terça-feira, 29 de janeiro de 2013

SEMANA TERÁ PRIMEIRA ONDA DE CALOR DO ANO

Previsão do Tempo - 30/01 a 01/02

O ar quente será bastante reforçado ao longo da semana, o que levará à primeira onda de calor de 2013 no Rio Grande do Sul com temperatura muito alta nos próximos dias, principalmente na segunda metade da semana. As máximas poderão atingir valores ao redor dos 40ºC no Centro e no Oeste do Estado, inclusive na Grande Porto Alegre.

Nesta quarta-feira o sol predomina praticamente sem nuvens no céu. Temperatura mínima entre 18°C e 20°C. Devido ao tempo seco, esquenta rapidamente à tarde e faz calor. Máxima entre 36°C e 38°C.

Na quinta-feira o sol aparece com poucas nuvens. Mínima entre 19°C e 21°C. Faz muito calor à tarde, com máxima entre 37°C e 39°C.

A sexta-feira será muito parecida com a quinta. O sol aparece com poucas nuvens. Temperatura mínima entre 21°C e 23°C. O calor será intenso à tarde, com máxima entre 38°C e 40°C.

Tendência: No final desta semana, a atmosfera se instabiliza com a aproximação de uma frente fria (chuva), o que provavelmente resultará em temporais isolados, alguns fortes, na Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul. A semana será tórrida também na Argentina, onde o calor será ainda mais extremo, possivelmente com marcas de 43ºC a 45ºC em algumas províncias.

Fonte: MetSul / CP / INMET / GFS / CPTEC

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

ADEUS METEOROLOGISTAS !


São tantas histórias incompreensíveis de futuros desperdiçados. De futuros cientistas que deixaram de ser. De jovens mentes brilhantes que se foram. De lindos moços e moças que nada mais buscavam que viver, se divertir, confraternizar com seus amigos, mas que jamais retornaram para casa numa fria madrugada de verão de 27 de janeiro de 2013. Na dolorosa lista de histórias da tragédia de Santa Maria que massacra nossos corações, duas nos tocaram profundamente. Profundamente!


Mariana Macedo, de São Gabriel, estava no quarto semestre do curso de Meteorologia da Universidade Federal de Santa Maria. Seu professor ainda no começo do curso, Ernani Nascimento, a descreve como uma aluna alegre. “Estava sempre sorridente, por onde passava”. Natural do município de São Gabriel, Mariana tinha apenas 19 anos. Recentemente, a meteorologista da UFSM tinha participado do Projeto Chuva, iniciativa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais que no final do ano esteve no Rio Grande do Sul. Interessada por Agrometeorologia, Mariana Macedo participou da montagem das rádiosondagens. Os colegas resumem a amiga como uma pessoa meiga e afável.

Lincon Turcato Carabagiale era natural de Ijuí. Há só duas semanas havia concluído o estágio no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em cachoeira Paulista, São Paulo. O chefe da Meteorologia do INPE recorda que Lincon, que aguardava sua formatura e já tinha sido aprovado para o Mestrado na UFSM e na USP, comparecia ao estágio no Cptec fardado da sua paixão: o Grêmio. “Brinquei com ele sobre nossas afinidades de cores, afinal sou Racing”, recorda o meteorologista argentino Gustavo Escobar do INPE. Amigos contam que Lincon costumava rir muito ao falar das suas viagens de férias em que, segundo o meteorologista da UFSM, tudo dava errado. O carro estragava, carona em caminhões, ou quando o imprevisto era apenas se perder. 

Lincon e Mariana eram, ademais, namorados. Partiram juntos! Como sempre estavam. Sonhavam em prever as nuvens. Olhavam para o céu. Estudavam as nuvens. Conheciam e decifravam seus segredos. Hoje, podem tocá-las com a alma!

Fonte: MetSul Meteorologia 

domingo, 27 de janeiro de 2013

SANTA MARIA - A MAIOR TRAGÉDIA DE NOSSAS VIDAS

Santa Maria - A maior tragédia de nossas vidas

Por Fabrício Carpinejar 

Morri em Santa Maria hoje. Quem não morreu? Morri na Rua dos Andradas, 1925. Numa ladeira encrespada de fumaça.

A fumaça nunca foi tão negra no Rio Grande do Sul. Nunca uma nuvem foi tão nefasta.

Nem as tempestades mais mórbidas e elétricas desejam sua companhia. Seguirá sozinha, avulsa, página arrancada de um mapa.

A fumaça corrompeu o céu para sempre. O azul é cinza, anoitecemos em 27 de janeiro de 2013.

As chamas se acalmaram às 5h30, mas a morte nunca mais será controlada.

Morri porque tenho uma filha adolescente que demora a voltar para casa.

Morri porque já entrei em uma boate pensando como sairia dali em caso de incêndio.

Morri porque prefiro ficar perto do palco para ouvir melhor a banda.

Morri porque já confundi a porta de banheiro com a de emergência.

Morri porque jamais o fogo pede desculpas quando passa.

Morri porque já fui de algum jeito todos que morreram.

Morri sufocado de excesso de morte; como acordar de novo?

O prédio não aterrissou da manhã, como um avião desgovernado na pista.

A saída era uma só e o medo vinha de todos os lados.

Os adolescentes não vão acordar na hora do almoço. Não vão se lembrar de nada. Ou entender como se distanciaram de repente do futuro.

Mais de duzentos e cinquenta jovens sem o último beijo da mãe, do pai, dos irmãos.

Os telefones ainda tocam no peito das vítimas estendidas no Ginásio Municipal.

As famílias ainda procuram suas crianças. As crianças universitárias estão eternamente no silencioso

Ninguém tem coragem de atender e avisar o que aconteceu.

As palavras perderam o sentido...

----------------------------------------------------------

Não atualizarei esse blog hoje (domingo) e pelo menos até o começo da semana, diante da tragédia em Santa Maria-RS, que inclusive teve vítimas da área de Meteorologia. Nada relacionado ao tempo/clima, importa nesse momento... o tempo seguirá bom... (...)

Daimar K. Coelho

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

MASSA DE AR FRIO GARANTE SOL E DERRUBA A TEMPERATURA MÍNIMA

Previsão do Tempo - 26/01 28/01


No sábado, o sol aparece com nuvens. O vento Sul ainda pode soprar de fraco a moderado. A temperatura mínima ficará entre 16ºC e 18ºC . À tarde, a máxima fica entre 25ºC e 27ºC. Esfria rapidamente à noite. 

No domingo o sol predomina. A madrugada será fria para esta época do ano, com mínimas entre 12ºC e 14ºC apenas, mas a tarde será mais quente com máxima entre 29°C e 31ºC.

Na segunda-feira, novamente o céu estará ensolarado. A temperatura mínima estará amena, ficando entre 16°C e 18°C. O calor retorna à tarde com máxima entre 32°C e 34°C.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

SEMANA COMEÇA AMENA, TERÁ CALOR E TERMINA COM CHUVA

Previsão do Tempo - 22/01 a 25/01
Atualizada em 24/01 às 19:28

Nessa terça-feira o sol predomina com poucas nuvens em Montenegro e região. Temperatura mínima entre 16ºC e 18ºC e máxima entre 29ºC e 31ºC. 

Na quarta-feira novamente o sol aparece com poucas nuvens. Mínima de 17ºC a 19ºC. A temperatura sobe mais à tarde em relação aos dias anteriores e faz calor. Máxima fica entre 31ºC e 33ºC.

Na quinta-feira novamente o sol aparece, mas as nuvens devem aumentar no decorrer do período. Sensação de calor e abafamento. Há chance de chuva isolada e passageira a partir da tarde. Mínima entre 18°C e 20°C e máxima entre 33°C e 35°C.

A sexta-feira será instável, com chuva a qualquer momento, que pode ser forte em determinado momento, não se descartando ventania. A temperatura declina ao longo do dia com a chegada do vento Sul (frio). Temperatura mínima entre 17°C e 19°C (no final da noite) e máxima entre 25°C e 27°C.

Tendência: No final de semana o tempo deve firmar e o sol aparecer na maior parte do tempo. A temperatura sofre acentuada queda e faz frio (para esta época do ano) durante as noites.

Fonte: CPTEC / INMET / INPE / CP / MetSul

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

SOL, NUVENS E CHANCE DE CHUVA

Previsão do Tempo - 19/01 a 21/01

Neste sábado o tempo não firma em Montenegro. O sol predomina com nuvens, mas podem ocorrer pancadas de chuva passageiras. Mínima entre 18°C e 20°C e máxima entre 26°C e 28°C.

No domingo as condições permanecem iguais, com sol, nuvens e chance de chuva a qualquer momento do dia. Mínima muito agradável à noite ficando entre 17°C e 19°C. Máxima à tarde de 28°C.

Na segunda-feira o sol aparece com nuvens. A chance de chuva diminui bastante, mas mesmo assim não se pode descarta alguma chuva isolada e passageira. Faz um pouco de frio para esta época do ano na madrugada/amanhecer com mínima entre 16°C e 18°C. Máxima entre 27°C e 29°C.

Tendência: O sol predomina com nuvens na primeira metade da semana. A temperatura estará amena a noite e de agradável a quente durante as tardes. Na quinta e na sexta há chance de pancadas de chuva, principalmente da tarde para noite.

PACÍFICO ESFRIA E HAVERÁ IMPACTO NO RIO GRANDE DO SUL

Importantes informações para o nosso clima a partir do maior dos oceanos do planeta. O mapa abaixo de anomalia de temperatura da superfície do mar mostra uma ‘língua’ de águas mais frias que a média na faixa equatorial do Pacífico em padrão clássico de La Niña neste mês de janeiro. Os dados do NOAA, a agência meteorológica do governo dos Estados Unidos, indicam que a anomalia de TSM durante a última semana no Pacífico Central, região que é usada na classificação de El Niño ou La Niña, foi de -0,6ºC, logo dentro do patamar de ao menos -0,5ºC para La Niña usado pela Meteorologia americana.


Apesar da anomalia ser compatível com o fenômeno, é fundamental esclarecer que não há evento de La Niña caracterizado, o que exigiria a continuidade das águas mais frias no oceano por meses. No ano passado, o Pacífico Central atingiu anomalias de El Niño em momentos do inverno e da primavera, mas que não sustentaram de forma a maturar um episódio do fenômeno. Mesmo assim, independente de caracterizar um episódio ou não de La Niña, o resfriamento recente do Pacífico deve fazer com que a chuva diminua e fique mais irregular aqui no Estado e no Uruguai, até mesmo com risco de déficit hídrico.

Fonte: Correio do Povo
 

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

SEMANA COM PREDOMÍNIO DE SOL

Previsão do Tempo - 14/01 a 18/01

O sol predomina nesta semana na região de Montenegro. Chuva muito isolada e passageira deve atingir a Metade Norte, mas a chance é baixa em Montenegro (sendo maior na sexta-feira). A temperatura não muda muito ao longo da semana. Mínima entre 18°C e 20°C e máxima de 30ºC a 32ºC. O vento sopra de fraco a moderado do quadrante Leste entre a tarde e o começo da noite, o que faz com que refresque à noite.

Este predomínio do tempo seco encontra origem em mudança de padrão atmosférico que trará um restante de janeiro de muito menos chuva e menor probabilidade de temporais de verão. E há modelos indicam a persistência do padrão em fevereiro. Isso porque o canal de umidade principal da América do Sul vai estar nas próximas semanas sobre o Norte, Centro-Oeste e Sudeste do país com chuva intensa e temporais nestas regiões. Com isso, os índices de precipitação despencam aqui no Rio Grande do Sul, assim como a frequência de temporais. 

Fonte: MetSul / CP/ INPE / INMET / CPTEC

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

SOL E NUVENS

Previsão do Tempo - 09/01 a 13/01

Nesta quarta-feira o sol aparece com nuvens em Montenegro, mas devem ocorrer momentos de céu nublado/encoberto. Mesmo a possibilidade (pequena) de garoa passageira não pode ser descartada. Mínima entre 20ºC e 22ºC e máxima entre 29ºC e 31ºC. 

Na quinta-feira novamente o sol aparece com nuvens. A temperatura estará um pouco mais baixa. Mínima entre 18ºC e 20ºC e máxima atingem de 28ºC a 30ºC. 

A sexta-feira será mais um dia de sol e nuvens, podendo ocorrer momentos de céu nublado. Mínimas entre 16ºC e 18ºC. Máximas entre 27ºC e 29ºC. 

No fim de semana o sol aparece com calor à tarde. Temperatura mínima de 15ºC e máxima de 33ºC. Chance de chuva no final do domingo.

sábado, 5 de janeiro de 2013

FIM DE SEMANA DE SOL, CALOR E PANCADAS DE CHUVA

Previsão do Tempo - 05/01 a 07/01

Neste sábado o sol aparece com nuvens em Montenegro. A tarde será quente e abafada com máxima entre 30ºC e 32ºC. A partir da tarde, nuvens carregadas chegam a Montenegro pelo Oeste e deve chover até a noite, não se descartando pancadas fortes, que caso venham a se confirmar, tem potencial para gerar alagamentos na região. 

No domingo o sol pode até aparecer mas haverá muitas nuvens. O dia será abafado com mínima entre 21ºC e 23ºC e máxima de 30ºC a 32ºC. Deve chover a qualquer momento do dia, mas principalmente da tarde para a noite. 

A segunda-feira deve ser de muitas nuvens, podendo ocorrer aberturas de sol, principalmente pela manhã. Porém, devido a atmosfera muito instável, chove a qualquer momento. Pode ter pancada forte especialmente da tarde para a noite. Mínima entre 20°C e 22°C e máxima entre 29°C e 31°C.

Observação e tendência: É importante lembrar que chuva nesta época do ano, por em regra estar associada a ar quente e úmido, não raro pode ser forte e com altos volumes em curtos períodos em pontos isolados e até mesmo temporal com granizo. Vários modelos de previsão analisados indicam que entre segunda e terça a instabilidade permaneceria, inclusive com risco de chuva forte.

Fonte: MetSul, Correio do Povo, INMET, CPTEC 

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

SOL VOLTA A APARECER

Previsão do Tempo - 02/01 a 04/01

Nesta quarta-feira o sol aparece com nuvens. Uma forte massa de ar seco e frio para esta época do ano cobre o RS. Temperatura mínima fica entre 14ºC e 16ºC. A máxima alcança entre 24ºC e 26ºC apenas.

Na quinta-feira o sol predomina em Montenegro. O amanhecer deve ser frio para janeiro com mínima entre 13ºC a 15ºC apenas. A temperatura sobe à tarde e a máxima fica entre 28ºC e 30ºC. Entre a tarde e a noite o vento Leste sopra de fraco a moderado.

Na sexta-feira novamente o sol predomina com poucas nuvens. A temperatura sobe durante o dia. Mínima entre 16°C e 18°C e máxima entre 31°C e 33°C.

Tendência: O final de semana deve ter sol e chuva no sábado e no domingo a chuva predominaria na região de Montenegro.