quinta-feira, 29 de julho de 2010

CALOR, CHUVA E FRIO

Previsão do Tempo - 30/07 a 02/04
Atualizada em 30/07 às 16:08

Nesta sexta-feira o sol predomina em Montenegro com poucas nuvens. A temperatura sobe e faz calor à tarde. A mínima será de 15°C e a máxima ficará entre 26°C e 28°C (não se descartando até mais altas).

O sábado ainda começa com tempo bom e temperatura elevada durante a madrugada. Com o avanço de um frente fria, chove principalmente no segundo período. Há risco de chuva forte de curta duração em alguns momentos. A temperatura deve sofrer em acentuado declínio. A mínima do dia ocorrerá a noite ficando entre 11°C e 13°C. A máxima não passa dos 21°C.

O domingo ainda começa com chance de chuva (durante a madrugada), mas no decorrer do período o céu começa a limpar e o ar gelado passará a cobrir todo o Rio Grande do Sul. O sol aparece com nuvens e faz muito frio durante todo período. Temperatura mínima de apenas 6°C e máxima de 14°C à tarde.


A segunda-feira será gelada, fazendo um dos dias mais frio do ano de 2010. O sol predomina e eleva um pouco a temperatura, mas mesmo assim o frio será sentido durante todo período. A mínima deve ficar entre 2°C e 4°C com chance de geada em alguns locais, com sensação térmica próxima de 0°C. A máxima será de apenas 12°C.


quarta-feira, 28 de julho de 2010

METEOMONT É DESTAQUE NO JORNAL IBIÁ

É com muito orgulho que quero apresentar à vocês amigos, a matéria divulgada hoje (28/07/2010) no principal jornal de circulação da Região de Montenegro, Jornal Ibiá.

Agradeço muito aqueles que sempre acreditaram nesse trabalho (por enquanto) voluntário que venho realizando. É como sempre digo, o objetivo principal é prevenir a população dos mais variados eventos meteorológicos que podemos ter na nossa região. Confiram a matéria abaixo ou através do link
http://www.jornalibia.com.br/interna.php?arquivo=_noticia.php&intIdConteudo=71055&intIdEdicao=1635.


Um Grande Abraço!


Daimar Korndörfer Coelho
- MeteoMont


Montenegro tem o "homem do tempo"



Prevenir a população sobre os eventos meteorológicos e as cheias no Rio Caí. Esse é o principal objetivo do analista de suporte técnico Daimar Korndörfer Coelho, de 26 anos. Ele não é meteorologista profissional, mas um fanático pelo tempo e pelo clima. Em 2009, com o incentivo dos colegas de trabalho, o montenegrino teve a ideia de criar um blog, dando a previsão do tempo e mostrando a possibilidade de enchente em Montenegro.
Tudo começou assim: em média duas vezes por semana, Daimar mandava para seus colegas, através de e-mail, a previsão do tempo que ele próprio fazia. Com o passar do tempo, a lista de remetentes foi aumentando e incluindo contatos de fora do seu local de trabalho. Então, surgiu a idéia de criar o blog, ampliando o acesso às últimas notícias do tempo, as previsões e o monitoramento das cheias do Rio Caí.
Daimar revela que já perdeu várias coisas devido a enchentes, pois mora em uma zona atingida pelos alagamentos. “Preciso, em primeiro lugar, avisar a minha família sobre a ocorrência de enchentes”, salienta. Além disso, o “meteorologista amador” realiza a previsão de eventos naturais como temporais, vendavais, possibilidades de de tornado e de granizo, geada, alagamento, frio intenso, calor, baixa umidade do ar, entre outros.
Ele destaca que o controle das enchentes é feito quase que diariamente, através de consultas no site da Defesa Civil do Rio Grande do Sul e em outras páginas da internet, para verificar quantos milímetros de chuva precipitou em determinados municípios do Estado. A atenção é redobrada para as cidades da Serra Gaúcha, onde está a nascente do Rio Caí. “Consulto amigos que moram em Bom Princípio, onde fica o Arroio Forromeco, um dos principais afluentes do Rio Caí, e também em São Sebastião do Caí, onde a enchente chega algumas horas antes”, salienta Daimar
Ele ainda faz “trabalho de campo”, observando, pela régua instalada no Cais de Montenegro, qual o nível do Rio. Para saber a proporção que a enchente atingirá, ao longo dos últimos anos, Daimar guarda um histórico em planilha, que abrange a quantidade de chuva em cada local, com a proporção da enchente gerada. O pátio de sua casa é uma das bases. “Por exemplo, a enchente de setembro de 2009 eu já antecipava no meu blog com pelo menos 48 horas de antecedência que seria muito parecida com a grande e histórica enchente de 2007”, enfatiza.

As previsões se confirmam?

Sobre acertar as previsões, o montenegrino faz um desafio: “Acompanhe as previsões durante um mês apenas e depois comentem se eu acertei ou não”. Às vezes, porém, há erros, pois a cidade está em uma posição geográfica denominada fronteira climática (tanto recebe ar frio do pólo sul, quanto o ar quente e tropical a Amazônia). “Se médicos erram na mesa de cirurgia, por que a previsão do tempo não pode errar também? O nome já diz, é uma previsão, uma tendência, não um fato”, argumenta.

Sonho: adquirir uma estação

Daimar está inclusive tentando adquirir uma estação meteorológica profissional. Porém, custa em torno de R$ 2.500,00. Por enquanto, ele continua fazendo os registros com seu termômetro e o pluviômetro, que registra a quantidade de chuva.
O montenegrino crê que uma estação meteorológica traria muitos benefícios ao município, pois através dela seria realizado um estudo/histórico climático sobre o tempo em Montenegro. Também possibilitaria à população acompanhar, através da internet, os dados da estação. “Como parte da economia de Montenegro é baseada na agricultura, seria muito útil para que os agricultores pudessem acompanhar os dados e tomar decisões no momento do cultivo e plantio”, afirma Daimar.
Ele ainda ressalta que o ideal é a cidade ter uma rede de estações em diferentes pontos da cidade, pois, assim como em outras, Montenegro possui os chamados “microclimas”, ou seja, em determinado bairro pode fazer 4°C, enquanto em outro faz 0°C.

Acesse o blog

Para conhecer o trabalho de Daimar, basta acessar o site: meteomont.blogspot.com. No blog, já consta a previsão para hoje e quinta-feira. Confira:

*Quarta (28 de julho) – deve ocorrer o aumento das nuvens durante o período. Existe a chance de chuva fraca ou garoa durante o dia. A temperatura começa a subir gradativamente. A temperatura mínima será de 10°C e a máxima de 20°C.”

*Quinta (29 de julho) – o dia tende a ser de muitas nuvens, com céu nublado ou parcialmente nublado na maior parte do tempo. A temperatura se eleva ainda mais e faz até um certo calor à tarde em torno de 26°C. Com a alta umidade e temperatura elevada, há chance de ocorrer o fenômeno "paredes frias", no qual as paredes das casas e prédios começam a "escorrer’"água. A mínima também sobe e fica em torno dos 14°C”

segunda-feira, 26 de julho de 2010

TEMPERATURA SOBE NA SEGUNDA METADE DA SEMANA

Previsão do Tempo - 27/07 a 29/07
Atualizada em 28/07 às 14:44

Esta terça-feira amanhece com muito frio em Montenegro. O dia terá o predomínio de sol com poucas nuvens. Deve ser o amanhecer mais frio da semana. A temperatura mínima fica em torno dos 6°C. A máxima à tarde atinge até 17°C. A temperatura volta a cair à noite.

Já na quarta-feira deve ocorrer o aumento das nuvens durante o período. Existe a chance de chuva fraca ou garoa durante o dia. A temperatura começa a subir gradativamente. A temperatura mínima será de 10°C e a máxima de 20°C.

A quinta-feira tende a ser de muitas nuvens com céu nublado ou parcialmente nublado na maior parte do tempo. Mesmo assim, há uma pequena chance de chuva (fraca) a qualquer momento do dia. A temperatura se eleva ainda mais e faz até um certo calor à tarde com 26°C (conforme imagem abaixo do modelo MBAR). Com a alta umidade e temperatura elevada, há chance de ocorrer o fenômeno "paredes frias", onde as paredes das casas e prédios começam a "escorrer" água. A mínima também sobe e fica em torno dos 14°C.

(clique para ampliar)

Entre sexta e sábado uma nova frente fria avança do Uruguai e pode provocar chuva forte. O Rio Caí continua acima do seu nível normal.



sexta-feira, 23 de julho de 2010

NOVO RISCO DE CHUVA FORTE E ENCHENTE

O Rio Grande do Sul ainda se recupera dos estragos das tempestades da noite de quarta e o Estado já tem a ameaça de terceira onda de temporais neste fim de semana, a terceira em 15 dias se consideradas as tormentas do dia 12 e que castigaram, principalmente, Canoas.

Previsão do Tempo - 23/07 a 26/07

Sexta-feira o sol aparece com poucas nuvens. Faz frio ao amanhecer com temperatura mínima de 8°C. A máxima à tarde atinge até 17°C.

Sábado, uma frente quente (do sentido Norte para o sentido Sul) avança de Santa Catarina para o Estado com chuva que pode ser forte em alguns momentos e possível granizo isolado. A mínima será de 9°C e a máxima de 17°C.

No domingo, esta frente quente se converteria em uma frente fria (após cruzar o RS de Norte para Sul, seria impulsionada por ar frio e cruzaria o RS novamente, agora no sentido de Sul para Norte). Esta frente estará ainda associada a um ciclone extratropical. Portanto, há chance de chuva forte a qualquer momento do período e vendavais (que em pontos isolados podem ser fortes). A temperatura sobe ao longo do dia com o vento norte (quente), antes da chegada da chuva, assim como aconteceu na quarta-feira passada. Com a atmosfera aquecida, aumenta o risco de que se produzam temporais fortes a intensos com potencial de danos em qualquer região do RS. A mínima deve ser de 15°C e a máxima de 26°C.

Na segunda-feira esfria novamente. O dia deve ser de sol e nuvens. Temperatura mínima de 8°C e máxima de 16°C à tarde.


Enchente?


O Rio Caí atingiu hoje de manhã o seu limite máximo entre começar ou não a enchente nas ruas de Montenegro. A rua Apolinário de Moraes (uma das primeiras a vir água) já possuia na sua sarjeta, um pouco de água. A expectativa é que tenhamos uma enchente muito pequena ou somente a elevação muito acima do nível normal do Rio Caí em Montenegro neste final de semana.
Porém, o final de semana será de monitoramento constante, visto que há chance de chuva, inclusive forte, o que poderia ocasionar em um enchente maior durante o começo da próxima semana.




IMPORTANTE:
Esta previsão de enchente é válida somente para este final de semana. A partir de segunda, se for necessário, estas informações serão atualizadas.

-----------------------------------------------------------------
Atualização I - 24/07 às 13:37


Chuva se aproxima de Montenegro, pelo Noroeste, com descarga elétrica (raios e trovoadas).


quinta-feira, 22 de julho de 2010

TORNADO ATINGE CANELA/GRAMADO


Análise das imagens de Canela sugerem um tonado categoria F2/F3 da escala Fujita com ventos acima de 200 km/h (em uma área localizada de mais ou menos 100 metros). Casas vieram abaixo e um indústria foi destruída. troncos de árvores foram partidos ao meio e telhas ficaram retorcidas, o que realmente só um tornado pode ter feito.
No município, sete bairros foram bastante atingidos. Cerca de 150 casas ficaram destruídas e doze pessoas ficaram feridas. Ainda não se sabe o número de desalojados na cidade.

Confirma algumas imagem abaixo:









Fonte: Jornal NH

segunda-feira, 19 de julho de 2010

SEMANA COM CHUVA E RISCO DE TEMPORAL

Previsão do Tempo - 20/07 a 22/07
Atualizada em 20/07 às 22:25

Esta terça-feira pode iniciar com chance de chuva, mas ao longo do período o céu deve limpar e o sol aparecer com o deslocamento da frente fria para o mar. O frio volta com força ao amanhecer mas à tarde a temperatura sobe. Temperatura mínima de 6°C e máxima de 17°C.

A quarta-feira é de alerta meteorológico. Uma corrente de jato (vento) atuará sobre o Rio Grande do Sul onde deve trazer vento norte (quente) com ocasionais rajadas de moderado a forte na região de Montenegro. Como de costume, a região de Santa Maria deve ter transtornos com rajadas de vento de até 100 Km/h. Com o vento quente, a temperatura se eleva antes da chegada da chuva/temporal. O risco de chuva forte e temporal com vento e granizo é elevado. As rajadas de vento do temporal podem ser de forte a intensas, como possibilidade de provocar danos. Alguns modelos colocam a chuva chegando entre a tarde e a noite, outros sugerem a chuva já pela manhã. Caso a chuva chegue mais para o final do período, a temperatura deve se elevar muito à tarde, podendo chegar a 26°C. A mínima deve ficar em torno dos 8°C.

Na quinta-feira o tempo segue com muitas nuvens e períodos de chuva. Um novo avanço de ar gelado ingressa na sequência da chuva. O dia será de temperatura baixas. Mínima de 11°C e máxima de 15°C.



Enchente?

Com as chuvas dos últimos dias, o Rio Caí já encontra-se nesse momento (19/07), com seu nível um pouco acima do normal em Montenegro. Por enquanto não há previsão de enchente, pois o volume de chuva na Serra (nascente) não é o suficiente para gerar uma cheia. O monitoramento prosseguirá durante a semana, visto que a chuva deve continuar nos próximos dias.

MeteoMont


-----------------------------------------------------------------
Atualização II - 21/07 às 22:49


ATENÇÃO: Rádio gaúcha informa sobre um possível tornado ou micro-explosão que pode ter atingido municípios de Gramado e Canela nesta noite. Relatos informam que os danos foram severos e que o vento foi muito violento por cerca de um minuto, reforçando a suspeita de tornado. Há feridos e muitas casas destelhadas. Casas de madeira foram arrastadas... VENTO ATINGIU 124 KM/H.


-----------------------------------------------------------------
Atualização I - 21/07 às 08:29


Não se descarta temporal em nenhuma região gaúcha hoje, mas, pela corrente de jato (vento), eles podem ser mais severos no Centro, Leste e Norte do Rio Grande do Sul, incluindo a região de Montenegro. Modelos numéricos, ainda projetam que poderia se formar uma linha organizada de tormentas, o que, muitas vezes, no passado, trouxe vendavais, alguns fortes, mas a boa notícia é que a instabilidade (chuva) desta manhã drena energia da atmosfera e reduz o potencial de tempo severo na Metade Sul e no Sudoeste gaúcho.


Um do modelos analisados coloca esta linha de máxima atividade frontal ao redor das 21h sobre a região de Montenegro.



Fonte: MetSul Meteorologia

quinta-feira, 15 de julho de 2010

O FRIO NÃO DÁ TRÉGUA E AGORA COM CHUVA

Previsão do Tempo - 16/07 a 19/07
Atualizada em 18/07 às 12:05

A massa de ar gelado que cobre o Sul do Brasil, responsável por uma mínima de 7,7ºC abaixo de zero nesta quinta-feira em Santa Catarina, segue definindo as condições meteorológicas em Montenegro.

Na sexta-feira o sol aparece com nuvens, mas a nebulosidade aumenta e não se descarta chuva no fim do dia. Por conta do aumento da nebulosidade e provável intensificação do vento, a sensação de frio deve aumentar ainda mais.

No fim de semana haverá instabilidade em Montenegro com muitas nuvens e períodos de chuva. Há modelos sugerindo, inclusive, o risco de chover forte na região de Montenegro no domingo, mas os dados ainda divergem enormemente quanto aos volumes de precipitação do fim de semana. Até mesmo o risco de granizo não está descartado nesse momento.

Na segunda-feira a chuva deve persistir sobre Montenegro. Uma frente fria associada a um centro de baixa pressão, pode se converter em um ciclone extratropical. Alerta-se que pode chover forte em alguns momentos e há possibilidade de alagamentos. O dia será de muitas nuvens (encoberto) com períodos de chuva. O vento segue fraco mas podem ocorrer eventuais rajadas de intensidade moderada (entre 60 e 70 km/h).


* Sexta (16/7): 1ºC e 3ºC / 10º C a 12ºC (chance de geada na madrugada/amanhecer e de chuva a noite)
* Sábado (17/7): 7ºC a 9ºC / 12ºC a 14ºC (chuva)

* Domingo (18/7): 9ºC a 11ºC / 14ºC a 16ºC (chuva)

* Segunda (19/7): 9ºC a 11ºC / 15ºC a 17°C (chuva)


Como se vê, nesse fim de semana, com a instabilidade, as mínimas se elevam, mas as tardes seguem muito frias. Haverá o agravante que no fim de semana haverá momentos de vento acompanhando a chuva, tornando-se a sensação de frio muito desagradável.

OBS:
O prognóstico do final de semana segue sendo de muita complexidade. Portanto, esta previsão poderá sofrer atualização/alteração durante este período. Sugere-se o acompanhamento diário do blog.


Apoio/fonte: MetSul e MeteoMont

-----------------------------------------------------------------
Atualização III - 19/07 às 08:45

ATENÇÃO: Dia começou com temperatura em torno dos 16°C, em Montenegro, mas deve despencar já a partir da tarde e pode chegar a 9°C no final da noite. Para se ter uma ideia, Uruguaiana está agora com 5°C.

-----------------------------------------------------------------
Atualização II - 16/07 às 14:05

Relatos de NEVE em Canela, São José dos Ausentes e Bom Jesus nesse começo de tarde. A chance de neve continua em várias cidades agora tarde e a noite.

-----------------------------------------------------------------
Atualização I - 15/07 às 20:36

À pedidos: Geada em Montenegro (15/07/2010)






Fotos: Maguida Santos

NEVE NA PRAIA !

Um novo reforço de ar polar veio acompanhado de nuvens de desenvolvimento vertical que provocaram neve granular na Grande Buenos Aires e muita neve em flocos em alguns pontos do Sul e do Leste da província de Buenos Aires nas últimas horas.

Na noite de quarta e madrugada de hoje nevou em inúmeras localidades do Centro, Sul e Leste da província de Buenos Aires como Coronel Pringles, Tres Arroyos, Bahia Blanca e Mar Del Plata. Na última cidade, balneária, as areias amanheceram hoje cobertas de neve na praia, algo somente visto em 1991, 2004 e 2007. Sim, um fato raro ocorreu nessa super massa de ar polar. Nevou em Mar Del Plata na Argentina. Confira as fotos abaixo (clique para ampliar):





Fonte: MetSul Meteorologia

------------------------------------------------------------------
Atualização I - 15/07 às 14:30

Vejam as imagens fantásticas da nevada histórica que atingiu Mendoza na Argentina nesta manhã:





segunda-feira, 12 de julho de 2010

SEMANA GELADA

A semana que começa promete ser uma das mais frias dos últimos anos em Montenegro. Uma intensa massa de ar polar associada a um centro de alta pressão que deve atingir mais de 1040 hPa na Argentina, o que é muito significativo, deixará a temperatura muito baixa ao longo da semana. A queda da temperatura se iniciará já nesta segunda-feira após a passagem de uma frente fria que trouxe temporal/vendaval para a nossa região.

Como já era previsto e dito aqui no Blog, as rajadas de vento poderiam ser forte e causar transtornos como a falta de energia elétrica devido a problema na rede.


Previsão do Tempo - 13/07 a 15/07
Atualizada em 13/07 às 19:48

A terça-feira começa com nuvens mas o sol aparece. Mesmo assim devem ocorrer períodos de maior nebulosidade. O vento ainda deve soprar moderado com ocasionais rajadas, o que vai deixar a sensação térmica muito baixa com valores até mesmo negativos em alguns momentos (podendo chegar a -4°C). Ao entardecer as marcas serão gélidas e mesmo antes das 21:00 parte da cidade pode ter temperatura em torno de 6°C.

Na quarta-feira o sol predomina em Montenegro. O dia será gelado, mas com menos vento. Há chance de geada em boa parte da região. Antes das 21:00 alguns bairros podem marcar apenas 5°C. A máxima será de apenas 13°C. Temperatura mínima entre 0°C e 2°C (nas partes mais frias da cidade).

Na quinta-feira o sol aparece com nuvens na nossa região. O dia todo será novamente muito frio. Há chance de geada até mesmo no centro da cidade. A noite/madrugada/amanhecer serão gelados. A máxima ficará entre 12°C e 14°C apenas, à tarde. A mínima será novamente congelante, entre 1°C e 3°C.


Resumo da semana:

* Segunda (12/7): Mínima entre 6ºC e 8ºC à noite (ventoso à noite)
* Terça (13/7): 2ºC e 4ºC / 10ºC a 12ºC (ventoso)
* Quarta (14/7): 0ºC e 2ºC / 12º C a 14ºC (chance de geada)
* Quinta (15/7): 1ºC e 3ºC / 12º C a 14ºC (chance de geada)
* Sexta (16/7): 5ºC e 7ºC / 14º C a 16ºC (chance de chuva)


Tendência: Os modelos ainda divergem muito e o cenário é extremamente complexo quanto ao tempo e temperatura do próximo final de semana. Alguns indicam o reforço de ar polar, com temperatura ainda menores e com chance de chuva, o que provavelmente geraria neve nos pontos mais altos do Estado do RS e SC, enquanto outros indicam o retorno da chuva em forma de uma frente quente (quando avança de Norte para o Sul do Estado) e a diminuição do frio.

------------------------------------------------------------------
Atualização IX - 15/07 às 09:08


ENQUETE:

Para quem acreditou que faria 0°C em Montenegro, parabéns! O amanhecer de hoje foi o mais frio do ano em Montenegro. Registrei apenas 3,5°C no Centro da cidade (termômetro entre duas casas). Ontem, a meia-noite, o termômetro marcava 2°C em algumas baixadas próximas ao bairro Aeroclube. Isso que a temperatura continuou caindo durante toda a madrugada. Tivemos também o relato de uma colaboradora que deixou um termômetro de mercúrio próximo ao chão, e marcou -2°C às 04:00. Conclui-se então que a temperatura mínima ficou entre 0°C e 2°C na maior parte da cidade, confirmando a previsão.

------------------------------------------------------------------
Atualização VIII - 14/07 às 14:36


Urupema-SC registra mínima de -7,8ºC. Relato de neve granular nesta manhã no Centro do Paraná. Frio atinge Amazônia e faz 10ºC em RO.

------------------------------------------------------------------
Atualização VII - 14/07 às 08:44


PARA QUEM DUVIDA... (PARTE II)

Já era alertado aqui no Blog no domingo sobre a possibilidade de algumas estradas da Serra congelarem devido ao frio extremo. Então, para os que duvidavam, favor ler matéria abaixo retirada hoje no site do ClicRBS.

Após interdição, pontos da BR-116 cobertos por gelo são liberados

Os Km 143 e Km 135 da BR-116, na Serra Gaúcha, já estão liberados. Uma fina cama de gelo cobria esses dois pontos, interditando uma das faixas, no sentido interior-Capital, no perímetro urbano de Caxias do Sul. No Km 135, próximo a São Marcos, o trânsito também flui normalmente, conforme a Polícia Rodoviária Federal.

Conforme a PRF, o problema não ocorre em razão da geada, mas devido à água que verte dos paredões às margens da rodovia. A PRF esteve no local para colocar sal sobre a estrada para fazer derreter o gelo.

------------------------------------------------------------------
Atualização VI - 13/07 às 23:14

São José dos Ausentes segue liderando o ranking aqui no RS. Às 23:00 fazia -2,3°C. No mesmo horário fazia -4,0°C em São Joaquim-SC.

------------------------------------------------------------------
Atualização V - 13/07 às 22:56

Vento vira para Norte e pode frustar uma maior queda da temperatura, mas não impedirá de fazer muito frio. Nesse momento trabalha-se com uma mínima entre 2°C e 4°C em Montenegro para o amanhecer desta quarta-feira.

------------------------------------------------------------------
Atualização IV - 13/07 às 21:19


TOP 10 DAS AUTOMATICAS INMET DAS 20:00:

AUSENTES: -0.6°C
VACARIA: 0.0°C
ERECHIM: 0.8°C
CANELA: 1.4°C
LAGOA V: 1.8°C
SOLEDADE: 2.0°C
FREDERICO: 2,2°C
SANTO AUG: 2,9°C
PASSO FUNDO:2.9°C
CRUZ ALTA: 3.4°C

Temos 4 cidades da Serra, 3 do Noroeste, 1 Norte e 2 Planalto.


------------------------------------------------------------------
Atualização III - 13/07 às 20:40

Para quem achou exagero, falávamos aqui no Blog no domingo, para a possibilidade de perdas humanas devido ao frio e alerta para as autoridades. Acaba de sair matéria que duas pessoas podem ter morrido hoje por HIPOTERMIA no Rio Grande do Sul.

------------------------------------------------------------------
Atualização II - 13/07 às 20:34

Que tal subir a Serra??? Às 20h, recém no início da noite, e já fazia -2ºC em São Joaquim (SC) e -1ºC em São José dos Ausentes (RS).

------------------------------------------------------------------
Atualização I - 13/07 às 20:30


Frio provoca falta de gás na Argentina. Indústrias param e falta gás para consumo residencial.