sexta-feira, 23 de julho de 2010

NOVO RISCO DE CHUVA FORTE E ENCHENTE

O Rio Grande do Sul ainda se recupera dos estragos das tempestades da noite de quarta e o Estado já tem a ameaça de terceira onda de temporais neste fim de semana, a terceira em 15 dias se consideradas as tormentas do dia 12 e que castigaram, principalmente, Canoas.

Previsão do Tempo - 23/07 a 26/07

Sexta-feira o sol aparece com poucas nuvens. Faz frio ao amanhecer com temperatura mínima de 8°C. A máxima à tarde atinge até 17°C.

Sábado, uma frente quente (do sentido Norte para o sentido Sul) avança de Santa Catarina para o Estado com chuva que pode ser forte em alguns momentos e possível granizo isolado. A mínima será de 9°C e a máxima de 17°C.

No domingo, esta frente quente se converteria em uma frente fria (após cruzar o RS de Norte para Sul, seria impulsionada por ar frio e cruzaria o RS novamente, agora no sentido de Sul para Norte). Esta frente estará ainda associada a um ciclone extratropical. Portanto, há chance de chuva forte a qualquer momento do período e vendavais (que em pontos isolados podem ser fortes). A temperatura sobe ao longo do dia com o vento norte (quente), antes da chegada da chuva, assim como aconteceu na quarta-feira passada. Com a atmosfera aquecida, aumenta o risco de que se produzam temporais fortes a intensos com potencial de danos em qualquer região do RS. A mínima deve ser de 15°C e a máxima de 26°C.

Na segunda-feira esfria novamente. O dia deve ser de sol e nuvens. Temperatura mínima de 8°C e máxima de 16°C à tarde.


Enchente?


O Rio Caí atingiu hoje de manhã o seu limite máximo entre começar ou não a enchente nas ruas de Montenegro. A rua Apolinário de Moraes (uma das primeiras a vir água) já possuia na sua sarjeta, um pouco de água. A expectativa é que tenhamos uma enchente muito pequena ou somente a elevação muito acima do nível normal do Rio Caí em Montenegro neste final de semana.
Porém, o final de semana será de monitoramento constante, visto que há chance de chuva, inclusive forte, o que poderia ocasionar em um enchente maior durante o começo da próxima semana.




IMPORTANTE:
Esta previsão de enchente é válida somente para este final de semana. A partir de segunda, se for necessário, estas informações serão atualizadas.

-----------------------------------------------------------------
Atualização I - 24/07 às 13:37


Chuva se aproxima de Montenegro, pelo Noroeste, com descarga elétrica (raios e trovoadas).


Um comentário:

  1. Aí meu? Blz?
    Cara, tem como fazer uma mão p/ que se receba um "grito" no twitter cada vez que tu atualizar o blog? É mt mão ou rola na boa?
    O blog tá bem bacana.
    Abraço!
    Diego

    ResponderExcluir