segunda-feira, 23 de agosto de 2010

SOL, NUVENS E CHUVA

Previsão do Tempo - 24/08 a 26/08

Esta terça-feira inicia com sol e chance de fumaça no céu. Faz calor à tarde com máxima de 29°C e sensação de abafamento. Na segunda metade do período há chance de chuva com o avanço de uma frente fria vinda do Sul. Mínima de 16°C. Não se descarta chuva ácida com fuligem das queimadas, assim como já ocorreu aqui na região no dia 12/08.

Na quarta-feira o tempo será instável com nuvens e chance de chuva a qualquer momento. O sistema frontal responsável pela instabilidade estará um tanto desorganizado, o que não permite afastar algumas aberturas de sol. A temperatura máxima cai em relação aos dias anteriores. Mínima de 15°C e máxima de 22°C.

Na quinta-feira o tempo instável permanece devido a frente fria semi-estacionária que estará atuando sobre o Estado (em determinados momentos avançando mais para o Norte, em outros momentos retrocedendo para o Sul). Mesmo assim pode ocorrer algumas aberturas de sol. Chance de chuva a qualquer momento. A sensação não será de frio. Mínima de 15°C e máxima de 22°C.


-----------------------------------------------------------------
Atualização I - 24/08 às 08:48


O efeito da fumaça na chuva

Os modelos, em geral, não indicam grandes acumulados de chuva para os próximos dias. Até sexta-feira, o europeu sugere acumulados em torno de 30 milímetros e o americano de 15 a 20 milímetros. Ocorre que o sistema frontal que vai trazer chuva deve interar com a grande quantidade de fumaça que existe ainda sobre o Rio Grande do Sul e estudos sugerem que a presença das partículas pode interferir na nucleação das gotas de chuva, diminuindo a precipitação. O problema é que estes estudos foram feitos com base na Amazônia, onde o regime de chuva é distinto do nosso e as características das nuvens diferente por não estarem associadas, em regra, a frentes. Assim, não se pode afastar a possibilidade da fumaça interferir para que os volumes de chuva sejam ainda menores que os sugeridos pelos modelos, mas é extremamente difícil mensurar este tipo de interferência, uma vez que não parametrizado nos modelos numéricos. (Meteorologista Eugenio Hackbart)

Um comentário:

  1. Boa tarde!

    Meu nome é Vinícius e gostaria de convidá-lo (a ) a participar do novo fórum de meteorologia, o MeteoBrasil. É um fórum novo, com apenas 1 semana de vida, mas já conta com mais de 50 membros, muitos usuários ativos.

    O link é: http://meteobrasil.catch-forum.org

    Com o crescimento do site, assinaremos novo domínio, e o endereço passará a ser http://meteobrasil.com .

    Caso o primeiro link não entre, tente o segundo.

    Att,
    Vinícius, Adm MeteoBrasil.

    ResponderExcluir