da Terra, mas é impossível ignorar a força do Sol. A Nasa acaba de divulgar que as tempestades solares dos dias 8 a 10 de março deste mês fizeram tanta energia alcançar a parte mais alta da atmosfera do nosso planeta que a quantidade seria suficiente para iluminar todas as casas da cidade de Nova Iorque por dois anos. Nos período de três dias, a chamada termosfera da Terra absorveu 26 bilhões de kWh de energia, mas 95% rebotou para o espaço pela proteção natural do nosso planeta ante a presença de gases como o dióxido de carbono. Tamanha carga de energia, segundo a Nasa, tem efeito positivos e negativos. Se por um lado, as tempestades solares ajudam a "limpar" a órbita terrestre do chamado lixo espacial, por outro, satélites operacionais têm seu tempo de vida reduzido à medida que o fluxo solar encurta a data de reentrada dos equipamentos. A atividade solar está em alta e tem seu pico previsto para 2013.

Fonte: CP / MetSul

sexta-feira, 23 de março de 2012

DIAS AGRADÁVEIS E OUTONAIS

Previsão do Tempo - 24/03 a 26/03

No sábado o sol aparece com nuvens, podendo ocorrer períodos de céu nublado. Há uma pequena chance de chuva/garoa isolada e passageira. A massa de ar frio sobre a região traz temperatura menor na madrugada. O dia será bastante ameno. Mínima entre 14ºC e 16ºC e máxima entre 25ºC a 27ºC.

O domingo deve ter sol e nuvens. O dia será muito agradável com temperaturas tipicamente outonais (friozinho na madrugada/amanhecer e agradável durante o dia). Mínima entre 13ºC e 15°C e a máxima à tarde fica entre 28ºC e 30ºC.

Na segunda-feira o sol aparece com nuvens novamente e pode ocorrer períodos de céu nublado/encoberto. A temperatura segue agradável. Mínima entre 13°C e 15ºC e a máxima atingindo apenas entre 26ºC e 28ºC.

Tendência:
Nova massa de ar frio polar chega no decorrer da terça-feira, impulsionada por um enorme ciclone extratropical (comum na costa do RS), e derruba ainda mais a temperatura. Há modelos projetando mínima entre 7°C e 9°C para Montenegro na quinta-feira, enquanto outros projetam entre 9°C e 11°C. O certo é que vai fazer muito frio para esta época do ano e as Serras Gaúcha e Catarinense terão frio de inverno (entre 0°C e 2°C) com geada.

segunda-feira, 19 de março de 2012

CALOR ANTES DA CHUVA

Previsão do Tempo - 20/03 a 23/03

Nesta terça-feira, em Montenegro, o sol predomina com nuvens. A madrugada, que terá o começo do outono às 2h14m, registrará mínima entre 18ºC e 20ºC. A tarde será bastante quente máxima entre 33ºC a 35ºC.

Na quarta-feira o sol aparece com nuvens. No decorrer do período as nuvens aumentam e fortes áreas de instabilidade isoladas se formam a partir da tarde no Rio Grande do Sul com chuva forte e temporais em pontos isolados. Por isso, não se pode descartar chuva na região de Montenegro até o final do dia. Mínima entre 20ºC e 21ºC e máxima entre 32ºC e 34ºC.

Na quinta-feira uma frente fria deixa o dia com muitas nuvens e chuva a qualquer hora. Alerta-se para a possibilidade de pancadas fortes de chuva. Com o quadro de instabilidade, a temperatura pouco varia e a temperatura será menor em relação ao dias anteriores. Mínima entre 19°C e 21ºC e máxima entre 25ºC e 27ºC.

A sexta-feira será de muitas nuvens com chance de chuva e/ou garoa a qualquer momento. Mesmo assim podem ocorrer abertura de sol. Uma massa de ar frio estará ingressando no Estado e o dia será bastante ameno. Mínima entre 17ºC e 19ºC e máxima de apenas 25ºC. O vento Sul (frio) sopra de fraco a moderado.

quinta-feira, 15 de março de 2012

DIAS DE MUITO SOL E AR SECO

Previsão do Tempo - 17/03 a 19/03

No sábado o sol predomina em Montenegro e o dia será muito agradável. A madrugada será fria para esta época do ano com mínima entre 14ºC a 16ºC. A temperatura vai subindo gradativamente e a tarde terá um pouco de calor com máxima de 31ºC a 33ºC.

O domingo será outro dia com o predomínio do sol e do ar seco. Temperatura mínima estará amena e fica entre 16ºC e 18ºC. A tarde faz calor, mas sem sensação de abafamento, com máxima entre 32ºC e 34ºC.

A segunda-feira ainda será ensolarada em toda região. Mínima entre 16ºC e 18ºC na madrugada. Faz calor à tarde. Máxima entre 32ºC e 34ºC.

segunda-feira, 12 de março de 2012

CALOR NA TERÇA E ALÍVIO NA QUARTA

Previsão do Tempo - 13/03 a 16/03
Atualizada em 13/03 às 20:20

Nesta terça-feira o sol aparece com nuvens em mais um dia de muito calor. Há chance de pancadas de chuva com vento e trovoadas a partir da tarde. O desconforto térmico será enorme devido a combinação de forte calor + umidade do ar elevada. Temperatura mínima entre 21°C e 23°C e máxima entre 36°C e 38°C.

A quarta-feira pode até começar com sol, mas as nuvens predominam e chove a qualquer momento devido ao deslocamento da frente fria pelo Estado. A ótima notícia é que a temperatura finalmente cai bastante em relação aos dias anteriores. O vento Sul sopra de fraco a moderado durante o dia. Mínima entre 19°C e 21°C e máxima de apenas 28°C.

Na quinta-feira o tempo permanece instável e com chance de chuva na primeira metade do período, mas a tendência é que o céu limpe e o sol apareça a tarde. O vento sopra fraco com ocasionais rajadas moderadas de quadrante Sul. Mínima amenas entre 17°C e 19°C no final do dia e máxima entre 27°C e 29°C apenas.

Na sexta-feira o tempo seco e ensolarado predomina e a sensação térmica será muito agradável durante o dia. Faz FRIO durante a madrugada e começo do amanhecer. Mínima entre 14°C e 16°C e máxima em torno dos 29°C à tarde.

OBS: Previsão sujeita a alterações/atualizações no decorrer da semana.

sexta-feira, 9 de março de 2012

CALORÃO NÃO DÁ TRÉGUA!

Previsão do Tempo - 10/03 a 12/03
Atualizada em 10/03 às 10:58

Neste sábado o sol predomina e a onda de calor volta a ganhar força. A madrugada terá mínima entre 20ºC e 22ºC. Já a tarde, de muito calor, deve ter máxima entre 35ºC e 37ºC.

O domingo será outro dia ensolarado e temperatura elevada em Montenegro. O calor aumenta e a sensação de desconforto térmico também. Mínima entre 21ºC e 23ºC com nevoeiro isolado na região. A tarde será muito quente, com máxima de 37ºC a 39ºC.

A segunda-feira dará sequência a mais um dia da forte onda de calor. O sol predomina na cidade e a temperatura continua muito alta, trazendo desconforto térmico. Mínima entre 21ºC e 23ºC. Durante a tarde a máxima fica entre 36ºC e 38ºC.


Tendência:
A temperatura só deve ceder a partir da segunda metade da semana, principalmente na quinta e na sexta-feira, quando a mínima pode ficar em torno dos 14°C.

ATIVIDADE SOLAR EM ALTA


A imprensa global deu grande destaque ontem para a tempestade solar, mas com alguma dose de exagero. A explosão no Sol na noite de terça atingiu X5.7 na "escala Richter" das chamas solares, a segunda mais forte do atual ciclo solar 24, mas esteve longe das mais intensas já registradas. A pior já documentada foi em 2003, uma X28, mas não trouxe maiores consequências porque se deu em parte do Sol não voltada para a Terra. Mesmo assim fez com que até a Flórida, quase no Caribe, pudesse ver auroras. A tempestade que gerou o blecaute no Canadá em 1989 decorreu de uma explosão X15. Aviões com rotas entre Estados Unidos e Ásia alteraram seus trajetos ontem pela tormenta geomagnética, mas os efeitos mais visíveis da atividade solar foram mesmo as auroras. A mancha que trouxe a explosão da terça agora está voltada para a Terra e pode trazer novas chamas. O pico do atual ciclo solar ocorrerá em 2013, logo, o Sol ainda vai render muita notícia.

segunda-feira, 5 de março de 2012

SEMANA DE MUITO SOL E FORTE CALOR

Previsão do Tempo - 06/03 a 09/03
Atualizada em 07/03 às 20:04

Nesta terça-feira o sol aparece com poucas nuvens. A temperatura segue elevada e a tarde será de forte calor. A madrugada deve ter mínima entre 21ºC e 23ºC. Máxima entre 36ºC e 38ºC, com sensação térmica passando dos 40°C e consequentemente muito desconfortável.

Na quarta-feira o tempo seco e o sol forte continuam predominando. A madrugada deve ser quente com mínima entre 21ºC e 23ºC. Já a tarde, novamente será de intenso calor. Máxima entre 36ºC a 38ºC novamente.

Na quinta-feira novamente o sol predomina com poucas nuvens em Montenegro. A madrugada terá mínima entre 21ºC e 23ºC enquanto à tarde pode fazer entre 35ºC e 37ºC. Sensação térmica de abafamento. Devido a aproximação de áreas de instabilidade, não se descarta chuva passageira e isolada na região.

Na sexta-feira o sol aparece com nuvens, mas a nebulosidade aumenta e não se pode descartar a possibilidade de chuva/pancadas. Mínima entre 22ºC e 24ºC e a máxima entre 32ºC e 34ºC, podendo se elevar mais.

sexta-feira, 2 de março de 2012

FINAL DE SEMANA DE MUITO SOL

Previsão do Tempo - 03/03 a 05/03

No sábado o sol predomina com poucas nuvens. Pode ter nevoeiro no amanhecer. A madrugada deve ser amena com mínima de 16ºC a 18ºC. Máxima à tarde entre 29ºC e 31ºC.

O domingo deve ser outro dia ensolarado e muito agradável. Novamente pode ter nevoeiro isolado na região no amanhecer. A temperatura se eleva rapidamente durante o dia . Mínima na madrugada ao redor de 19ºC e máxima entre 32ºC a 34ºC.

Na segunda-feira o sol novamente predomina. Há possibilidade de nevoeiro ao amanhecer. A madrugada vai ser agradável com mínima entre 20ºC e 22ºC. Faz calor à tarde com máxima entre 34ºC e 36ºC.