sexta-feira, 31 de agosto de 2012

FINAL DE SEMANA QUENTE

Previsão do Tempo - 01/09 a 03/09
Atualizada em 02/09 às 10:34

No sábado o sol predomina com poucas nuvens. Ainda pode ter nevoeiro isolado na região entre a madrugada e o amanhecer. Temperatura mínima entre 13ºC e 15ºC. Faz calor à tarde com máxima entre 28ºC e 30ºC.

No domingo o sol aparece com nuvens, mas a nebulosidade aumenta e não se descarta a possibilidade de chuva à noite. Com o aumento de nuvens, o vento vira para Sul na segunda metade do período e pode dar sensação térmica de frio. A mínima, no começo e no final do dia, fica entre 14ºC e 16ºC. Máxima entre 28ºC e 30ºC à tarde (calor).

A segunda-feira terá muitas nuvens e ainda com chance de chuva na primeira metade do períodos. Temperatura mínima entre 12°C e 14°C. A tarde terá temperatura entre amena e agradável com máxima entre 21°C e 23°C.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

SEMANA COMEÇA FRIA E COM CHUVA E TERMINA QUENTE E COM SOL

Previsão do Tempo - 28/08 a 31/08

Nesta terça-feira as nuvens predominam e pode chover ou garoar a qualquer momento. Mesmo assim não se descarta períodos de aberturas de sol. Mínima entre 8ºC e 10ºC e máxima entre 15ºC e 17ºC.

A quarta-feira será outro dia de muitas nuvens, com momentos de céu encoberto em que não se descarta chuva fraca e/ou garoa e momentos de aberturas de sol. A temperatura segue em elevação. Mínima entre 11ºC e 13ºC e máxima de 18ºC e 20ºC.

Na quinta-feira o tempo fica mais aberto e o sol aparece com nuvens, podendo ocorrer períodos de céu nublado. Temperatura mínima de 11ºC a 13ºC. A tarde será agradável com máxima de 23ºC a 25ºC.

Na sexta-feira o sol predomina com poucas nuvens em Montenegro. Há chance de nevoeiro no começo da manhã. A temperatura se eleva ainda mais. Temperatura mínima de 11ºC a 13ºC e máxima de 26ºC a 28ºC.

Tendência: Modelos divergem quanto a possibilidade de chuva no final de semana, com alguns indicando chuva já no sábado e outros no final do domingo. O calor (para esta época do ano) deve continuar no final de semana.

domingo, 26 de agosto de 2012

INVERNO VOLTOU! MAS POR QUANTO TEMPO?

Depois de uma longa e incrível sequência de dias quentes para o mês de agosto, o Rio Grande do Sul amanheceu sábado com uma cara muito diferente. Os ipês continuam floridos, dando à paisagem aspecto de primavera, mas a atmosfera de inverno retornou. Para se ter ideia da dimensão da mudança do tempo, a temperatura às 8h de sexta-feira em Canguçu era de 18,2ºC. No mesmo horário, no sábado, fazia 6ºC. Devido ao vento de 51 km/h, a sensação térmica no começo da manhã na cidade do Sul do Estado era de 0ºC. Quase toda a Metade Sul amanheceu sábado com 6ºC a 10ºC. Até o Noroeste tinha frio com marcas de 10ºC a 12ºC. O pico do frio no Rio Grande do Sul ocorre hoje com máximas muito baixas e ar gelado o dia todo. Amanhã e na terça segue frio, mas menos intenso durante o dia. Na segunda metade da semana se espera o retorno de ar quente a partir do Norte da Argentina, o que favorecerá novo e forte aquecimento com tardes de calor. Mas este não é o último frio. Setembro reserva alguns dias com cara de inverno.

Fonte: Jornal Correio do Povo / MetSul

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

MUDANÇA BRUSCA NO TEMPO - CHUVA E FRIO

Previsão do Tempo - 24/08 a 27/08
Atualizada em 26/08 às 21:24

Neste sábado o tempo muda bruscamente! A chegada de uma frente fria deixa o tempo instável com predomínio de nuvens já pela manhã. Há chance de pancadas fortes acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas. Não se descarta temporal na chegada da chuva a região de Montenegro. A temperatura entra em forte queda. Mínima entre 12°C e 14°C (no final do período) e máxima de 22°C. A máxima será de mais de 10°C de diferença para a sexta-feira.

No domingo o tempo permanece instável com chuva a qualquer momento. Ainda há chance de pancadas fortes. A temperatura pouco varia. Faz muito frio. Mínima entre 9°C e 11°C e máxima não ultrapassa os 14°C.

Na segunda-feira muitas nuvens cobrem o céu. Chove e/ou garoa a qualquer momento. Sensação térmica de frio. Temperatura mínima entre 8°C e 10°C e máxima entre 13°C e 15°C.

Fonte: CPTEC / INPE / INMET / Metsul / CP / Tempo Agora

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

SEMANA PODE TER CHUVA MAS O SOL E O CALOR PREDOMINAM

Previsão do Tempo - 21/08 a 24/08

Na terça-feira o tempo estará instável. O céu estará com muitas nuvens e há chance de períodos de chuva. A chuva será irregular e mal distribuída na região de Montenegro. Temperatura mínima entre 17°C e 19°C e máxima entre 27°C e 29°C.

Na quarta-feira sol aparece com nuvens em Montenegro, apesar do dia começar ainda com chance de chuva. A temperatura na madrugada fica amena, porém, sobe rapidamente durante o dia e faz muito calor para esta época do ano. O vento vira para Norte e sopra de fraco a moderado. Mínima entre 14°C e 16°C e a máxima entre 30°C e 32°C.

Na quinta-feira e na sexta-feira o tempo continua firme e sem previsão de chuva. O sol predomina com poucas nuvens. A temperatura continua elevada com tardes de muito calor. Mínima entre 14°C e 16°C na madrugada e a máxima entre 32°C e 34°C.

Tendência: O final de semana deve ocorre com virada do tempo em Montenegro. No sábado e parte do domingo deve chover e a temperatura entra em forte queda que provocará sensação de frio por conta do vento Sul.

Fonte: CPTEC / INPE / INMET / Metsul / CP / Tempo Agora

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

FINAL DE SEMANA QUENTE E ABAFADO

O cenário sinótico nesta sexta-feira e nos próximos dias no Cone Sul da América do Sul é de enorme complexidade. Frente semi-estacionária é alimentada por ar muito quente e úmido de Norte hoje e amanhã, trazendo chuva forte a intensa assim como a ocorrência de temporais para o Centro e o Norte da Argentina, e o Uruguai. Ao mesmo tempo, incrível centro de alta pressão atinge 1046 hPa (valor de pressão altíssimo) no Atlântico Sul. Esta "alta" é tão abrangente que sua influência vai da América até a África, e sua intensificação reforça bloqueio atmosférico que deixa quase todo Brasil seco e que é responsável pelo agosto muito quente em Porto Alegre. Simultaneamente, área de baixa pressão se aprofunda no Norte da Argentina e outra, que veio do Pacífico, se intensifica na costa argentina. As duas "baixas" favorecem que a chuva avance dos países vizinhos para o Rio Grande do Sul, mas a instabilidade não progride muito pelo efeito do centro de alta pressão que age como um "escudo", limitando a chuva mais às Metades Sul e Oeste, onde até podem ocorrer pancadas fortes, com muito menor precipitação no Norte e no Nordeste do Estado, inclusive na Grande Porto Alegre.

Fonte: Jornal Correio do Povo / MetSul

Previsão do Tempo - 18/08 20/08

No sábado terá sol e nuvens em Montenegro. Ar mais quente (vento Norte) continua ingressando na região e a temperatura estará muito alta para esta época do ano. Mínima entre 16ºC e 18ºC e máxima atinge de 30ºC a 32ºC à tarde.

No domingo o sol pode aparecer, mas a as nuvens aumentam muito e o céu pode passar à nublado. Modelos divergem quanto à chuva, por isso não se pode descartar alguma chuva rápida e passageira no decorrer do dia, mas o sol e nuvens predominam. Segue a sensação de abafamento devido a alta umidade do ar. Mínima entre 18ºC e 20ºC na madrugada e máxima entre 26ºC e 28ºC.

Na segunda-feira o sol novamente pode aparecer mas com muitas nuvens. Os modelos numéricos continuam divergindo sobre a possibilidade de chuva na região de Montenegro. O que pode-se afirmar nesse momento é que a chuva chegará muito próxima, por isso não é possível descartar alguma pancada passageira no final do período. Mínima entre 16°C e 18°C e máxima entre 26°C e 28°C.

Tendência: A próxima semana continua incrivelmente quente para o mês de Agosto, com a temperatura muito acima da média histórica.

Fonte: CPTEC / INPE / INMET / Metsul / CP / Tempo Agora

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

SOL E CALOR RETORNAM

Previsão do Tempo - 14/08 a 17/08

Nesta terça-feira o sol aparece com nuvens e a temperatura entra em forte elevação. Temperatura mínima entre 12°C e 14°Ce máxima à tarde entre 26°C e 28°C.

Na quarta-feira o sol predomina com nuvens. Podem ocorrer momentos de céu nublado. A temperatura continua em elevação e faz calor à tarde. Mínima entre 14°C e 16°C e máxima em torno de 30°C.

Na quinta-feira o sol aparece com nuvens, podendo ocorrer períodos de céu nublado. Devido a proximidade da frente fria que está estacionada no Uruguai e fronteira do RS não se pode descartar alguma chuva rápida e passageira na região de Montenegro, mas o sol e as nuvens devem predominar. O calor prossegue, assim como o abafamento. Mínima entre 15°C e 17°C e máxima entre 28°C e 30°C.

A sexta-feira será muito parecida com os dias anteriores, devendo o sol predominar com algumas nuvens. Temperatura mínima entre 14°C e 16°C e máxima em torno dos 30°C.

Fonte: CPTEC / INPE / INMET / Metsul / CP / Tempo Agora

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

FIM DE SEMANA DE CALOR EM MONTENEGRO

Previsão do Tempo - 11/08 a 13/08

No sábado o sol aparece com nuvens em Montenegro. Ar ainda mais quente cobre o Rio Grande do Sul e o dia será de temperatura alta para esta época do ano. Mínima entre 13°C e 15°C e máxima à tarde entre 28°C e 30°C.

No domingo novamente o sol aparece com nuvens, podendo ocorrer períodos de céu nublado. O dia será muito quente e abafado. Mínima entre 15°C e 17°C. A máxima deve ficar entre 30°C e 32°C. Alguns modelos chegam a sugerir a possibilidade de chuva no final do dia, por isso nesse momento não pode ser descartada.

A segunda-feira inicia com céu fechado e instável. Chove a qualquer momento e não se descarta pancadas fortes e acompanhadas de trovoadas. Temperatura mínima entre 14°C e 16°C e máxima entre 19°C e 21°C.

Tendência: Modelos indicam que voltará a fazer calor na terça mas principalmente na quarta-feira, podendo ultrapassar novamente os 30°C. Na sequência vem a chuva (temporal) novamente.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

CICLONE EXTRATROPICAL NA ARGENTINA E A PREVISÃO PARA O RS

Uma área de baixa pressão segregada que há dias atua na costa do Chile, finalmente, vai avançar para Leste hoje e começar a cruzar a Cordilheira dos Andes. O sistema chega ao Centro da Argentina amanhã e na quarta estará sobre o Rio da Prata, deslocando-se para o Atlântico. O centro de baixa que deve dar origem a ciclone extratropical no Centro da Argentina será o principal sistema meteorológico na América do Sul nesta semana. Vai provocar chuva forte a torrencial entre amanhã e a quarta na região de Buenos Aires e no Uruguai com risco de forte rajadas de vento. O vórtice atmosférico dará origem à frente fria que cruza o Rio Grande do Sul entre quarta e quinta. Antes da chegada da frente, com corrente de jato (vento) em baixos níveis, haverá o rápido ingresso de ar quente que elevará muito a temperatura aqui no Estado. Não se pode afastar temporais isolados na passagem da frente pelo território gaúcho. Na sequência, o tempo melhora e após breve incursão de ar frio voltará rapidamente a esquentar.

Fonte: Jornal Correio do Povo / MetSul

Previsão do Tempo - 07/08 a 10/08
Atualizada em 08/08 às 23:20

Na terça-feira o dia começa com sol, mas há chance de nevoeiro durante a madrugada/manhã. Ar mais quente começa a chegar na região de Montenegro e temperatura começa a subir rapidamente. Porém, ainda faz frio na madrugada. Mínima entre 8ºC e 10ºC. A tarde fica com máxima de 23ºC a 25ºC.

Na quarta-feira o sol aparece com nuvens em Montenegro. A madrugada deve ter mínima entre 11ºC e 13ºC. A temperatura sobe bastante com a presença do vento Norte e a máxima pode ficar entre 28ºC e 30ºC. O vento Norte (quente) pode soprar com rajadas moderadas. Também não se pode descartar instabilidade (chuva) no final do dia, apesar da chance ser pequena.

Na quinta-feira uma frente fria traz aumento de nuvens e pequena chance de chuva. No decorrer do dia, o tempo começa a melhorar e o sol pode até aparecer entre nuvens. Mínima entre 13ºC e 15ºC e máxima entre 21ºC e 23ºC.

Na sexta-feira o sol predomina com poucas nuvens. Ar mais quente volta a ingressar gradualmente no decorrer do dia, o que vai trazer uma acentuada elevação da temperatura. As mínimas ficam entre 10ºC e 12ºC enquanto as máximas podem atingir até 25ºC.

Tendência: Na sequência, segundo simulações computadorizadas, voltará a fazer calor, com temperatura superando os 30°C no final de semana. O vento Norte deve ser o responsável pelo transporte do ar quente ao Estado novamente.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

CALOR ANTECEDE NOVA VIRADA DE TEMPO

Previsão do Tempo - 04/08 a 06/08

No sábado o sol aparece com nuvens, mas a nebulosidade aumenta durante o dia. O tempo deve se instabilizar com chance de chuva principalmente no final da tarde para a noite. A madrugada de sábado será quente. A máxima fica entre 26ºC e 28ºC à tarde. No final do dia, com o ingresso de ar mais frio e o vento Sul,a mínima estará entre 14ºC e 16ºC.

O domingo começa com muitas nuvens e com chance ainda de chuva ou garoa entre a madrugada e de manhã. No decorrer do dia o tempo gradualmente melhora e o sol aparece com nuvens. Temperatura mínima entre 11ºC e 13ºC (no final da noite) e máxima à tarde ficam entre 17ºC e 19ºC.

Na segunda-feira o ar seco e o sol predominam em Montenegro. A madrugada será fria com mínima entre 6ºC e 8ºC. A tarde será agradável com máxima entre 19ºC e 21ºC.

Tendência: Modelos analisados sugerem o retorno do calor na terça, chuva na quarta com nova queda de temperatura.

Fonte: CPTEC / INPE / INMET / Metsul / CP / Tempo Agora