segunda-feira, 17 de maio de 2010

CICLONE SOBRE O ESTADO TRAZ RISCO DE CHUVA FORTE, VENTO E GRANIZO

Previsão do Tempo - 18/05 a 20/05
Atualizada em 18/05 às 21:46

O quadro se torna preocupante terça-feira. Neste dia, um centro de baixa pressão, origina um ciclone extratropical sobre a área continental e estará posicionado exatamente sobre o Rio Grande do Sul. Em regra, esses sistemas somente adquirem a condição de ciclone quando atingem o mar, mas este se formará no continente. O dia deve ter muita nebulosidade em Montenegro com períodos de chuva e a temperatura pouco varia. Sensação de frio. Mínima de 13ºC e máxima de 18ºC. Alerta-se para a chance de chuva forte na cidade, não se descartando altos volumes (50 a 75 milímetros). Mesmo o risco de granizo não pode ser afastado. O vento pode soprar com rajadas de moderado a forte devido ao posicionamento do sistema sobre o Estado. Alguns modelos indicam rajadas de 50 a 70 km/h. Mas o risco de rajadas mais intensas não está afastada.

Na quarta-feira o tempo continua instável com muitas nuvens, períodos de chuva e garoa. Mesmo assim não estão descartas algumas aberturas de sol. O vento ainda deve soprar com rajadas de intensidade moderada e algumas até forte. A sensação continua sendo de frio. Temperatura mínima de 15°C e máxima de apenas 18°C.

Na quinta-feira o dia deve variar entre sol, nuvens e chuva/garoa. Em dias de atividade ciclônica, é comum o tempo variar com períodos de sol e outros de chuva/garoa. Temperatura mínima de 13°C e máxima de 20°C.

----------------------------------------------------------

Atualização I - 18/05 às 15:58

Rara e bela imagem, mostra o centro do ciclone sobre o Noroeste Gaúcho nesta tarde. O ciclone abrange praticamente todo o Sul do Brasil.

(Clique para ampliar)

----------------------------------------------------------

Atualização II - 20/05 às 09:05

Total de chuva acumulada nas últimas 72 horas na região Sul do Brasil. Observem que no Noroeste Gaúcho e nos litorais de SC e RS, houve acumulação excessiva. Em Montenegro foram registrados 38 mm.


(Clique para ampliar)

2 comentários: